Estudo/Carreira - Programação

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
dreamate
Contato:

Estudo/Carreira - Programação

Mensagem por dreamate » 10 Fev 2016 12:57

Olá pessoal. Estava precisando bater um papo com o pessoal que trabalha na área de Programação. Faço graduação em Sistemas de Informação e estou meio perdido com relação as tecnologias espalhadas pelo mercado.

Alguém para trocar um papo legal sobre o assunto ?
“O pastor tem o dever de levar diariamente suas reses ao rio, mas beber ou não da água dependerá do próprio animal.” (Masutatsu Oyama)

Arbiter
Contato:

Re: Estudo/Carreira - Programação

Mensagem por Arbiter » 10 Fev 2016 14:18

dreamate escreveu:Olá pessoal. Estava precisando bater um papo com o pessoal que trabalha na área de Programação. Faço graduação em Sistemas de Informação e estou meio perdido com relação as tecnologias espalhadas pelo mercado.

O que quer saber exatamente?
Conta aí qual é sua experiência e se tem um foco.

Eu particularmente lido muito com php(não é a linguagem que eu mais gosto porém é o que paga o guaraná pros parças hj) e a parte de front-end diariamente .

Estou migrando aos poucos para o rails e em breve vou estudar por fora C++ por fora.

Vlw
"O segundo lugar fede"

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 10 Fev 2016 14:39

Tenho empresa no ramo e já trabalhei/trabalho com uma boa gama de linguagens de programação e ferramentas para projetos.
Tapirus terrestris

Mr. Madruga
Contato:

Mensagem por Mr. Madruga » 10 Fev 2016 15:28

MH92 escreveu:O forista jeffmonson200, manja tudo de programação
Que eu saiba isso aqui ainda é um fórum de lutas
Não me comprometa com detalhes
VSF

sierra
Contato:

Mensagem por sierra » 10 Fev 2016 17:33

dreamate escreveu:Olá pessoal. Estava precisando bater um papo com o pessoal que trabalha na área de Programação. Faço graduação em Sistemas de Informação e estou meio perdido com relação as tecnologias espalhadas pelo mercado.

Amigo, tudo bem?
Seu curso é generalista, então aproveite para ter contato com outras matérias (Banco de Dados e Gestão de TI).
Na parte de programação, o que manda ainda atualmente no GRANDE mercado é Java e os frameworks que usam ele como base (JSF, Hibernate, JMS, Primefaces, etc)
Para se destacar com Java é imprescíndivel ter um bom conhecimento sobre os padrões de design e ótima lógica de programação.
Conhecendo outras máterias como Banco de Dados (principalmente SQL e arquiteturas de banco), você pode conhecer outras tecnologias como NoSQL, Big Data, BI, que estão mais em voga hoje e isso se torna um diferencial.
A vida de programador não é fácil e exige muito esforço, faça o possível para ser um entendedor de arquiteturas e não apenas mais um que codifica uma linha e executa (e não sabe depurar).
Abraços!

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 10 Fev 2016 18:30

Cara VC tem q focar em algo. Ou BD, redes ou programação. Se escolher programação foca em uma linguagem e plataforma(mobile ou web). Conheça um pouco de tudo mas se especializa em algo, para VC ser realmente bom naquilo, área de ti e muito abrangente...

ViolentFunky
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por ViolentFunky » 10 Fev 2016 19:43

Tecnologo ou graduação? Oq vcs recomendam pra ingressar bem na área?
O nome da faculdade pesa em TI? To querendo fazer uma de 3 anos pra entrar na área
Longboard Crew\\Boxe Mt.A: O mundo é diferente da ponte pra cá.Reverb&Destroy

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 10 Fev 2016 20:14

ViolentFunky escreveu:Tecnologo ou graduação? Oq vcs recomendam pra ingressar bem na área?
O nome da faculdade pesa em TI? To querendo fazer uma de 3 anos pra entrar na área
TI é uma das poucas areas onde um cara que faz uma faculdade fuleira concorre em pé de igual com um que pode ter feito a melhor faculdade do mundo.

É 100% mandatório conhecimento técnico e a capacidade de aprender coisas novas para se manter atualizado.

Então a resposta é que você pode fazer qualquer uma das duas, mas o que vai valer na prática é o que vc vai aprender trabalhando.
Tapirus terrestris

dreamate
Contato:

Mensagem por dreamate » 10 Fev 2016 22:22

Arbiter escreveu:O que quer saber exatamente?
Conta aí qual é sua experiência e se tem um foco.

Eu particularmente lido muito com php(não é a linguagem que eu mais gosto porém é o que paga o guaraná pros parças hj) e a parte de front-end diariamente .

Estou migrando aos poucos para o rails e em breve vou estudar por fora C++ por fora.

Vlw
Atualmente eu faço estágio em uma empresa que produz software para academias. Utilizamos uma versão desktop antiga feito em Object Pascal e está migrando para web feito em PHP utilizando Symphony. Nesse tempo em que fiquei aqui apenas consegui ter uma noção do geral e um conhecimento limitado em Modelo Entidade-Relacionamento e alguns comandos em PostgreSQL.

Recentemente eu terminei um livro de Lógica de Programação com Javascript. Agora não sei se aprendo Object Pascal (para dar suporte ao antigo sistema) ou se parto direto pra um livro de Javascript com JQuery para depois ir pra NodeJS e Meteor. Antes disso teria que saber HTML5 e CSS3, e ler bastante sobre UX.
Jackman escreveu:Tenho empresa no ramo e já trabalhei/trabalho com uma boa gama de linguagens de programação e ferramentas para projetos.
Você já possui uma boa experiência então na área. Acredita em alguma tendência? Meus professores me falaram uma vez que os ERP's iriam perder um pouco do seu poder e dar espaço aos sistemas embarcados feitos em C e Assembly. Mas analisando o mercado atual é muito arriscado partir pra essa área. Segundo eles, a tendência é levar ainda mais uns 10 anos até se difundir no mercado.
sierra escreveu:
Amigo, tudo bem?
Seu curso é generalista, então aproveite para ter contato com outras matérias (Banco de Dados e Gestão de TI).
Na parte de programação, o que manda ainda atualmente no GRANDE mercado é Java e os frameworks que usam ele como base (JSF, Hibernate, JMS, Primefaces, etc)
Para se destacar com Java é imprescíndivel ter um bom conhecimento sobre os padrões de design e ótima lógica de programação.
Conhecendo outras máterias como Banco de Dados (principalmente SQL e arquiteturas de banco), você pode conhecer outras tecnologias como NoSQL, Big Data, BI, que estão mais em voga hoje e isso se torna um diferencial.
A vida de programador não é fácil e exige muito esforço, faça o possível para ser um entendedor de arquiteturas e não apenas mais um que codifica uma linha e executa (e não sabe depurar).
Abraços!
Na minha instituição de ensino (Católica de Santa Catarina) todas as matérias são baseadas em Java. Programação I, II, III, IV e V são todas em Java. O foco é formar desenvolvedores. Não cheguei ainda a terminar programação I pois tive problemas na época e acabei fazendo outras matérias focadas em infra (odeio infra). Estava pensando esses dias em aproveitar o embalo do curso e fazer o curso em vídeo (cursoemvideo.com.br) do Professor Gustavo Guanabara ao mesmo tempo que sigo o livro do Deitel (Java como programar). O que me deixa receioso é que muitos dizem que Java é uma linguagem difícil de se começar. O lado bom é que é orientada a objetos nativamente. Mas de forma geral, muitos dizem que Java só vai servir futuramente pra Desenvolvimento Android. Você têm conhecimento na linguagem? Qual a sua perspectiva referente a essas informações ?

Obs: Banco de Dados me chamou atenção no início principalmente depois que eu li um livro sobre Projeto de Banco de Dados. Achei magnífico poder projetar um banco visando melhor performance e etc. Mas definitivamente não quero ser futuramente um DBA.
PHDookie escreveu:Cara VC tem q focar em algo. Ou BD, redes ou programação. Se escolher programação foca em uma linguagem e plataforma(mobile ou web). Conheça um pouco de tudo mas se especializa em algo, para VC ser realmente bom naquilo, área de ti e muito abrangente...
Me alertaram referente a isso porém estou confuso pois não sei por onde começar.
ViolentFunky escreveu:Tecnologo ou graduação? Oq vcs recomendam pra ingressar bem na área?
Se você é novo sugiro fazer antes um tecnologo de 1 ano e meio. O lado bom de T.I é que você não precisa necessariamente fazer algum curso presencial caso seja muito novo. Procure pelo site alura.com.br. Na minha opinião é onde têm os melhores cursos online do Brasil. Pega um plano anual e mete a cara. Se ver que vai gostar, entre para uma graduação. O lado bom de T.I é que você pode ser auto-didata. Tenho um conhecido meu que não possui graduação e é Engenheiro de Software da ContaAzul (startup que mais cresce em Santa Catarina e no país).
“O pastor tem o dever de levar diariamente suas reses ao rio, mas beber ou não da água dependerá do próprio animal.” (Masutatsu Oyama)

LEV
Contato:

Mensagem por LEV » 10 Fev 2016 23:10

Cara, você ainda está aprendendo a engatinhar e já quer saber se vai competir nos 100m rasos ou na São Silvestre. Relaxa...

Você está começando a cursar uma faculdade. Preocupe-se menos com a linguagem que você vai querer estar trabalhando daqui a 10 anos e mais em aprender (e realmente dominar) a lógica de programação, os conceitos, os padrões de projetos, processos, etc.

Até porque, como você já deve imaginar (mas ainda não sentiu na pele), tudo muda muito rápido nesse ramo e, pra conseguir se adaptar e se destacar, é preciso dominar os conceitos básicos e correr atrás do prejuízo nas especificidades de cada tecnologia.

Se prender a uma linguagem/tecnologia nesse início de trajetória é, na minha opinião, uma grande besteira. Isso pode (ou vai) acabar acontecendo durante a sua carreira (de acordo com o conhecimento prático que você vai adquirindo, as oportunidades que vão aparecendo, a sua percepção do mercado, etc), mas o negócio agora é focar em ter uma base sólida que te permita tomar decisões inteligentes mais pra frente.

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 11 Fev 2016 09:25

dreamate escreveu: Você já possui uma boa experiência então na área. Acredita em alguma tendência? Meus professores me falaram uma vez que os ERP's iriam perder um pouco do seu poder e dar espaço aos sistemas embarcados feitos em C e Assembly. Mas analisando o mercado atual é muito arriscado partir pra essa área. Segundo eles, a tendência é levar ainda mais uns 10 anos até se difundir no mercado.
Não apostaria nisso ai não. C e Assembrly são especificos demais e pouco uso comercial, a menos que vc queira trbalhar com microcontroladores ou alguma aplicação bem especifica.

O que vai ser tendência é "tecnologia vestível" relógios inteligentes, sensores e essas coisas.

Celulares atingiram um nível onde não tem muitas coisas a mais a agregar, então estão expandindo a parte de sensores, como o caso dos relógios inteligentes que recém lançaram que fazem leitura de batimento cardíaco, pressão e etc.

Esse tipo de coisa com certeza vai pegar.
Tapirus terrestris

Mago
Contato:

Mensagem por Mago » 11 Fev 2016 11:37

Vou postar rapidamente aqui, mas depois detalho mais.

Cara eu tô nessa área de ti faz 10 anos, já programei em coisa pra cacete, já fui analista e o que eu posso te falar é o seguinte, não se prende muito a linguagem/framework pois isso muda muito com o tempo e de empresa pra empresa tb. Procure se aperfeiçoar em lógica, orientação a objetos e a entender o negócio da empresa q vc tá trabalhando. A questão da linguagem, com o tempo, vc vai se virar em qualquer coisa q colocarem.

Nunca tinha programado para plataforma web na vida e tô nesse emprego a 6 meses trampando com web. Quando eu falo pra galera q nunca tinha mexido com isso na vida e eles vêem o que eu faço hoje ficam surpresos.

Qualquer coisa manda aí, abraço.

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 11 Fev 2016 11:56

Sei que DBA e prgramador Java dão grana.

Kendrick
Contato:

Mensagem por Kendrick » 11 Fev 2016 13:23

Acompanhando e aproveitando o tópico, seguinte:

Trabalho com TI há varios anos, sempre na área de suporte, sendo analista nesse momento. Sempre me interessei por programação mas nunca fui muito a fundo, mas tenho uma noção de lógica de programação. Estou pretendendo ainda esse ano (nesse semestre) começar um tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas, pois quero mudar de foco, já não estou aguentando mais a área de suporte. Vejo que a grande parte de desenvolvedores se formaram ou estão se formando em Sistemas de informação. Primeiro: pro pessoal mais experiente, que dicas dão pra alguém que vai começar a estudar, como eu? Como escolher a linguagem de programação e etc?
Segundo: Qual a diferença básica entre alguém que é formado em análise e desenvolvimento e sistemas de informação? O que é melhor pro mercado?

dreamate
Contato:

Mensagem por dreamate » 11 Fev 2016 14:08

Mago escreveu:Vou postar rapidamente aqui, mas depois detalho mais.

Cara eu tô nessa área de ti faz 10 anos, já programei em coisa pra cacete, já fui analista e o que eu posso te falar é o seguinte, não se prende muito a linguagem/framework pois isso muda muito com o tempo e de empresa pra empresa tb. Procure se aperfeiçoar em lógica, orientação a objetos e a entender o negócio da empresa q vc tá trabalhando. A questão da linguagem, com o tempo, vc vai se virar em qualquer coisa q colocarem.

Nunca tinha programado para plataforma web na vida e tô nesse emprego a 6 meses trampando com web. Quando eu falo pra galera q nunca tinha mexido com isso na vida e eles vêem o que eu faço hoje ficam surpresos.

Qualquer coisa manda aí, abraço.
Certo. Vou deixar um pouco de lado então a linguagem. Eu fiz um mini curso de lógica mas nunca pratiquei muito. Estou procurando um bom livro para seguir agora. Vou seguir os conselhos do pessoal do fórum pois foi este o objetivo de abrir o tópico. É muito bom poder contar com você e com todos os outros que responderam ao tópico.

Achei um livro que aparentemente parece muito completo: http://www.saraiva.com.br/fundamentos-d ... 73065.html

Pensei também em pegar um livro da minha instituição que ensina lógica com java (já que irei trabalhar com Java durante o curso seria interessante não me desvincular dela).

Eu estava um tanto quanto afoito pois já tenho 26 anos e o tempo pesa bastante pra mim que ainda não domino nada, por este motivo estava querendo dar um passo mais largo do que consigo.

Responder