Vendo o debate sobre aborto...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Celão
Mensagens: 4899
Registrado em: 26 Nov 2014 15:12
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Celão » 07 Ago 2015 10:47

xRam escreveu:
O problema é que o assunto é muito complexo.
Eu também poderia dizer que é incoerente deixar estupradas abortarem já que é uma vida que não tem nada a ver com a forma como foi concebida e que merece viver.
Mas já descambou pra essas merdas de rótulos e forçações de barra que inviabilizam qualquer debate minimamente aprofundado.
Só pra deixar claro minha opinião: sou a favor do aborto mas não tem nada a ver com o fato de "o corpo ser da mulher e ela poder fazer o que bem entender". E também não acho que 17 anos seja idade de criança.
Abs.
Sim, é complexo! E aqui não é questão de rotular, mas de uma constatação. É um tema defendido pela pauta dos que se dizem progressistas e, invariavelmente, estes são esquerdistas. Mas não quero entrar nessa discussão. Há tópicos mais apropriados pra isso. Agora, é inegável que há incoerência no discurso dos que defendem essa pauta e isso se deve, em minha opinião, ao relativismo que permeia toda e qualquer discussão contemporânea. E esse relativismo tem base, também na minha opinião, na ressignificação de alguns termos. Então, a conclusão que chego é que o problema é conceitual! O que é vida? Já não basta mais tratar vida no sentido biológico, há variantes conforme a conveniência de quem usa o termo. Vida é vida! Um ser que tem um coração independente batendo, já se formando, com cabeça, tronco e membros. Não há ressignificação que aponte que isso não é vida, embora muitos queiram. Isso é vida! Ponto!

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por armlock » 07 Ago 2015 11:05

Celão escreveu:
Sim, é complexo! E aqui não é questão de rotular, mas de uma constatação. É um tema defendido pela pauta dos que se dizem progressistas e, invariavelmente, estes são esquerdistas. Mas não quero entrar nessa discussão. Há tópicos mais apropriados pra isso. Agora, é inegável que há incoerência no discurso dos que defendem essa pauta e isso se deve, em minha opinião, ao relativismo que permeia toda e qualquer discussão contemporânea. E esse relativismo tem base, também na minha opinião, na ressignificação de alguns termos. Então, a conclusão que chego é que o problema é conceitual! O que é vida? Já não basta mais tratar vida no sentido biológico, há variantes conforme a conveniência de quem usa o termo. Vida é vida! Um ser que tem um coração independente batendo, já se formando, com cabeça, tronco e membros. Não há ressignificação que aponte que isso não é vida, embora muitos queiram. Isso é vida! Ponto!

Na verdade vai bem alem disso Celao. Embora muita gente ainda fique presa nessa tecla, pelo menos aqui pelos paises do hemisferio norte ser vida nao eh mais a questao fundamental (principalmente se voce pensar que vida nao eh criada do nada e nao simplesmente surge... eh uma "fagulha" simplesmente ( e necessariamente) passada adiante por duas celulas que ja estao vivas desde antes da concepcao). A questao hoje em dia esta se direcionando muito mais em situar aborto da mesma forma que eutanasia por exemplo. Em que condicoes seria justificavel terminar uma vida, e quando e como isso causaria menos sofrimento (nao soh ao individuo perdendo a vida).
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
Celão
Mensagens: 4899
Registrado em: 26 Nov 2014 15:12
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Celão » 07 Ago 2015 11:21

armlock escreveu:

Na verdade vai bem alem disso Celao. Embora muita gente ainda fique presa nessa tecla, pelo menos aqui pelos paises do hemisferio norte ser vida nao eh mais a questao fundamental (principalmente se voce pensar que vida nao eh criada do nada e nao simplesmente surge... eh uma "fagulha" simplesmente ( e necessariamente) passada adiante por duas celulas que ja estao vivas desde antes da concepcao). A questao hoje em dia esta se direcionando muito mais em situar aborto da mesma forma que eutanasia por exemplo. Em que condicoes seria justificavel terminar uma vida, e quando e como isso causaria menos sofrimento (nao soh ao individuo perdendo a vida).
Mas, mestre, essa é uma forma, digamos, mais "naturalista" de ver as coisas, ou não? Já 'brinquei' com o pessoal nos debates ateus/crentes que esse discurso, na grande maioria dos casos, é da boca pra fora. Ninguém olha um filho vindo ao seu encontro para o abraçar como um amontoado de células, pura e simplesmente. É muito mais que isso! Penso que há uma relação com o que o Craig diz sobre os saltos para o andar de cima em busca de sentido (http://www.reasonablefaith.org/portugue ... a-sem-deus" onclick="window.open(this.href);return false;).

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Holden » 07 Ago 2015 11:26

armlock escreveu:

Na verdade vai bem alem disso Celao. Embora muita gente ainda fique presa nessa tecla, pelo menos aqui pelos paises do hemisferio norte ser vida nao eh mais a questao fundamental (principalmente se voce pensar que vida nao eh criada do nada e nao simplesmente surge... eh uma "fagulha" simplesmente ( e necessariamente) passada adiante por duas celulas que ja estao vivas desde antes da concepcao). A questao hoje em dia esta se direcionando muito mais em situar aborto da mesma forma que eutanasia por exemplo. Em que condicoes seria justificavel terminar uma vida, e quando e como isso causaria menos sofrimento (nao soh ao individuo perdendo a vida).
This /\

Como eu já postei antes mas convenientemente ignoraram até agora, acho infinitamente mais cruel privar um ser humano com plena consciência social de levar uma vida digna do que impedir algo que sequer está formado de nascer. A galera trata o aborto como se a consequência de uma gravidez indesejada acabasse no parto.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Avatar do usuário
Celão
Mensagens: 4899
Registrado em: 26 Nov 2014 15:12
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Celão » 07 Ago 2015 11:36

xRam escreveu:
Ok. Pode ser uma constatação subjetiva, o problema é que pra muita gente isso se transforma em rotulação maniqueísta. Foi nesse sentido que critiquei.
Você coloca "conveniência" de forma pejorativa porque acredita que o sentido biológico é suficiente. Entendo. Mas pra mim, por exemplo, a discussão específica do aborto vai além do que é vida e nada tem a ver com ressignificação do conceito. Tem, sim, mais relação com os supostos e tácitos direito e dever de a vida viver só porque é vida. Se você considera que esse direito está dado e é irrefutável realmente ficamos numa encruzilhada, mas o fato é que há muita gente que não vê dessa forma.
Naturalmente que existem pessoas que enxergam as coisas de outra forma, por isso fiz questão de pontuar mais uma vez que aquela é minha opinião. É irrefutável pra mim! É uma convicção minha! E essa opinião foi formada a partir de conceitos que, creio, são os corretos, uma vez que estão aderentes aos meus valores. E, pra mim, o conceito biológico de vida é, sim, o que deve ser levado em consideração nessa discussão. Não dá pra se discutir de forma aprofundada o aspecto moral do aborto se alguém toma como premissa que o 'ser' que está ali, alvo da discussão, é simplesmente um amontoado de células. Quem vê dessa forma, ok! Eu apenas não concordo!

Avatar do usuário
Celão
Mensagens: 4899
Registrado em: 26 Nov 2014 15:12
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Celão » 07 Ago 2015 11:38

Holden escreveu: This /\

Como eu já postei antes mas convenientemente ignoraram até agora, acho infinitamente mais cruel privar um ser humano com plena consciência social de levar uma vida digna do que impedir algo que sequer está formado de nascer. A galera trata o aborto como se a consequência de uma gravidez indesejada acabasse no parto.
Privar um ser humano com plena consciência social de levar uma vida digna? Quem está tentando privar? Talvez se você disser que é o tal 'ser humano', a gente consiga desdobrar o assunto.

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Holden » 07 Ago 2015 12:23

Celão escreveu:
Privar um ser humano com plena consciência social de levar uma vida digna? Quem está tentando privar? Talvez se você disser que é o tal 'ser humano', a gente consiga desdobrar o assunto.
Esse ser humano é aquele que nao era desejado desde o nascimento, que nunca conheceu um abraço de mãe, que se cria tendo como exemplo gente que tudo o que consquistou foi no chumbo ou no pó, que acostuma desde cedo a ver as pessoas atravessarem a rua quando ele anda em sua direção, que vai pra escola pela merenda, que ve na TV como é boa a vida que ela mostra mas nao ve nenhum caminho até la, que nunca ganhou um livro, que provavelmente nunca lerá um e que amanha ou depois quando o ódio e a falta de perspectiva forem tudo o que lhe restar e ele tentar conquistar o que quer da única forma como ele aprendeu verá gente desejando sua morte e dizendo que seu problema é a índole.
Vai negar a existencia desse ser humano? Vai dizer que isso nao esta intrinsecamente atrelado a falta de planejamento familiar? Que isso é desculpa porque conhece 1 ou 2 pessoas que levaram uma vida de merda e conseguiram ter sucesso?
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por ruud » 07 Ago 2015 12:41

holden, esse pensamento é perigoso e abrangente. pensa só: quem vai decidir que se o planejamento familiar é adequado ou não? então haverá um ente de razão q decidirá quais circunstâncias são adequadas e seguras para geração de crianças e familias em hospitais? e se os aptos pelos ente de razão hj, resolverem não conviver mais juntos amanhã e como ficará o fruto dessa relação? e se um morrer?
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por ruud » 07 Ago 2015 12:46

holden, esse pensamento é perigoso e abrangente. pensa só: quem vai decidir que se o planejamento familiar é adequado ou não? então haverá um ente de razão q decidirá quais circunstâncias são adequadas e seguras para geração de crianças e familias em hospitais? e se os aptos pelos ente de razão hj, resolverem não conviver mais juntos amanhã e como ficará o fruto dessa relação? e se um morrer?
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por ruud » 07 Ago 2015 12:51

.
Editado pela última vez por ruud em 07 Ago 2015 13:09, em um total de 1 vez.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Diogo_Cwb
Mensagens: 1471
Registrado em: 28 Nov 2014 20:42
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Diogo_Cwb » 07 Ago 2015 12:52

marofa escreveu:As pessoas se preocupam com um óvulo fecundado mas se esquecem das mulheres que morrem tentando abortar, fazendo em casa ou em clínicas clandestinas.

O fato de não ter tido responsabilidade numa relação sexual não significa que ela tenha que gerar uma vida que muita vezes não irá possuir condições de ter uma criação estável.

Não acho que o aborto seja uma pratica legal e muito menos que deva ser praticado em qualquer periodo da gravidez, mas acho muito importante pensar na vida das mulheres que praticam de forma ilegal por não poderem criar, e acabam tendo problema maiores.
Então vamos criar o bolsa aborto, ou o aborto social, somente pessoas de baixa renda teriam o direito a abortar, até pq gravidez indesejada praticamente inexiste nas classes sociais mais abastadas :-bd

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por ruud » 07 Ago 2015 12:56

.
Editado pela última vez por ruud em 07 Ago 2015 13:09, em um total de 1 vez.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por ruud » 07 Ago 2015 12:57

holden, esse pensamento é perigoso e abrangente. pensa só: quem vai decidir que se o planejamento familiar é adequado ou não? então haverá um ente de razão q decidirá quais circunstâncias são adequadas e seguras para geração de crianças e familias em hospitais? e se os aptos pelos ente de razão hj, resolverem não conviver mais juntos amanhã e como ficará o fruto dessa relação? e se um morrer?
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por Holden » 07 Ago 2015 12:58

ruud escreveu:holden, esse pensamento é perigoso e abrangente. pensa só: quem vai decidir que se o planejamento familiar é adequado ou não? então haverá um ente de razão q decidirá quais circunstâncias são adequadas e seguras para geração de crianças e familias em hospitais? e se os aptos pelos ente de razão hj, resolverem não conviver mais juntos amanhã e como ficará o fruto dessa relação? e se um morrer?
Em nenhum momento disse que o aborto deveria ser algo compulsório.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Avatar do usuário
ruud
Mensagens: 2816
Registrado em: 10 Out 2014 12:56
Contato:

Re: Vendo o debate sobre aborto...

Mensagem por ruud » 07 Ago 2015 13:01

.
Editado pela última vez por ruud em 07 Ago 2015 13:09, em um total de 1 vez.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Jubileu, Montfort e 388 visitantes