Shin escreveu:Calma lá, jovem... Pra que tudo isso?
Desacato a funcionário público é um absurdo sim. Funcionário da iniciativa privada não tem essa prerrogativa e nem por isso é humilhado diariamente no seu trabalho. A previsão legal de crime de desacato a funcionário público só serve pra proteger o funcionário público vagabundo da chamada de atenção que ele merece. Todo mundo que trabalha mal, atende mal ou presta um mau serviço tem que poder ser chamado por quem recebe o serviço, principalmente quando esse alguém é ao mesmo tempo cliente e empregador, como o caso do cidadão.
E sobre pagar o salário eu me referi exatamente a isso aí. Quem paga os impostos somos todos nós, logo todos nós pagamos os salários deles (ou de vocês, sei lá). Não estava falando especificamente de mim mas de TODOS os cidadãos pagadores de impostos, eu e você inclusos.
Não tem que ter crime de desacato não. Desacato a delegado só cabe porque ele é o presidente do inquérito e tem poder de decisão e esta precisa valer, tal qual o juízo. Nem pro promotor eu acho que deve ter, mas vá lá.
Pra funcionário público não tem que ter não. Nego tem que perder essa aura de casta superior só porque passou numa prova. Tem que ser cobrado como qualquer trabalhador é. Funcionário público até mais porque é empregado da coletividade, de todos nós que pagamos impostos.
Oficial de justiça não vai deixar de cumprir um mandado porque nego o chamou de filho da puta; policial não vai deixar de prender ninguém porque nego o chamou de corno; e atendente preguiçoso dos correios não vai deixar de fazer seu serviço porco porque alguém o chamou de preguiçoso.
E principalmente, o cidadão comum não vai correr o risco de ser preso por falar a verdade na cara de quem precisa ouvir.
Desacatar é a ação de ofender, humilhar, espezinhar, agredir , não acatar uma determinação legal emanada , entendeu até aí ?
A crítica ou a censura não constituem desacato ainda que sejam veementes, desde que não ocorram de forma injuriosa. O direito de crítica, entretanto, não pode transbordar para a ofensa.
Então se VC quer fazer suas críticas , que faça ,pelo visto o seu problema é esse , mas esse debate vai além de mazelas e insatisfações pessoais entendo eu ,comparar funcionário da iniciativa privada com funcionário público (sendo que o mesmo representa o estado nas suas ações e omissões ) é outra coisa no sense , e esse Papinho de áurea casta superior é nada mais do que a falta de contextualização da sua parte , existem funcionários ruins na iniciativa privada ou pública , e como eu falei no outro post ,se estas insatisfeito ,use os meios legais que obterá resultado , agora se ignora esses meios ,aí complica e muito .
E percebi que VC insiste nesse papo ou raciocínio que paga o funcionário , sendo que o mesmo tbm paga o seu salário nos impostos , então extingue esse pensamento ,pois ele é raso pra questão .
Agora uma pergunta ,tens alguma frustração por não ter sido funcionário público ? Não passou em algum concurso ?
Obs: responda se quiser ,ok