Lucao escreveu:To na área
Acho que temos que discenir os "fenômenos sobrenaturais" dos "mistérios da fé".
Eu não acredito em absolutamente nenhum desses fenômenos paranormais, quanto a existencia de um Deus realmente não sei dizer se sim ou não mas caso exista um e exista vida após a morte certamente é num plano/dimensao diferente onde nossas leis da fisica nao valham nada (hipotese) e nao exista interacao com o mundo terreste. Acho que o phoda é mais letrado pra falar disso, mas em tese um fantasma nao tem atomos portanto nao tem matéria, pelas leis da fisica por nao terem materia nao conseguem fazer forca/trabalho, entao portas que abrem e copos que quebram sao frutos da imaginacao humana e de quem quer ganhar um bom $
Business is business!
Valeu Lucao por me citar, mas não acho que seja mais letrado do que ninguém aqui, mas mais cético que muita gente, certamente.
Sobre sobrenatural, o que eu tenho a dizer é que o termo na maioria das vezes serve apenas como um argumento da ignorância, como no exemplo da pessoa dizer que "tal fenômeno não tem explicação, logo é sobrenatural" ou coisa do tipo. É por isso que os "burrões" como eu citei acima tendem a acreditar mais no sobrenatural, eles têm mais lacunas no conhecimento pra preencher.
Em relação ao tratamento científico ao termo, ele não serve como explicação pra qualquer coisa que seja, pois tudo o que se pode estudar cientificamente é por definição natural. Se algo detém o título de sobrenatural (que não pode ser estudado naturalmente), é descartado antes mesmo de ser hipótese, pois a ciência só trata do que pode ser observado, e não de crenças sem base empírica alguma.
O "sobrenatural" não é provável nem falseável, e apesar de crentes nisso usarem esse argumento (o de que não é falseável) em seu favor, na verdade é um argumento ruim, pois se algo não pode ser falseado é porque não pode sequer ser discutido.