Poupança - Dicas / Opiniões

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
LucasYeahNegoMariano
Contato:

Poupança - Dicas / Opiniões

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 23 Out 2015 08:54

E ai pessoal, blz?

Estou com algumas questões na cabeça, vou tentar me explicar antes sem entrar em detalhes particulares.

Perdi o emprego ontem; foi demissão sem justa causa e aviso indenizado ... estava na empresa desde setembro/2009.

Bom, vou receber tudo o que tenho direito mas estou pensando em me precaver dada a situação do país. Tipo, caso eu não consiga outro emprego, compensa abrir uma poupança pra depositar a grana do fgts pra me salvar caso eu precise (estou exagerando como se não conseguisse emprego até, sei lá, 2º semestre de 2016 ... pq d qquer forma tenho alguma "calma" pra ir procurando emprego enqto recebo o tal do seguro desemprego)???

Se numa época rolou aquela "dedada" nas poupanças alheias, eu fico cortando agulha com o cú só de pensar no q a mulher sapiens poderia fazer visto q há rombo de dívida em todo canto.

Agradeceria muito ajuda sensata dos colegas!

OBS.: meu salário não era alto nem médio ... coisa pouca mesmo, então meu fgts não será algo "exorbitante" pra poder investir em alguma coisa.
...

Noob
Contato:

Re: Poupança - Dicas / Opiniões

Mensagem por Noob » 23 Out 2015 09:04

Já tá errado lá atrás, pois, pelo que entendi, você não poupa. Se não poupa, você nunca vai ter nada na vida.

Você tem que fazer o que se chama colchão de segurança. Você teria que ter hoje, disponível na sua poupança, o valor de pelo menos 1 ano de suas despesas mensais. Isso não é dinheiro para smartphone, trocar de carro, festa ou qualquer é outra coisa.

Em todo caso, é lógico que você tem que guardar né!

Esqueça confisco!

Ele já existe hoje, 10% ano. Daqui 12 meses você já perdeu 10% (provavelmente mais) do que já tem hoje sem gastar 1 Real.

Abra um poupança e coloca o dinheiro.

Se arrumar um emprego em breve. Abra uma conta numa corretora e coloca um pouco em títulos do tesouro LFT.

E leia sobre isso e sobre educação financeira, senão, nunca vai ter nada e quando aposentar, vai vender picolé na rua, pois previdência vai quebrar. Quem vai tá bem daqui 30 anos, é quem investe hoje na sua aposentadoria.
Editado pela última vez por Noob em 23 Out 2015 09:05, em um total de 1 vez.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

Smilodon
Contato:

Mensagem por Smilodon » 23 Out 2015 09:04

Cara, meu pêsames por sua demissão!
A situação tá foda mesmo! =/

Não entendo muito de economias, mas uma coisa eu sei. Poupança não rende quase nada, em compensação se você precisar do dinheiro imediatamente você consegue pegar...Já outros investimentos como LCI, LCA, VGBL, Títulos de capitalização, etc....Rendem muito mais, é verdade. Mas há um tempo de carência, ou seja, você teria que deixar o dinheiro lá por um período antes de poder resgatar (eu deixo o meu no LCI e exige 90 dias pra poder resgatar). Como você está sem emprego, investir em um prazo assim pode ser complicado.

Tem um outro investimento (acho que é CDB com resgate automático), acho que ele rende pouca coisa a mais que a poupança e você pode retirar o dinheiro quando precisar....Mas teria que ver com o seu banco.

Melhor aguardar os caras que entendem mais aqui!
Boa sorte man!

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 23 Out 2015 09:09

Smilodon escreveu:Cara, meu pêsames por sua demissão!
A situação tá foda mesmo! =/

Não entendo muito de economias, mas uma coisa eu sei. Poupança não rende quase nada, em compensação se você precisar do dinheiro imediatamente você consegue pegar...Já outros investimentos como LCI, LCA, VGBL, Títulos de capitalização, etc....Rendem muito mais, é verdade. Mas há um tempo de carência, ou seja, você teria que deixar o dinheiro lá por um período antes de poder resgatar (eu deixo o meu no LCI e exige 90 dias pra poder resgatar). Como você está sem emprego, investir em um prazo assim pode ser complicado.

Tem um outro investimento (acho que é CDB com resgate automático), acho que ele rende pouca coisa a mais que a poupança e você pode retirar o dinheiro quando precisar....Mas teria que ver com o seu banco.

Melhor aguardar os caras que entendem mais aqui!
Boa sorte man!
VGBL muitas vezes rende menos que a poupança por causa dos custos. Quase ninguém sabe disso. Título de capitalização não é investimento é loteria.

Por causa do desemprego dele, é melhor deixar a principio na poupança mesmo, depois que ele começar a trabalhar, aí faz um investimentos melhor. Mesmo se começar a trabalhar, terá que deixar esse dinheiro ou uma parte (dependendo do valor) como colchão de segurança.
“Tu, que descanso buscas com cuidado, no mar desta vida, tempestuoso, não esperes achar nenhum repouso, senão em Cristo Jesus crucificado “

bicolor
Contato:

Mensagem por bicolor » 23 Out 2015 09:14

Noob escreveu:Já tá errado lá atrás, pois, pelo que entendi, você não poupa. Se não poupa, você nunca vai ter nada na vida.

Você tem que fazer o que se chama colchão de segurança. Você teria que ter hoje, disponível na sua poupança, o valor de pelo menos 1 ano de suas despesas mensais. Isso não é dinheiro para smartphone, trocar de carro, festa ou qualquer é outra coisa.

Esqueça confisco!

Ele já existe hoje, 10% ano. Daqui 12 meses você já perdeu 10% (provavelmente mais) do que já tem hoje sem gastar 1 Real.

Se arrumar um emprego em breve. Abra uma conta numa corretora e coloca um pouco em títulos do tesouro LFT.

E leia sobre isso e sobre educação financeira, senão, nunca vai ter nada e quando aposentar, vai vender picolé na rua, pois previdência vai quebrar. Quem vai tá bem daqui 30 anos, é quem investe hoje na sua aposentadoria.
Foi duro, mas falou a verdade!

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 23 Out 2015 09:18

Noob escreveu:...

Esqueça confisco!

...
Vou enfiar isso na cabeça (o restante tb, é q no momento isso vai ser o paliativo).
bicolor escreveu:Foi duro, mas falou a verdade!
Mas é isso mesmo. Eu sou largadão demais com minha vida profissional, financeira.
...

xicao
Contato:

Mensagem por xicao » 23 Out 2015 09:26

Como o noob disse ali atrás, tu tem que ter uma reserva de emergência de no mínimo 6 meses do gasto mensal para não acumular dividas e empréstimos. A poupança está rendendo menos que a inflação, eu não deixaria la. Eu tentaria a renda fixa tipo o Tesouro SELIC ( antigo Tesouro LFT) é tão seguro quanto a poupança e a partir de abril tem liquidez diária.
Tem alguns sites bons com bastante informação como clube dos poupadores (http://www.clubedospoupadores.com/" onclick="window.open(this.href);return false;) e dinheirama( http://dinheirama.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).

e meus pesames com a demissão, a crise ta feia mesma. Ja mandaram umas 15 pessoas aqui de diversos setores e provavelmente vai mais.

Birita
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Birita » 23 Out 2015 09:43

o maior confisco é o FGTS.

vc vai precisar do dinheiro?

JAMAIS coloque dinheiro em previdência privada, é o pior negócio possível. aliás, jamais ouça conselho de qualquer funcionário de bancos. Eles querem bater metes e isso significa te indicar o PIOR NEGÓCIO possível para o cliente.

vc vai precisar de dinheiro pra sobreviver?

caso não, abra conta numa corretora, easy, xp, etc...diversifique entre letras (lca, lci), CDbs e tesouro direto (estudo muito sobre eles, são complicados numa primeira leitura- veja no clube dos poupadores).

sempre se limite a 250k por instituição (FGC).

Caso precise de dinheiro pra sobreviver, procure um CDB com liquidez diária e rendimento acima de 100% do cdi, ou um fundo (não são bons negócios, pois tem taxas de administração) e coloque o dinheiro que vc imagine que vai necessitar até arrumar outra fonte de renda. O resto use a estratégia anterior.

boa sorte e qualquer dúvida estamos aqui pra ajudar!

e economize, economize, poupe, poupe...

cello
Contato:

Mensagem por cello » 23 Out 2015 10:04

Noob escreveu:Já tá errado lá atrás, pois, pelo que entendi, você não poupa. Se não poupa, você nunca vai ter nada na vida.

Esqueça confisco!

concordo 100%
Esquerdismo é doença!

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 23 Out 2015 10:08

Se você pensa em manter essa grana aplicada por pouco tempo, dada a inexistência de custos, taxas de administração e IR, a poupança pode ser uma boa solução pela sua praticidade e liquidez. O ideal seria você ter uma poupança e essa grana da rescisão ser um reforço. Bom, você ainda terá o seguro-desemprego. Organize tuas finanças enquanto você busca um novo emprego.
Editado pela última vez por Anônimo em 23 Out 2015 10:58, em um total de 1 vez.

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 23 Out 2015 10:39

xicao escreveu:Como o noob disse ali atrás, tu tem que ter uma reserva de emergência de no mínimo 6 meses do gasto mensal para não acumular dividas e empréstimos. A poupança está rendendo menos que a inflação, eu não deixaria la. Eu tentaria a renda fixa tipo o Tesouro SELIC ( antigo Tesouro LFT) é tão seguro quanto a poupança e a partir de abril tem liquidez diária.
Tem alguns sites bons com bastante informação como clube dos poupadores (http://www.clubedospoupadores.com/" onclick="window.open(this.href);return false;) e dinheirama( http://dinheirama.com/" onclick="window.open(this.href);return false;).

e meus pesames com a demissão, a crise ta feia mesma. Ja mandaram umas 15 pessoas aqui de diversos setores e provavelmente vai mais.
Dependendo do valor que ele recebeu, ele pode colocar uma parte.

Mas se não for tão grande, não vale muito a pena, pois ele não tem reserva alguma, além que LFT tem IR.

Sendo assim, pela peculiaridade do momento dele, mesmo a poupança perdendo para a inflação, eu iria nela. Ele arrumando outro emprego, aí começa a jogar um pouco no Tesouro.

xicao
Contato:

Mensagem por xicao » 23 Out 2015 10:43

Noob escreveu:
Dependendo do valor que ele recebeu, ele pode colocar uma parte.

Mas se não for tão grande, não vale muito a pena, pois ele não tem reserva alguma, além que LFT tem IR.

Sendo assim, pela peculiaridade do momento dele, mesmo a poupança perdendo para a inflação, eu iria nela. Ele arrumando outro emprego, aí começa a jogar um pouco no Tesouro.
Sim, o desconto seria de 22% e o minimo de 15%, mas concordo em tudo que disse. O principal é não fazer dividas nesse periodo de re-alocação no mercado.

Noob
Contato:

Mensagem por Noob » 23 Out 2015 10:46

LucasYeahNegoMariano escreveu:
Vou enfiar isso na cabeça (o restante tb, é q no momento isso vai ser o paliativo).

Mas é isso mesmo. Eu sou largadão demais com minha vida profissional, financeira.
Vou te dá um conselho top, mas é top mesmo que eu te dou certeza absoluta que vai mudar sua vida. Te dou certeza da mesma maneira que sei que você vai morrer um dia.

Procure ler/estudar sobre educação financeira.

Só para te ajudar, o primeiro link que joguei no Google:

http://minhaseconomias.com.br/educacao-financeira" onclick="window.open(this.href);return false;

Aprenda sobre Tesouro Direito, colchão de segurança, poupar, ter ativos, isso e aquilo, sua vida vai agradecer, pois vai te propiciar muitas coisas.

xicao
Contato:

Mensagem por xicao » 23 Out 2015 10:53

E se voce curtir uma leitura, recomendo esse 3 livros.
1- O sucesso não ocorre por acaso - Lair Ribeiro
2- Quem pensa enriquece - Napoleon Hill
3- A lei do triunfo - Napoleon Hill

Hulkzépequeno
Contato:

Mensagem por Hulkzépequeno » 23 Out 2015 11:28

Cara, leia o livro do pai rico pai pobre.
Estude site como o clube dos poupadores do leandro avila e o quero ficar rico de rafael seabra.
"Nós Somos Loucos.. Somos Cruzeiro"

Responder