O que houve com arquiteta que reage a abordagem policial?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
brunolobo
Usuário
Usuário

Re: O que houve com arquiteta que reage a abordagem policial?

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:01

VagabondMusashi escreveu:Sem mandado ou indicio de crime, nao pode.

O problema esta em nos acostumarmos a andarmos com medo de todo mundo que tem um cargo. Em ter que escutar de cabeca baixa e ser humilhado por qualquer um, sem poder resguardar sua dignidade como homem e cidadao. Eh levar esculacho de PM que acordou de mau humor, ver policial furar fila nos lugares dando carteirada, e ver agente de transito sendo multada por dizer a um juiz que ele eh juiz mas no eh Deus.

Nao aceito isso, me recuso. So nesse pais filho da puta onde todo mundo so quer muito pra si e que se fodam os outros eh que se aceita esse tipo de coisa. Todo mundo tolera ser tratado assim pois mal pode esperar pra estar em posicao de fazer o mesmo.
como eu falei no início do tópico, policial folgado realmente é um problema. mas e aí, por causa disso não pode deixar revistar? enfim, são coisas distintas. eles tem que ter o direito de revistar qualquer suspeito sim, é assim que se evita crimes.

mas tirando os policiais/oficial de justiça (e não juiz), tb tendo a discordar dessa lei do desacato.

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:17

VagabondMusashi escreveu:O policial pode revistar qualquer pessoa, mas nao pode revistar seu veiculo sem suspeita, essa eh a questao. A opiniao quanto a isso vai variar, inclusive entre paises e culturas e nao so pessoas.
repito, qual o problema de revistar carro?
VagabondMusashi escreveu: No mais, eu reitero: tudo o que for LEGAL para a autoridade fazer, que SEJA FEITO, e a INTERFERENCIA ILEGAL constitui crime. Obstrucao de justica nao eh nao? Nao sou advogado.

Isso nao tem NADA a ver com desacato, que eh dizer pro policial " voce eh incompetente, bruto pra caralho e jamais deveria ter sido aceito na forca policial".

Ou dizer a um funcionario publico que "voce eh preguicoso, incapaz, e presta um servico terrivel".

Existe a liberdade de expressao e ela eh uma coisa sagrada. So nao muito em nosso pais.
ok, entendo seu ponto de vista. o problema é que ia ter muita gente se aproveitando disso, não obedecendo ordem de policial, fazendo corpo mole e tal. em uma população como a nossa, é necessário sim mais autoridade pra polícia. quanto ao funcionário publico, concordo.

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:24

VagabondMusashi escreveu:O problema de revistar o carro eh o mesmo de revistarem sua casa sem mandado ou permissao. Trata-se de respeito a privacidade , liberdade e propriedade do cidadao.
o problema é que carros se usam pra transportar drogas, armas etc, casas não.

brunolobo
Usuário
Usuário

Mensagem por brunolobo » 30 Jan 2016 19:32

VagabondMusashi escreveu:Irrelevante. Pode-se usar este raciocinio pra justificar qualquer abuso. Trata-se de uma " slippery slope". Para mim, seu direito a vida, liberdade e propriedade so pode ser invadido sob suspeita de crime. Simples. Voce pode discordar, mas perceba entao que todo mundo vai ter uma opiniao diferente acerca de onde desenhar a linha.... isso eh um problema.
não cara, um é móvel, o outro imóvel, diferença ABISMAL. isso não justifica qualquer abuso não.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 19:59

FCB escreveu:Quem é totalmente contra o crime de DESACATO, depois explica como policiais, oficiais de justiça, juízes e promotores irão IMPOR sua autoridade!!!
Da mesma forma como impõem hoje: pelo uso da força. O crime de desacato não impede nem ajuda ninguém a exercer suas funções.

Policial tem a prerrogativa do uso da força e oficial de justiça, promotor e juiz podem solicitar sempre que necessário escolta policial.

Ou um oficial de justiça deixa de cumprir um mandado porque o réu chamou ele de feio?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:10

Leo Ipanema escreveu: Pq seria um absurdo ? Pq fere o direito de livre expressão do cidadão ? Se for por essa ótica , há uma distância abissal de expressar sua opinião ou insatisfações , só que VC deverá usar os canais certos pra isso .

Outra coisa ,nada haver a questão da Autoridade policial que só o delegado tem , me pareceu que só o mesmo pode ser desacatado ,é isso ?

O agente da Autoridade e outros funcionários públicos ,estão representando o estado quando em serviço , e o desacato serve pra resguarda-los contra ofensas, constrangimentos e ameaças , o fato de VC ter citado que o agente ( policial) pode conduzir qualquer um, é um raciocínio raso , pois o cidadão em muitos casos são convidados a condução (claro ,não estando em crime),aí se o mesmo se negar,entra no Desacato que VC tanto diz que é anti democrático .

Pra finalizar ,é VC quem paga o salário do funcionário público ? Pelo que eu saiba todos nos com a contribuição dada , nos impostos e tributações impostas (pra mim é assim que o governo angaria fundos pra pagar o funcionalismo) pois se o funcionário tem que fazer o que VC determina simplesmente, por vc achar que paga alguém, é de uma total ignorância sem tamanho , faz melhor Bichão deixa teu endereço aí pra galera que for FP aqui do fórum ir na tua casa receber kkkkk
Calma lá, jovem... Pra que tudo isso?

Desacato a funcionário público é um absurdo sim. Funcionário da iniciativa privada não tem essa prerrogativa e nem por isso é humilhado diariamente no seu trabalho. A previsão legal de crime de desacato a funcionário público só serve pra proteger o funcionário público vagabundo da chamada de atenção que ele merece. Todo mundo que trabalha mal, atende mal ou presta um mau serviço tem que poder ser chamado por quem recebe o serviço, principalmente quando esse alguém é ao mesmo tempo cliente e empregador, como o caso do cidadão.

E sobre pagar o salário eu me referi exatamente a isso aí. Quem paga os impostos somos todos nós, logo todos nós pagamos os salários deles (ou de vocês, sei lá). Não estava falando especificamente de mim mas de TODOS os cidadãos pagadores de impostos, eu e você inclusos.

Não tem que ter crime de desacato não. Desacato a delegado só cabe porque ele é o presidente do inquérito e tem poder de decisão e esta precisa valer, tal qual o juízo. Nem pro promotor eu acho que deve ter, mas vá lá.

Pra funcionário público não tem que ter não. Nego tem que perder essa aura de casta superior só porque passou numa prova. Tem que ser cobrado como qualquer trabalhador é. Funcionário público até mais porque é empregado da coletividade, de todos nós que pagamos impostos.

Oficial de justiça não vai deixar de cumprir um mandado porque nego o chamou de filho da puta; policial não vai deixar de prender ninguém porque nego o chamou de corno; e atendente preguiçoso dos correios não vai deixar de fazer seu serviço porco porque alguém o chamou de preguiçoso.

E principalmente, o cidadão comum não vai correr o risco de ser preso por falar a verdade na cara de quem precisa ouvir.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:18

FCB escreveu:
Deixa eu entender...

Tem uma blitz...
O Policial faz uma parada aleatória de veículos, solicita a documentação (habilitação e doc do veículo), recebe um sonoro VAI TOMAR NO CU, e fica por isso mesmo?

Um Oficial de Justiça vai fazer uma busca e apreensão, uma penhora, e fim, e é enxotado da casa com xingamentos e ta tudo certo?

Genial... :))

Isso tudo acontece todo santo dia. Impede os dois de fazerem seu trabalho? NÃO.

Não gostou? Se sentiu ofendido? Faça como qualquer trabalhador privado nesse país: recorra ao judiciário.

O certo é funcionário público saber que nego mau-educado existe em todo lugar e que lidar com todo tipo de gente faz parte da descrição do cargo, mas a justiça tá aí pra reparar excessos, como pra qualquer outra pessoa sem síndrome de deidade.

O que não pode é essa tipificação autoritária servir de escudo pra funcionário público vagabundo e folgado tratar como quiser o cidadão que paga o salário dele. Afinal, dinheiro público nada mais é que a soma do dinheiro privado de todos nós arrancado por meio de tributos pelo estado.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:24

jitsunaja escreveu:Moro no Rio. Um tempo atrás eu tava voltando pra casa com uma prancha de surf em cima do carro, vidro escuro e sem camisa (umas 4 da manhã). Passei por uma blitz em São Conrado.. Me pararam com o fuzil apontado pra cima de mim, pediram meu documento e mandaram eu abrir porta mala, etc. e começaram a revistar. Eu fiquei bolado? Não, inclusive depois da revista eu falei "boa noite pra vocês irmão!". Fui abordado perto de uma das maiores favelas da América Latina (Rocinha) dentro de um carro com insufilme as 4 da manhã. Eu não esperava que eles fossem pedir educadamente para que eu parasse, nem que me oferecessem um cafézinho. Se eu dissesse que o PM não poderia abrir minha mala com certeza o problema ia ser maior. Como eu não devo nada a ninguém não tive problema em abrir. Eles viram que não tinha nada e foram educados comigo. Lógico que tem PM que é grosso pra cacete (pra dizer o mínimo), mas mesmo que ele tivesse apontado a arma pra ela isso não justificaria o que ela fez.
Perfeito.

Também já fui parado numa blitz no Rio por policial com fuzil na mão. Ele me pediu pra sair do carro, revistaram o veículo, viu meus documentos e me liberou. Quando o cara agradeceu e disse que eu poderia ir embora eu o cumprimentei e parabenizei pelo trabalho.

Não tenho devo nada à polícia. Vou ficar de cu doce pra quem tá trabalhando pra me proteger por quê? E se em vez de mim fosse um bandido com dez mandados de prisão pendentes?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:27

FCB escreveu:

Perfeito... foi o q eu disse ao brunolobo.
A PM para alguém numa blitz, pede a documentação, é mandado a merda, ai tem q simplesmente liberar o cara (tendo sido ofendido e sem ter visto a documentação) e depois busca reparação via processo cível? simplesmente BIZARRO!!! =))

Um Oficial de Justiça, munido de ORDEM JUDICIAL, vai cumprir uma diligência, é xingado, humilhado, e tem q ir embora, sem cumprir a ordem judicial... depois ele pede indenização por danos morais... =))

É sério, pra mim fica claro q brasileiro NÃO quer q as coisas funcionem no Brasil.
Bicho, o cara não tem que liberar. E isso não acontece. Como eu já disse ali em cima, os dois têm a prerrogativa do uso da força. Oficial de justiça inclusive tem porte de arma.

Se o cidadão sofre abuso de autoridade ele não tem que ir pedir reparação por via cível ou administrativa? Por que diabos o funcionário público abusado tem que ter tipificação penal por ser desacatado? Que porra é essa?

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:30

VagabondMusashi escreveu:
Como em todos os paises civilizados, onde impera a liberdade de expressao, voce FALAR o que quiser esta completamente dentro dos seus direitos.
Mandar tomar no cu? Pode. Chamar de incompetente? Pode. De corrupto? Pode.

Enxotar de casa? Obstrucao, agressao, e tu vai em cana. Se recusar a dar sua habilitacao? Idem.

Uma coisa nao tem NADA a ver com a outra.

No entanto no nosso pais uma delegada quis devolver uma roupa na C&A sem recibo, deu problema e ela deu voz de prisao pra vendedora por desacato...

Isso sim eh piada.
Exatamente. Quem resiste à abordagem policial responde a auto de resistência e quem impede o cumprimento de ordem judicial responde por obstrução à prestação jurisdicional.

Não tem absolutamente a menor necessidade de tolher a liberdade de expressão do indivíduo com o crime de desacato. Xingamento e manifestação nunca impediu e nunca vai impedir policial, oficial de justiça ou quem quer que seja de exercer suas prerrogativas. O estado garante o uso da força justamente pra isso.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:33

VagabondMusashi escreveu:
Sem mandado ou indicio de crime, nao pode.

O problema esta em nos acostumarmos a andarmos com medo de todo mundo que tem um cargo. Em ter que escutar de cabeca baixa e ser humilhado por qualquer um, sem poder resguardar sua dignidade como homem e cidadao. Eh levar esculacho de PM que acordou de mau humor, ver policial furar fila nos lugares dando carteirada, e ver agente de transito sendo multada por dizer a um juiz que ele eh juiz mas no eh Deus.

Nao aceito isso, me recuso. So nesse pais filho da puta onde todo mundo so quer muito pra si e que se fodam os outros eh que se aceita esse tipo de coisa. Todo mundo tolera ser tratado assim pois mal pode esperar pra estar em posicao de fazer o mesmo.
Perfeito. É isso mesmo.

Sem causa provável o policial não pode invadir a privacidade de ninguém. Se tiver causa p roçáveis, tudo bem. Se não tiver, tem que responder por abuso de autoridade, porque é exatamente isso.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 30 Jan 2016 20:35

VagabondMusashi escreveu:Como em todos os paises civilizados, onde impera a liberdade de expressao, voce FALAR o que quiser esta completamente dentro dos seus direitos.
Mandar tomar no cu? Pode. Chamar de incompetente? Pode. De corrupto? Pode.

Enxotar de casa? Obstrucao, agressao, e tu vai em cana. Se recusar a dar sua habilitacao? Idem.

Uma coisa nao tem NADA a ver com a outra.

No entanto no nosso pais uma delegada quis devolver uma roupa na C&A sem recibo, deu problema e ela deu voz de prisao pra vendedora por desacato...

Isso sim eh piada.
Nos EUA, ate onde eu sei, se vc xinga um policial, vc vai preso, não sei se pelo crime de desacato.

Ademais, eu to falando de exemplos de ações LEGÍTIMAS, e não em ações abusivas.

O teu exemplo mesmo da delegada é abuso de autoridade.

Recusar dar habilitação é qual crime? Hã???
Se vc recusa e ofende, é DESACATO.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:37

brunolobo escreveu: o problema é que carros se usam pra transportar drogas, armas etc, casas não.
Casa também serve pra esconder drogas e armas, Bruno. O direito à privacidade e à intimidade é sagrado. O policial tem que ter razões para desconfiar do cometimento de crime. Não pode ser arbitrário.

Se invadiu a privacidade alheia ele tem que ser obrigado a justificar a ação. Se não tiver motivo tem que responder por abuso de autoridade.

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 30 Jan 2016 20:39

FCB escreveu:
Nos EUA, ate onde eu sei, se vc xinga um policial, vc vai preso, não sei se pelo crime de desacato.

Ademais, eu to falando de exemplos de ações LEGÍTIMAS, e não em ações abusivas.

O teu exemplo mesmo da delegada é abuso de autoridade.

Recusar dar habilitação é qual crime? Hã???
Se vc recusa e ofende, é DESACATO.
Nada disso. Nos EUA só quem pode prender por desacato é o juiz (a figura do delegado não existe lá). O policial só pode levar pra delegacia quem quer que resista à abordagem cabida.

Lá, diferente daqui, policial sabe que não é deus e o cidadão tem o direito de falar o que quiser. Lá não é a casa da mãe Joana cheia de privilégios que é o Brasil.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 30 Jan 2016 20:41

Shin escreveu:Bicho, o cara não tem que liberar. E isso não acontece. Como eu já disse ali em cima, os dois têm a prerrogativa do uso da força. Oficial de justiça inclusive tem porte de arma.

Se o cidadão sofre abuso de autoridade ele não tem que ir pedir reparação por via cível ou administrativa? Por que diabos o funcionário público abusado tem que ter tipificação penal por ser desacatado? Que porra é essa?
Oficial de Justiça não tem porte de arma.

A PM, Juiz, Promotor, Oficial não estão agindo como PESSOAS PRIVADAS, mas como REPRESENTANTES DO ESTADO.

Não se trata de escarnecer uma pessoa comum, mas sim a própria ordem estatal.

Uma coisa é essas pessoas estarem FORA de serviço, outra é no cumprimento de suas funções.

Público >>>>>>>>>>>>> privado.

Um cidadão comum não tem as prerrogativas das funções estatais, não confunda com privilégios.

Por fim, estou falando de ações legítimas, e não ações abusivas.

Responder