Estudo/Carreira - Programação

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Sasquatch
Contato:

Re: RE: Re: Estudo/Carreira - Programação

Mensagem por Sasquatch » 19 Fev 2016 16:39

.
Editado pela última vez por Sasquatch em 19 Fev 2016 16:39, em um total de 1 vez.

ViolentFunky
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: RE: Re: Estudo/Carreira - Programação

Mensagem por ViolentFunky » 24 Fev 2016 17:27

Sasquatch escreveu:No mínimo incomum.

1 - Não tem matérias da Matemática, comuns nas graduações da área, nesse currículo (Cálculo, Estatística, Cálculo Numérico, etc).

2 - A disciplina de Educação Ambiental, Cultura Afro-Brasileira e Indígena tem carga horária maior que BD, SO, Redes.

Se o objetivo é só obter o diploma e cair dentro no mundo dos concursos, só verificar se tem autorização do MEC e manda ver, senão procure coisa melhor.
Valeu man!
Realmente,não tinha observado isso. Q bizarro! Matéria afro com maior carga que outras matérias da área.
Pior de tudo é que não penso em fazer concurso,é para entrar na área mesmo hahaha. Essa está descartada.
Mas acho que vou fazer UNIP,não tenho tempo nem grana pra fazer uma Mack,Fiaap,Impacta (todas em SP) nem prestar pública.
Ciente que estou largando atrás,o inglês eu já estudo diariamente e vou buscar materiais alternativos na internet pra compensar o GAP,é o jeito.
Longboard Crew\\Boxe Mt.A: O mundo é diferente da ponte pra cá.Reverb&Destroy

Vinteum
Contato:

Re: Estudo/Carreira - Programação

Mensagem por Vinteum » 12 Set 2016 20:16

Pessoal, desculpem dar uma de coveiro e reviver o tópico.

Estou pensando em cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD. Por causa do trabalho e da família não tenho como cursar uma faculdade presencial.

Cursei até o 8º período de Eng. Mecânica em uma federal, assim tenho uma boa base em matemática.

Gostaria de saber a opinião dos colegas que trabalham na área de desenvolvimento: O preconceito com cursos EAD é muito grande? Existe possibilidade de entrar no mercado tendo uma graduação a distância?

Obrigado

rockit

Mensagem por rockit » 12 Set 2016 20:49

YAMAZAK1 escreveu:atualmente eu estou "por fora" do mercado.

tenho trabalhado com tecnologia SAP, a única programação que eu vejo é ABAP eheh. Estou me especializando em SAP BW e BPC voltado principalmente para aplicações na área de finanças e auditoria. Logo logo começarei a mexer com data discovery tambem.

entretanto, quando comecei a trabalhar com isso eu nem tinha ouvido falar nessa tecnologia e não sabia o que era BI ehehhe. Modéstia a parte, em 3 anos e pouco na área me considero num nível muito bom. Antes eu tinha trabalhado num projeto da universidade com Jquery e aprendi na marra também, antes disso eu programava métodos numéricos na linguagem C e alguma coisinha em Fortran.

Tecnicamente, eu elencaria os seguintes pontos para se estudar:
-base de lógica de programação
-estrutura de dados
-banco de dados
-Orientação a Objetos (aqui de quebra voce pode aprender uma linguagem de programação - que é o ferramental-)

Mais importante que a parte eu considero as características pessoais:
-curiosidade
-capacidade de abstração
-gostar de resolver problemas
-humildade para reconhecer os defeitos/fraquezas
- Absorver conhecimento "por osmose" da galera mais experiente. digo por osmose porque as pessoas não vão te dar aula... voce tem que pegar as coisas por observação, deve filtrar o que é importante e o que pode agregar à tua carreira.

uma característica que eu tenho é que eu demoro a pedir ajuda, não é teimosia é que o cérebro tem que ser estimulado a aprender sozinho. Ano passado eu passei alguns meses tendo que aprender umas soluções que eram mantidas por contratados com ANOS de experiência, o que eu fiz? Fucei os códigos e ficava BATENDO VALOR entre as tabelas para entender como as coisas funcionavam, nessa brincadeira, cheguei até a encontrar erros nos programas.
Teria uma passagem de conhecimento formal, mas eu sempre achei isso insuficiente, voce só aprende botando o cérebro pra funcionar, o aprendizado é ativo.
Já mexeu em cognos ?
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

Mileto
Contato:

Mensagem por Mileto » 22 Out 2016 23:18

UP

Vou bancar o coveiro também, pq to na mesma situação dos outros floristas aí

Eu já sou formado em Psicologia, TOTALMENTE fora da área de TI. Porém, desde pequeno eu sempre gostei dessa área, eu sempre fiz os cursos que meu pai trazia pra casa.
No longínquo ano de 1998, por exemplo, eu já entendia bem de DOS, montagem de micro, FTP, essas bobagens, por pura curiosidade de fuçar nos materiais que o velho tinha em casa.

Porém, o tempo foi passando, eu fui ficando obsoleto nas tecnologias, principalmente por questão financeira, e chegado o 3º ano eu tinha que passar no vestibular, e não fui pra computação por medo da Matemática.

10 anos depois, to mais velho, mais maduro e mais calejado, agora quero enfrentar esse desafio e voltar a aprender isso. Vou fazer o ENEM mês que vem, e as minhas dúvidas são:

1) Na prática, qual a diferença entre Ciências da Computação e Sistemas de Informação? São os 2 cursos disponíveis aqui, e estou tendendo a ir para Sistemas apenas por ser noturno, mas não quero usar só isso como base pra escolher curso

2) O quão cru eu posso chegar no curso? Afinal, apesar de curioso, desde 2000 eu me afastei de uma parte mais "técnica" e me preocupei mais com Escola. Meu medo é entrar e ficar muito atrás da turma, por ser mais defasado, apesar de ter grande facilidade em aprender.

3) Perspectivas de trabalho/estágio: Quanto tá ganhando um recém-formado ou estagiário? Como tá o mercado, tem vaga para estágio tranquilo? Eu moro em Belo Horizonte, que tem um polo grande de startups, e tenho alguns conhecidos dentro delas, que me possibilitam alguma entrada no mercado ao menos.

Desde já, obrigado pelas dicas! Já vi algumas coisas no tópico antes, que já to aproveitando também! :punk: :punk:

mr_magoo
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por mr_magoo » 23 Out 2016 00:27

Fiz técnico em informática mas minha primeira graduação não foi na área de TI, acabei optando por Zootecnia. Depois de alguns anos atuando como zootecnista estava bem desanimado com as perspectivas, acabei entrando em um empresa de software voltada para pecuária e lá acabei decidindo voltar pra TI, prestei vestibular para ADS.

O que posso dizer é que não me arrependo, não consigo me ver fazendo outra coisa hoje em dia.

Sobre qual curso escolher, eu entendo que Ciências da Computação é um curso mais completo, mas sinceramente, dane-se o curso, o mercado de TI, em especial na programação, está pouco se lixando se você é formado em Engenharia, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, etc... Cansei de trabalhar com gente formada em Engenharia Mecânica, Física, Matemática... O que o mercado procura é alguém que saiba fazer o trabalho, a profissão quase não tem regulamentação então não se tem tanta formalidade com títulos como em outras.

Conhecimento prévio com certeza não é pré-requisito, na faculdade vão te ensinar o básico mesmo, o que realmente importa é você correr atrás do que o mercado de trabalho procura, faculdade nenhuma vai te ensinar tudo, mas se não quiser entrar muito cru, procura ler sobre lógica de programação.

Sobre o quanto ganha um recém formado depende muito da área que você escolher, o que posso adiantar é que estágio paga pouco, mas logo as coisas melhoram e durante o curso você já consegue um, então quando se formar já tem um experiência legal. O mercado de trabalho tá uma porcaria com a crise, mas BEM melhor que em outras áreas, dá uma olhada no apinfo.com e veja algumas vagas, lá dá pra ter uma base legal de como andam as coisas.

Espero que tenha ajudado e boa sorte com a empreitada nova.

Ozz
Contato:

Mensagem por Ozz » 23 Out 2016 00:55

Mileto escreveu:UP

Vou bancar o coveiro também, pq to na mesma situação dos outros floristas aí

Eu já sou formado em Psicologia, TOTALMENTE fora da área de TI. Porém, desde pequeno eu sempre gostei dessa área, eu sempre fiz os cursos que meu pai trazia pra casa.
No longínquo ano de 1998, por exemplo, eu já entendia bem de DOS, montagem de micro, FTP, essas bobagens, por pura curiosidade de fuçar nos materiais que o velho tinha em casa.

Porém, o tempo foi passando, eu fui ficando obsoleto nas tecnologias, principalmente por questão financeira, e chegado o 3º ano eu tinha que passar no vestibular, e não fui pra computação por medo da Matemática.

10 anos depois, to mais velho, mais maduro e mais calejado, agora quero enfrentar esse desafio e voltar a aprender isso. Vou fazer o ENEM mês que vem, e as minhas dúvidas são:

1) Na prática, qual a diferença entre Ciências da Computação e Sistemas de Informação? São os 2 cursos disponíveis aqui, e estou tendendo a ir para Sistemas apenas por ser noturno, mas não quero usar só isso como base pra escolher curso

2) O quão cru eu posso chegar no curso? Afinal, apesar de curioso, desde 2000 eu me afastei de uma parte mais "técnica" e me preocupei mais com Escola. Meu medo é entrar e ficar muito atrás da turma, por ser mais defasado, apesar de ter grande facilidade em aprender.

3) Perspectivas de trabalho/estágio: Quanto tá ganhando um recém-formado ou estagiário? Como tá o mercado, tem vaga para estágio tranquilo? Eu moro em Belo Horizonte, que tem um polo grande de startups, e tenho alguns conhecidos dentro delas, que me possibilitam alguma entrada no mercado ao menos.

Desde já, obrigado pelas dicas! Já vi algumas coisas no tópico antes, que já to aproveitando também! :punk: :punk:

miletão, tenho pouca experiência na área (me formei como técnico em redes, trabalhei 3 anos na área, mudei pra audiovisual e depois de alguns anos to voltando pra análise e desenvolvimento de sistemas) mas vou te ajudar no que eu puder.

1) não sei. escolhi o curso de ads por ter amigos que trabalham nessa área e me garantem que tem bastante vaga e ganham um bom salário. pra te ajudar achei alguns links que acredito que possam te dar uma luz com esse problema
Spoiler:
http://www.infowester.com/cursoscomp.php
http://www.saocarlos.usp.br/index.php?o ... Itemid=170
http://guiadoestudante.abril.com.br/ori ... omputacao/
phpBB [video]
2) assim como vc, tem muita gente que não sabe nada da área técnica. sempre vai ter algum cara mais rato de informática que passa o dia inteiro fuçando na internet, mas a maioria esmagadora é de quem tá começando do zero. se vc tem vontade de aprender (e como disse, aprende rápido), não tem problema, vai se desenvolver bem

3) moro em são paulo e aqui é um absurdo de vagas, em muitas cidades tem pelo menos alguma coisa. como vc tem contatos dentro de startups, na mão vc não fica. não sei como é o caso de grandes empresas aí, vc pode dar uma fuçada nesse site (http://www.apinfo2.com/apinfo/index.cfm) que um dos próprios professores do curso passaram pra galera da sala ir procurando emprego.

espero que tenha conseguido te ajudar, qualquer dúvida bate um papo com o thiagobjj e com o silveira, ambos trabalham na área e são gente FINÍSSIMA, me ajudaram muito nessa dúvida de escolher o curso e ver como tá o mercado atualmente

abração!
Imagem

SR.SATÃ
Contato:

Mensagem por SR.SATÃ » 23 Out 2016 03:36

ViolentFunky escreveu:Tecnologo ou graduação? Oq vcs recomendam pra ingressar bem na área?
O nome da faculdade pesa em TI? To querendo fazer uma de 3 anos pra entrar na área
Eu faria um tecnólogo e ao mesmo tempo certificação e emendaria com uma boa especialização.

Santastico_bjj
Contato:

Mensagem por Santastico_bjj » 23 Out 2016 10:30

Galera, a área de TI é "dividida" em duas: Sistemas e Infra.

Quem quer trabalhar com desenvolvimento e suporte a sistemas, deve sim se preocupar um pouco mais com a faculdade, mas não tem nenhuma diferença fazer EAD, o que importa é se você sabe. A área de sistemas paga um pouco melhor na média, pois está mais ligada ao negócio. O que as empresas querem são os sistemas, o resto é suporte. Aqui a facul de Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas vão muito bem. Em paralalelo com a facul, escolha uma linguagem e um banco de dados e faça treinamentos oficiais, com certificações. Depois complemente com middleware e outras coisas mais avançadas. JAVA, .NET e COBOL ainda são as que mais tem demanda.

Já na área de infra a faculdade pouco importa, ninguém se preocupa com isso. Aqui é conhecimento técnico puro e maior parte das especializações vem de treinamentos oficiais dos fabricantes. Mas os RHs pedem faculdade como pré-req, então qualquer uma vai. Certificações são fundamentais e hoje existe grande demanda para segurança e Cloud.

Se você pensa em conhecer os dois mundos para se tornar um dia um Arquiteto de Soluções, por exemplo, cargo técnico máximo e com raridade de profissionais, aí sim se preocupe um pouco mais com a faculdade e tente fazer ciência da computação, pois a fundação vai ser importante no seu caminhar. Este profissional ganha facilmente entre 15-20 mil por mês, mas só se envolve em grandes e complexos projetos.
Imagem

CLorenzo
Contato:

Mensagem por CLorenzo » 23 Out 2016 15:09

Vou fazer o ENEM tbm pra entrar numa publica, porem eu estou numa duvida cruel entre Analise e desenvolvimento de sistemas e Ciencia da computação
"O tempo é o senhor da razão''

Responder