Brasileiros e a cultura do carro
- viniciusfs
- Contato:
Re: Brasileiros e a cultura do carro
Carro no Brasil é status, colocaram na cabeça do brasileiro que é fundamental e quem não tem um é um zé ninguém. Camarada compra carro financiado assim que o primeiro dinheiro, pai de família compra carro sem poder dar manutenção e falta em casa pra 'exibir' na rua. Acho maluquice.

- ViolentFunky
- Aprendiz
- Contato:
Uma das coisas mais escrotas que tem aqui no Brasil.
É o diploma social do cara..
É o ingresso,o ticket de "Bem-vindo à sociedade".Na cabeça do brasileiro médio,as portas se abrem,você é visto,notado..Não importa se tu ta devendo até as cueca,importante é mostrar,é o agora - amanhã 'só a deus pertence'.
Quando se faz projeto de ciclovia,a revolta logo escancara..
É o diploma social do cara..
É o ingresso,o ticket de "Bem-vindo à sociedade".Na cabeça do brasileiro médio,as portas se abrem,você é visto,notado..Não importa se tu ta devendo até as cueca,importante é mostrar,é o agora - amanhã 'só a deus pertence'.
Quando se faz projeto de ciclovia,a revolta logo escancara..
Longboard Crew\\Boxe Mt.A: O mundo é diferente da ponte pra cá.Reverb&Destroy
Leão tem a juba. Quanto maior a juba, mais status social...
Pavão tem o rabo. Quanto maior o rabo, mais status social...
Homem tem carro. Quanto maior o carro, mais status social...
- Cesare Borgia
No Brasil carro = status, vc TEM que ter carrão!VagabondMusashi escreveu:Existe a lenda de que carro usado da trabalho, carro usado eh ruim, brother isso nao existe. E mais, se VOCE compra seu carro novo e cuida dele, cuida dele direito, entao nao ha razao pra ele nao durar uns 15 anos se voce comprar um carro duro, resistente, sem componentes eletricos/eletronicos complicados e frageis e que seja de facil manutencao.
Porra, se voce for em qualquer interior montanhoso tipo o circuito das aguas, tudo la eh Fusquinha de raiz, porque eles dao conta e pra consertar sao dois tempos. Inclusive fusquinha cuidado nao sai por menos de 7 mil reais por la ( um absurdo mas blz, o mercado eh quem define).
Eu nao entendo NADA de carro, nao sei quais sao os bons ou os ruins, quais quebram facilmente e quais nao, mas nao entendo como pode nego em Praga andar naqueles Skoda com 40 anos, e por toda a europa todo mundo andar com Mercedes dos anos 90 ( inclusive que voce compra por 6 mil reais) e sem problema nenhum, mas no Brasil nego paga 40 conto sem poder num carro mais ou menos e depois fode o carro ou revende e troca num novo.
Quer dizer entao que nao tem carro bom que dure 20 anos bem cuidado no Brasil? Nao pode ser, nossos carros sao tao ruins assim?
Lembro que uns Honda Civic dos anos 90/2000 era guerreirao demais
E não pode ser Up, Uno, Fox , Ka, porque na cabeça deles é carro de mulher, não sei de onde tiraram isso.
Pra mim isso coisa de ego, de cara que não se garante e tem piru pequeno, ai o cara tem que ter uma pickup 4x4 cabine dupla estendida, pra andar na cidade com um trânsito fudido. O cara nunca vai usar a caçamba da pickup mas tem que ter pra compensar o pau (ego) pequeno.
E quando chega em casa tem que deixar na rua pois não tem garagem pra guardar.
Exatamente, o que eu acabei de escrever rs.The Griot escreveu:Leão tem a juba. Quanto maior a juba, mais status social...
VagabondMusashi escreveu:Existe a lenda de que carro usado da trabalho, carro usado eh ruim, brother isso nao existe. E mais, se VOCE compra seu carro novo e cuida dele, cuida dele direito, entao nao ha razao pra ele nao durar uns 15 anos se voce comprar um carro duro, resistente, sem componentes eletricos/eletronicos complicados e frageis e que seja de facil manutencao.
Hehe... eh a idade do meu Mountaineer... modelo 2000, fabricado em final de 1999... Ja pensei em trocar varias vezes nos ultimos 5 anos, desde os tempos do PVT, mas sempre mudo de ideia no ultimo instante. O custo de manutencao eh baixo demais, uns $300/$400 por ano para trocar alguma peca, seguro idem, e a unica reclamacao que me da eh que esta comecando a dar ferrugem. Mas ainda acho que vou mandar fazer uma funelaria e pintar....
O motor, um V8 de 5 litros, roda como quando estava novo. E o danado eh um tanque, passa por 1 metro de neve fresca no chao como se fosse dia de verao...

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
- Axe_Spartan
- Contato:
Eu não me incluo nessa, não dou a mínima pra carro, de tanto que com 24 quase 25 anos não dirijo e não tenho carta, só peguei o carro umas três vezes e era automático, só vou tirar a carta agora por necessidade.
- zé das couves
- Contato:
Status de carro novo, está na cultura, as minas dão mais pra quem tem carro novo, quem tem carro novo e visto com mais moral no meio que vive.
Se tu quer apresentar um produto tem que chegar em um carro bom e novo, se não já te chamam de fodido. rsrs
Se tu quer apresentar um produto tem que chegar em um carro bom e novo, se não já te chamam de fodido. rsrs
Falou td heheminhoca escreveu:Então cara eu acho que as condições da estrada, a falta de seguro para carros mais velhos, o status de um carro novo, a segurança, em tese, proporcionada pelo carro por causa da má qualidade do transporte e da segurança, o alto valor da manutensão de um carro mais velho e a falta de habilidade e conhecimento na hora de gastar o seu dinheiro geram essa cultura burra do carro, abrasss
X___________
uma vez, curtindo férias numa cidade do interior, escutei a conversa de duas minas na lanchonete, uma era a atendente, ela dizia:
"Fulano agora virou gente, comprou um carro!"
Mas, um carrinho é bom demais mesmo!
"Fulano agora virou gente, comprou um carro!"
Mas, um carrinho é bom demais mesmo!
-
Em setembro nas férias comprarei o meu CITROEN AIR CROSS!!!
Não vejo a hora de me livrar do meu Peugeot 206
Não vejo a hora de me livrar do meu Peugeot 206
PAREM DE ME CHAMAR DE MOLOTOV E SHAKA! NÃO SOU CLONE!
Valeu!!!bicolor escreveu: Falou td hehe
X___________
Kiko, a explicação é uma só, burrice, como disse o Shin.Filho_da_D.Florinda escreveu:Voces já pararam pra pensar que a maioria responde por STATUS, mas que a maioria de nossos pais, mães, irmãos, amigos, e, até, nós mesmos, continuamos com essa prática? É até recorrente aqui no BJJ nego chamando brasileiro de burro porque paga tão caro por um carro e meses depois abre um tópico: "Qual carro até R$xxx,xxx comprar?!"
Há a questão do status? claro que há.
Todavia a mim ela se justifica muito mais às pessoas de camada mais baixa, que não tem dinheiro nem sequer pra comprar cueca nas lojas bahias à vista. E isso é muito comum. O cara compra o carro e não tem dinheiro pra mantenção, pra gasolina, pra comprar a fralda da filha.
Na década de 80 p/ 90 as fámilias, que conseguiram prosperar de camadas mais baixas para a classe média, conseguiram prosperar muito mais do que as que prosperam hoje em dia. Não em quantidade (logicamente houve uma redução da diferença social muito maior na gestão Lula), mas sim em qualidade. Era uma época difícil de abrir um negócio, pois não tinha-se crédito em abundância. A pessoa que quisesse, por exemplo, abrir uma loja, deveria começar lá de baixo mesmo, num cubúculo.
Então as pessoas que conseguiam entrar como agentes do mercado, conseguiram prosperar pois havia uma barreira grande para adentra-lo. Se voces repararem é muito comum ouvir histórias dos pais de seus amigos de que eles foram super pobres e hoje estão bem. No meu próprio exemplo meus pais foram pobres e prosperaram muito. De uma renda mensal que era de um a dois salários mínimos para rendas de até R$30.000 a R$50.000 (hoje eles liquidaram as empresas já, o que diminuiu drasticamente esses valores).
Hoje quantas pessoas voces veem prosperar desta forma? É cada vez mais exceção. A quantidade de pessoas que saíram da pobreza na decáda de 2000 foi muito maior, mas não qualitativamente. Poucos chegaram a classe média alta.
Enfim, mas só escrevi isso tudo, pois as pessoas que prosperaram na década de 80/90 compraram carros médios. Posteriormente, com essa onda de ascensão e a invenção de uma classe social classificada pelo consumo, com mais créditos em abundância, e parcelamentos infinitos pelo cartão de crédito criou-se uma cultura de gasto no Brasil. Nos Estados Unidos, país desenvolvido, as pessoas possuem noção de planejamento financeiro e familiar. Aqui o pobre ascende pra classe média baixa e já acredita estar "no direito" de comprar um carro novo e, claro, que tem que sempre renovar por um melhor. É quase que uma identidade: "crescemos, nós podemos".
E essa burrice passa por vários pontos, o qual você tocou em dois. Nem vou falar muito, só dizer duas coisas.
A primeira em relação à "status". Qualquer leiturizinha em blog de finanças, educação financeira e afins, se fala em igualar padrão de consumo de classe alta, isto é, todo mundo que ter hábito e padrão de consumo de gente rica. Noivos hoje se casam e com renda familiar na casa de 3 mil e só na cozinha vai 15 mil. Quer geladeira de 7k. Televisão de 50 polegadas de última geração e por aí vai.
Não se pode igualar padrão de consumo com gente que tem $$$$. Eu entro em casa de gente com condição financeiro muito aquém da minha e tudo é melhor que minha casa. A diferença é o que tenho no banco. A diferença é que tenho imóvel e tenho condição de andar comprar mais um, dois ou até trÊs dependo do valor. A diferença é que invisto e penso na minha aposentadoria. Eu poupo. E sigo a regra máxima que se vive sempre abaixo do que se ganha. Por isso tem gente com que recebe 30k e está endividado e não tem nada.
A segunda se relaciona bastante com a primeira e com seu último parágrafo, chama-se educação financeira. Isso deveria ser ensinado nas escolas como matéria básica. O brasileiro não sabe o valor do dinheiro, não sabe o custo do dinheiro. O brasileiro paga duas geladeiras. Paga dois carros. Só se preocupa com a "parcela que cabe no bolso". Ganho mil, parcela de 100 REais, não aperta, mas paga o dobro no produto.
Tenho um amigo que vende carros, dono de loja de usados, milionário mesmo. Montou financeira própria para financiar seus carros e já me falou, não vendo carro e sim financiamento. E ele mesmo não compra carro novo nem fudendo, ele sabe que não vale a pena.
PErgunta alguém aqui que trabalha nas Casas Bahia para ver se eles vendem produtos de casa. Casas Bahia é banco, vende produtos financeiros, do fianciamento em si com a garantia estendida. E os vendedores ficam putos quando se compra à vista e sem garantia estendida kkkk....
PS: rodo num carro de 2005 que vale 45 mil hoje no mercado. Muitos aqui tem carro melhor que o meu, mas e aí? E dinheiro no banco? Já tem imóvel? Já teve oportunidade de ir para fora? Eu fui aos EUA. E a aposentadoria? Quer aposentar com um salário ou com 10 salários?
Falo isso não para tirar onda e sim para alguém que ler abrir os olhos, a ficha cair. Existem dois tipos, os que pagam juros e os que recebem. Eu recebo, não compro nada com juros. Eu junto e compro. Dificilmente precisamos de algo tão urgente que precisamos financiar. Sempre se financia para satisfazer um desejo imediato. Quande se financiar algo, o dinheiro do juros você abre mão dele, seja para guardar ou para comprar outra coisa. A satisfação do desejo imediato te faz abrir mão do dinheiro que poderia ser empregado noutro desejo.
Eu recebo juros, invisto no agronegócio e no mercado de imobiliário, os entendedores entederão kkkkk...
Editado pela última vez por Noob em 24 Jul 2015 17:57, em um total de 1 vez.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “
-
- Apoiador
- Contato:
Nem cnh eu tenho, quanto mais carro.
Alguns amigos reclamam que o salário não fecha o mês, mas os carros estão lá, financiados em 60x
Alguns amigos reclamam que o salário não fecha o mês, mas os carros estão lá, financiados em 60x
GFTEAM
- Queixodevidro
- Contato:
Amsterdam...

A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER
Não vou ler tudo, talvez já tenham dito algo do tipo, mas vou emitir minha opinião.
Carro no Brasil é um mal necessário!!! Transporte Publico é uma desgraça, como quase tudo q esse país de merda oferece em serviços. Dito isso, é quase q impossível, ter o mínimo de qualidade de vida, sem um carro na garagem.
O segundo ponto, é q se vc é "obrigado" a ter um carro, pq ele não pode ser bom??? Se vc tem condições é claro???
Não concordo com nego comprometer 30, 40% da sua renda, com um carango... Ou mal acabar de pagar, e já se enfiar em prestações de novo!!! Mas se o cara produz, tem condições de ter uma ferrari, e quer ter uma ferrari!!! Não o julgo nem nada... Pq dh não tem outra finalidade, a não ser gastar. Se o dh do cara é honesto e ele quer comprar, fodasse!!! Não tiro ele de retardado, pq não seria minha opção.
Eu por exemplo, penso sempre no custo benefício antes de adquirir qq coisa, logo não me vejo comprando uma ferrari, msm q eu tivesse tal condições p isso... Mas um carro de 100k, 150k, se eu puder/quiser comprar, eu compro e não to nem aí, com o q vão pensar a respeito, já q ngm me ajuda ganhar, não queira se incomodar com a maneira que eu gasto!!!
Que os pressos são absurdos, não tenho dúvidas!!! Somos roubados!!!! Não só em carros, mas em tudo!!! Mas infelizmente p quem tá aq, não tem muito o q fazer... Comprar zero eu já não compro, só comprei um até hoje, e como falei, procuro ver o custo benefício.
abs...
Carro no Brasil é um mal necessário!!! Transporte Publico é uma desgraça, como quase tudo q esse país de merda oferece em serviços. Dito isso, é quase q impossível, ter o mínimo de qualidade de vida, sem um carro na garagem.
O segundo ponto, é q se vc é "obrigado" a ter um carro, pq ele não pode ser bom??? Se vc tem condições é claro???
Não concordo com nego comprometer 30, 40% da sua renda, com um carango... Ou mal acabar de pagar, e já se enfiar em prestações de novo!!! Mas se o cara produz, tem condições de ter uma ferrari, e quer ter uma ferrari!!! Não o julgo nem nada... Pq dh não tem outra finalidade, a não ser gastar. Se o dh do cara é honesto e ele quer comprar, fodasse!!! Não tiro ele de retardado, pq não seria minha opção.
Eu por exemplo, penso sempre no custo benefício antes de adquirir qq coisa, logo não me vejo comprando uma ferrari, msm q eu tivesse tal condições p isso... Mas um carro de 100k, 150k, se eu puder/quiser comprar, eu compro e não to nem aí, com o q vão pensar a respeito, já q ngm me ajuda ganhar, não queira se incomodar com a maneira que eu gasto!!!
Que os pressos são absurdos, não tenho dúvidas!!! Somos roubados!!!! Não só em carros, mas em tudo!!! Mas infelizmente p quem tá aq, não tem muito o q fazer... Comprar zero eu já não compro, só comprei um até hoje, e como falei, procuro ver o custo benefício.
abs...