Volkswagen up! 2016 x Ford Ka 1.0: qual a melhor opção?
O Volkswagen up! recebeu recentemente uma reformulação em sua gama de itens de série, o que o deixou com preços mais competitivos em suas versões completas (veja detalhes aqui).
Sendo assim, vamos analisar como ficou a relação custo x benefício do Up! em sua versão Move-up! básica frente ao Ford Ka SE 1.0.
Volkswagen up! Move-up! (R$ 39.990) x Ford Ka SE 1.0 (R$ 38.990)
Tanto Ford Ka SE 1.0 quanto Volkwagen up! já vem de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema de som com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas nas quatro portas com acionamento por controle remoto em chave do tipo canivete.
O Up! Move-up! básico é R$ 1 mil mais caro que o Ka SE 1.0, porém, traz uma lista de itens de série mais robusta. Abaixo relacionamentos os itens que são de série no up! e não estão presentes no Ka SE 1.0:
computador de bordo com 10 funções
sistema de alarme com comando remoto na chave
porta-malas de 285 litros com sistema de ajuste variável de espaço
"sit & adjust plus" - banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura (o Ka tem direção ajustável, mas o banco do motorista é fixo, sem ajuste de altura)
3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura (o Ka só dispõe de 2 apoios de cabeça traseiros)
4 alto-falantes e 2 tweeters (o Ka SE não dispõe de Twitters)
Alerta sonoro de faróis acesos
Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança
Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis
Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas "Side Blinker"
Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether
Indicador digital da temperatura externa
Luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker“
Para-sol com espelho para o passageiro
Porta-copos traseiro
Porta-objetos removível
Tampa do porta-malas com abertura elétrica "push button" (o Ka não tem botão para abertura do porta-malas)
Tampa do tanque de combustível com chave
Retrovisores externos com comando elétrico interno
Classificação 5 estrelas para passageiros dianteiros e 4 estrelas para crianças em teste de segurança do Latin NCAP (o Ford Ka não foi testado).
Opcionais - vitória do up!
O Up! em sua versão Move-up! conta com o pacote "Move Completo", que custa R$ 1.000 reais, e acrescenta sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, lanterna de neblina e rodas de liga leve aro 14". Além disso, por mais R$ 2.370 reais ele acrescenta a transmissão de operação automática I-Motion (veja teste de longa duração do up! automatizado clicando aqui) de 5 velocidades, que amplia exponencialmente o conforto do motorista (que não precisa acionar embreagem e trocar de marcha). Veja abaixo nosso teste com o up! I-Motion automatizado.
O Ka não oferece opcionais, e por considerarmos o pacote de R$ 1.000 reais do "Move Completo" bastante vantajoso, além de oferecer transmissão automatizada como opcional (item ausente do Ka), o up! é melhor em sua oferta de opcionais também.
Desempenho e consumo - vitória do up!
Segundo testes da Revista Quatro Rodas, o Volkswagen up! supera o Novo Ford KA 1.0 em aceleração de 0 a 100 Km/h e em todas as provas de retomada de velocidade, e por margens significativas, que vão de 7.3% na aceleração de 0 a 100 Km/h a 15,1% no caso da retomada de 80 a 120 Km/h, conforme mostramos nos gráficos abaixo.
Sendo assim, no que respeita ao desempenho, o Volkswagen up! é um carro mais ágil e veloz que o Ford Ka em todas as situações de uso. O up! é dono de um motor mais elástico e de funcionamento mais suave, além de contar com uma transmissão mais precisa, de curso mais curto e melhor escalonada.
Assim, o up! é um carro que exige menos trocas de marchas em cidade, e, sobretudo abaixo de 4.000 RPM, é muito mais rápido que o Ka 1.0 em respostas do acelerador, e é mais silencioso internamente. Dessa forma, o up! é um modelo bem mais agradável e prazeroso de ser conduzido em todas as situações.
Consumo - vitória do up!
O mesmo teste da Quatro Rodas que mostrou a superioridade do up! em desempenho, mostrou que o modelo da VW é também significativamente mais econômico.
O resultado é esperado pois o up! foi considerado o carro com ar-condicionado mais econômico do Brasil, segundo o INMETRO. Na Quatro Rodas o up! sua superioridade em consumo de combustível é evidente. Em ciclo urbano o modelo da Volkswagen atingiu a excelente marca de 14,1 Km/l de gasolina, enquanto em estrada ele registrou 18 km/l. Ou seja, em cidade o up! é nada menos que 23,7% mais econômico que o Ford Ka SE 1.0, enquanto em ciclo rodoviário a vantagem do VW sobre o Ford é de 15,3%.
Conclusão
O Volkswagen up! em sua versão Move-up! é R$ 1.000 reais mais caro que o Ford Ka SE, mas tem uma lista de itens de série bem mais completa, o que torna dono de uma melhor sua relação custo benefício superior. Ademais, o up! tem melhor acabamento interno e externo, maior porta-malas, anda mais, bebe menos, é mais prazeroso de ser conduzido e é mais silencioso, e tem uma lista de opcionais com bom custo x benefício, o que o torna uma opção mais interessante.
http://www.car.blog.br/2015/06/volkswag ... -qual.html" onclick="window.open(this.href);return false;