A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado tem em mãos projeto do senador Romário (PSB-RJ) que torna crime a conhecida prática da “carteirada”. O PLS 66/15 altera o Código Penal e impõe detenção de três meses a um ano, além de multa, para os infratores.
“A sociedade brasileira não aceita, como antes, essa construção da barreira simbólica entre cidadãos de primeira e segunda categoria. É urgente uma providência do Congresso Nacional para tratar sobre este comportamento ilegal de alguns agentes públicos e de seus familiares”, explica Romário.
Ainda de acordo com o PLS proposto por Romário, a pena seria aumentada em um terço se a “carteirada” for dada por autoridades ou membros da família de membros dos três poderes e comandantes das Forças Armadas. O aumento também ocorre se houver ameaça ou constrangimento a agente público no exercício da função ou em razão dela.
Achei boa a iniciativa do Romário, só não sei se será aprovado, uma vez que os que deveriam aprovar o projeto também devem adorar dar umas carteiradas por aí.
Penso apenas que essa coisa de carteirada é ridícula... seja senador, deputado, desembargador, juiz, delegado, coronel dos escoteiros ou tenente-coronel do exército da salvação... fora aqueles que tem um cargo irrelevante mas acreditam que também tem poder para dar carteirada.
Alguém aqui já tomou carteirada? Era de figura mais ou menos ou um pouca bosta querendo ser importante?
Tenho um parente que é tenente-coronel do exército reformado, nunca o vi carteirando ninguém, e antigamente os filhos dele também tinham uma carteira que identificava o pai, e também nunca fizeram uso daquilo que eu saiba... mas já vi muito zé ruela querendo carteirar por aí... já vi até CANDIDATO a vereador carteirando, é mole? Nem foi eleito e já estava carteirando...