Na Finlândia, só trabalhará quem quiser

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
alexvozao
Contato:

Re: Na Finlândia, só trabalhará quem quiser

Mensagem por alexvozao » 22 Out 2015 15:28

eu não vejo problema nem nisso, contanto que seja uma ajuda mínima que só dê pro nego viver de forma simples e sem muitos luxos, quem trabalha pra ter um bom padrão de vida, casa boa, carro de qualidade, comer bem, viajar e etc, vai continuar trabalhando para usufruir disso, agora tem pessoas que não tem essa ambição e se satisfazem com pouca coisa, gente que prefere ficar de boa, curtir a natureza, não gosta de ter vários bens e etc, num país de primeiro mundo pode ser que dê certo.

Crono
Contato:

Mensagem por Crono » 22 Out 2015 16:41

Muito triste ver a mentalidade de certas pessoas se resumir a tudo se esquerda ou direita.. Se a pessoa fala X ela é comunista..
Não sei se realmente é possível existir pessoas assim ou se são flammers / trolls. Ainda mais falando de um assunto sobre um dos países com o maior IDH do mundo e com os maiores avanços em termos de política.
Huehuebrbr mesmo

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 22 Out 2015 22:46

engraçado que a Finlândia diga: "nós podemos e vamos bancar"

e os caras, diante de uma idéia que diz ser possível libertar o homem da escravidão do trabalho, retruquem:

"basta! a essência da humanidade é ser formiga! como o homem ousa dominar as riquezas naturais e produzir outras apenas com a inteligência, dispensando a perpétua maceração no trabalho? isso é um absurdo que não pode dar certo! tomara que não consigam e demonstrem que temos que viver eternamente no nível das formigas!"

Mas, curiosamente, reduzindo dessa forma as perspectivas da sociedade humana aos parâmetros do formigueiro, ainda acreditam ser mais realistas do que aqueles que apostam numa humanidade capaz de ir além disso.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

rockit

Mensagem por rockit » 22 Out 2015 23:08

Baden escreveu:engraçado que a Finlândia diga: "nós podemos e vamos bancar"

e os caras, diante de uma idéia que diz ser possível libertar o homem da escravidão do trabalho, retruquem:

"basta! a essência da humanidade é ser formiga! como o homem ousa dominar as riquezas naturais e produzir outras apenas com a inteligência, dispensando a perpétua maceração no trabalho? isso é um absurdo que não pode dar certo! tomara que não consigam e demonstrem que temos que viver eternamente no nível das formigas!"

Mas, curiosamente, reduzindo dessa forma as perspectivas da sociedade humana aos parâmetros do formigueiro, ainda acreditam ser mais realistas do que aqueles que apostam numa humanidade capaz de ir além disso.
meu irmao, como tu fala besteira.. mas eh impressionante
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

Jorginic
Contato:

Mensagem por Jorginic » 22 Out 2015 23:13

Sem querer pegar no teu pé, mas eu já entrei no tópico pensando em mandar um "Baden News", sabia que você iria curtir. KKKKKKKKKK
Imagem

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 22 Out 2015 23:20

É que o Baden pensa muito 80

Como muitos "intelectuais" por ai, que acabam virando polímatas com conhecimento superficial

O seu expertise é ser generalista, e ficar divagando sobre o mundo ideal

Só que no mundo real, alguém com conhecimento especifico para fabricar pão com mortadela acaba contribuindo mais para a humanidade

:))

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 22 Out 2015 23:55

Jorginic escreveu:
Sem querer pegar no teu pé, mas eu já entrei no tópico pensando em mandar um "Baden News", sabia que você iria curtir. KKKKKKKKKK
com muita honra!
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 22 Out 2015 23:56

KYO escreveu:É que o Baden pensa muito 80

Como muitos "intelectuais" por ai, que acabam virando polímatas com conhecimento superficial

O seu expertise é ser generalista, e ficar divagando sobre o mundo ideal

Só que no mundo real, alguém com conhecimento especifico para fabricar pão com mortadela acaba contribuindo mais para a humanidade

:))
para mim, alguns aqui falam desse mundo real

com a mesma convicção dos cidadãos da Matrix

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 23 Out 2015 00:21

Cara, vc não percebe que o que você come, o que você veste, onde você mora, e tudo o mais que lhe permite se manter vivo e ter segurança e conforto são fruto do trabalho que vc tanto abomina?!

Além de tudo, é impossível um mundo com sua produção de bens 100% automatizadas. Existem funções que não podem ser substituídas pelas máquinas.

O trabalho não é um peso. Muito pelo contrário, ensina disciplina, responsabilidade e respeito.
Não excluo a importância do trabalho intelectual, mesmo quando não remunerado. O mundo é feito tanto de idéias, quando de ações. Mas alguém abominar o trabalho, achando que algo no mundo se deu sem MUITO TRABALHO, é inocência.
Editado pela última vez por Violence em 23 Out 2015 00:26, em um total de 1 vez.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 23 Out 2015 00:26

Violence escreveu:
Cara, vc não percebe que o que você come, o que você veste, onde você mora, e tudo o mais que lhe permite se manter vivo e ter segurança e conforto são fruto do trabalho que vc tanto abomina?!
cara, você não percebe que eu não abomino o trabalho?

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 23 Out 2015 00:27

Baden escreveu:
cara, você não percebe que eu não abomino o trabalho?

Editei o post lá, mano. Expus melhor minha opinião.

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 23 Out 2015 00:39

Violence escreveu:

Editei o post lá, mano. Expus melhor minha opinião.
eu entendo o que você quer dizer,

mas não sou inocente a ponto de pensar o que você imagina que eu penso

a sociedade não precisa exatamente de muito trabalho, mas de ' certa quantidade dele, de algum trabalho

há uma diferença entre viver para trabalhar e trabalhar para viver

o trabalho sempre foi uma relação humana de dominação das necessidades naturais

isso demandava tanto mais esforço humano quanto mais essa relação era precária

conforme o homem desenvolveu técnicas mais eficazes de dominação da natureza, o fardo do trabalho se tornou menos pesado

a humanidade precisa e pode desfrutar disso

inclusive aproveitando pra ver no trabalho uma atividade que traz menos a marca do encargo e do sacrifício

e mais a marca de uma atividade voluntária e saudável, mais leve e voltada à realização das vocações individuais

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 23 Out 2015 00:57

Baden escreveu:
eu entendo o que você quer dizer,

mas não sou inocente a ponto de pensar o que você imagina que eu penso

a sociedade não precisa exatamente de muito trabalho, mas de ' certa quantidade dele, de algum trabalho

há uma diferença entre viver para trabalhar e trabalhar para viver

o trabalho sempre foi uma relação humana de dominação das necessidades naturais

isso demandava tanto mais esforço humano quanto mais essa relação era precária

conforme o homem desenvolveu técnicas mais eficazes de dominação da natureza, o fardo do trabalho se tornou menos pesado

a humanidade precisa e pode desfrutar disso

inclusive aproveitando pra ver no trabalho uma atividade que traz menos a marca do encargo e do sacrifício

e mais a marca de uma atividade voluntária e saudável, mais leve e voltada à realização das vocações individuais
Agora entendi seu pensamento, Baden. Antes, me pareceu que vc era adepto do ócio criativo, ou simplesmente odiava a idéia do trabalho.
Eu até concordo que seria mais sensato, tanto socialmente, quanto economicamente, reduzir a carga horária do trabalho. Além de ser possível empregar mais pessoas, aumentaria consideravelmente a qualidade de vida. Talvez esse seja um bom caminho, mas o não-trabalho, eu acho que vai ser prejudicial.

Se essa medida for tomada, vai ser interessante observar seus frutos.

Celão
Contato:

Mensagem por Celão » 23 Out 2015 11:21

.
Não pegue ar, mas isso é de uma vagabundagem! Pelamor...

O mundo encantado de Baden (também conhecido como mundo ideal):
Pessoas de bem, sensibilizadas com as necessidades de alguns cidadãos vítimas do capitalismo malvado, formam 'movimentos' de luta por moradia, articulando invasões a prédios no centro de SP, propiciando, assim, condições dignas de moradias para todos;

O mundo real
Movimentos de luta por moradia, responsáveis por articular invasões a prédios privados no centro de SP, cobram em torno de 200 reais mensais, por família, como se fosse uma 'taxa de condomínio'. Caso a família não pague, é despejada em 30 dias. O destino do dinheiro arrecadado é 'incerto'. O certo é que não é utilizado para pagar nem a água nem a luz dos prédios.

Hulkzépequeno
Contato:

Mensagem por Hulkzépequeno » 23 Out 2015 11:36

Ótima ideia!
"Nós Somos Loucos.. Somos Cruzeiro"

Responder