Leandro Thai MMA escreveu:Baden, parabéns pela análise, e muito obrigado pelo apoio.
Vou tentar esclarecer alguns pontos.
Primeiro, com relação a assistir as lutas de outros adversários o Aldo realmente não gosta muito de assistir, porém, uma coisa é não gostar, outra coisa é não assistir, o Dedé sempre passou para o Aldo ( e outros atletas ) os vídeos dos adversários, sempre houve estudo dos adversários, mesmo o Aldo não gostando muito, ele sempre assistiu, sempre estudou, e nessa luta não foi diferente, o jogo do Conor foi bem estudado.
Com relação ao treinamento do Aldo pra essa luta, qualquer pessoa que trabalhou/ajudou de alguma forma nesse camp ou alguém que viu um pouco do treinamento que foi feito, não tem a menor dúvida de que nunca o Aldo esteve tão preparado para uma luta, isso foi um consenso, ninguém nunca viu o Aldo com o nível de preparo que ele estava. E eu estou falando da opinião de um grande número de profissionais que acompanham a carreira do Aldo faz tempo.
No que diz respeito a luta em sim, que infelizmente durou 13 segundos, não tem o que discutir, o Aldo cometeu um erro, a grande maioria aqui do fórum tem razão quando diz que foi um erro infantil, não tem desculpa, foi uma falha técnica. Além de que, foi um erro cometido contra um cara muito frio e preciso como você bem colocou.
Baden, eu não acredito que esse erro que ele cometeu foi fruto de uma falta de análise mais acurada do adversário, ou falta de uma preparação mais adequada, enfim, sinceramente não acredito nisso, como disse anteriormente, ele estava bem preparado mesmo, tinha conhecimento total do jogo do Conor. Nesse nível de competição um erro é fatal, são frações de segundo as vezes para tomar uma decisão, não é fácil, infelizmente o Zé pagou caro.
Outra coisa, é que infelizmente muita gente vai colocar a culpa no Dedé, como se ele tivesse culpa pelo que aconteceu. Eu respeito e compreendo as diversas opiniões, mas sei que o Dedé não teve culpa. Será que alguém acha realmente que a estratégia que o Dedé traçou era o Aldo sair afoito daquela forma?? Será que alguém acha que os meses de investimento, treinamento eram para o Aldo ir daquela forma?? Será que alguém ligado ao MMA ( ou que acompanha e analisa com frieza ) acredita nisso? Acredita que o Dedé traçou uma estratégia orientando o Aldo para sair nos segundos iniciais daquela maneira?? É obvio que não, mas infelizmente grande parte das pessoas vão colocar isso na conta do Dedé, porém, as pessoas que acompanham esse camp sabem que isso não é verdade. De qualquer forma, nós temos que entender e respeitar a opinião de todo mundo, é um direito de todos.
Por fim, é evidente que houve um erro, mas o que levou a esse erro?? Sinceramente pode ser vários fatores, pode ter se deixado levar por vários fatores, só conversando depois com calma, não sei o que se passou na cabeça do Zé ali naquele momento, mas como lutador eu entendo, são frações de segundo ali para você tomar uma decisão, a coisa não é tão simples como parece, todo atleta erra, por melhor que ele seja, todos, sem exceção, infelizmente ele errou num momento que não podia errar. Nesse ponto, o que posso expressar é apenas a minha opinião mesmo, o que acho, agora nos pontos acima que eu mencionei eu tenho absoluta certeza do que falei, e tem outras pessoas que podem comprovar, inclusive aqui do fórum.
Baden meu irmão, espero que eu tenha conseguido esclarecer alguns pontos aqui. E mais uma vez obrigado pelo apoio. Grande abraço.
Leandro, em primeiro lugar obrigado pela resposta esclarecedora. Como muitos aqui, estou triste com a derrota do Aldo. Eu realmente acreditava- e ainda acredito- na superioridade do Aldo. Acho que o McGregor é ao mesmo tempo subestimado e superestimado, Certamente ele não é um mero produto de marketing do UFC, que só teria chegado aonde chegou por ser protegido do evento, como alguns alegavam. Mas também acho que muitos exageram quando querem colocá-lo na posição de melhor striker disparado da categoria. Acredito que o Aldo tenha um repertório de golpes mais interessante, tenha mais potência tanto nos chutes quanto nos socos, além de ser mais rápido. Digo isso mesmo sabendo como é difícil sustentar essas afirmações depois da luta de ontem. Mas foi uma luta muito rápida e não deu pra ter exatamente uma idéia da capacidade dos 2 num confronto em pé.
Aparentemente o Conor foi mais rápido por ter encaixado o golpe que levou ao nocaute. No entanto, mesmo com o Aldo soltando um golpe mais longo e telegrafado, o Conor não conseguiu esquivar e foi atingido em cheio por um cara já em queda livre. O que fez a diferença. a meu ver, foi muito mais a estratégia minuciosamente incorporada e a precisão cirúrgica do irlandês. Acho duvidoso dizer que o Aldo seria sempre superado em pé, mesmo depois do resultado de ontem. Mas é preciso saber anular as habilidades do adversário e, como o próprio Conor fez, trazê-lo pro círculo do seu jogo, para provocar os erros do outro e então vencer justamente aí. Pra mim, foi exatamente o que o McGregor buscou fazer.
Nunca tive dúvidas de que o treinamento do Aldo foi de altíssimo nível e extremamente sério. O que eu ressaltei foi que o próprio McGregor pareceu ser um estudioso da matéria, bem mais ligado nisso tudo, enquanto a postura principal do Aldo é sempre dizer 'eu confio inteiramente no Dedé' e esperar suas instruções. Não sei, talvez isso seja impossível de mudar, talvez seja uma característica pessoal dos lutadores. Mas acho que o Aldo talvez precise ser mais estimulado nesse sentido, estimulado a crescer e a incorporar a partir de si mesmo uma estratégia. Enfim, sei que isso é apenas uma impressão minha, bastante vaga e subjetiva...
No fundo, eu custo a acreditar que um cara como o Aldo, com tamanha experiência no MMA, depois de ter passado por várias disputas de cinturão em que superou lutadores espetaculares, tenha simplesmente se precipitado e cometido um erro infantil. Principalmente estando convicto, como eu estou, de que ele não se encontrava abalado psicologicamente pelo McGregor. Não acho que se deva culpar nem a equipe nem o lutador, mas também custo a aceitar que tenha sido uma fatalidade. Porque um erro como esse, vindo de um lutador como o Aldo, numa luta dessa importância, significa de um modo ou de outro uma falha na preparação. Os lutadores se preparam justamente pra não cometer de modo algum esse tipo de erro.
Meu ponto é que, ao contrário do que alguns sugeriram, como o Buda um pouco acima, o Aldo não errou simplesmente por ser agressivo. Ficar circulando ou estudando o McGregor, considerando o que vi na luta do Chad, significaria ficar levando golpes a longa distância do irlandês (que sabe aproveitar muito bem isso) e acabar frustrado, permitindo que ele impusesse seu jogo. O problema não foi o que o Aldo fez, e sim o modo como ele fez. Ele praticamente se jogou numa armadilha de antemão preparada pelo adversário, armadilha que ele deveria conhecer muito bem. Continuo achando tudo muito parecido com um jogo de xadrez: é possível ser extremamente agressivo no início de uma partida, mas certos movimentos são proibidos, certas peças você não pode mover- ou o resultado é um xeque-mate em poucos segundos. O Conor parece ter entrado no combate, ao contrário do Aldo, bastante consciente disso, e não deixou sua chance escapar.
Cara, mais uma vez desejo força aí pra vocês, sabendo que o Aldo tem grandes chances de vencer numa revanche. Não acho que o Conor possua um jogo capaz de anular o Aldo, nada disso. Acredito que o potencial do Aldo é bem maior que o dele. Talvez seja preciso apenas analisar e incorporar mais o jogo do adversário, neutralizando seus pontos fortes e trabalhando em cima de suas fraquezas- que a meu ver não são poucas. Acredito tanto no Aldo quanto em vocês.
Grande abraço.