A USP e os calouros mais ricos do Brasil
Re: A USP e os calouros mais ricos do Brasil
Os que podem pagar, são os que não pagam.
Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de FDPs que se reúnem pra roubar!
"What We Do In Life Echoes In Eternity"
6-3-3
"What We Do In Life Echoes In Eternity"
6-3-3
Alguem responda por favor. Essa bizarrice de ricos fazerem faculdade de graça só existe no Brasil ou tem em outros lugares?
Obs: Ja sei que nos EUA tem o bolsa atleta e outras bolsas.
Obs: Ja sei que nos EUA tem o bolsa atleta e outras bolsas.
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus
“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho
“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho
Como disse um comentário da matéria, "Pobre país em que um rendimento mensal de aproximadamente 1200,00 R$/capita define uma pessoa como "rica".
Tendo em vista os resultados que a USP têm e o gasto necessário para isso, pode-se falar que ela traz muito mais "lucro" do que seria esperado.
Tendo em vista os resultados que a USP têm e o gasto necessário para isso, pode-se falar que ela traz muito mais "lucro" do que seria esperado.
Ha poucas semanas atras teve uma aula especial onde um pesquisador do cnpq nos mostrou dados sobre o investimento em educaçao nos BRICS. Ele comentou brevemente sobre o sistema nos EUA e la todas as faculdades(incluindo as publicas) saõ pagas. Pra fazer de graça só tendo bolsa. Dai ele concluiu que em um futuro nao tao distante vai ser necessario uma reforma na educaçao de base brasileira e na educaçao superior tambem.250s escreveu:se fosse possível cobrar(mensalidades) e também manter a gratuidade(bolsas) era um alívio as universidades
quando eu me graduei já dava p/ notar como a falta de recursos brecava muitas coisas
é só ver como se produz muito pouco em pesquisas aqui em comparação aos exterior
mas o estado prefere transferir recursos à instituições particulares
Daqui a pouco eu posto o trabalho dele aqui.
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus
E qual o problema? "Rico" (então quem tem renda acima de 1200 deve ser milionário) também tem
direito, e se o cara se mostrou mais competente que outros não vejo problema nenhum. Muitas faculdades públicas são melhores que as particulares pra determinado curso. Se o cara quer correr atrás do melhor ensino e não trapaceia pra entrar ele ta certo.
direito, e se o cara se mostrou mais competente que outros não vejo problema nenhum. Muitas faculdades públicas são melhores que as particulares pra determinado curso. Se o cara quer correr atrás do melhor ensino e não trapaceia pra entrar ele ta certo.
kkkkkkkkkkkkkk mesma situação aquiUrso_Verde escreveu:E R$ 1.200,00 , R$ 12.000,00 ou R$ 120.000,00 ?
Caso seja a opção 1 e 2 estão dizendo que sou rico e não vejo isto kkkkk
com pouco mais de 300 conto o cara é classe media
por isso falar de elitizaçao da universidade publica
mas se vc for ver mesmo os ricaços tao em faculdades particulares caras
por isso falar de elitizaçao da universidade publica
mas se vc for ver mesmo os ricaços tao em faculdades particulares caras
Quando estava desempregado, ganhava 1.200,00 do governo e era rico, hoje trabalho e ganho menos, sou pobre !!!!
Filmes Trash - http://filmelixo.blogspot.com.br/
-
Ninguem faz faculdade de graça.Punisher escreveu:Os que podem pagar, são os que não pagam.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!
-
- Contato:
Em muitos locais e muitos cursos, a Universidade pública é infinitamente superior às particulares. Não adianta comparar o Brasil com outros países, neles o ensino fundamental e médio são públicos. Os pais economizam para posteriormente bancar uma boa universidade pro filho. Aqui os pais que querem que seus filhos tenham uma boa educação e formação acadêmica são obrigados a pagar escolas particulares, cada dia mais caras, e depois disso é injusto que eles não paguem a universidade? Claro que não.
- Hans de Sulivan
- Contato:
UemRe: A USP e os calouros mais ricos do Brasil
O pessoal ainda diz que o que fode o Brasil e o bolsa família. Quem fala isso e extremamente mau intencionado ou alienado.
Desde que o Brasil é Brasil as elites sugam os recursos dos Estado. Se utilizam da máquina pública como se fosse privada. Qual a justificativa para você ter um milionário estudando as custas do Estado? Num país verdadeiramente republicano isso não deveria ocorrer. Veja que eu não estou me referindo a classe média, talvez a média alta possa entrar nisso.
As primeiras universidades brasileiras foram de Direito e Medicina, vez que os filhos das elites iam à Europa para poder cursar o nível superior e então decidiram fazer as universidades aqui para evitar esse deslocamento. Quem pagaria a conta? O povo, como sempre.
Sempre que converso com meus amigos afirmo que o principal problema do país é que as elites são extremamente egoístas. Ao invés de distribuírem os recursos fazem questão de concentrar. São inúmeras as contradições que tendemos a naturalizar.
Vou citar algumas para que não me delongue. Qual é a justificativa para:
1- Que os funcionários do topo da carreira do funcionalismo público ganhem 4, ou 5 vezes mais do que os demais servidores? Isso se mostra mais gritante quando olhamos para, por exemplo, um juiz que ganha 25k e seu servidor que também precisa ser formado em Direito ganha 5, 6k. Não defendo que deveriam ganhar a mesma coisa, mas ao menos metade. Isso se repete nos demais cargos, como Delegado, Procurador, Ministério Público etc.
2- que esses mesmos funcionários recebam uma infinidade de benefícios pagos com o nosso dinheiro, como auxílio educação, livro, moradia, plano de saúde, vale refeição altíssimo e por aí vai. Nesse caso, não sei o que é pior, se é receberem tanto dos nossos bolsos sem precisarem, ou se é o fato de aqueles que precisam realmente, que são os citados servidores receberem muito menos nos benefícios, quando recebem. Ex: auxílio escola para filho de juiz do RJ até 7k (não sei se já aprovaram). Para filho de servidor é um terço disso. Acho que com 25 k não deve dar para pagar escola sem comprometer a renda.
3- Os cartórios de notas, que são dirigidos por tabeliões, a pouco tempo atrás eram hereditários, não havendo qualquer tipo de concurso para tal. Isso mesmo! Passavam de pai para filho. São verdadeiras minas de dinheiro. Os piores não tiram menos de 20k de lucro líquido e os melhores, não queira nem saber! Chegam à cifras milionárias todos os meses. Pergunte como se conseguia um cartório desses. Oras, pelo famoso QI (quem indique). Nisso, não esqueçam que o sujeito presta um serviço público! O que deveria era o estado controlar todo o dinheiro vindo do serviço público e fazer concurso para tabelião, que apenas administraria o cartório, obviamente recebendo bem pela responsabilidade. Só no Brasil um particular possui fé pública. Hj ao menos existe concurso para tabelião, não sendo mais hereditária, tal atividade.
4- existem uma infinidade de pessoas dentro da faixa da população economicamente ativa, que recebe pensão de pai, avô, bisavô e por aí vai. Se casarem "no papel" perdem a pensão e então elas fraudam o sistema "se juntando". Difícil alguém não conhecer alguém nessa situação. Inclusive uma atriz global, milionária e grande crítica de políticas públicas mama nessas tetas de forma extremamente silente. Algumas nem trabalham, pois já ganham 10, 12k por mês do Estado sem fazer nada. Não me refiro as viúvas, mas sim as descendentes. Acredito que qualquer um nessa situação faria o mesmo, mas cabe ao Estado não permitir.
E por aí vai. Acho que esses exemplos oneram muito mais os cofres públicos do que auxílio reclusão e bolsa família. Não estou entrando no mérito de se auxílio reclusão e bolsa família são bons.
O que gostaria de mostrar é que nos naturalizamos as desigualdades e o fato de as elites serem egoístas e não repartirem os recursos do estado. Pelo contrário, concentram mais.
Mas por que não percebemos isto? Porque eles são os formadores de opinião. Controlam os veículos de comunicação e grande parte da máquina pública. Por tanto não se mobilizam quando os recursos são lhes destinado, mas sim quando o que sempre mamaram está sendo destinado à outras classes, como no caso de cotas, prouni etc.
Não estou defendendo a bandeira de partido x ou político y. Estou falando do país como um todo.
Algum dia pretendo escrever algo mais profundo sobre a minha concepção acerca dessas contradições.
Até pensei em abrir um tópico,mapea não desvirtuar.
Desde que o Brasil é Brasil as elites sugam os recursos dos Estado. Se utilizam da máquina pública como se fosse privada. Qual a justificativa para você ter um milionário estudando as custas do Estado? Num país verdadeiramente republicano isso não deveria ocorrer. Veja que eu não estou me referindo a classe média, talvez a média alta possa entrar nisso.
As primeiras universidades brasileiras foram de Direito e Medicina, vez que os filhos das elites iam à Europa para poder cursar o nível superior e então decidiram fazer as universidades aqui para evitar esse deslocamento. Quem pagaria a conta? O povo, como sempre.
Sempre que converso com meus amigos afirmo que o principal problema do país é que as elites são extremamente egoístas. Ao invés de distribuírem os recursos fazem questão de concentrar. São inúmeras as contradições que tendemos a naturalizar.
Vou citar algumas para que não me delongue. Qual é a justificativa para:
1- Que os funcionários do topo da carreira do funcionalismo público ganhem 4, ou 5 vezes mais do que os demais servidores? Isso se mostra mais gritante quando olhamos para, por exemplo, um juiz que ganha 25k e seu servidor que também precisa ser formado em Direito ganha 5, 6k. Não defendo que deveriam ganhar a mesma coisa, mas ao menos metade. Isso se repete nos demais cargos, como Delegado, Procurador, Ministério Público etc.
2- que esses mesmos funcionários recebam uma infinidade de benefícios pagos com o nosso dinheiro, como auxílio educação, livro, moradia, plano de saúde, vale refeição altíssimo e por aí vai. Nesse caso, não sei o que é pior, se é receberem tanto dos nossos bolsos sem precisarem, ou se é o fato de aqueles que precisam realmente, que são os citados servidores receberem muito menos nos benefícios, quando recebem. Ex: auxílio escola para filho de juiz do RJ até 7k (não sei se já aprovaram). Para filho de servidor é um terço disso. Acho que com 25 k não deve dar para pagar escola sem comprometer a renda.
3- Os cartórios de notas, que são dirigidos por tabeliões, a pouco tempo atrás eram hereditários, não havendo qualquer tipo de concurso para tal. Isso mesmo! Passavam de pai para filho. São verdadeiras minas de dinheiro. Os piores não tiram menos de 20k de lucro líquido e os melhores, não queira nem saber! Chegam à cifras milionárias todos os meses. Pergunte como se conseguia um cartório desses. Oras, pelo famoso QI (quem indique). Nisso, não esqueçam que o sujeito presta um serviço público! O que deveria era o estado controlar todo o dinheiro vindo do serviço público e fazer concurso para tabelião, que apenas administraria o cartório, obviamente recebendo bem pela responsabilidade. Só no Brasil um particular possui fé pública. Hj ao menos existe concurso para tabelião, não sendo mais hereditária, tal atividade.
4- existem uma infinidade de pessoas dentro da faixa da população economicamente ativa, que recebe pensão de pai, avô, bisavô e por aí vai. Se casarem "no papel" perdem a pensão e então elas fraudam o sistema "se juntando". Difícil alguém não conhecer alguém nessa situação. Inclusive uma atriz global, milionária e grande crítica de políticas públicas mama nessas tetas de forma extremamente silente. Algumas nem trabalham, pois já ganham 10, 12k por mês do Estado sem fazer nada. Não me refiro as viúvas, mas sim as descendentes. Acredito que qualquer um nessa situação faria o mesmo, mas cabe ao Estado não permitir.
E por aí vai. Acho que esses exemplos oneram muito mais os cofres públicos do que auxílio reclusão e bolsa família. Não estou entrando no mérito de se auxílio reclusão e bolsa família são bons.
O que gostaria de mostrar é que nos naturalizamos as desigualdades e o fato de as elites serem egoístas e não repartirem os recursos do estado. Pelo contrário, concentram mais.
Mas por que não percebemos isto? Porque eles são os formadores de opinião. Controlam os veículos de comunicação e grande parte da máquina pública. Por tanto não se mobilizam quando os recursos são lhes destinado, mas sim quando o que sempre mamaram está sendo destinado à outras classes, como no caso de cotas, prouni etc.
Não estou defendendo a bandeira de partido x ou político y. Estou falando do país como um todo.
Algum dia pretendo escrever algo mais profundo sobre a minha concepção acerca dessas contradições.
Até pensei em abrir um tópico,mapea não desvirtuar.
Re: UemRe: A USP e os calouros mais ricos do Brasil
Isso só acontece no BR. La nos EUA tudo é pago, incluindo as univ. publicas. Esse patrimonialismo brasileiro me da nojo.Hans de Sulivan escreveu: Qual a justificativa para você ter um milionário estudando as custas do Estado?
[/b]
O Raymundo Faoro fala sobre isso no livro "Os donos do poder"Andarilho escreveu:É isso mesmo, a grande maioria dos problemas aqui, sociais, politicos, economicas, etc, etc, são sistêmicos, tem sua origem no processo de formação do Brasil enquanto estado. É so ver a construção de nossa cidadania, modernização conservadora, burocracia, corporativismo, essas coisas não são recentes.
Na verdade esse diagnóstico de mistura do privado e público é quase unânime nos clássicos da ciência social brasileira.liverblow escreveu:
O Raymundo Faoro fala sobre isso no livro "Os donos do poder"
Caio Prado Jr (Amigo do Over) e o Sérgio Buarque de Hollanda também falam coisa parecida.
O Brasil é todo errado. E o pior é que criou uma política engessada institucionalmente, a maior parte das coisas que comentaram aí em cima não cabe ao presidente.
A minha mãe mora em uma cidade de uns 35 mil habitantes. O coral da cidade já foi pra Barcelona e vai gravar um dvd em Paris e Praga em novembro.
Foram pedir ajuda pro prefeito, e aí? O argumento que utilizaram era que isso era "cultura", afinal existe verba separada do governo federal pra isso. O que o prefeito responde? Que cultura pra ele é de cana, laranja e algodão.
Porra aí é foda. Deveria existir uma coisa mais direta entre instituições diversas e poder federal. O Aécio e a Dilma, independente de partido, me parecem muito mais bem intencionados que um imbecil desses...
Não tinha visto seu postAndarilho escreveu:
Sim, José Murilo Carvalho, Souza Martins, Campello Souza, e mais tantos outros.
Especificamente em relação ás elites, são praticamente as mesmas desde MUITO tempo atrás.