AS PEQUENAS EQUIPES - Dicas

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Rodrigo muleta
Contato:

AS PEQUENAS EQUIPES - Dicas

Mensagem por Rodrigo muleta » 23 Mar 2016 09:26

Dicas para as pequenas equipes de jiu jitsu.

Rodrigo muleta
Contato:

Re: AS PEQUENAS EQUIPES - Dicas

Mensagem por Rodrigo muleta » 23 Mar 2016 09:26

PEQUENOS TATAMES, GRANDES NEGÓCIOS

Não existem estatíscas ou estudos a respeito, mas creio que aproximadamente 80 a 85% das equipes de jiu jitsu do Brasil, possam ser definidas como pequenas equipes.
Usando como escala a quantidade de alunos fixos , eu definiria as equipes como master, grandes, médias e pequenas .
As masters seriam as matrizes de grandes equipes, todas com grande números de alunos (acima de 200 lutadores) que todos nós conhecemos: Gracie Barra, Alliance, Nova União etc...
Ai vem as grandes, que seriam filiais das masters, quase sempre em cidades grandes e/ou muito desenvolvidas (para padrões brasileiros). As vezes tendo a frente um lutador e/ou professor de renome nacional com alunos que variam entre 100 a 150.
Na sequencia as médias com alunos na casa dos 50 a 100, seguidos pelas pequenas, em que o número de praticantes fiquem em até 50 bravos guerreiros.
E é nessa pequena, que eu imagino girar algo em torno de 80 a 85% do número de praticantes da arte suave aqui em nosso Brasil varonil que temos um nicho (no qual me enquadro) que não acha padrões, referências, dicas ou auxílio que permitam incrementar, administrar, repaginar suas idéias e com isso aumentar o número de praticantes e quem sabe subir de escala para o padrão médio. Todas as dicas dadas em revistas especializadas, parecem serem dirigidas as 'classes mais altas'' no mundo das equipes de jiu-jitsu. As pequenas equipes, tem um bloqueio invisível que dificulta o aumento do número de praticantes, sendo esses, os mais variados possíveis, desde uma falta de didática do professor responsável, falta de planejamento, falta de feeling para ministrar aulas, desorganização da equipe em geral, falta de marketing, má- localização da escola, infra estrutura precária, cidades com tradição em esportes quase nulas e por ai vai.
Então pensando nessas pequenas formiguinhas, que carregam um grande peso do ju jitsu em suas costas, que criei (nesse mundo nada se cria, tudo se copia ou se transforma) dez regras básicas para ajudar o pequeno professor igual a mim, a administrar, incrementar e quem sabe aumentar o número de alunos de sua escola.
Todos os conceitos abaixo, foram adquiridos com a prática de quase 20 anos de jiu-jitsu e uns 15 dando aulas, sendo que começei a lecionar na faixa-azul.

1) Crie uma logomarca bonita.
Se você for artista ou designer melhor ainda. Se não for, evite confiar no seu ''extremo bom gosto'', pois como designer gráfico tenho visto logomarcas que dão até medo em assombração. Lembre-se que o patche que estará nas costas do seu aluno, será um dos seus cartões de visita.

2) Não tenha vergonha de imitar os ''grandes''.
Sempre, absolutamente sempre algo que aparentemente novo, foi na verdade imitação ou copiado de um conceito já existente, e isso também é uma realidade no jiu-jitsu. A padronização do uniforme foi implementada pela Gracie Barra e deu certo, copie. O horário de 12h é tradicionalmente para competidores, copie. Uma equipe de sua cidade fez propaganda em panfletos na rua e teve um bom retorno, copie. Não se prenda aos seus conceitos de aula, de administração e nem de marketing...afinal os Mendes e os Myaos ''criaram'' o berimbolo e você copia....

3) Invista na estrutura de sua academia.
Por mais simples e humilde que seja, com um pouco de dinheiro, muita ajuda e criatividade, você pode transformar uma academia simples (como a minha) em um lugar organizado, com ambiente bacana e aonde os novos alunos teram muito gosto em ir e levar seus amigos para conhecer. E pode ter certeza, que a ajuda para essas mudanças está ai dentro. Um aluno pintor para dar uma geral nas paredes, um aluno eletricista para arrumar aquela luz que insiste em não acender e o melhor, eles sempre estão dispostos em ajudar.

4) Parte do seu lucro é de sua academia
Estabeleça uma pequena cota do seu lucro, algo em torno de 20% para retornar para sua academia. Invista em lixeiras, dispensers de sabonete líquido, papel toalha, uma nova lona para o tatame, um kimono para aula experimental, etc...

5) De quanto é seu pagamento?
Defina com qual porcentagem você irá ficar após fechar o mês em sua escola. Eu opinaria por 30% , sendo que os 50% restantes devem ser depositados em uma conta a aparte para uma emergência, como naquele mês de frio ou chuva que boa parte dos alunos ficam em casa, assim como fim de ano, quando o movimento diminui mais ainda. Sempre é bom ter uma pequena reserva para não passar apertado como aluguel.

6) NÃO dê bolsas.
PERAI. Que conversa é essa?? Quem esse cara pensa??? Talvez a opinião mais polêmica seja essa, pois sempre tem aquele moleque talentoso que não tem condições de pagar a mensalidade (que quase sempre gira em torno de R$50,00 a R$70,00 mensais) e precisa da bolsa para treinar, virar campeão e mudar de vida.
Nas minhas experiências, nenhum dos meus bolsistas (sim eram fenômenos como lutadores e precisavam desse apoio financeiro) deram o devido valor ao que receberam. Durante um tempo, o bolsista até faz por merecer, mas depois tudo vai desandando. Acho muito melhor, você dar uma função para o ''bolsista'' em troca da mensalidade.
Quem sabe varrer a academia antes das aulas, lavar os banheiros antes e após as aulas e passar um pano no tatame. Se ele quiser mesmo treinar, não irá se importar com esses serviços que ''no Brasil'' são sinônimo de vergonha. Só aqui.

7) Plano de aula
Sente todo fim de semana na mesa e traçe um plano de aula para a semana que virá.
Você passará a impressão de um professor responsável e que se preocupa com os ensinamentos para seus alunos, afinal nada pior que chegar na hora da aula e tentar ficar lembrando o que passar. Acaba que você mostrará uma passagem de guarda e no próximo movimento ensina uma defesa pessoal....nada a ver.

8) Você nunca poderá causar uma segunda boa impressão
A primeira impressão que você passará a um ''talvez aluno'' é a que ficará, por isso nada de andar todo "mulambento", falando aquele milhão de gírias e com a cara de quem quer comer o fígado do primeiro que lhe perguntar as horas. Tenha sempre dois ou mais kimonos, com o paletó e calça da mesma cor, em bom estado de uso e com os patches de sua equipe, afinal, na sua pequena equipe, você é a referência... Receba a todos com um sorriso, sem marra nenhuma e trate a todos por igual, seja ele magrelo, gordinho ou só com uma perna, afinal, o jiu jitsu é para todos (leia item2, né.... Gracie Barra)

9) Casca fina
Já diria meu mestre, o casca fina que é a base de toda academia. Não invista a maior parte do seu tempo durante as aulas naquele aluno casca grossa, campeão estadual e ''futuro'' campeão mundial. Ele em sua equipe é um, dois as vezes três e geralmente ''bolsistas''. Os outros seus 20 alunos casca finas , que ajudam a manter toda essa estrutura que o ''casca-grossa'' precisa para treinar e ter os resultados que tanto orgulho te dão. Como professor sei que não é fácil, deixar aquele fenômeno um pouco de lado, mas no fim do mês, coloque tudo na ponta do lápi$$$$...Você entenderá do que estou falando.

10) Propaganda, a alma do negócio
Já criou o facebook de sua equipe?? E o site??? Só lembrando, que existem provedores de site grátis, tá. Nem precisa gastar com isso. Em meus 15 anos como professor, nunca alguém chegou em minha equipe e falou que veio porque aqui tem um campeão brasileiro ou mundial...Essa realidade é de outro nível de academia (master e grande).
O nosso forte são as redes sociais, os sites e principalmente o fortíssimo boca a boca...mas nada que uma vez ou outra uma panfletagem nas saídas das escolas não ajudem um pouco.

Como a toda regra a excessão, essas dicas acumulei a longo dos anos e somente gostaria de dividir com meus irmãos de ''pequenas academias'', pois assim nos veremos aqui representados ao lado dos grandes, e quem sabe um dia, subiremos um degrau rumo ao lugar mais alto na ''piramide alimentar do jiu jitsu''.

Rodrigo 'muleta' Reis - Faixa preta 2º grau
Formado pelo mestre Vinícius 'draculino' Magalhães
Praticante da arte suave há 20 anos
Professor há 15 anos (professor é quem ensina, independente da graduação)
Líder da equipe RMT- Sete Lagoas (Pequena, viu.)

magaxo
Contato:

Mensagem por magaxo » 23 Mar 2016 10:59

Otimas dicas brother!
Como estou engatinhando com minha turma,vou seguir suas dicas com certeza!
Obrigado

MeuGibsonBJJ
Contato:

Mensagem por MeuGibsonBJJ » 23 Mar 2016 11:23

Show

Meu princimeiro contato com jiu jitsu foi numa academia pequena, o mestre e o ambiente da academia eram otimos tinha tudo pra bombar de alunos
Porem era um pessimo administrador e acabou fechando as portas, uma tristeza
Sempre entre como um gatinho e saia como um leão, mas nunca entre como um leão e saia como um gatinho

Rodrigo muleta
Contato:

Mensagem por Rodrigo muleta » 23 Mar 2016 13:44

Valeu...aprender, ajudar e compartilhar...

Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Marcel Firefighter » 23 Mar 2016 15:13

Copiando, colando e compartilhando!! Obrigado, brother!!
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem

rumshot
Contato:

Mensagem por rumshot » 23 Mar 2016 15:41

Aula de planejamento de negocio e marketing ... De graca ! Parabens

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 24 Mar 2016 14:44

Excelente! Obrigado pelo material!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

BM8
Contato:

Mensagem por BM8 » 24 Mar 2016 15:46

Um adicional...

Para aqueles que colocam outros professores ou instrutores parem dar as aulas da grade que nao é possivel o professor principal e dono ministrar. Montem um padrao de aula, e seja rigido nessa cobrança. Evita a fuga de alunos, em caso desse professor ou instrutor abrir a sua propria escola.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 24 Mar 2016 15:59

Bom tópico.
Octacampeão Brasileiro

Michel BJJ
Contato:

Mensagem por Michel BJJ » 28 Mar 2016 08:53

Rodrigo muleta escreveu:Dicas para as pequenas equipes de jiu jitsu.
Obrigado Rodrigo pelas dicas sou Instrutor a cerca de 1 ano isso vai ajudar bastante no meu aprendizado, também levarei o conteúdo ao meu Professor pois acho que ele vai gostar!!Abraço
E o destinou bradou para o guerreiro: Tu não pode resistir a tempestade. E o guerreiro murmurou: Eu sou a tempestade!!

Rodrigo muleta
Contato:

Mensagem por Rodrigo muleta » 28 Mar 2016 09:03

Michel BJJ escreveu:Obrigado Rodrigo pelas dicas sou Instrutor a cerca de 1 ano isso vai ajudar bastante no meu aprendizado, também levarei o conteúdo ao meu Professor pois acho que ele vai gostar!!Abraço
Por nada Michel...Jiu jitsu, independente de equipe, tem que ser uma grande família....

Michel BJJ
Contato:

Mensagem por Michel BJJ » 28 Mar 2016 10:41

Rodrigo muleta escreveu:Por nada Michel...Jiu jitsu, independente de equipe, tem que ser uma grande família....
Bem nessa Rodrigo, tenho um amigo que é ai da sua Cidade e treina com a gente aqui em Santa Catarina e me convidou pra ir conhecer a região de vocês se um dia for ai vou visita-lo Fera!!
E o destinou bradou para o guerreiro: Tu não pode resistir a tempestade. E o guerreiro murmurou: Eu sou a tempestade!!

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 28 Mar 2016 18:10

Rodrigo muleta escreveu:Dicas para as pequenas equipes de jiu jitsu.
Irmão, tu eh de 7 lagoas?

Posso usar teu post em uma matéria do site? Coloco os créditos seus obviamente
Imagem

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 29 Mar 2016 21:24

ótimo tópico.Só uma coisa, padronização de quimono é venda casada e isso é ilegal.
Imagem

Responder