Ecziste?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Celão
Contato:

Re: Ecziste?

Mensagem por Celão » 16 Out 2015 12:49

winstrol escreveu: Então seu argumento de que existem pessoas que são crentes por toda a vida, invalida o fato de quem muitas pessoas deixam de ser crentes?
Não estou falando de algo subjetivo, ou algum achismo abstrato, estou falando de algo documentado e que acontece todo o tempo.
Crer, no "sentido cristão" da palavra, se é que isso existe :D , tem implicações mais profundas do que simplesmente acreditar. 'Crer', verbo que dá origem à palavra 'crente', traz consigo o conceito de fé, que, por sua vez, tem relação direta com a realização de obras (Tiago diz que a fé sem obras é morta). Crer (outra vez no sentido cristão da palavra) também tem a ver com o relacionamento derivado da experiência. Veja o que o próprio Tiago diz: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." Tiago 2:19

Isto posto, e imagino que seja essa a explicação dada pelo Sharivan, é impossível alguém que crê deixar de crer, haja visto que o próprio diabo continua crendo rsrs. Ele não pode ir contra a experiência que tem/teve.

O que entendo disso e que provavelmente aconteceu contigo foi você acreditar em Deus, conclusão que chegou após suas reflexões apontarem nesse sentido, e deixar de acreditar após novas reflexões. Como essa relação não estava pautada em relacionamento/experiência, que é, sim, uma evidência para aquele que crê (não é externa), ela não tem a profundidade necessária para se sustentar diante de uma crise.

Acredito que um crente pode até se voltar contra Deus, por raiva, por entender que Deus o desamparou em algum momento ou coisa do tipo, mas, pelas experiências que teve, não pode negar sua existência.

Essa é minha opinião. E e desculpem a intromissão rsrsrs

winstrol
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por winstrol » 16 Out 2015 13:05

Celão escreveu:
Crer, no "sentido cristão" da palavra, se é que isso existe :D , tem implicações mais profundas do que simplesmente acreditar. 'Crer', verbo que dá origem à palavra 'crente', traz consigo o conceito de fé, que, por sua vez, tem relação direta com a realização de obras (Tiago diz que a fé sem obras é morta). Crer (outra vez no sentido cristão da palavra) também tem a ver com o relacionamento derivado da experiência. Veja o que o próprio Tiago diz: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem." Tiago 2:19

Isto posto, e imagino que seja essa a explicação dada pelo Sharivan, é impossível alguém que crê deixar de crer, haja visto que o próprio diabo continua crendo rsrs. Ele não pode ir contra a experiência que tem/teve.

O que entendo disso e que provavelmente aconteceu contigo foi você acreditar em Deus, conclusão que chegou após suas reflexões apontarem nesse sentido, e deixar de acreditar após novas reflexões. Como essa relação não estava pautada em relacionamento/experiência, que é, sim, uma evidência para aquele que crê (não é externa), ela não tem a profundidade necessária para se sustentar diante de uma crise.

Acredito que um crente pode até se voltar contra Deus, por raiva, por entender que Deus o desamparou em algum momento ou coisa do tipo, mas, pelas experiências que teve, não pode negar sua existência.

Essa é minha opinião. E e desculpem a intromissão rsrsrs
Então, acho que não da para usar a bíblia para defender o seu argumento nessa questão, isso por que estávamos discutindo sobre evidências e crer no que ta ali escrito é questão de fé.
Eu entendo que vcs acreditam naquilo tudo baseados nas experiências individuais que tiveram com Deus, mas muitas pessoas acreditam que essas experiências que tiveram foram motivadas por outros fatores como transe hipnótico, histeria, indução, sugestão, medo e etc.
Eu mesmo tive várias experiências dessas, na igreja e no espiritismo e hoje sei o que motivou cada uma delas.
Acredito que a opinião de vocês a respeito desse tema (deixar de ser crente) é baseada unicamente na fé.
Oremos por Bolsonaro
Salmos 109:8

Lex Babyface
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Lex Babyface » 16 Out 2015 13:10

Claro que existe ex-crente, eu msm sou um.
Imagem

Lex Babyface
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Lex Babyface » 16 Out 2015 13:11

winstrol escreveu: Então, acho que não da para usar a bíblia para defender o seu argumento nessa questão, isso por que estávamos discutindo sobre evidências e crer no que ta ali escrito é questão de fé.
Eu entendo que vcs acreditam naquilo tudo baseados nas experiências individuais que tiveram com Deus, mas muitas pessoas acreditam que essas experiências que tiveram foram motivadas por outros fatores como transe hipnótico, histeria, indução, sugestão, medo e etc.
Eu mesmo tive várias experiências dessas, na igreja e no espiritismo e hoje sei o que motivou cada uma delas.
Acredito que a opinião de vocês a respeito desse tema (deixar de ser crente) é baseada unicamente na fé.
Bem por aí.
Imagem

Lex Babyface
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Lex Babyface » 16 Out 2015 13:13

Sharivan escreveu:
Não generalize as coisas e menos ainda desrespeite a religião dos outros, mesmo que por meio de uma evidentemente deturpada conceituação sua.

Primeiro de tudo: não generalize e não desrespeite! Segundo que, persistir nessa confusão entre "crente" e evangélico, que é a evidente intenção sua e de outros vários neste tópico, é de uma ignorância tremenda. Ser crente diz respeito meramente ao ato de crer, e, mesmo considerando a vulgarização feita no tópico, cumpre destacar que quem verdadeiramente crê em Cristo Jesus jamais deixa de ser crente, independentemente de religião.

No mais, realmente há muitas denominações evangélicas que são uma vergonha para os cristãos, bem como há muitos que se dizem cristãos e convertidos que não vivem isso em suas vidas, são hipócritas e dissimulados, o que se encaixaria no contexto vulgar do tópico, qual seja, no "conceito de ex-crente".

No entanto, não se deve julgar um todo pelas suas exceções e de modo tão superficial: antes de saírem por aí dizendo besteiras em relação a fé e crença dos outros (o que inclusive enseja conduta criminosa), tenham um mínimo de conhecimento acerca do assunto; não venham com "a vizinha", "o fulano" e etc., que além de ser, novamente, desrespeitoso, é de uma falta de inteligência absurda.

Por fim, enfatizo: quem verdadeiramente crê em Jesus Cristo sempre será crente no filho de Deus, por mais que eventualmente erre, contudo, algo que não deve ser confundido com quem jamais foi realmente um cristão/"crente".
Cara, o grande problema sao as lideranças de muitas dessas igrejas evangélicas... nao dá pra acreditar que esse tipo de gente é excessao quando as próprias lideranças dessas igrejas sao hipócritas e dissimulados das piores espécies. (vide Malafaias, Bispas sonias, valdemiros, edir macedos, etc etc etc...)
Imagem

Lancaster
Contato:

Mensagem por Lancaster » 16 Out 2015 13:14

Tem uma diferença enorme os evangélicos de 30 anos atrás com os atuais... na minha época de criança/adolescente, os evangélicos não falavam um único palavrão, não falavam de mulher, tampouco de sexo... as vestimentas eram diferentes, mulheres usavam apenas saia longa, não podiam usar calças jeans.
Bom, eu acho que depende da igreja... eu tive uma diarista que até alguns anos atrás não tinha televisão em casa, nunca tinha ido ao cinema... como os filhos cresceram, ela disse que a aquisição de televisão e computador foi uma necessidade... dizem que a igreja dela é uma das mais rigorosas, a Congregação, acho.

Uns 10 anos atrás eu saía com uma coroa que tinha 2 filhas... uma de 16 e uma de 19, a coroa tinha 39... a coroa era católica, mas as duas filhas eram evangélicas, as duas muito bonitas por sinal... a de 16 namorava mas era virgem, a de 19 era noiva e já não era virgem, elas contavam tudo para a mãe.
Daí a filha mais velha era assim... segurava o máximo que aguentava o tesão, o noivo também era evangélico... quando não aguentavam mais, eles largavam a religião por alguns meses, saciavam a vontade, e depois de muitas gozadas, voltavam para a religião... :)) Não achei a estratégia genial, acho que não é bem assim que Deus gostaria que fosse... é o mesmo que uma mulher casada pedir um tempo no casamento só para meter por fora e depois pedir para reatar... bem dizer é um pretexto para trair sem pesar na consciência.

Editei uma parte aqui para que os sábios gênios do fórum não venham bostejar aqui também... :lol:
Editado pela última vez por Lancaster em 16 Out 2015 13:18, em um total de 2 vezes.

terroso
Contato:

Mensagem por terroso » 16 Out 2015 13:16

Latino escreveu:Falando nisso, outro dia vi na Fazenda a Mara usando um biquini evangélico, o fanatismo chega a ser ridículo.
O que seria um biquíni evangélico ?

Massacre
Contato:

Mensagem por Massacre » 16 Out 2015 13:21

terroso escreveu:
O que seria um biquíni evangélico ?
Fiquei curioso também!!
Se você não da-lê, não desda-lê quem da-lê!
Se você não brilha, não desbrilhe quem brilha!

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Out 2015 13:41

winstrol escreveu: Então, acho que não da para usar a bíblia para defender o seu argumento nessa questão, isso por que estávamos discutindo sobre evidências e crer no que ta ali escrito é questão de fé.
Mas meu argumento parte do pressuposto que a discussão em torno de uma conclusão só faz sentido se as premissas estiverem ok. Caso contrário, a própria conclusão não faz sentido, por isso o uso da Bíblia.

Quanto à sequência:

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus: 11.1

Concorda comigo que sua situação não se enquadra aqui? Esse 'firme fundamento' não se permite confundir com outras motivações, como as que você citou. Palavras como transe hipnótico, histeria, indução, sugestão, medo... não fazem o menor sentido para um cristão que não é neófito. Alguém totalmente centrado, consciente. Pegue, por exemplo, o Craig (só pra ficar numa referência cristã mais conhecida e discutida no fórum), você acha que um cara como o Craig pode ser sugestionado por esse tipo de motivação? Não faz sentido algum!

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 16 Out 2015 13:49

Brutus escreveu:Minha sogra é evangélica, ela é uma das melhores pessoas q já conheci, uma "crente" de verdade, que age de acordo com o que prega. Mas ela conta tantas histórias de pessoas da igreja dela fazendo coisas ruins que chegam ser inacreditáveis. É absurda a quantidade de casos, coisas do tipo mulher dando pro marido da amiga e todos da igreja sabendo. Disso aí pra baixo. Minha sogra é uma pessoa muito boa e ingênua, e muita gente aproveita isso pra fazer ela de boba, passar ela pra trás. Já tomou vários calotes e mini-golpes. Recentemente ela ficou ajudando uma mulher da igreja que tava passando necessidade, arrumou trabalho pra ela, emprestou dinheiro, e hoje em dia além de não pagar ainda fica falando mal da minha sogra sem motivo nenhum (ficou com raiva quando minha sogra cobrou ela). E é o tipo de pessoa que continua indo pra igreja achando que isso vai fazer dela uma pessoa melhor.

E não é só nas igrejas evangélicas que vemos isso. Tenho uma tia que é católica fervorosa. E é uma pessoa ruim caralho, racista e falsa demais. Me lembro de quando eu era criança, ouvindo ela falar mal da mulher do irmão dela (meu tio), só pq ela é negra. Ela ficava falando "Essa macaca não merece meu irmão" eu já achava isso absurdo naquela época. Daí quando as duas se encontravam ela tratava a mulher do meu tio muito bem, eu ficava observando isso e não entendia direito pq ela tava agindo assim já q não gostava dela. E ela é uma das pessoas mais religiosas que conheço, vc não consegue trocar 5 minutos de ideia com ela sem que ela cite algo relacionado a religião.

Aí eu me pergunto, do que adianta ser adepto de uma religião se vc não segue os conceitos básicos dessa religião? Já conheci ateus que são pessoas muio melhores do que minha tia, ou as colegas da igreja da minha sogra. Meu irmão por exemplo é um ateu que não faz mal a ninguém, é uma pessoa muito boa (apesar de ser chato por sempre ser irônico e sarcástico com as religiões, tão chato quanto um fanático religioso). Enfim, existem pessoas boas e ruins que creem em alguma coisa e pessoas boas e ruins que não creem em nada. Ser religioso não é sinônimo de ser uma boa pessoa, e essa hipocrisia pra mim é a coisa mais escrota dentro de qualquer igreja. Igreja nenhuma muda a índole de uma pessoa, o máximo que oferece é uma máscara pra ela se esconder. Acho super válido pessoas como minha sogra (evangélica), minha vó (católica) e milhares de outras pessoas que seguem de verdade as suas religiões. Agora o que pra mim é uma das principais coisas que tiram a credibilidade das religiões, são justamente as pessoas que não seguem absolutamente nada, mas todo domingo estão lá, destilando hipocrisia.
Cara, estar na igreja não quer dizer nada. Podemos até concordar que na igreja há pessoas com mais valores cristãos, pois elas ouvem sobre isso constantemente. Mas a igreja também é apenas um lugar de refúgio pra muitos. Sabe aquele cara desesperado, que não sabe mais o que fazer, pois tudo o que ele podia fazer já foi feito? Só cabe a ele, nesse momento de desespero, 'entregar pra Deus'. Aí o cara vai na igreja e tal, mas tão logo sua situação volte ao que era, ele abandona tudo.

Por isso a generalização é complicada. Nem todo mundo que tá na igreja é crente, se é que vc me entende!

bicolor
Contato:

Mensagem por bicolor » 16 Out 2015 14:27

kyo_spirit escreveu:Ex-presidiário
Ex-puta
Ex-zoeiro
Ex-metedeira

Vemos todo tipo de pessoa "promíscua" virando crente. Mas a pergunta é: existe ex-crente??????
Difícil encontrar uma programação mental tão poderosa
E no que isso te afeta? se a pessoa é ex-puta, ex-traficante?

Galinoia
Contato:

Mensagem por Galinoia » 16 Out 2015 14:29

Garfield escreveu:O que eu gosto destes tópicos é que sempre junta os mais doidinhos... Ele começou bom, mas depois ficou esfriou espero que chegue alguém jogloswalteando o tópico para animar a bagaça kkkkk
Sabe aquela coisa de "se não for ajudar, não atrapalhe"?

O tópico ta indo de forma tranquila e respeitosa, menos aí...
I'm just a kid o rapá!!!

NAO ME COMPROMETA COM DETALHES
VSF

rocha
Contato:

Mensagem por rocha » 16 Out 2015 14:32

Queixodevidro escreveu:
É, pode ser, não quis ofender os evangélicos ok, desculpe se soou assim.

Mas a verdade é que eu passei o balangão nessa aí, mas foi com força mesmo! Oh bicha escandalosa dos infernos! Tinha hora que eu tinha que tapar o comedor de lavagem dela. Como pode ser desorganizada pra gritar daquele jeito?! puta merda!
Imagem
image url

bicolor
Contato:

Mensagem por bicolor » 16 Out 2015 14:33

Brutus escreveu:Minha sogra é evangélica, ela é uma das melhores pessoas q já conheci, uma "crente" de verdade, que age de acordo com o que prega. Mas ela conta tantas histórias de pessoas da igreja dela fazendo coisas ruins que chegam ser inacreditáveis. É absurda a quantidade de casos, coisas do tipo mulher dando pro marido da amiga e todos da igreja sabendo. Disso aí pra baixo. Minha sogra é uma pessoa muito boa e ingênua, e muita gente aproveita isso pra fazer ela de boba, passar ela pra trás. Já tomou vários calotes e mini-golpes. Recentemente ela ficou ajudando uma mulher da igreja que tava passando necessidade, arrumou trabalho pra ela, emprestou dinheiro, e hoje em dia além de não pagar ainda fica falando mal da minha sogra sem motivo nenhum (ficou com raiva quando minha sogra cobrou ela). E é o tipo de pessoa que continua indo pra igreja achando que isso vai fazer dela uma pessoa melhor.

E não é só nas igrejas evangélicas que vemos isso. Tenho uma tia que é católica fervorosa. E é uma pessoa ruim caralho, racista e falsa demais. Me lembro de quando eu era criança, ouvindo ela falar mal da mulher do irmão dela (meu tio), só pq ela é negra. Ela ficava falando "Essa macaca não merece meu irmão" eu já achava isso absurdo naquela época. Daí quando as duas se encontravam ela tratava a mulher do meu tio muito bem, eu ficava observando isso e não entendia direito pq ela tava agindo assim já q não gostava dela. E ela é uma das pessoas mais religiosas que conheço, vc não consegue trocar 5 minutos de ideia com ela sem que ela cite algo relacionado a religião.

Aí eu me pergunto, do que adianta ser adepto de uma religião se vc não segue os conceitos básicos dessa religião? Já conheci ateus que são pessoas muio melhores do que minha tia, ou as colegas da igreja da minha sogra. Meu irmão por exemplo é um ateu que não faz mal a ninguém, é uma pessoa muito boa (apesar de ser chato por sempre ser irônico e sarcástico com as religiões, tão chato quanto um fanático religioso). Enfim, existem pessoas boas e ruins que creem em alguma coisa e pessoas boas e ruins que não creem em nada. Ser religioso não é sinônimo de ser uma boa pessoa, e essa hipocrisia pra mim é a coisa mais escrota dentro de qualquer igreja. Igreja nenhuma muda a índole de uma pessoa, o máximo que oferece é uma máscara pra ela se esconder. Acho super válido pessoas como minha sogra (evangélica), minha vó (católica) e milhares de outras pessoas que seguem de verdade as suas religiões. Agora o que pra mim é uma das principais coisas que tiram a credibilidade das religiões, são justamente as pessoas que não seguem absolutamente nada, mas todo domingo estão lá, destilando hipocrisia.
A religião é composta por pessoas, seus dogmas foram criados por pessoas, onde existir pessoas existirá coisas ruins. Ninguem nesse planeta é santo, você acha que o papa nunca bateu uma punheta?

Leo Ipanema
Contato:

Mensagem por Leo Ipanema » 16 Out 2015 14:42

Sharivan escreveu:
Cara,

Seja mais específico, porque, até onde deu pra entender, quem não acredita em Deus é ateu e ponto final. Temos quem acredita em Deus mas não acredita em Jesus Cristo como Deus, o que é uma outra situação, contudo, há a crença em Deus. Já o cristão crê em Jesus como Deus, pois o Pai, o Filho e o Espirito Santo são todos um.

O que expressei anteriormente foi a simples crença e fé do cristão, a que foi ensejada pelo tópico, que vulgariza "crente" como o famigerado evangélico preso a qualquer uma das mais variadas denominações religiosas e seu respectivo doutrinarismo; mesmo para esta situação, cabe destacar que ser evangélico é, meramente, crer no Evangelho, ou seja, em Jesus como Cristo Jesus, filho de Deus e que deu a sua vida pela salvação da humanidade, a todos aqueles que crerem e o confessarem, conforme está escrito:

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; (Romanos 10:9).

Ainda, a própria Bíblia rompe a falsa ideia de que todos são considerados, indiscriminadamente, filhos de Deus (Gálatas 4:5-6; Efésios 1:5); em verdade, somos todos criatura de Deus, todavia, filhos, só os que creem, confessam e vivem segundo os ensinamentos de Deus.
acho que vc não entendeu onde eu queria chegar, e não fui que falei de "crente" ou outra denominação religiosa, pois vc intitulou "o crente" ou deu a sua visão a esse tipo de pessoa , mas pra mim, crente é todo aquele que crê ou tem convicção alguma coisa ,seja ela qual for e não precisa ser propriamente esta visão de ter relação a algum dogma!

Responder