Ateísmo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 23 Out 2014 15:22

Bom texto alexvozao. Eu já discuti isso algumas vezes com ateus que acham que "ateu tem que ser isso". Já cheguei a ouvir que ateu deve ser contra a propriedade privada e blablablá. Às vezes eu acho que as outras pessoas esperam muito da gente, pois a maioria dos ateus são pessoas com um grau de escolaridade acima da média, mas isso não quer dizer que devamos ser isso ou aquilo. O ateísmo, assim como o niilismo não parametrizam nenhum tipo de ação ou comportamento até porque não são ideologias nem normas de conduta, são apenas condições onde determinadas crenças não se fazem presentes.

Ao contrário do que muitos pensam (inclusive ateus), não vejo o ateísmo como um fardo a se carregar, e sim um fardo a menos em relação ao teísmo.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 23 Out 2014 15:46

ophoda escreveu:Bom texto alexvozao. Eu já discuti isso algumas vezes com ateus que acham que "ateu tem que ser isso". Já cheguei a ouvir que ateu deve ser contra a propriedade privada e blablablá. Às vezes eu acho que as outras pessoas esperam muito da gente, pois a maioria dos ateus são pessoas com um grau de escolaridade acima da média, mas isso não quer dizer que devamos ser isso ou aquilo. O ateísmo, assim como o niilismo não parametrizam nenhum tipo de ação ou comportamento até porque não são ideologias nem normas de conduta, são apenas condições onde determinadas crenças não se fazem presentes.

Ao contrário do que muitos pensam (inclusive ateus), não vejo o ateísmo como um fardo a se carregar, e sim um fardo a menos em relação ao teísmo.
verdade, o fardo que carrego é mesmo na convivência familiar, minha família é muito religiosa (católica) e pensam que as pessoas não podem ser felizes sem adorar, amar e venerar o "Deus Cristão", quem não acredita nele boa pessoa não é, dentro desse contexto não converso sobre o assunto na minha família, eles não sabem que sou ateu, é melhor deixar assim, só minha esposa que sabe.

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Holden » 24 Out 2014 10:51

Não sei se vocês considerariam neo-ateista essa minha idéia, mas acho sim que o ateu tem certas obrigações filosóficas e morais "padronizadas". Grande parte das as decisões tomadas por teístas (excluindo talvez os deístas) é pautada pelos dogmas da sua religião. A partir do momento que você se desprende desses dogmas para tomar suas decisões o que resta é a lógica, que tende a ser convergente, então é claro que não deveríamos dogmatizar ou doutrinar o ateísmo mas os padrões morais tendem a ser parecidos pela sua própria natureza.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 27 Out 2014 15:42

alexvozao escreveu:
verdade, o fardo que carrego é mesmo na convivência familiar, minha família é muito religiosa (católica) e pensam que as pessoas não podem ser felizes sem adorar, amar e venerar o "Deus Cristão", quem não acredita nele boa pessoa não é, dentro desse contexto não converso sobre o assunto na minha família, eles não sabem que sou ateu, é melhor deixar assim, só minha esposa que sabe.
Pois meu caso é bem diferente: nunca cortei qualquer tipo de relação nem tive qualquer receio de expor meu ateísmo pra ninguém, tanto que quase todos do meu convívio sabem disso e ninguém discrimina. Aliás, algumas até acham uma posição "interessante" e até me dão mais credibilidade por isso, inclusive alguns alunos. Não sei se tem a ver com o fato do lugar onde moro ser bem tolerante com religião* ou se é porque eu falo de ateísmo com uma naturalidade tal que ninguém se sente ofendido ou acha uma coisa ruim. Acho que é um misto das duas coisas.

Por essas e outras sou bem contundente quando falo desse assunto envolvendo religião e tudo, e não tenho qualquer pudor em expor o que penso, nem sobre a podridão das igrejas e instituições religiosas, nem sobre a idiotice da crença em deus e outras fantasmagorias.

*Moro numa pequena cidade no sertão do RN, e em junho fui a SP e conheci uns colegas de outro fórum lá, e falei sobre essa questão que aqui as pessoas são bem tolerantes com religião e ateísmo, quase não há fanatismo. Um colega se mostrou surpreso por achar que na minha terra as pessoas eram fechadas e fundamentalistas, e até me "alertou" sobre o "perigo" de falar que sou ateu por aí, e eu disse a ele que não é nada do que ele pensa. As pessoas aqui são religiosas mas não fanáticas, e eu conheço alguns ateus, incluindo dois alunos.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
msfazer
Mensagens: 1959
Registrado em: 01 Out 2014 15:57
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por msfazer » 27 Out 2014 22:59

Acho essa palestra interessante....

phpBB [video]



Abs!

mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 28 Out 2014 09:19

malicia escreveu:sou ateu graças a deus!
Tinha que ser você :lol:

Avatar do usuário
armlock
Mensagens: 1027
Registrado em: 02 Out 2014 11:45
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por armlock » 28 Out 2014 13:46

Cheguei nesse artigo por acaso hoje.. basicamente confirma algo que ja havia dito no PVT ha tempos. Boa parte (ate 30%) do clero senior (sacerdotes que se formaram na decada de 60) nao acredita mais em Deus. Na verdade, a percentagem dos que creem em Deus eh maior entre os recem formados, e diminui com os anos de sacerdocio.

"Quase 90% dos ordenados desde 2011 acreditam em Deus em comparação com apenas 72% das pessoas que se tornaram sacerdotes na década de 1960, segundo a pesquisa."

Embora o estudo em particular mencione a igreja anglicana, posso dizer, embora sem estatisticas, que o mesmo ja me havia sido dito por pessoas em posicoes relativamente altas na igreja aqui nos US e no Brasil (arcebispos).

Com o tempo, a medida que um clerico perde a fe, esta eh substituida uma visao social tanto a nivel assistencial como etico da igreja.

http://oglobo.globo.com/sociedade/relig ... a-14382758" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Avatar do usuário
Tupac
Mensagens: 231
Registrado em: 02 Out 2014 02:16
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Tupac » 28 Out 2014 17:24

Holden escreveu:Não sei se vocês considerariam neo-ateista essa minha idéia, mas acho sim que o ateu tem certas obrigações filosóficas e morais "padronizadas". Grande parte das as decisões tomadas por teístas (excluindo talvez os deístas) é pautada pelos dogmas da sua religião. A partir do momento que você se desprende desses dogmas para tomar suas decisões o que resta é a lógica, que tende a ser convergente, então é claro que não deveríamos dogmatizar ou doutrinar o ateísmo mas os padrões morais tendem a ser parecidos pela sua própria natureza.
Você não perde suas caracteristicas inatas por não ter mais fé em divindades. Por características inatas entenda: empatia e reciprocidade. A primeira se relaciona com sua capacidade de se compadecer. A segunda, com seu senso de justiça. A moral não é criada pela religião e a perda da fé não implica perda de moralidade.

Dificilmente um ser humano "normal" tomará decisões unicamente pautado pelo raciocinio lógico. O ser humano é muito mais "irracional" do que acredita.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fu Manchu » 28 Out 2014 18:36

armlock escreveu:Cheguei nesse artigo por acaso hoje.. basicamente confirma algo que ja havia dito no PVT ha tempos. Boa parte (ate 30%) do clero senior (sacerdotes que se formaram na decada de 60) nao acredita mais em Deus. Na verdade, a percentagem dos que creem em Deus eh maior entre os recem formados, e diminui com os anos de sacerdocio.

"Quase 90% dos ordenados desde 2011 acreditam em Deus em comparação com apenas 72% das pessoas que se tornaram sacerdotes na década de 1960, segundo a pesquisa."

Embora o estudo em particular mencione a igreja anglicana, posso dizer, embora sem estatisticas, que o mesmo ja me havia sido dito por pessoas em posicoes relativamente altas na igreja aqui nos US e no Brasil (arcebispos).

Com o tempo, a medida que um clerico perde a fe, esta eh substituida uma visao social tanto a nivel assistencial como etico da igreja.

http://oglobo.globo.com/sociedade/relig ... a-14382758" onclick="window.open(this.href);return false;
Armlock você leu o novo livro do Daniel Dennett que, se eu não estou enganado, trata de pastores que são ateus?

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 28 Out 2014 18:59

Isso de clérigos e pastores ateus não me surpreende. Eu mesmo já tive contato com um ex-padre que virou ateu, e ainda permaneceu um tempo na igreja depois disso. Ele me disse que os "estudos" teológicos são um divisor de águas. Ou torna o cara convicto e reforça sua crença ou fazem você perder a fé, e que a pessoa precisa ter muita fé pra conciliar os estudos teológicos com os de filosofia (ambos prerrequisitos pra se tornar padre) pois são bem antagônicos em alguns assuntos.

Eu penso que essa desilusão teológica é chocante pra algumas pessoas e liberadora pra outras, ou talvez uma sensação seguida da outra.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
Arbiter
Mensagens: 449
Registrado em: 26 Out 2014 00:42
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Arbiter » 28 Out 2014 20:16

Opa galera mais um aqui para as o time do Satã :p


Infelizmente estou tendo um problema familiar por conta da minha posição( ou não posição religiosa rs).

É foda, me julgo um cara tranquilo e muitas vezes paciente (faço força pra ser) mas essa galera mais pentecostal tem uma mania danada de se meter na vida dos outros, pqp. Aprendi com o tempo que em muitos casos é mais produtivo ficar quieto pois tem gente que simplesmente não aceita que vc questione o conceito de um deus pai todo poderoso.



ophoda escreveu: Pois meu caso é bem diferente: nunca cortei qualquer tipo de relação nem tive qualquer receio de expor meu ateísmo pra ninguém, tanto que quase todos do meu convívio sabem disso e ninguém discrimina. Aliás, algumas até acham uma posição "interessante" e até me dão mais credibilidade por isso, inclusive alguns alunos. Não sei se tem a ver com o fato do lugar onde moro ser bem tolerante com religião* ou se é porque eu falo de ateísmo com uma naturalidade tal que ninguém se sente ofendido ou acha uma coisa ruim. Acho que é um misto das duas coisas.

Por essas e outras sou bem contundente quando falo desse assunto envolvendo religião e tudo, e não tenho qualquer pudor em expor o que penso, nem sobre a podridão das igrejas e instituições religiosas, nem sobre a idiotice da crença em deus e outras fantasmagorias.

*Moro numa pequena cidade no sertão do RN, e em junho fui a SP e conheci uns colegas de outro fórum lá, e falei sobre essa questão que aqui as pessoas são bem tolerantes com religião e ateísmo, quase não há fanatismo. Um colega se mostrou surpreso por achar que na minha terra as pessoas eram fechadas e fundamentalistas, e até me "alertou" sobre o "perigo" de falar que sou ateu por aí, e eu disse a ele que não é nada do que ele pensa. As pessoas aqui são religiosas mas não fanáticas, e eu conheço alguns ateus, incluindo dois alunos.
"O segundo lugar fede"

mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 28 Out 2014 22:49

Seria legal se a galera contasse se sempre foram ateus, se não, quais foram os motivos e/ou razões que levaram a isso. Claro, se isso não for muito pessoal. Eu particularmente me interesso sobre os motivos e/ou razões ou seja lá o que for que levam a se tornar ateu.
Editado pela última vez por mmatheusm em 28 Out 2014 22:57, em um total de 1 vez.

Diego Garfield
Mensagens: 95
Registrado em: 08 Out 2014 00:30
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Diego Garfield » 28 Out 2014 22:56

Eu sempre fui muito da igreja me interessei pela palavra mas sempre fui muito crítico então era fácil ver as brechas e contradições , depois me interessei pela ciência de forma assustadora , depois criei asco da religião e virei agnóstico mas não tinha uma ligação forte com Deus , mas depois que li o livro do Dawkins Deus um delírio foi uma pá de cal p crença , dai me aprofundei e posso dizer que hj sou convicto. Lógico amo a duvida e sabedoria mas tem q ser muito impressionante p me convencer by gsp hahaha

Avatar do usuário
terroso
Mensagens: 12276
Registrado em: 11 Set 2014 09:48
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por terroso » 28 Out 2014 23:24

Eu sou muito cético, não acredito em nada e quando morrermos, acabou.
Meu começo com o ateísmo foi após um acidente que teve em SC onde um caminhoneiro escapou da morte. Ele dava entrevista para TV e agradecia a deus por estar vivo. 15 minutos depois ele foi atropelado e morreu. Depois disso perdi a fé, comecei a estudar o ateísmo e vi que realmente existir uma força superior é simplesmente uma bobagem.

O mal do mundo é a religião, isso é um atraso, quanto mais religioso é um país, mais subdesenvolvido tende a ser, isso é fato.

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Molecula » 29 Out 2014 00:49

mmatheusm escreveu:Seria legal se a galera contasse se sempre foram ateus, se não, quais foram os motivos e/ou razões que levaram a isso. Claro, se isso não for muito pessoal. Eu particularmente me interesso sobre os motivos e/ou razões ou seja lá o que for que levam a se tornar ateu.
Eu qdo tinha uns 12 anos, lembro que um primo meu já lia Nietzsche e eu tinha curiosidade. Lá para uns 14-15 comecei a lê-lo e virei, primeiramente, agnóstico. Com o tempo passei a ler alguns livros(Nietzsche, Schopenhauer, Kierkegaard, Hegel, Spinoza, B.Russel, Husserl etc) para digerir tudo e criar uma filosofia própria que me fizesse feliz(Carl Sagan e Spinoza tiveram um papel forte aqui na busca do conceito "felicidade" para mim). Além de ter feito 2 períodos em um curso de exatas(Lembro do primeiro dia de aula em Álgebra Linear, onde o professor disse que para quem quisesse aprender de fato ciência, o conceito de deus teria que ser desfeito) e cursar um curso de biomédicas(ainda estou), onde muitas das dúvidas abertas ainda na época, a ciência sanou por completo. Assim, dentro de minha filosofia atual que me faz feliz, o ceticismo a tudo que não compreende o plano racional e que a ciência não explica, faz parte dela.

**Poderia até falar que o cinema teve algo nisso tb, mas acho que serviu mais para reafirmar, que para formar conceitos de fato.

Abraço!
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Austin-Flint, edmor e 158 visitantes