Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
Pvt Rock
Mensagens: 2708
Registrado em: 18 Set 2014 12:24
Contato:

Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Pvt Rock » 04 Dez 2015 13:50

Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Os tão aguardados eventos de fim de ano do UFC se aproximam. Nesta semana, começaremos a desossar a edição 194, que acontece em 12 de dezembro com grande potencial para ser histórica.

No co-main event da noite, o campeão dos médios, Chris Weidman, colocará o cinturão em jogo contra o embalado Luke Rockhold.

Como são dois lutadores que têm evoluído a passos largos, sobretudo em pé, vamos conferir alguns detalhes que podem fazer a diferença.

Progressos

Imagem

Podemos dizer que o striking de Chris Weidman ainda é um ‘meio para justificar o fim’, já que a base de jogo gira em torno do poder de wrestling/grappling e toda capacidade de ser contundente dentro disso.

Mas o campeão dos médios do UFC mostra maturidade em pé a cada atuação e não depende, única e exclusivamente, do poder de quedar e neutralizar para vencer.

Prova disso é o conjunto de movimentação consciente que já colocou em prática, algo complexo de ser entendido e executado por wrestlers mais ortodoxos.

As habilidades de cortar as dimensões do octógono, cercando adversários e matando ângulos que possam oferecer perigo com destreza e controle foram usadas com mais propriedade no combate contra Lyoto Machida (UFC 175), quando conseguiu cercar e ‘espelhar’ gradativamente as passadas de um dos atletas mais elusivos do esporte até desenhar entradas de queda em momentos cruciais da luta e bater de frente nos momentos de trocas de golpes mais intensas.

Imagem

Nas entrelinhas disso tudo, Chris Weidman customiza golpes para serem utilizados como fintas ou facilitar a criação de posições favoráveis no grappling, facilmente um dos detalhes mais cuidadosos que o treinador Ray Longo vislumbra.

Os diretos de direita, por exemplo, são executados com a posição alongada e com o tronco inclinado para a esquerda, com intenção de aproximá-lo imediatamente do quadril do oponente e viabilizar o agarre para colocar para baixo.

O mesmo acontece frequentemente com joelhadas ou outros golpes aplicados em distâncias curtas, criando um timing de ataque/consequência diferente, que dobra a preocupação defensiva dos oponentes, muitas vezes induzindo-os a falhar.

Imagem

Na parte de chutes, o campeão dos médios ainda não é propriamente um cara hábil, mas tem se arriscado mais nesse sentido em virtude dos camps realizados ao lado de Stephen ‘Wonderboy’ Thompson, um dos kickers mais virtuosos do esporte.


Malícia


Imagem

ambém com passado marcial calcado no grappling, Luke Rockhold tem marcas registradas mais variadas e definidas em pé quando comparadas a Weidman. Canhoto, tira proveito do alcance, dos choques e ângulos desajeitados que a postura espelhada (quando enfrenta destros) pode trazer. E muito disso se deve à destreza nos golpes com as pernas.

Os chutes médios são frequentes. Rockhold tem algumas variações interessantes para esse tipo de habilidade, como levantar bastante o joelho – como se fosse chutar alto – e aplicar o golpe nas costelas.

Em outra, finta um soco reto com a esquerda, que serve de ‘ponte’ para que o adversário, e aplica a patada emendada ao primeiro movimento.

Condicionar oponentes também é uma das malícias técnicas mais usadas pelo desafiante, e o chute frontal/circular ilustra isso. Ele costuma fintar alguns ataques no plexo – como chutes frontais, por exemplo – e variar níveis (altura) para que o adversário se preocupe com o setor médio e seja atingido no alto (e vice-versa) após uma finta.

Imagem

‘Esconder’ o quadril desse jeito no momento dos chutes é a forma mais surpreendente de execução e possibilita dezenas de variações, mas são habilidades complexas de serem dominadas.

Se tempos atrás Rockhold era um striker basicamente ‘retilíneo’, tanto em ataques como defesas, a evolução em ângulos e dinâmica também tem sido constante, fruto visível do trabalho com os profissionais da AKA.

Imagem

Variar ataques com passadas laterais, esquivas e pêndulos cria margens de segurança maiores e sempre é um trabalho personalizado de acordo com as habilidades prévias de cada lutador.

Nesse sentido, Rockhold desenvolveu instinto de contragolpear recuando.

Isso fatalmente configura refinamento técnico discutível entre os mais puristas, mas rende bons resultados se o misto de timing e alcance é usado de forma consciente e dentro dos fundamentos, como manter da postura equilibrada, por exemplo.

Imagem

A variação mais comum é a de criar um contrapé aproveitando o timing de investida do adversário para responder ao ataque com cruzados de direita.

A variação mais comum é a de criar um contrapé aproveitando o timing de investida do adversário para responder ao ataque com cruzados de direita.

Conclusão

Não quero entregar meu palpite ainda. Mas no conjunto da obra, Luke Rockhold é o adversário mais perigoso para o campeão até agora. Serão dois pesos médios grandes oriundos do grappling e que podem usar os artifícios do striking como diferencial, cada um dentro das suas características.

No 50/50, vejo até uma ligeira vantagem para o desafiante, com o poder de cadenciar a disputa com chutes e todo rol de habilidades descrito acima.

Mas o talento de Weidman, criticado colocado em xeque insistentemente a cada atuação, é inegável e nunca o deixou na mão. Veremos.
Melhor equipe formada por :

Rei Gabiru, o "Maldito"
Cremildo, o "Sádico"
Pvt Rock, o "Garoto de Satã"
Praga, o "Infernal"

Avatar do usuário
Pvt Rock
Mensagens: 2708
Registrado em: 18 Set 2014 12:24
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Pvt Rock » 04 Dez 2015 13:51

Fonte : Sexto round : Fernando Cappelli
30/11/2015 às 16:06

Link : http://sextoround.com.br/34445-receita- ... x-weidman/
Melhor equipe formada por :

Rei Gabiru, o "Maldito"
Cremildo, o "Sádico"
Pvt Rock, o "Garoto de Satã"
Praga, o "Infernal"

Avatar do usuário
Pvt Rock
Mensagens: 2708
Registrado em: 18 Set 2014 12:24
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Pvt Rock » 04 Dez 2015 15:36

Mini UP.Acho que o Weidman ganha.
Melhor equipe formada por :

Rei Gabiru, o "Maldito"
Cremildo, o "Sádico"
Pvt Rock, o "Garoto de Satã"
Praga, o "Infernal"

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por BrunoJJ » 04 Dez 2015 15:46

Tópico movida para área de análises.
Imagem

Avatar do usuário
Pvt Rock
Mensagens: 2708
Registrado em: 18 Set 2014 12:24
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Pvt Rock » 04 Dez 2015 17:45

CATOIAO escreveu:Acho que será decidido na trocaçao tb, Rockhold se movimenta melhor, é mais versátil, por isso vai vencer o weidmala
Putz,Respeito sua opinião,mas não acho
Melhor equipe formada por :

Rei Gabiru, o "Maldito"
Cremildo, o "Sádico"
Pvt Rock, o "Garoto de Satã"
Praga, o "Infernal"

Avatar do usuário
Pvt Rock
Mensagens: 2708
Registrado em: 18 Set 2014 12:24
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Pvt Rock » 04 Dez 2015 18:01

CATOIAO escreveu:Pode perceber que ao decorrer do combate weidman cai de rendimento, o cardio dele não é essas coisas.. Contra Anderson na primeira luta weidman jogou plantado demais, contra lyoto lá pelo 3 round jogou plantado... Preste atenção. Rockhold é mais versátil, se movimenta a todo momento, anda muito...e solta golpes mais versáteis, chutes etc.. Posso tá errado, mas p mim Rockhold tem uma trocaçao melhor e vai mostrar isso.
Weidman está em plena evolução,

Imagem

É muito difícil fugir dele,cortar ângulos,etc

Rockhold vai se complicar.
Melhor equipe formada por :

Rei Gabiru, o "Maldito"
Cremildo, o "Sádico"
Pvt Rock, o "Garoto de Satã"
Praga, o "Infernal"

Victor Martins
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Victor Martins » 04 Dez 2015 18:30

Weidman vai dominar o Rockhold e vencer por Tko no segundo round.
Espero que eu não zique o cara

Avatar do usuário
nobremaia
Mensagens: 4942
Registrado em: 18 Jun 2014 15:43
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por nobremaia » 04 Dez 2015 18:32

Ótimo tópico. Vejo o Weidman levando vantagem em todas as áreas, é mais sólido em tudo. Em pé, wrestling, jj..

ps: Catoião não tem a menor ideia do que seja jogo de pernas, o que significa se movimentar bem ou não. Tô começando a achar que é troll.

Avatar do usuário
Henrique 6-3-3
Mensagens: 2041
Registrado em: 08 Set 2014 17:00
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Henrique 6-3-3 » 04 Dez 2015 22:14

Também vejo o Weidman melhor em todas as áreas.
Em pé o Weidman domina. Acho que ele vai deixar o Rockhold meio perdido, quando estiver pressionando o mala e a partir daí, o boxe muito superior do Weidman prevalecerá...

Avatar do usuário
marc.rodriguez
Mensagens: 334
Registrado em: 08 Out 2015 20:11
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por marc.rodriguez » 04 Dez 2015 23:31

Pvt Rock escreveu:Weidman está em plena evolução,

Imagem

É muito difícil fugir dele,cortar ângulos,etc

Rockhold vai se complicar.
Nessa luta, o Weidman foi mt foda. Parecia um espelho na frente de um cara com uma puta movimentação como o Lyoto. Encurralou bonito. Acho essa luta bem equilibrada, o Rockhold tem mts ferramentas , mas o Weidman me dá a sensação de tá um pouco a frente em todas as áreas, além de ter mais punch. Acho que ele consegue um Tko no 2 round.
Agora o melhor e mais completo Fantasy da internet está aberto para TODOS e não apenas para convidados!
http://ufconfantasy.forumeiros.com

Avatar do usuário
Nile
Mensagens: 15291
Registrado em: 14 Nov 2014 10:36

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Nile » 05 Dez 2015 18:35

nobremaia escreveu:Ótimo tópico. Vejo o Weidman levando vantagem em todas as áreas, é mais sólido em tudo. Em pé, wrestling, jj..

ps: Catoião não tem a menor ideia do que seja jogo de pernas, o que significa se movimentar bem ou não. Tô começando a achar que é troll.



Vi seco pra falar isso Mestre :))
Conheçam o MELHOR e MAIS COMPLETO fantasy de UFC da internet brasileira! Vc nunca viu nada parecido em nenhum outro fantasy.
E o melhor de tudo, com o GARCEZ no comando, o que faz toda a diferença.
http://ufconfantasy.forumeiros.com/

MarioSuper
Mensagens: 123
Registrado em: 05 Jun 2015 15:39

Re: Weidman x RWridmanockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por MarioSuper » 05 Dez 2015 19:18

Weidman se movimenta um pouco melhor, tem a mão mais pesada, mas sua grande vantagem são suas entradas de quedas rápidas, que lembram GSP. Tem GNP violento Mas acho que não consegue segurar Rock no chão.
Rock tem medium kicks violentos, melhorou muito sua movimentação e, pra mim, é melhor em pé que Weidman.
Weidman já provou ter um super queixo e gás duvidoso.
Rock tem mais gás e mantém o ritmo mas não acho impossível cair com a mão do Campeão.

Aposto numa luta meio morna no início, com o Rock crescendo a partir do 3 round e castigando o campeão e vencendo por finalização no 4 round.

Avatar do usuário
NOGI
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 7375
Registrado em: 03 Jul 2014 23:36
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por NOGI » 06 Dez 2015 00:49

O weidman também tem um excelente queixo.O rockhold provavelmente não, tudo bem que um chute limpo.Prevejo uma luta como a do Demian Maia com o weidman ou melhor ou no mesmo nivel e quedando pra ganhar os rounds
Imagem

Avatar do usuário
brunodsr
Mensagens: 15738
Registrado em: 04 Jul 2014 18:09
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por brunodsr » 07 Dez 2015 12:58

Eu acho que o Rockhold esconde bem seus chutes e apesar de não conseguir encurralar o adversário tão bem quanto o Weidman (baseado na luta de ambos contra o Machida), acho que o Rockhold define melhor. Quando ele ataca, normalmente machuca bastante o seu adversário.

Acho que o Weidman ataca sem muita pressão. Só o faz na curta. Na longa, ele marca demais o tempo e quando explode é pra derrubar. Não sei se esse jogo vai funcionar bem com o Rockhold, porque ele chuta bem da longa e tem bons contra-golpes na curta. Fora que tem uma guarda nervosa e pesa muito bem por cima.

Ali o Weidman não terá vida fácil. Onde a luta se desenrolar, ele vai passar maus bocados. Até hoje me impressiona a forma como o Luke atropelou o Machida e o Bisping, que são caras encardidos de encontrar no octógono.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

Avatar do usuário
Alexandre Ribeiro
Mensagens: 112
Registrado em: 15 Out 2015 00:28
Contato:

Re: Weidman x Rockhold pode ser decidido na trocação?

Mensagem por Alexandre Ribeiro » 09 Dez 2015 15:13

Acredito que a trocação nessa luta vai ser um ponto crucial. Na minha opinião Weidman leva vantagem, tanto no punch, movimentação e principalmente explosão, além de ser o lutador "mais inteligente" da categoria. Creio que a estratégia pro Weidman seja "prender" o Luke na grade. Já a estratégia pro Rockhold é usar bem a distância e se movimentar, mas se movimentar muitoooo e não cair por baixo de forma alguma.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 206 visitantes