textos sobre administração, empreendedorismo e relacionados

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Dookie
Contato:

textos sobre administração, empreendedorismo e relacionados

Mensagem por Dookie » 19 Out 2015 18:40

Boa Noite pessoal

Comecei a escrever sobre meu trabalho e meu convívio. Chama Blog das Pequenas Empresas. Posto notícias sobre o mercado, tributações, cenários econômicos, vou começar a dar dicas para pequenos empresários se manterem firmes, quando nos dias de hoje ser "empresário" parece ser um pecado capital. Demonstrar como a CLT e o governo protegem a todos, menos aqueles que realmente procuram gerar produtividade.

Tem poucos posts ainda, mas o numero vai crescer com o tempo. Escrevo bem fora do "padrão texto de administração": 5 dicas, 10 passos e bla bla bla...isso não existe (ou talvez porque a faculdade de administração em vez de ensinar a ter pensamento crítico, ensina os alunos apenas a pensar em tópicos).

Procuro mostrar a realidade que as empresas no Brasil estão situadas. Como a teoria que aprendemos na universidade é falha em muitos aspectos. Tento mostrar que ser empreendedor no Brasil é um trabalho de herói. Se puderem dar uma força, cliquem no link abaixo, sigam o blog, comentem o blog e acompanhem as atualizações.

https://pequenasempresasblog.wordpress.com/
Imagem

Dookie
Contato:

Re: textos sobre administração, empreendedorismo e relaciona

Mensagem por Dookie » 19 Out 2015 21:25

A iniciativa veio da ideia de como os textos sobre o assunto são rasos e sem informação. Cansado de tópicos sobre 5 mais, 10 mais.... livros essenciais...

Isso não é a conversa que eu e meus amigos e parceiros temos sobre o assunto. Queremos ideias diretas, explicações que as vezes ninguém nos diz, alternativas. Desmitificar o pouco que aprendemos na faculdade de Admin. Como diz o Shin (eu eu copiei sua frase): "se quer se quiser empresário, estude tudo menos administração". E por fim, demonstrar o quão é difícil ter a sua industria no brasil, onde a sociedade te acha um porco capitalista e o governo te suga cada vez mais.
Imagem

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 19 Out 2015 21:31

Boa iniciativa, Dookie.
Como disse o Lemann, "#sóoempreendedorismosalva" , ou quase isso kkkk
E é bem verdade.
Empreender é um exercício diário, que contempla a necessidade de desenvolvermos o comportamento empreendedor e a capacitação administrativa. Só esses dois pontos abrem um leque imenso de competências e habilidades que precisam ser aprendidas e lapidadas ao longo do tempo.
É um trabalho hercúleo, como dito no primeiro post do seu blog, mas altamente compensador para quem se propõe a fazer. No mínimo, a vida deixa de ser chata...
Já me inscrevi e continuarei acompanhando.
Só uma opinião: acredito que você deveria assinar os seus artigos. Para propósitos futuros de monetização através de infoprodutos que você poderá lançar através dele, como treinamentos e cursos, será importante você criar a imagem de Autoridade no assunto. E para isso, ao meu ver, é necessário que trabalhe bem o seu nome, que afinal será a sua marca principal, a alma do blog, a referência para quem quiser se dirigir, seguir, questionar e trocar ideias.
Sucesso!!!
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Blue Ocean
Contato:

Mensagem por Blue Ocean » 19 Out 2015 21:37

Dookie escreveu:A iniciativa veio da ideia de como os textos sobre o assunto são rasos e sem informação. Cansado de tópicos sobre 5 mais, 10 mais.... livros essenciais...

Isso não é a conversa que eu e meus amigos e parceiros temos sobre o assunto. Queremos ideias diretas, explicações que as vezes ninguém nos diz, alternativas. Desmitificar o pouco que aprendemos na faculdade de Admin. Como diz o Shin (eu eu copiei sua frase): "se quer se quiser empresário, estude tudo menos administração". E por fim, demonstrar o quão é difícil ter a sua industria no brasil, onde a sociedade te acha um porco capitalista e o governo te suga cada vez mais.
Não tem tanto problema a sociedade pensar isso de você. Mas vai ter problema quando a gente acredita nisso, e vincula inconscientemente uma culpa pelo capital e lucro acumulado honestamente. Parece bobagem, mas muitos não acumulam capital, nem desfrutam bem daquilo que foi conquistado, por causa disso. Se fazem perder dinheiro mesmo...
Já o Governo, só quem empreende no Huezil sabe como é essa praga, que vira um sócio inconveniente que nem pediu licença para entrar, não contribui com nada, atrapalha o quanto pode, espera o fim do mês para receber a parte dele, e se você quebra, é o primeiro a vir te cobrar e te ameaçar.
Deixar isso contaminar a mente também só vai atrapalhar na empreitada.
Empreender aqui, só Jogloswalteando pra cima de tantas barreiras mesmo!! :D
Enviado do meu teclado Patati Patatalk

Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer.

Thiago RS
Contato:

Mensagem por Thiago RS » 19 Out 2015 21:49

Parabéns pela iniciativa.
Fiz administração e estudei pra trabalhar no setor público, no qual me encontro, com o objetivo não de enriquecer (se vc consegue isso no setor público, é pq vc tá roubando), mas de ter um salário razoável e de não fazer com que meu trabalho consuma tanto do meu tempo, que dedico à família/estudos/igreja/esportes etc.

Aliás, infelizmente, empreender no Brasil é uma tarefa ingrata (legislação trabalhista medonha, carga tributária alta e confusa, excesso de burocracia, a opção de jogar tudo pro alto e ser rentista), e não me parece que essa situação vá mudar nos próximos 10 anos (sendo otimista, pq o tempo pode ser bem maior).

PS: Essa literatura de administração estilo "Você SA" é ridícula mesmo.
PS2: Sobre a professora da USP que quebrou seu negócio, ela quebrou pq eh uma anta, como é que ela me vem um produto caro/gurmê, num contexto de queda do poder aquisitivo e ainda tenta vender num local de classe B/C, bizarro demais.
Eu prefiro acreditar naquele provérbio que diz que o inteligente aprende com seus erros, e o sábio aprende com os erros dos outros - tipo, se a professora quis passar por isso para ensinar melhor, ok, mas não era necessário.
Editado pela última vez por Thiago RS em 19 Out 2015 21:50, em um total de 1 vez.

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 19 Out 2015 21:49

Não tenho a intenção de me divulgar com o blog. O que todos tem como a primeira ideia de um blog eu tenho como uma das últimas. Não vivo dele, tenho outros blogs e eles servem apenas para ajudar as pessoas a se conscientizarem melhor e não acreditar em tudo que é dito pela internet. O que eles me retornam é a troca de informações (fiz grandes amigos assim), por isso gosto que as pessoas comentem no blog (parcela minima delas) isso faz com que o assunto ganhe novas proporções.

Quando você começa a receber para divulgar certos tipos de assuntos (quando seu blog começa a retornar um certo dinheiro), creio que você desenvolve um viés comportamental que é totalmente prejudicial para o conteúdo em sí.

Por fim, é isso mesmo ser empreendedor no brasil é enfrentar vários Jogloswalter todos os dias. Sem meias verdades quero ir contando para voces um pouco da minha experiencia em vida sobre o assunto.
Imagem

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 19 Out 2015 21:52

Thiago RS escreveu: PS2: Sobre a professora da USP que quebrou seu negócio, ela quebrou pq eh uma anta, como é que ela me vem um produto caro/gurmê, num contexto de queda do poder aquisitivo e ainda tenta vender num local de classe B/C, bizarro demais.
Eu prefiro acreditar naquele provérbio que diz que o inteligente aprende com seus erros, e o sábio aprende com os erros dos outros - tipo, se a professora quis passar por isso para ensinar melhor, ok, mas não era necessário.
Eu não queria pegar tão pesado com ela, empreender é um negocio ingrato. erros custam caro. E acho que as vezes é melhor vasculhar o cemitério dos perdedores em busca de informações que não funcionaram, do que olhar apenas para os vencedores no final da peneira...
Imagem

okocha
Contato:

Mensagem por okocha » 19 Out 2015 22:05

Em que área vc atua Dookie?

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 20 Out 2015 06:58

Sou gerente financeiro de uma empresa de calçados. :)
Imagem

okocha
Contato:

Mensagem por okocha » 20 Out 2015 06:59

Dookie escreveu:Sou gerente financeiro de uma empresa de calçados. :)
Bacana perguntei justamente por ter visto no blog exemplo com calçados, eu tbem atuo na área calçadista! Abraços

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 20 Out 2015 10:58

okocha escreveu: Bacana perguntei justamente por ter visto no blog exemplo com calçados, eu tbem atuo na área calçadista! Abraços
Especificamente em que?
Imagem

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 23 Out 2015 14:14

Thiago RS escreveu:Parabéns pela iniciativa.
Fiz administração e estudei pra trabalhar no setor público, no qual me encontro, com o objetivo não de enriquecer (se vc consegue isso no setor público, é pq vc tá roubando), mas de ter um salário razoável e de não fazer com que meu trabalho consuma tanto do meu tempo, que dedico à família/estudos/igreja/esportes etc.

Aliás, infelizmente, empreender no Brasil é uma tarefa ingrata (legislação trabalhista medonha, carga tributária alta e confusa, excesso de burocracia, a opção de jogar tudo pro alto e ser rentista), e não me parece que essa situação vá mudar nos próximos 10 anos (sendo otimista, pq o tempo pode ser bem maior).

PS: Essa literatura de administração estilo "Você SA" é ridícula mesmo.
PS2: Sobre a professora da USP que quebrou seu negócio, ela quebrou pq eh uma anta, como é que ela me vem um produto caro/gurmê, num contexto de queda do poder aquisitivo e ainda tenta vender num local de classe B/C, bizarro demais.
Eu gosto de livros de administração. Não costumo ler Drucker e etc, mas já li alguns da McKinsey e do Collins e são muito bons. A questão quase ninguém entende é que empreender não é uma receita de bolo. Cada negócio é único e cada empreendimento é um organismo vivo que técnica nenhuma que você aprende na faculdade vai te ajudar a controlar.

Empreender ainda é um atividade de feeling, de talento, porque a verdade é que, tal qual é impossível prever o que vai ser da economia e dos mercados amanhã, é impossível prever que modelo de negócio específico vai dar lucro ou não, simplesmente porque é impossível prever o que o consumidor vai fazer, gostar ou querer. Você pode achar, estudar e acreditar, mas certeza ninguém tem. Aliás, tem: a galera da Odebrecht, da OAS, da Queiroz Galvão, da Andrade Guthierrez e etc quando ganham licitações na Petrobrás. Só esses negócios é que não têm erro. Hahahaha. Pro resto de nós, reles mortais honestos, empreender é uma atividade de altíssimo risco, principalmente aqui no Brasil em que absolutamente tudo conspira contra nossos sonhos.

É por isso que eu digo que empreendedor não é administrador. Uma hora a empresa vai precisar de alguém com um bom MBA e uma boa graduação em administração, mas muito dificilmente vai ser esse mesmo indivíduo quem vai construir uma grande empresa. As chances que um bom administrador tem de acertar um bom negócio é a mesma que tem um advogado, contador, escritor ou papiloscopista. A única diferença é que o administrador tem um conhecimento a mais que facilita a elaboração do plano de negócios, mas como não tem mistério nenhum fazer isso, essa vantagem só é relevante quando os demais são preguiçosos, o que por si só já prenuncia o fracasso do empreendimento. Hahahaha

Talvez muitos discordem de mim mas eu penso assim.

No mais, parabéns pela iniciativa, Dookie! Já assinei aqui o RSS do blog e vou acompanhar sempre!

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 23 Out 2015 15:57

Obrigado,

Estou aqui esperando os resultados oficiais do CAGED de setembro para poder fazer um post sobre o desemprego. No fds vou falar um pouco sobre custos ( meu assunto preferido e minha área de trabalho)
Imagem

Dookie
Contato:

Mensagem por Dookie » 29 Out 2015 20:55

A quem se interessar, postei hoje o primeiro de alguns textos onde explico golpes financeiros comuns. O primeiro é sobre "duplicatas frias"

https://pequenasempresasblog.wordpress.com/
Imagem

Responder