Engenharia Quimica

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
RuggeMMA
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Out 2014 16:50
Contato:

Engenharia Quimica

Mensagem por RuggeMMA » 19 Out 2015 21:33

Fala galera,
to com o período da manha livre e resolvi fazer vestibular para engenharia química na universidade que tem aqui na cidade, mas não conheço muito sobre, só li algumas coisas na internet então queria saber se tem alguém da área aqui no fórum?? nada como ouvir de alguém que seja formado ou tenha formação próxima(química, bioquímica) e possa dar uma opinião sobre o curso e mercado de trabalho!

ps: não vou depender da formação para viver e escolhi o curso pq curto muito matemática e química(até uso matemática no dia a dia no trabalho).



abraçoos!

Online
Avatar do usuário
Raul Nutti
Mensagens: 5494
Registrado em: 23 Nov 2014 20:44
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Raul Nutti » 19 Out 2015 21:52

Curso Eng ambiental e Sanitária, serve?

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Careca do Brazzers
Mensagens: 1311
Registrado em: 14 Out 2015 22:07
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Careca do Brazzers » 19 Out 2015 22:02

Cara não querendo te desanimar mas falando em engenharias no geral, as pessoas que vem com esse papo de "ah eu gostava muito de física da parte das forças no bloquinho então vou fzer eng. Mecânica" ou "eu gosto muito de quimica então vou fazer eng.quimica" geralmente ficam muito frustradas, pq o que se aprende na faculdade tende a ser bem diferente (e pesado) do que no E.M.

Imagem

Da uma olhada na grade curricular, ignore essas matérias religiosas ai pq isso é da PUC. Os primeiros 2 anos é o ciclo básico de engenharia, depois que entram as especificas, o curso de eng. química em si pode se dizer que tem muito mais "física" do que a química propriamente dita.

RuggeMMA
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Out 2014 16:50
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por RuggeMMA » 19 Out 2015 22:21

Careca do Brazzers escreveu:Cara não querendo te desanimar mas falando em engenharias no geral, as pessoas que vem com esse papo de "ah eu gostava muito de física da parte das forças no bloquinho então vou fzer eng. Mecânica" ou "eu gosto muito de quimica então vou fazer eng.quimica" geralmente ficam muito frustradas, pq o que se aprende na faculdade tende a ser bem diferente (e pesado) do que no E.M.

Imagem

Da uma olhada na grade curricular, ignore essas matérias religiosas ai pq isso é da PUC. Os primeiros 2 anos é o ciclo básico de engenharia, depois que entram as especificas, o curso de eng. química em si pode se dizer que tem muito mais "física" do que a química propriamente dita.

Então, eu já vi toda grade curricular do meu curso e achei bacana bem parecido com isso mesmo, sei que é pesado, mas vou fazer de qualquer maneira, o que eu queria saber é como é a profissão mesmo, se aprendia algo de util na facul ou era o basico da engenharia + quimica e o diferencial vinha num mestrado, essas coisas meio bobas mas que tenho duvida, como vou fazer meio por "hobby" to tranquilo.

Careca do Brazzers
Mensagens: 1311
Registrado em: 14 Out 2015 22:07
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Careca do Brazzers » 19 Out 2015 22:39

Cara te digo que 80% do que vc aprendeu na faculdade vc simplesmente joga no lixo, e mestrado aqui no Brasil é só se vc quiser continuar na área acadêmica mesmo. Tem muito neguinho que faz faculdade depois mestrado e sai se achando a ultima bolacha do pacote, me diz que empresa vai querer contratar um profissional que tem zero de experiência prática e o conhecimento teórico que tem é bem específico e restrito e que geralmente não vai se aplicar no dia a dia?

Avatar do usuário
Eureek
Mensagens: 3016
Registrado em: 27 Out 2014 15:29
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Eureek » 20 Out 2015 00:02

Eu fiz mecatrônica numa federal

Engenharia e massa , mas tem que estar preparado pra se dedicar , porque comparado com o curso , o vestibular e molezinha. Na minha universidade tinha química , mas não eng. Química e a lenda e que era o curso com menos formandos em média por ano ( 4-5 por semestre ). Imagino que Isso era porque o vestibular era " fácil " , então entravam vários medianos que não davam conta

Eng. Químico pode trabalhar em várias indústrias , com destaque pra farmacêutica , petroquímica e de alimentos. Como nunca vamos parar se precisar de comida e de remédio , somado ao fato de que não tem muitos engenheiros químicos por aí , se vc for bom não deve ter problema pra seguir carreira no Brasil ou exterior

Como já citaram, o primeiro emprego vai se meio frustrante , mas se a empresa for boa , aos poucos vai ficando mais interessante

Por último : se vc cogita fazer concurso público , não perca tempo com engenharia


Sent from my iPhone using Tapatalk
______________________________________________________________
Don't stop until you are proud.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Eureek
Mensagens: 3016
Registrado em: 27 Out 2014 15:29
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Eureek » 20 Out 2015 00:44

MH92 escreveu:
Concordo apenas parcialmente. Existem muitos concursos para engenheiro. Mas pra mim há um problema sério, é que muitos editais não respeitam as atribuições dos diversos tipos de engenheiro ou nem sempre contratam aquele que é o mais indicado para o cargo. Por exemplo, abrir concursos que envolvem coisas de tratamento de efluentes, onde o mais indicado seria um engenheiro ambiental ou sanitarista, e ter que concorrer com engenheiros civis.
Isso. Minha sugestão foi mais direta, mas concordo que o que vc falou é um dos problemas , dificilmente sai um edital pra uma engenharia específica , e quando sai ou é um número ridículo de vagas ou um salário bosta, salvas muito raras exceções .

O outro é que engenharia em geral paga melhor na iniciativa privada . Principalmente se vc é bom e gosta de trabalhar bagarai , numa empresa grande vai ter plano de carreira melhor é muito mais perspectiva de crescimento.

O terceiro e que concurso pra não-engenheiro , tem muito mais, que pagam bem melhor e que a média da galera que concorre e tipicamente mais fraca .

Na média, Engenharia e trampo demais pra virar concurseiro. Quer fazer concurso , na minha opinião , faz uma faculdade de direito em 3-4 anos e gasta o resto do tempo se preparando pro concurso que é mais jogo




Sent from my iPhone using Tapatalk
______________________________________________________________
Don't stop until you are proud.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

Avatar do usuário
Platão
Mensagens: 3641
Registrado em: 24 Dez 2014 17:07
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Platão » 20 Out 2015 00:45

Tenho formação na área da Química e acredito que em termos de empregabilidade Engenharia Química é de longe o melhor curso desta área. RuggeMMA quero te perguntar se tu prefere trabalhar com pesquisa ou na Indústria?
Outra coisa... Compra uma boa calculadora!

RuggeMMA
Mensagens: 57
Registrado em: 01 Out 2014 16:50
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por RuggeMMA » 20 Out 2015 08:19

agradeço aos amigos floristas :)) pelos posts

eu jamais farei concurso publico, primeiro porque minha empresa vai muito bem, segundo por ser contra meus princípios.
Platão escreveu:Tenho formação na área da Química e acredito que em termos de empregabilidade Engenharia Química é de longe o melhor curso desta área. RuggeMMA quero te perguntar se tu prefere trabalhar com pesquisa ou na Indústria?
Outra coisa... Compra uma boa calculadora!
Fala amigo platão, ja vou comprar uma HP no inicio do curso hahahaha, minha ideia é ir morar fora do Brasil, como já falei em outras oportunidades, acho que o BR não tem jeito, só não fui embora ainda pois meus negócios estão indo muito bem, enfim, pretendo estudar fora do Brasil, pensei em realizar um antigo sonho de adolescência, que é estudar a área nuclear, focado na geração de energia nuclear, sei que é meio impossível, muito difícil mesmo, mas sonho é sonho e da pra gente viajar legal hahahah, minha ideia seria trabalhar/estudar na inglaterra, aonde ja morei/estudei por um bom tempo e tenho cidadania italiana.

abraços!!

Avatar do usuário
Platão
Mensagens: 3641
Registrado em: 24 Dez 2014 17:07
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Platão » 20 Out 2015 17:09

RuggeMMA escreveu:agradeço aos amigos floristas :)) pelos posts

eu jamais farei concurso publico, primeiro porque minha empresa vai muito bem, segundo por ser contra meus princípios.



Fala amigo platão, ja vou comprar uma HP no inicio do curso hahahaha, minha ideia é ir morar fora do Brasil, como já falei em outras oportunidades, acho que o BR não tem jeito, só não fui embora ainda pois meus negócios estão indo muito bem, enfim, pretendo estudar fora do Brasil, pensei em realizar um antigo sonho de adolescência, que é estudar a área nuclear, focado na geração de energia nuclear, sei que é meio impossível, muito difícil mesmo, mas sonho é sonho e da pra gente viajar legal hahahah, minha ideia seria trabalhar/estudar na inglaterra, aonde ja morei/estudei por um bom tempo e tenho cidadania italiana.

abraços!!
Se for a calculadora HP50g te digo que uma imensa maioria dos professores proíbem este tipo de calculadora em provas! Tu pode comprar uma Casio Fx82-ms para estas ocasiões. Se dinheiro não é problema, as melhores calculadoras são fabricadas pela Texas Instruments que podem substituir a HP50g. Melhor propaganda que vi na minha vida: Você prefere comprar uma calculadora de uma empresa que fabrica impressoras que nunca funcionam (HP) ou comprar calculadora de uma empresa que também fabrica mísseis (Texas I.)? :D

Cara o teu sonho não é impossível! Achei bem legal e tem tudo para dar certo principalmente quando tu resolveu mirar o exterior. Em relação ao curso dá uma olhada aqui:
http://www.guiadacarreira.com.br/profis ... a-nuclear/" onclick="window.open(this.href);return false;
Acho que tu pode também fazer graduação em Engenharia Química e mestrado em Engenharia Nuclear...não sei bem... tem que ver isso!
Um abração RuggeMMA!

Avatar do usuário
Eureek
Mensagens: 3016
Registrado em: 27 Out 2014 15:29
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por Eureek » 22 Out 2015 20:58

Philly Shell escreveu: Fiquei curioso em como alguém conseguiria fazer um curso de direito em 3 anos.
E , 3 talvez não , mas 4 acho que rola se o cara se dedicar .

Carga horária de direito não é pesada. Não tenho certeza, mas na federal deve ser uns 200 - 240 créditos, incluindo projeto final . 25-30 por semestre e relax , ainda mais comparado com engenharia





Sent from my iPhone using Tapatalk
______________________________________________________________
Don't stop until you are proud.

TEAM FANTASY - Pride FC Never Die - Equipe Campeã TUF 2015 & 2016
Imagem@pridefcneverdie

berotec
Mensagens: 69
Registrado em: 16 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Engenharia Quimica

Mensagem por berotec » 17 Jan 2016 18:12

Estou cursando engenharia química na UFRJ, estou no 3º período. Ano passado teve greve e pra compensar estou tendo aula agora, o período atual 2015.2 vai acabar em 03/2016.
Tenho seguido o recomendado do fluxograma do curso, até agora não repeti nenhuma matéria. O 1º período foi tranquilo, o 2º período foi difícil, e o 3º está MUITO difícil, estou me matando de estudar e ainda me fudi em algumas matérias. Pior coisa que eu fiz foi querer seguir esse recomendado. No 1º e no 2º período eu estava estagiando como técnico de meio ambiente, e apesar de menos horas pra estudar eu tava conseguindo levar o curso. Agora só estou estudando e mesmo assim está difícil demais, as matérias são mais complicadas... Era pra eu não ter puxado o recomendado, puxei e não tranquei nada e to me fudendo. Agora foda-se não tenho mais o que fazer.Tô tentando levar e querendo muito que acabe logo esse período. No próximo eu puxo uma quantidade menor de matéria e fico de boa. Fiz umas contas aqui e puxando a quantidade de cŕeditos que eu acho que levo de boa eu iria me formar em 6 anos.
Já estou procurando estágio, minha meta é um estágio de 20h que pague no mínimo 1200 reais ( somando-se todos os benefícios: bolsa+ VT+ VR+ ...) . Assim eu consigo uma grana pra me manter e estudo tranquilo. E também consigo juntar um dinheiro pra fazer um intercâmbio(de no mínimo uns 6 meses pra algum país de língua inglesa) daqui 2 ou 3 anos.
Penso muito em formas de me qualificar para poder meter o pé do Brasil. Seria MUITO frustante eu me matar de estudar, ter aberto mão de várias coisas, me formar e ficar dependo apenas de concurso ou de boas fases da economia. Sempre pesquiso sobre formas de como fazer isso e já tenho alguns caminhos traçados. Então quero me formar "bem" ( sabendo mesmo da parte teórica ), inglês fluente e com boas qualificações. Assim eu consigo ir trabalhar em outro país, meu sonho maior é a Austrália ( país que eu acho mais foda).
P.S: fluxograma do curso http://www.eq.ufrj.br/graduacao/gradecu ... m_2004.pdf

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, chispadelgado, didigo, Djair Ferreira, jigsaw.silva, M.A.D, Maestro, magrinho, pinhead, Tartaruga, The Griot e 120 visitantes