Eu entendi seu ponto também, só acho que, de maneira geral, o mais justo é comparar cantoras populares com outras populares quando se trata de técnica, se juntar aí cantoras líricas de alto nível a coisa se torna desproporcional demais.Jimmy Luckless escreveu:
Ah sim, acho que agora te entendi. Mas pra mim, vocalistas são vocalistas. Cantem eles rock, pagode, lirico ou o que for. Meu cantor preferido é o Lande, junto com o Placido. Ambos tem timbre e técnica incriveis, mesmo sendo um lirico e um popular, sacou? Hehe
Agora, não sei se você estuda ou estudou técnica vocal, mas as técnicas são as mesmas, seja pra lirico ou para popular. Existem algumas diferenças, óbvio, devido as caracteristicas de cada estilo (a impostação e o vibrato lirico sendo os mais caracteristicos), mas fora isso são pretty much the same. Por isso discordo da parte em negrito, apesar de cantores liricos mais tecnicos serem mesmo a regra.
Sim, as técnicas são basicamente as mesmas, o que diferencia é principalmente o aprofundamento e forma como são desenvolvidas, aplicadas e exploradas, fora a intensidade. Mas o que eu quis dizer era isso mesmo, uma cantora popular muito dificilmente vai ter uma técnica tão refinada e complexa quanto uma cantora líria, a menos que ela parta pro estudo do canto lírico.
Abraço!