Você acredita no sobrenatural?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
leofla

Re: Você acredita no sobrenatural?

Mensagem por leofla » 04 Nov 2014 13:45

DarkFallz escreveu:
Você continua falando de valores morais, ciências humanas, fé, tradição etc etc.

Eu estou falando de um ser que as pessoas dizem existir, dotado de super poderes, que interfere diretamente em nossas vidas e no plano terreno. Se isso é verdade então pode ser testado.

Não tenho nada contra fé. Você pode ter fé em absolutamente qualquer maluquice nesse mundo e nem eu nem a ciência podemos fazer nada a respeito para provar o contrário.

Agora a partir do momento em que você atribui as características que eu citei acima a um deus e ele for real, então ele pode ser testado.
primeiro nao sou prepotente e quero que todos alcancem a salvação inclusive vc ingrato dark :bleh:

se esse ser e dotado de super poderes infinitamente maiores do q o dos humanos como ele vai ser detectado se não quiser?se deus quisessem ser visto por humanos ele ja teria feito.

SRN!

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 04 Nov 2014 13:56

alexvozao escreveu:
João o meu questionamento foi a ele ter dito que acredita no Deus da Bíblia desde o seu nascimento, ou seja desde sempre, provavelmente deve ter sido ensinado a acreditar por sua família, não tava dizendo que sua crença era falsa mas que sofria influência do meio onde ele vivia, logo se ele nasceu em um país islâmico tem uma probabilidade bem maior de não seguir a Bíblica cristã e sim o Corão, pra mim essa história que o Deus é o mesmo só muda o jeito de venerar só mostra como tudo foi moldado pela vontade dos homens, pelos seus desejos e medos.
É isso aí.
Cristianismo, Islamismo e Judaismo sao religioes monoteistas tendo a origem em comun, ou seja só pode ser o mesmo Deus.

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 04 Nov 2014 13:59

A&T escreveu: Cara, nós não criamos absolutamente NADA. Nem matemática, nem física.
A gente apenas vai descobrindo as coisas. E a pergunta que fica é : Da onde vem essas coisas que descobrimos? essa inteligência?
A&T escreveu: Não vejo discussão filosófica nenhuma. Como você mesmo falou, é apenas uma linguagem, para descrever o que já existe.
Ciência nada mais é do que o estudo de toda essa natureza que existe.

Não vejo isso como jogo de palavras.
A&T... acho que voce perdeu o ponto da resposta do ophoda ao seu primeiro comentario acima.
O que ele disse foi que matematica e fisica foram sim criadas pelo homem como ferramentas para representar o que eh observavel na natureza... E que a matematica/fisica nao sao intrinsicos a natureza, mas meras criacoes abstratas intelectuais do ser humano. Apenas isso. Por isso o nao confundir a natureza com a representacao da mesma, que eh (praticamente) sempre inferior ao original. Saber identificar essa separacao eh um conceito filosofico.

Da mesma forma que certos problemas representados em um sistema de referencias polares se tornam triviais se comparados com o mesmo problema representado em um sistema cartesiano, podem muito bem existir outras formas de sistemas de modelagem diferentes da matematica/fisica criadas pelo ser humano (e da forma como evoluiram ao longo dos seculos) que permitissem resolver de forma simples alguns impasses aparentes dentro dos sistemas atuais (matematica/fisica) . Nos apenas nao conhecemos/criamos tal sistema de modelagem. E infelizamente, talvez pelo processo como o conhecimento se expande, baseando-se sempre em conhecimentos acumulados usando tais sistemas, nunca venhamos a romper totalmente com eles.

Mas os seus outros pontos estao claros. Voces estao apenas discutindo em niveis diferentes.
Editado pela última vez por armlock em 04 Nov 2014 14:14, em um total de 9 vezes.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

DarkFallz
Contato:

Mensagem por DarkFallz » 04 Nov 2014 14:00

leofla escreveu: primeiro nao sou prepotente e quero que todos alcancem a salvação inclusive vc ingrato dark :bleh:
rs, eu aceito sua boa intenção de bom grado, só acho ela inútil

leofla escreveu: se esse ser e dotado de super poderes infinitamente maiores do q o dos humanos como ele vai ser detectado se não quiser?se deus quisessem ser visto por humanos ele ja teria feito.
Concordo que se um ser onipotente quiser cobrir seus rastros, ele conseguiria tranquilamente, afinal, ele em tese poderia fazer qualquer coisa. Mas isso é um contra senso, não? Ainda mais se ele quiser que a maioria dos seres humanos sejam salvos.

Ele cria o universo, realiza milhões de milagres pra depois cobrir todos os seus rastros minuciosamente para parecer tudo natural? Nesse caso a lógica é justamente não crer nele.

E ainda por cima punir alguém por isso sendo que ele mesmo por livre e espontânea vontade resolveu se esconder, é nó mínimo risível.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 04 Nov 2014 15:31

armlock escreveu:
Eu ainda mantenho a minha posicao de que moralidade eh mais relacionada com o conforto cerebral de populacoes do que qualquer valor absoluto. (Apedrejamento eh moral? Segundo quem?) Ela soh teria valor absoluto universal se houvesse algo/alguem que ditasse essa mesma moralidade como sendo absoluta. Alem disso acoes de outcomes identicos porem apresentadas de forma diferentes sao interpretadas pelo cerebro com sendo moralmente diferentes.

Armlock, será que a moralidade não tem a ver com o nosso sistema de recompensa?
Li um livro do Greenspan já faz tempo e tinha uma frase que era mais ou menos assim: "Mesmo sendo o negócio compensador (numa relação risco/retorno), o agente não irá executa-lo pois a simples idéia de assumir tal risco é intoleravel". Não consigo me lembrar da frase exata mas com certeza era algo assm.

Vejo muita semelhança no exemplo do artigo com essa frase, já que eu abdico de fazer um "bom negócio" (morrer 1 ao inves de 5), pois o custo ou a simples idéia disso (ter que empurrar - apesar da resultante ser a mesma, creio eu que a sensaçao de dolo eh muito maior) é intoleravel.

Claramente em uma situacao de menos "risco" (Apertar um botao apenas - sensacao de dolo menor) com retorno semelhante ( salvo 5 e morre um ) os agentes a fariam em sua maioria ( Apertar o botao)

Filosofia nao eh muito minha praia se viajei demais da um toque! :D

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 04 Nov 2014 16:27

Achei a prova da premonicao!!!

Imagem

O cara com N = 1100 me chega a 53% contra 47% nos dois testes, ai vc bota um intervalo de confianca de 95 da quase empate e os caras comemoram "fortes indicios que a mente tem o poder de prever o futuro"
É muito wishful thinking, nego erra 10 passa batido acerta uma diz que é algo "inexplicavel"

alexvozao
Contato:

Mensagem por alexvozao » 04 Nov 2014 17:18

Lucao escreveu:Achei a prova da premonicao!!!

Imagem

O cara com N = 1100 me chega a 53% contra 47% nos dois testes, ai vc bota um intervalo de confianca de 95 da quase empate e os caras comemoram "fortes indicios que a mente tem o poder de prever o futuro"
É muito wishful thinking, nego erra 10 passa batido acerta uma diz que é algo "inexplicavel"
Kkkk, por isso é tão fácil enganar as pessoas.

ophoda
Contato:

Mensagem por ophoda » 05 Nov 2014 21:03

armlock escreveu:

A&T... acho que voce perdeu o ponto da resposta do ophoda ao seu primeiro comentario acima.
O que ele disse foi que matematica e fisica foram sim criadas pelo homem como ferramentas para representar o que eh observavel na natureza... E que a matematica/fisica nao sao intrinsicos a natureza, mas meras criacoes abstratas intelectuais do ser humano. Apenas isso. Por isso o nao confundir a natureza com a representacao da mesma, que eh (praticamente) sempre inferior ao original. Saber identificar essa separacao eh um conceito filosofico.

Da mesma forma que certos problemas representados em um sistema de referencias polares se tornam triviais se comparados com o mesmo problema representado em um sistema cartesiano, podem muito bem existir outras formas de sistemas de modelagem diferentes da matematica/fisica criadas pelo ser humano (e da forma como evoluiram ao longo dos seculos) que permitissem resolver de forma simples alguns impasses aparentes dentro dos sistemas atuais (matematica/fisica) . Nos apenas nao conhecemos/criamos tal sistema de modelagem. E infelizamente, talvez pelo processo como o conhecimento se expande, baseando-se sempre em conhecimentos acumulados usando tais sistemas, nunca venhamos a romper totalmente com eles.

Mas os seus outros pontos estao claros. Voces estao apenas discutindo em niveis diferentes.
Sim armlock. O erro de muita gente (sobretudo estudantes de humanas) é confundir as leis da natureza (abstrações humanas) com a própria natureza, ou uma palavra com o objeto ao qual ela representa. A matemática é uma linguagem dotada de uma estrutura lógica que se aplica a vários modelos científicos, linguísticos, econômicos e a coisas do cotidiano (como contar o número de carneiros de um rebanho). Poderíamos criar um outro mecanismo lógico pra isso ou agregar esse outro mecanismo à matemática, mas até então ela tem se mostrado válida para o que se aplica, tornando desnecessário outro mecanismo.

Mas voltando sobre a questão da crença em deus, como já foi dito acima, se você atribui um caráter objetivo a "deus" como por exemplo "ser existente", você deve usar de mecanismos objetivos (diga-se ciência) pra provar o que alega, do contrário terá que apelar à fé (se afastando da discussão) ou voltar atrás afirmando que deus é subjetivo (diga-se criação humana). Dizer que deus ou qualquer coisa sobrenatural exista e comprar a discussão sem qualquer evidência vai ser apenas motivo de chacota, princialmente da minha parte.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 06 Nov 2014 18:11

Trecho de entrevista espirita, vc ja ve que os caras sao enroladores

P: - Qual a importância de Houdini para o Espiritismo?
R: - Harry Houdini, pseudônimo de Erich Weiss, (1874-1926), mago e prestidigitador norte-americano, adquiriu celebridade por suas evasões de complicadas amarras mesmo debaixo da água e outras peripécias mágicas. Doou à Biblioteca dos EUA seus livros de prestidigitação que é considerada a mais completa sobre o assunto do mundo. Em 1913 sua mãe, a quem era muito ligado, morreu e Houdini passou a freqüentar compulsivamente sessões espíritas tentando desmascarar falsos médiuns e ter contatos com a mãe.Em 1922 fez grande amizade com Conan Doyle, amizade esta desfeita em 1928 após uma sessão com a esposa de Conan Doyle que Houdini criticou e não acreditou na comunicação da mãe. Houdini foi importante para o Espiritismo?...Não creio.

Além de ser o melhor mágico acho que até hoje, Houdini foi um grande desenganadoror. Tentar é o caralho, ele conseguiu desmascarar todos que passaram pela sua frente!

armlock
Contato:

Mensagem por armlock » 07 Nov 2014 00:19

Lucao escreveu:

Armlock, será que a moralidade não tem a ver com o nosso sistema de recompensa?
Li um livro do Greenspan já faz tempo e tinha uma frase que era mais ou menos assim: "Mesmo sendo o negócio compensador (numa relação risco/retorno), o agente não irá executa-lo pois a simples idéia de assumir tal risco é intoleravel". Não consigo me lembrar da frase exata mas com certeza era algo assm.

Vejo muita semelhança no exemplo do artigo com essa frase, já que eu abdico de fazer um "bom negócio" (morrer 1 ao inves de 5), pois o custo ou a simples idéia disso (ter que empurrar - apesar da resultante ser a mesma, creio eu que a sensaçao de dolo eh muito maior) é intoleravel.

Claramente em uma situacao de menos "risco" (Apertar um botao apenas - sensacao de dolo menor) com retorno semelhante ( salvo 5 e morre um ) os agentes a fariam em sua maioria ( Apertar o botao)

Filosofia nao eh muito minha praia se viajei demais da um toque! :D

Eu lembro de ter lido aquele quote do Greenspan, faz tempo. :hehe:

Existem sem duvida diversas formas de tentar explicar o porque dessas inconsistencias cerebrais, mas certamente muito tem a ver com a forma como regras de comportamento sao apresentadas socialmente. Voce cresce ouvindo "nao matar" o que tem um efeito no seu decision making tree, e eh simbolicamente muito diferente de "nao deixar morrer"...

Consequentemente, matar de forma passiva (negando auxilio) se torna muito mais aceitavel moralmente (inconscientemente, claro) que matar de forma ativa (causando diretamente a morte). A segunda viola regras explicitas, enquantoa primeira nao as viola diretamente, o que permite ao cerebro a criacao de inumeras justificativas.
Imagem
All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke

Responder