Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
LeandroDF
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Cervejas - Análises, discussões, promoções.

Mensagem por LeandroDF » 23 Mar 2016 19:52

Vicente escreveu:Alguem já tomou esta aqui?

Imagem

Ela tem gosto de bacon! Se chama Schlenkerla, vale cada centavo.

Rauch bier mais tradicional do mercado. Sempre uso ela de parâmetro pras outras. Acho muito boa. Nacional que gostei bastante foi a caldo de bituca. Boa cerva.

LeandroDF
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeandroDF » 23 Mar 2016 19:56

gnomo escreveu:Só esclarecendo que a medida 1000 IBU é possível pois IBU é uma medida da quantidade de alfa-ácido na cerveja, que é o componente químico responsável pelo amargor da cerveja.
O problema é que o paladar humano não distingue amargores que ultrapassem os 100 IBU. Acima de 100, é tudo a mesma coisa para o ser humano.

Mas no final, 1000 IBU passa a ser só propaganda mesmo, pois não vai fazer diferença.

Sim sim. Quero dizer em relação ao que podemos sentir. Para o ser humano não faz diferença.

Mas os métodos de cálculo das cervejarias tb deixam muito a desejar. Normalmente é utilizando o alfa ácidos dos lúpulos tabelados e com a fervura etc. então essa conta passa longe da real. Serve de parâmetro somente.

LEV
Contato:

Mensagem por LEV » 23 Mar 2016 20:11

Kueka escreveu:Pois é, se o cara tiver a manha e empenho de fazer umas "gambiarras", não fica tão caro.
No entanto, pra quem ta começando acho que é melhor começar com 5 -10 l mesmo.

A brassagem de 20l que vais fazer, vai ser no fogão guerreiro mesmo ou vai por um fogareiro?
Quando fizemos a de 20L usamos um fogareiro, tivemos que terminar de resfriar a panela em uma piscina kkkkkk
Vou brassar no mesmo fogão velho de guerra. A diferença é que vou usar duas bocas ao mesmo tempo.

ZarakiAoshi
Contato:

Mensagem por ZarakiAoshi » 23 Mar 2016 22:41

APA gostosa pra mim é a Dead Pony Ale da Brewdog...ali vai bem no meu gosto

MMATAQUE
Contato:

Mensagem por MMATAQUE » 23 Mar 2016 23:11

a hocus pocus tá querendo lançar uma cerveja com café
vem coisa boa!

NoFunAtAll
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NoFunAtAll » 24 Mar 2016 10:47

LEV escreveu:Não conheço a sua cozinha, mas posso afirmar com toda a certeza que não é menor do que a minha :lol:

Pesquise sobre BIAB (Brew in a bag). Usa-se uma panela só, em vez de 3 no sistema tradicional. Até 20 litros, acho viável pra fazer em apartamento (farei pela primeira vez em breve, aí posso confirmar), mais do que isso complica por causa do peso do saco de grãos.

Mas, como eu disse, o mais importante pra definir isso é como você pretende fermentar. Vai ter geladeira dedicada? Frigobar? Fazer gambiarra com isopor e gelo? Cabe um balde/bombona de 20 litros (considerando o airlock)? Acho que é por aí que tem que sair a decisão. Porque o tamanho da panela é o de menos...
Putz cara, minha cozinha é bem pequena. Sem falar que meu "Homebrew Kit" precisaria incluir um fogão, pq hj eu não tenho! A não ser que dê pra fazer Cerveja no Microondas. \o/

Não seria viável fermentar na minha geladeira normal?
Imagem

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 24 Mar 2016 11:22

LeandroDF escreveu:Pois é... Mas está aí um assunto bom a ser discutido no fórum e ver demais opniões.

Existem alguns artigos que dizem o nível de percepção humana do IBU varia, se não me engano, entre 3 e 85/95 IBUs, ou seja, esse negocio de cerveja de 1000 IBUs é pura balela. Na verdade qualquer coisa com mais de 100 é balela.

O que vale mesmo é a qualidade, combinação e modo como os lúpulos foram empregados no processo de fabricacao da cerva. Qual(is) foram os lúpulos do dry hopping etc. sempre tento olhar mais sobre essa perspectiva quando tomo uma imperial ipa ou um american barley wine, cervas que normalmente chegam a mais de 100 IBU.

Mas que 100 de IBU é pancada isso é.... :D

Que eu me lembre, a mais amarga - e com certa folga - que já provei tem 70 IBU. É a West Coast Rye IPA, parceria Dama Bier e Tupiniquim... amarga até a alma.

Para você ter uma ideia, gosto bastante da Benedita Furrundu Stout que, segundo consta, tem 93 IBUs, mas não chega perto do amargor da West Coast.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

LEV
Contato:

Mensagem por LEV » 24 Mar 2016 13:14

NoFunAtAll escreveu:Putz cara, minha cozinha é bem pequena. Sem falar que meu "Homebrew Kit" precisaria incluir um fogão, pq hj eu não tenho! A não ser que dê pra fazer Cerveja no Microondas. \o/

Não seria viável fermentar na minha geladeira normal?
O problema é que, além da temperatura ter que ser constante (o que já seria mais difícil com o abre e fecha da geladeira "de casa"), a temperatura de fermentação de uma Ale, por exemplo, é por volta de 18 graus. E isso é muito quente pra conservar os alimentos que estarão lá.

Se comprar um frigobar usado estiver fora de questão, acho que uma gambiarra com isopor e garrafas com gelo (sendo trocadas diariamente) seria uma opção melhor. Não vai ser um controle primoroso de temperatura, mas vai sair cerveja.

Imagem

LEV
Contato:

Mensagem por LEV » 24 Mar 2016 13:22

Só tem que ver a quantidade de gelo que se deve usar pra atingir a temperatura desejada. Aí só testando mesmo... Lembrando que o que deve se controlar é a temperatura do líquido e não do ambiente. Por isso o termostato está colado no balde nessa foto aí.

E, se quiser dar um upgrade na gambiarra e ter um controle preciso, dá pra colocar uma lâmpada fluorescente (ligada ao controlador de temperatura), que vai acender e aquecer o ambiente caso esfrie demais e apagar quando atingir a temperatura programada. Aí só tem como dar errado se esquecer de trocar o gelo.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 25 Mar 2016 10:52

Imagem

phpBB [video]
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

jcneto89
Contato:

Mensagem por jcneto89 » 02 Abr 2016 14:38

Esquenta pra Real x Barcelona...
Imagem
Imagem

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Prime
Contato:

Mensagem por Prime » 03 Abr 2016 13:50

alguem ja provou?

Imagem
Imagem

jcneto89
Contato:

Mensagem por jcneto89 » 03 Abr 2016 14:41

abukake escreveu:alguem ja provou?

Imagem
Imagem
Fiz o pedido no empório da cerveja. To esperando chegar

Responder