Crer, no "sentido cristão" da palavra, se é que isso existewinstrol escreveu: Então seu argumento de que existem pessoas que são crentes por toda a vida, invalida o fato de quem muitas pessoas deixam de ser crentes?
Não estou falando de algo subjetivo, ou algum achismo abstrato, estou falando de algo documentado e que acontece todo o tempo.

Isto posto, e imagino que seja essa a explicação dada pelo Sharivan, é impossível alguém que crê deixar de crer, haja visto que o próprio diabo continua crendo rsrs. Ele não pode ir contra a experiência que tem/teve.
O que entendo disso e que provavelmente aconteceu contigo foi você acreditar em Deus, conclusão que chegou após suas reflexões apontarem nesse sentido, e deixar de acreditar após novas reflexões. Como essa relação não estava pautada em relacionamento/experiência, que é, sim, uma evidência para aquele que crê (não é externa), ela não tem a profundidade necessária para se sustentar diante de uma crise.
Acredito que um crente pode até se voltar contra Deus, por raiva, por entender que Deus o desamparou em algum momento ou coisa do tipo, mas, pelas experiências que teve, não pode negar sua existência.
Essa é minha opinião. E e desculpem a intromissão rsrsrs