Técnica Pomodoro para estudos, trabalho etc

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
tuxSatanGoss
Contato:

Re: Técnica Pomodoro para estudos, trabalho etc

Mensagem por tuxSatanGoss » 19 Nov 2015 17:21

Técnica que usei para finalizar meu TCC e estudar pra um concurso.Finalizei o TCC e fui aprovado no concurso, a técnica crua diz 25 min de trabalho e 5 de intervalo como foi amplamente falado aqui, mas ás vezes as pessoas têm um tempo de concentração diferente da outra e isso pode ser levado em consideração. Depende muito da atividade a ser executada também. Mas feita com disciplina pode render bons resultados.

Lee Jun-Fan
Contato:

Mensagem por Lee Jun-Fan » 19 Nov 2015 17:57

Garfield escreveu:
Como que funciona isso, o cara fica 25 min sem cheirar depois pode mandar abrigadas por cinco minutos kkkkkk
Kkkkkkk

Uma das principais causas da recaída se deve a dificuldade de organização e foco do sujeito. Pomodoro seria um padrão de reforço numa tentativa de alocar a pulsão (desejo) do sujeito para outras práticas que não fossem nocivas - isso dentro da internação.
Wallim, BAP, Tostes, Landin: verdadeiros alicerces da reconstrução rubro-negra! ⚫🔴

Zico: GOAT Eterno!

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 18:15

tuxSatanGoss escreveu:Técnica que usei para finalizar meu TCC e estudar pra um concurso.Finalizei o TCC e fui aprovado no concurso, a técnica crua diz 25 min de trabalho e 5 de intervalo como foi amplamente falado aqui, mas ás vezes as pessoas têm um tempo de concentração diferente da outra e isso pode ser levado em consideração. Depende muito da atividade a ser executada também. Mas feita com disciplina pode render bons resultados.
Parabéns! Como vc fazia? So passava de tarefa quando acabava ela ou ia alternando?

Jappz
Contato:

Mensagem por Jappz » 19 Nov 2015 19:42

Ja usei essa tecnica, e aprovei ela. Mas modifiquei um pouco os tempos, ficava estudando por mais tempo, por volta de 1 hora. Com isso acrescentava pausas maiores, de cerca de 30 minutos. Assim eu estudava umas 3 horas por dia em 4 horas (1 hr de estudo/ 30 descanso/ +1 hr de estudo/ 30 descanso/ + 1 hora de estudo). Me programava para começar a estudar com antecedencia, e com isso conseguia aumentar os descansos e estudar com ainda mais tranquilidade.

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 20:23

Jappz escreveu:Ja usei essa tecnica, e aprovei ela. Mas modifiquei um pouco os tempos, ficava estudando por mais tempo, por volta de 1 hora. Com isso acrescentava pausas maiores, de cerca de 30 minutos. Assim eu estudava umas 3 horas por dia em 4 horas (1 hr de estudo/ 30 descanso/ +1 hr de estudo/ 30 descanso/ + 1 hora de estudo). Me programava para começar a estudar com antecedencia, e com isso conseguia aumentar os descansos e estudar com ainda mais tranquilidade.
boa! acho que cada um adapta do jeito que acha melhor, se consegue 1h direto entao otimo

vc montava as tarefas antes de iniciar? ja deixava pronta as tarefas do dia seguinte (roteiro do que precisava fazer) ?

a técnica eu acho excelente sim, só que cada um se acha de um jeito

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 20:26

Buda escreveu:O problema dessas técnicas e que quando vc começa e se concentrar já tem que parar
Às vezes vc está no auge mas tem que parar pq colocou 25 min como limite
Depois vc está de saco cheio mas tem que continuar....

Sem contar que esses intervalos de 5 min acabam se estendendo
Dai vc ficou uma tarde inteira e estudou só 2 hs
As ok
Cada um funciona melhor de um jeito
O legal é essa troca de informações que nos proporciona mais opções para testar e etc

Eu estava lendo sobre memória de curto prazo e memória de longo prazo
Li artigos, pesquisas científicas ....

E não adianta nada vc estudar novos conteúdos por um tempo e logo depois não fazer nada para realçar a memória
Se vc por exemplo ficar uma hora lendo 20 pág de matéria nova
Ao final dessa hora vc já se esqueceu de alguma parte do conteúdo
Alguma parte ficou na memória de trabalho e já foi perdida
O restante ficou na memória de curto prazo
Se vc não fizer um estudo ativo
Um resumo com suas próprias palavras
Um mapa conceitual ou mental
Questões ....

Quando vc estiver dormindo no sono REM e ocorre o prof químico de faxina mental, o seu cérebro não vai ter certeza de que aquela matéria foi tão significativa assim pra vc
E aí pode ser que boa parte não seja gravado e seja jogado no lixo junto com tantas outras coisas que vc viu naquele dia
Dai no dia seguinte restou apenas alguma porcentagem da matéria estudada

Ou seja, o processo de memorização deve considerar a transmissão da memória de trabalho para a de curto prazo e depois para a de longo prazo

Nesse sentido a técnica pomodoro pode servir como um limite
Vc aprende algo novo em 25 min
Depois faz um resumo ou exercícios desse conteúdo por mais 25 min
E so depois avança na matéria
com certeza buda, existem vários jeitos de se utilizar ela

alguns aumentam o tempo, uns dividem o conteudo, questoes etc...mas o fundamental aqui é criar o HÁBITO, nem que seja apenas 1 pomodoro por dia, mas que seja TODO DIA, isso é o fundamental

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 19 Nov 2015 22:21

Já usei no trabalho. Na verdade, tentei. Raras as vezes que eu conseguia concluir um pomodoro. Sempre tem alguém pra te tirar da concentração.

Hoje eu usei pra estudar. Foi foda resistir aos toques do WhatsApp e à tentação da Internet. Mas foi bacana... Amanhã vou usar novamente.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 19 Nov 2015 22:24

brunodsr escreveu:Já usei no trabalho. Na verdade, tentei. Raras as vezes que eu conseguia concluir um pomodoro. Sempre tem alguém pra te tirar da concentração.

Hoje eu usei pra estudar. Foi foda resistir aos toques do WhatsApp e à tentação da Internet. Mas foi bacana... Amanhã vou usar novamente.
tem um app que desconecta a internet quando vc ta em um pomodoro

Mr_Mendes
Contato:

Mensagem por Mr_Mendes » 20 Nov 2015 16:24

Vou tentar aplicar isso
TIGER MMA: CLorenzo, Fernando Justin, Gabparko, Logan, Mr_Mendes, Pescador Parrudo, Queixodevidro, Striker, Victor Silva, wendel, Zé Tempero

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 20 Nov 2015 18:24

Mr_Mendes escreveu:Vou tentar aplicar isso
depois conta os resultados

Pegaso
Contato:

Mensagem por Pegaso » 21 Nov 2015 00:45

fiz 7 pomodoros hoje e começando tarde

técnica incrível, muito bom. Aproveitamento máximo

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 21 Nov 2015 12:39

Acho que esse lance de técnica de estudo difere para cada indivíduo não é uma fórmula exata. Um método de memorização que eu achei bem legal foi o Anki.

Jappz
Contato:

Mensagem por Jappz » 22 Nov 2015 11:06

Pegaso escreveu: boa! acho que cada um adapta do jeito que acha melhor, se consegue 1h direto entao otimo

vc montava as tarefas antes de iniciar? ja deixava pronta as tarefas do dia seguinte (roteiro do que precisava fazer) ?

a técnica eu acho excelente sim, só que cada um se acha de um jeito
Nao separava nao, eu pegava uma das materia que iriam cair na prova e começava kkkkkkkk

Responder