O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Baden
Mensagens: 10042
Registrado em: 12 Fev 2015 22:34
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Baden » 19 Fev 2016 22:55

Thiago RS escreveu:Eu não tenho dúvida de que, se o Mário Ferreira dos Santos tivesse nascido nos EUA, ele seria considerado hoje o maior filósofo do século XX. Mas aconteceu de ter nascido no Bostil, aí deu nisso.
E o Olavo, como quase sempre, está certo nisso. A universidade brasileira é uma vergonha.
ah, peraí...

tbm não precisa exagerar tão absurdamente
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Avatar do usuário
Snickt
Mensagens: 8334
Registrado em: 11 Out 2014 23:06
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Snickt » 19 Fev 2016 23:37

Montfort escreveu:Lembrando que...

O sr. Giovanni foi "descoberto" por uma empresa internacional de propriedade da Igreja Católica. Deu sorte de estar no lugar certo e na hora certa. Sabe-se lá o que seria, academicamente, desse homem se contasse somente com o padrão Huehue de qualidade. Os ateu pira.
Pleoamordedeus Monfort, não bota a igreja no meio não, o tópico tá fluído muito bem sem e não precisamos transformar isso aqui num debate ateu x não ateu, pq não é o assunto.

Mas concordo com vc que um deles "deu sorte" pq foi pescado por uma instituição destinada a trabalhar o talento extraordinário desse. O triste é perceber que as instituições que são verdadeiramente voltadas pra isso, pelo menos na teoria, que são as universidades, praticamente quiserem fechar as portas pra ele simplesmente por vaidade.

O outro rapaz, não teve chance de um futuro descente justamente por isso. Se houvesse espaço para todas AS pessoas com inteligência acima da média se desenvolver, não tenho dúvida que teríamos um Brasil menos "burro".

Avatar do usuário
Montfort
Mensagens: 8063
Registrado em: 29 Nov 2014 09:04
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Montfort » 20 Fev 2016 00:15

Snickt escreveu:Pleoamordedeus Monfort, não bota a igreja no meio não, o tópico tá fluído muito bem sem e não precisamos transformar isso aqui num debate ateu x não ateu, pq não é o assunto.

Mas concordo com vc que um deles "deu sorte" pq foi pescado por uma instituição destinada a trabalhar o talento extraordinário desse. O triste é perceber que as instituições que são verdadeiramente voltadas pra isso, pelo menos na teoria, que são as universidades, praticamente quiserem fechar as portas pra ele simplesmente por vaidade.

O outro rapaz, não teve chance de um futuro descente justamente por isso. Se houvesse espaço para todas AS pessoas com inteligência acima da média se desenvolver, não tenho dúvida que teríamos um Brasil menos "burro".
Calma Snikt.... :giveup:

Sabe qual foi a maior diferença entre os dois potencialmente semelhantes? Somente um foi alcançado pela caridade... infelizmente.

Nada mais justo creditar quem tanto ensejou quanto investiu na carreira do rapaz.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por PHDookie » 20 Fev 2016 00:57

Teve alguns casos 'suspeitos' onde dou aula. Um aluno de 14 anos tava dando trabalho d++, não fazia nada só bagunça, perguntava coisas nada haver fora de hora, queria fazer piadinhas no meio da explicação e foi levado para a pedagogia várias vzs. Sinceramente todo mundo tava pegando birra dele pq incomodava até os colegas de sala. Eis q um dia um professor explicando sobre binário, hexadecimal e decimal ele levanta e diz q da para converter de outra forma, os colegas decsala zuaram ele pra caramba aí o professor pediu para ele demonstrar bom o moleque demonstrou e não era q tava certo. Ficou todo mundo com cara de cu kkkkkk. Ai fomos descobrir q o prof de matemática da escola pública dava desafios matemáticos para ele e o hobby do moleque era ler livros de matemática e realmente ele manda muito bem em matemática ( estava fazendo aprendizagem em redes de computadores onde dou aula). Ninguém na escola estava preparado para isso e como ele estava com alguns problemas em casa( mae do moleque tava com cancer e o irmao traficante estava preso)foi encaminhado o caso para a assistência social, q entrou em contato com a escola regular dele para acompanhar o caso de perto, pq o curso dele durou só 6 meses.

Tartaruga
Mensagens: 14282
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Tartaruga » 20 Fev 2016 01:00

Essa imagem explica muita coisa na vida.

Pessoas com a mesma capacidade ou nesse caso, ainda mais capacitadas, sem os recursos necessarios para se chegar onde precisa.

Imagem
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por PHDookie » 20 Fev 2016 01:24

Um outro to ministrando lógica de programação e percebi q um moleque extremamente introvertido ( parecia emo)só ficava no celular ou tentando fazer outra coisa no PC, menos as minhas atividades kkkk, isso por uns 3 dias.
Passei outra atividade e em menos de 15 min.
passei olhando se a galera estava fazendo
aí cheguei e falei po pq VC não faz as atividades q passo?
Ele vira e me diz , não professor eu faço, já fiz tudo.
Eu pensei "esse moleque ta me zuando", até pq tinham outros moleques q eu considerava os inteligentes da turma penando para fazer.
Pedi deixa eu ver e realmente o FDP fazia tudo, corretamente e rápido e depois voltava para o mundo fechado dele. Depois disso mudei minha visão e tentei me aproximar dele, dava atividades em grupo para ele ter q interagir mais com outras pessoas, colocava ele com umas meninas da sala para ele não se isolar tanto e perder o medo de conversar com mulher rsrs. Depois de um tempo ele começou a se soltar mais, passava desafios para ele fazer, outros professores tbm ajudaram . mas infelizmente ele saiu do curso (técnico em Informática) fez apenas 6 meses. Segundo os colegas por problemas em casa tbm...

PHDookie
Mensagens: 11222
Registrado em: 04 Out 2014 21:06
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por PHDookie » 20 Fev 2016 01:34

Não sei se eram dois super dotados, mas tinham uma inteligência acima da média com certeza. O fato e q eu, a escola, a família e a sociedade nós não sabemos lidar ou não estamos\somos preparados para um aluno assim.
Lidar com gente assim e um pouco complicado( vejam o jogo da imitação) como diferenciar antipatia e deboche por exemplo de um dom acima da média? Como identificar essas mentes geniais?
Será q se tivessem nascido na periferia dos EUA a vida dos dois teria sido diferente? Enfim e algo q deve ser cuidado e toda escola devia ter recursos e todo educador devia ser treinado para lidar e identificar pessoas assim.

Avatar do usuário
Snickt
Mensagens: 8334
Registrado em: 11 Out 2014 23:06
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Snickt » 20 Fev 2016 14:12

Montfort escreveu:Calma Snikt.... :giveup:

Sabe qual foi a maior diferença entre os dois potencialmente semelhantes? Somente um foi alcançado pela caridade... infelizmente.

Nada mais justo creditar quem tanto ensejou quanto investiu na carreira do rapaz.
kkkkkkk... tô calmo, Monfort. :smoke:

Só fiz a observação pq as vezes alguns aqui se aproveitam de um nada para transformar tópicos em um Fla x Flu nada a ver.

Agora, é muito triste perceber que pessoas super capacitadas no Brasil precisam de caridade para poder se desenvolver em sua plenitude. O que deveria ser o caminho natural, por aqui só através de um pouco de "sorte".

Luc4f5
Mensagens: 237
Registrado em: 01 Out 2014 21:38

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Luc4f5 » 22 Fev 2016 00:44

.
Editado pela última vez por Luc4f5 em 23 Jan 2022 17:23, em um total de 1 vez.

Tonho
Mensagens: 2017
Registrado em: 01 Out 2014 15:40
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Tonho » 22 Fev 2016 07:34

Esperar oq de um pais que idolatra uma pessoa que se orgulha de nunca ter estudado? Que nao le?
Segue o barco na "Patria educadora" do PT.
#feijoada


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21817
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por kyo_spirit » 22 Fev 2016 08:52

Acho uma viralatice gritante esses comentários de "Brasil isso, Brasil aquilo" num tópico desses.

O caso mostra só duas pessoas q tiveram caminhos diferentes- poderiam não ser superdotadas, poderia não ser no Brasil...recursos fazem diferença em qqr situação.
Um bom exemplo: lembram daquele caso em q a juíza reconheceu seu colega de escolinha qd estava dando uma sentença por tráfico pra ele??? Era nos EUA né....
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por PescadorParrudo » 22 Fev 2016 09:09

kyo_spirit escreveu:Acho uma viralatice gritante esses comentários de "Brasil isso, Brasil aquilo" num tópico desses.

O caso mostra só duas pessoas q tiveram caminhos diferentes- poderiam não ser superdotadas, poderia não ser no Brasil...recursos fazem diferença em qqr situação.
Um bom exemplo: lembram daquele caso em q a juíza reconheceu seu colega de escolinha qd estava dando uma sentença por tráfico pra ele??? Era nos EUA né....
Pare de se iludir, a nossa pobre cultura fomenta a crítica à quem é inteligente, enquanto lá os inteligentes são selecionados para explorar todo seu potencial.

Problemas como o que vc citou devem acontecer em muitos países, mas aqui nesse país fedorento q frequência é muito maior.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21817
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por kyo_spirit » 22 Fev 2016 09:22

PescadorParrudo escreveu:Pare de se iludir, a nossa pobre cultura fomenta a crítica à quem é inteligente, enquanto lá os inteligentes são selecionados para explorar todo seu potencial.

Problemas como o que vc citou devem acontecer em muitos países, mas aqui nesse país fedorento q frequência é muito maior.
Negativo. NOssa cultura fomenta crítica a quem não tem verba. E adivinha? Isso é a cultura mundial.

A diferença é q num país subdesenvolvido como o nosso, casos como o do superdotado preso vai acontecer com mais frequência.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
Foguinho
Mensagens: 162
Registrado em: 02 Out 2014 14:02
Contato:

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por Foguinho » 22 Fev 2016 09:28

No Brasil mal se investe na educação formal, se criam projetos e tampões para amenizar a falta de estrutura e melhoria no sistema educacional.

O governo criou uma corrida para alcançar números e metas vazias na educação, que não dizem nada, que não refletem o que acontece de verdade nas escolas.

Imagina então capacitar os profissionais da educação para reconhecer essas crianças que são mais desenvolvidas.
Imagem

PescadorParrudo
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: O que a história de dois superdotados revela sobre o Brasil: Um preso o outro pesquisador da USP

Mensagem por PescadorParrudo » 22 Fev 2016 09:34

kyo_spirit escreveu:Negativo. NOssa cultura fomenta crítica a quem não tem verba. E adivinha? Isso é a cultura mundial.

A diferença é q num país subdesenvolvido como o nosso, casos como o do superdotado preso vai acontecer com mais frequência.
Tá bom, rico nerd agora é tratado a pão de ló? blz .....

Rico ou pobre, se quer estudar é zoado e taxado de otário/nerd/virjão/estranho ... isso vem de todos os lados, sorte quando se encontra uma pessoa preparada para desenvolver esse potencial.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Fedor, Maestro, Maverick, Will R e 313 visitantes