Ateísmo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 29 Out 2014 12:49

De 3 usuários que responderam, 2 são céticos (Considerando que o terceiro não seja). Seria seguro dizer que a maior parte dos céticos são ateus? Ou então, seria possível ser religioso mesmo sendo uma pessoa cética?

mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 29 Out 2014 12:54

Arbiter escreveu:Opa galera mais um aqui para as o time do Satã :p


Infelizmente estou tendo um problema familiar por conta da minha posição( ou não posição religiosa rs).

É foda, me julgo um cara tranquilo e muitas vezes paciente (faço força pra ser) mas essa galera mais pentecostal tem uma mania danada de se meter na vida dos outros, pqp. Aprendi com o tempo que em muitos casos é mais produtivo ficar quieto pois tem gente que simplesmente não aceita que vc questione o conceito de um deus pai todo poderoso.
Cara, a melhor coisa que você deveria ter feito era ter ficado na sua. Afinal, o que você ganha abrindo o jogo? Você tem muito mais a perder do que ganhar.

Mas agora que já está feito boa sorte ai rsrs

Avatar do usuário
Molecula
Mensagens: 2686
Registrado em: 03 Jul 2014 02:15
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Molecula » 29 Out 2014 13:01

mmatheusm escreveu:De 3 usuários que responderam, 2 são céticos (Considerando que o terceiro não seja). Seria seguro dizer que a maior parte dos céticos são ateus? Ou então, seria possível ser religioso mesmo sendo uma pessoa cética?
Se o 3º fui eu, eu sou cético e ateu, sim hahaha

Qto a pergunta, acho que não há nenhum problema, pois mesmo que a pessoa saiba que a biblía(ou outro livro) seja feito de simbolismo, ela pode usar coisas que são ditas lá na vida dela(desde que a faça ser feliz), pois as essências das ações de lá, independem da existência de deus. Por exemplo, alguém que siga o conceito de amor/compaixão(o que não é muito meu caso) ao próximo, não precisa seguir, só pq faz parte de "10 mandamentos que deus mandou para Moisés". Independente disso tudo é um conceito criado, e a pessoa escolheria(ou não) usá-lo em sua vida.


Abraço!
Editado pela última vez por Molecula em 29 Out 2014 16:44, em um total de 1 vez.
Robin Hood must die! Robin Hood is the man who became the symbol of the idea that need, not achievement, is the source of rights, that we don’t have to produce, only to want, that the earned does not belong to us, but the unearned does. He became a justification for every mediocrity who, unable to make his own living, has demanded the power to dispose of the property of his betters, by proclaiming his willingness to devote his life to his inferiors at the price of robbing his superiors.


Grow your beard against melanoma #project60.

Avatar do usuário
Arbiter
Mensagens: 449
Registrado em: 26 Out 2014 00:42
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Arbiter » 29 Out 2014 13:23

Pois é man, pouco gente sabe de fato que me considero ateu, porém só pelo fato de eu não ir a igreja já enchem. Quando percebi que expor minha linha de pensamento era algo prejudicial passei a ficar na minha :-?

mmatheusm escreveu: Cara, a melhor coisa que você deveria ter feito era ter ficado na sua. Afinal, o que você ganha abrindo o jogo? Você tem muito mais a perder do que ganhar.

Mas agora que já está feito boa sorte ai rsrs
"O segundo lugar fede"

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Holden » 29 Out 2014 13:53

Tupac escreveu: Você não perde suas caracteristicas inatas por não ter mais fé em divindades. Por características inatas entenda: empatia e reciprocidade. A primeira se relaciona com sua capacidade de se compadecer. A segunda, com seu senso de justiça. A moral não é criada pela religião e a perda da fé não implica perda de moralidade.
Eu não sei até que ponto eu acredito em "características inadatas" mas nem vou entrar nesse parâmetro. Por mais que a religião não crie a moral, me parece muito claro que ela pode sim moldar a moralidade do indivíduo, é só ver o tanto de gente que diz ter "se tornado uma pessoa melhor" depois de ingressar em determinada religião apenas porque os dogmas da religião direcionam sua moralidade para algum caminho que as fizeram mudar de atitudes.
Tupac escreveu:Dificilmente um ser humano "normal" tomará decisões unicamente pautado pelo raciocinio lógico. O ser humano é muito mais "irracional" do que acredita.
Por mais que talvez não seja natural ao ser humano utilizar o raciocínio lógico para todas as decisões de sua vida acho fundamental que haja essa busca pela racionalidade, em especial entre os ateus, como ferramenta principal nas suas escolhas, visto que sem a religião exercendo esse papel regulador no nosso comportamento ficamos a mercê do instinto ou nos tornamos meros reprodutores dos comportamentos aprendidos com o meio.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Avatar do usuário
Arbiter
Mensagens: 449
Registrado em: 26 Out 2014 00:42
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Arbiter » 29 Out 2014 14:15

mmatheusm escreveu:Seria legal se a galera contasse se sempre foram ateus, se não, quais foram os motivos e/ou razões que levaram a isso. Claro, se isso não for muito pessoal. Eu particularmente me interesso sobre os motivos e/ou razões ou seja lá o que for que levam a se tornar ateu.

Entrei aos 14/15 anos em uma igreja evangélica. Aprendi a tocar violão, teclado e pelo fluxo natural participei do ministério de louvor e os caralhos. Tocava basicamente de terça a domingo, pois tocava em mais de uma igreja. O tempo passou comecei a trabalhar ir apenas aos domingos.

Fui aprendendo com a vida e percebi que o discurso pregado era bem diferente da realidade mas até ai tinha uma fé inabalável.

Até um dia que conheci Carl Sagan e os textos me fizeram refletir um bocado porém mesmo assim continuava cristão.

Demorei um bom tempo para aceitar meu ateísmo, talvez pela doutrinação de anos me sentia culpado por duvidar ou pensar em coisas "hereges". :dunno: .

Em resumo falo que sou ateu porém quando tenho a oportunidade explico que na verdade simplesmente rejeito a ideia de um deus com tais características(benevolente, onipotente etc) mas deixo em aberto a possibilidade de existir um conceito genérico ou algo que não temos acesso e que provavelmente não se importa com o que acontece por aqui.
"O segundo lugar fede"

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 29 Out 2014 15:45

Arbiter escreveu:

Entrei aos 14/15 anos em uma igreja evangélica. Aprendi a tocar violão, teclado e pelo fluxo natural participei do ministério de louvor e os caralhos. Tocava basicamente de terça a domingo, pois tocava em mais de uma igreja. O tempo passou comecei a trabalhar ir apenas aos domingos.

Fui aprendendo com a vida e percebi que o discurso pregado era bem diferente da realidade mas até ai tinha uma fé inabalável.

Até um dia que conheci Carl Sagan e os textos me fizeram refletir um bocado porém mesmo assim continuava cristão.

Demorei um bom tempo para aceitar meu ateísmo, talvez pela doutrinação de anos me sentia culpado por duvidar ou pensar em coisas "hereges". :dunno: .

Em resumo falo que sou ateu porém quando tenho a oportunidade explico que na verdade simplesmente rejeito a ideia de um deus com tais características(benevolente, onipotente etc) mas deixo em aberto a possibilidade de existir um conceito genérico ou algo que não temos acesso e que provavelmente não se importa com o que acontece por aqui.
sou de uma família bem católica e nunca gostei de rezar terço, ir pra missa, achava aquilo muito chato, mesmo assim por um tempo tentei acreditar no que meus pais me diziam, lia algumas coisas da Bíblia, mas não deu achava muito vazio e sem sentido toda aquele mundo imaginário, intocável e inabalável de Deus, tantos problemas na vida e as pessoas dizendo que era falta de Deus, que ele ia resolver isso e aquilo e nunca vi nada de objetivo se concretizar, um dia me indicaram o livro do Carl Sagan, O Mundo Assombrado por Demônios, foi ai que tive a minha convicção que era daquele jeito que pensava, foi um divisor de águas para mim, evoluiu muito minhas ideias e atitudes.

Avatar do usuário
Arbiter
Mensagens: 449
Registrado em: 26 Out 2014 00:42
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Arbiter » 29 Out 2014 18:37

alexvozao escreveu:
sou de uma família bem católica e nunca gostei de rezar terço, ir pra missa, achava aquilo muito chato, mesmo assim por um tempo tentei acreditar no que meus pais me diziam, lia algumas coisas da Bíblia, mas não deu achava muito vazio e sem sentido toda aquele mundo imaginário, intocável e inabalável de Deus, tantos problemas na vida e as pessoas dizendo que era falta de Deus, que ele ia resolver isso e aquilo e nunca vi nada de objetivo se concretizar, um dia me indicaram o livro do Carl Sagan, O Mundo Assombrado por Demônios, foi ai que tive a minha convicção que era daquele jeito que pensava, foi um divisor de águas para mim, evoluiu muito minhas ideias e atitudes.
Maneiro, e olha que na época eu li o mais light que é o Contato, só que todos aqueles questionamentos sobre a realidade , sobre conhecimento, já me fizeram viajar .
"O segundo lugar fede"

mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 29 Out 2014 19:08

Molecula escreveu:
Se o 3º fui eu, eu sou cético e ateu, sim hahaha

Qto a pergunta, acho que não há nenhum problema, pois mesmo que a pessoa saiba que a biblía(ou outro livro) seja feito de simbolismo, ela pode usar coisas que são ditas lá na vida dela(desde que a faça ser feliz), pois as essências das ações de lá, independem da existência de deus. Por exemplo, alguém que siga o conceito de amor/compaixão(o que não é muito meu caso) ao próximo, não precisa seguir, só pq faz parte de "10 mandamentos que deus mandou para Moisés". Independente disso tudo é um conceito criado, e a pessoa escolheria(ou não) usá-lo em sua vida.


Abraço!
Verdade. Faz sentido o que você disse.

mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 30 Out 2014 00:41

Deu pra perceber que uma boa galera se converteu depois da leitura de alguns livros. Isso eu não imaginava rsrs

Preciso dar uma lida em algum desses livros.

mmatheusm
Mensagens: 128
Registrado em: 15 Jun 2014 01:17
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por mmatheusm » 30 Out 2014 00:44

Bem interessante o texto do armlock, que boa parte do clero depois de um tempo se converte.

Avatar do usuário
Mutcha Lutcha
Mensagens: 1933
Registrado em: 29 Out 2014 12:59
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Mutcha Lutcha » 30 Out 2014 02:04

Quero apenas reforcar minha fe em DEUS sem concordar ou discordar de ninguem... acredito que as religioes teem os problemas de sempre pois infelizmente onde o homem toca vira merda e a fe nao eh algo que se deve ter uma prova para te-la, uns a teem outros nao e a compreensao do que eh DEUS vai muito alem do conhecimento que o homem possue no momento. Viajando seria como se houvesse algum outro sentimento abstrato que exista mas o homem atual nunca sentiu ate o momento ou nao tem a compreensao do todo suficiente para vivencia-lo.
Calixto escreveu:
05 Mar 2020 13:01
Vc q é colega de fórum eu dou um.boquete de brinde .
Wiki Aquiles e Pátroclo

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 30 Out 2014 08:09

Mutcha Lutcha escreveu:Quero apenas reforcar minha fe em DEUS sem concordar ou discordar de ninguem... acredito que as religioes teem os problemas de sempre pois infelizmente onde o homem toca vira merda e a fe nao eh algo que se deve ter uma prova para te-la, uns a teem outros nao e a compreensao do que eh DEUS vai muito alem do conhecimento que o homem possue no momento. Viajando seria como se houvesse algum outro sentimento abstrato que exista mas o homem atual nunca sentiu ate o momento ou nao tem a compreensao do todo suficiente para vivencia-lo.
anotei aqui, mas esse tópico não é para vc renovar sua fé em Deus, :)

Avatar do usuário
KYO
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 6912
Registrado em: 13 Out 2014 08:16
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por KYO » 30 Out 2014 09:34

alexvozao escreveu:
anotei aqui, mas esse tópico não é para vc renovar sua fé em Deus, :)
hahaha Mas no mínimo a fé do colega Mutcha Lutcha é bem forte Consegue renovar a fé até em um tópico de ateísmo

Cade o colega Fox Mulder? Não migrou para cá?

Avatar do usuário
Holden
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 2068
Registrado em: 09 Jul 2014 09:30
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Holden » 30 Out 2014 09:55

Mutcha Lutcha escreveu:Quero apenas reforcar minha fe em DEUS sem concordar ou discordar de ninguem... acredito que as religioes teem os problemas de sempre pois infelizmente onde o homem toca vira merda e a fe nao eh algo que se deve ter uma prova para te-la, uns a teem outros nao e a compreensao do que eh DEUS vai muito alem do conhecimento que o homem possue no momento. Viajando seria como se houvesse algum outro sentimento abstrato que exista mas o homem atual nunca sentiu ate o momento ou nao tem a compreensao do todo suficiente para vivencia-lo.
Fé em qual deus? É um deus só? ele tem sexo? ele tem características humanas? ele influencia na nossa vida ou só observa? ele tem corpo físico ou é só energia? Se veio reforçar a fé pelo menos esclareça fé em que.
Imagem

"The fundamental cause of the trouble is that, in the modern world, the stupid are cocksure while the intelligent are full of doubt."


We're not here to take part, We're here to take over!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: edmor e 140 visitantes