Vou fazer que nem eu ensino a crianças no infantil.
Primeiro video: repare que aos 2:07 e 2:08 o adversario do rickson comete um erro grave, o braço dele passou a defesa da passagem, além de não conseguir mais conter a passagem ele deu um estrangulamento chamado muitas vezes de katagatame, ou triangulo de mão.
Veja agora aos 2:12 segundos, a cabeça do rickson começa a impedir que ele tire aquele braço dali, e empurra o braço para ser preso no estrangulamento, oq o rickson quer fazer? PULAR PARA O OUTRO LADO, tanto é que ele NAO MARCA A PERNA DE DENTRO DO OPONENTE ele coloca a mão no joelho da perna de fora, pois ele quer pular direto para a montada, ou para o outro lado.
Repare aos 2:14 segundos que ele coloca finalmente a mão no joelho do oponente, querendo montar ou pular, pois acreditava que o braço do estrangulamento estava preso, e no ultimo segundo, o oponente explode e sai DE UMA TENTATIVA DE FINALIZAÇÃO que para você, leigo, é apenas uma saida dos 100 kilos (eu colocaria algumas risadas aqui, mas não vou te desmerecer)
Depois disso ele não tentou mais isso, passou, montou, pegou as costas e já era filhote!
O seu segundo video ainda é pior que o primeiro, mas como eu to sem fazer nada, vamos lá:
Não vou nem citar o fato de que ele olhou para o lado aos 8:56 segundos para conversar com o corner (aqui merece risadas) afinal um momento de desconcentração, mas se eu fizesse isso eu estaria dando uma resposta MUITO POBRE, então vamos discorrer tecnicamente ok?
Aos 8:59 segundos o adversario do rickson faz um erro (um erro no jiu jitsu, mas no MMA é para se proteger) mas não deixa de ser um erro, ele para não apanhar de soco, ele abraça o rickson que esta começando a colocar o joelho na barriga dele.
Aos 9:01 segundos é perfeita a cena que eu descrevi a cima, o braço do oponente está lá em cima preso enquanto o rickson finge a montada, ele fica com os joelhos na barriga esperando pegar o braço do oponente, nem sequer ele tenta uma montada.
No movimento de 9:00 9:01 e 9:02 o pé direito do rickson vai PRA CIMA DA CABEÇA DO OPONENTE claramente ele ia dar o bote no braço preso, mas mais uma vez o oponente explodiu e tirou o braço de dentro da armadilha, rickson nem chegou sequer a montar... a não ser que montada seja outra coisa na sua cabeça.
E por favor, não fale que ele tb saiu da montade aos 10:00 quando o rickson desdce os 9:54 segundos tentava pegar o braço direito dele.