A USP e os calouros mais ricos do Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Lucao
Contato:

Re: A USP e os calouros mais ricos do Brasil

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 12:28

jitsunaja escreveu: Pois é, e o "problema" é que o rico paga imposto também e tem os mesmos direitos! O governo tem que investir em educação sim, mas não é pra beneficiar um lado que você tem que proibir quem você julga ser rico de entrar na faculdade pública. Se a pública é a melhor pro cara ele tem que ir SIM pra lá. Tem muita gente de escola pública que com dedicação consegue dar um banho em aluno de escola particular (e falo com CONHECIMENTO DE CAUSA, porque dava aula pra alunos que buscavam ganhar uma bolsa em colégio particular e tinham muleques MUITO inteligentes)
Naja, acho que se trocar o adjetivo de "desleal" para "desigual" (certamente foi o que ele quis dizer) para mim a colocação dele está corretissima. Eu defendo a mesma tese e não vejo nenhum favorecimento de classe na colocação do Cardoso.
Bom, posso estar enganado, então gostaria que demonstrasse e relação entre pergunta e resposta. Pra mim vc está completamente equivocado.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 12:31

cardonelli escreveu:O justo seria pelo menos 80% das vagas para quem fez todo o fundamental e médio no ensino publico.
O justo é acabar com a estrutura piramidal do ensino brasileiro.

rockit
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: UemRe: A USP e os calouros mais ricos do Brasil

Mensagem por rockit » 09 Nov 2014 13:10

Hans de Sulivan escreveu:O pessoal ainda diz que o que fode o Brasil e o bolsa família. Quem fala isso e extremamente mau intencionado ou alienado.

Desde que o Brasil é Brasil as elites sugam os recursos dos Estado. Se utilizam da máquina pública como se fosse privada. Qual a justificativa para você ter um milionário estudando as custas do Estado? Num país verdadeiramente republicano isso não deveria ocorrer. Veja que eu não estou me referindo a classe média, talvez a média alta possa entrar nisso.

As primeiras universidades brasileiras foram de Direito e Medicina, vez que os filhos das elites iam à Europa para poder cursar o nível superior e então decidiram fazer as universidades aqui para evitar esse deslocamento. Quem pagaria a conta? O povo, como sempre.

Sempre que converso com meus amigos afirmo que o principal problema do país é que as elites são extremamente egoístas. Ao invés de distribuírem os recursos fazem questão de concentrar. São inúmeras as contradições que tendemos a naturalizar.

Vou citar algumas para que não me delongue. Qual é a justificativa para:

1- Que os funcionários do topo da carreira do funcionalismo público ganhem 4, ou 5 vezes mais do que os demais servidores? Isso se mostra mais gritante quando olhamos para, por exemplo, um juiz que ganha 25k e seu servidor que também precisa ser formado em Direito ganha 5, 6k. Não defendo que deveriam ganhar a mesma coisa, mas ao menos metade. Isso se repete nos demais cargos, como Delegado, Procurador, Ministério Público etc.

2- que esses mesmos funcionários recebam uma infinidade de benefícios pagos com o nosso dinheiro, como auxílio educação, livro, moradia, plano de saúde, vale refeição altíssimo e por aí vai. Nesse caso, não sei o que é pior, se é receberem tanto dos nossos bolsos sem precisarem, ou se é o fato de aqueles que precisam realmente, que são os citados servidores receberem muito menos nos benefícios, quando recebem. Ex: auxílio escola para filho de juiz do RJ até 7k (não sei se já aprovaram). Para filho de servidor é um terço disso. Acho que com 25 k não deve dar para pagar escola sem comprometer a renda.

3- Os cartórios de notas, que são dirigidos por tabeliões, a pouco tempo atrás eram hereditários, não havendo qualquer tipo de concurso para tal. Isso mesmo! Passavam de pai para filho. São verdadeiras minas de dinheiro. Os piores não tiram menos de 20k de lucro líquido e os melhores, não queira nem saber! Chegam à cifras milionárias todos os meses. Pergunte como se conseguia um cartório desses. Oras, pelo famoso QI (quem indique). Nisso, não esqueçam que o sujeito presta um serviço público! O que deveria era o estado controlar todo o dinheiro vindo do serviço público e fazer concurso para tabelião, que apenas administraria o cartório, obviamente recebendo bem pela responsabilidade. Só no Brasil um particular possui fé pública. Hj ao menos existe concurso para tabelião, não sendo mais hereditária, tal atividade.

4- existem uma infinidade de pessoas dentro da faixa da população economicamente ativa, que recebe pensão de pai, avô, bisavô e por aí vai. Se casarem "no papel" perdem a pensão e então elas fraudam o sistema "se juntando". Difícil alguém não conhecer alguém nessa situação. Inclusive uma atriz global, milionária e grande crítica de políticas públicas mama nessas tetas de forma extremamente silente. Algumas nem trabalham, pois já ganham 10, 12k por mês do Estado sem fazer nada. Não me refiro as viúvas, mas sim as descendentes. Acredito que qualquer um nessa situação faria o mesmo, mas cabe ao Estado não permitir.

E por aí vai. Acho que esses exemplos oneram muito mais os cofres públicos do que auxílio reclusão e bolsa família. Não estou entrando no mérito de se auxílio reclusão e bolsa família são bons.

O que gostaria de mostrar é que nos naturalizamos as desigualdades e o fato de as elites serem egoístas e não repartirem os recursos do estado. Pelo contrário, concentram mais.

Mas por que não percebemos isto? Porque eles são os formadores de opinião. Controlam os veículos de comunicação e grande parte da máquina pública. Por tanto não se mobilizam quando os recursos são lhes destinado, mas sim quando o que sempre mamaram está sendo destinado à outras classes, como no caso de cotas, prouni etc.

Não estou defendendo a bandeira de partido x ou político y. Estou falando do país como um todo.

Algum dia pretendo escrever algo mais profundo sobre a minha concepção acerca dessas contradições.

Até pensei em abrir um tópico,mapea não desvirtuar.
caralho parça... quanta bosta huauhauh

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 09 Nov 2014 13:20

Imagina os funkeiros que não podem trabalhar e recebem bolsa familia em uma faculdade top. Imagina quantos anos demorariam para se formarem e quantos professores seriam mortos.

Tenho alguns amigos que vieram do ensino publico e são formados. Muitos desses não sabem escrever.

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 09 Nov 2014 13:44

phoenix escreveu:Imagina os funkeiros que não podem trabalhar e recebem bolsa familia em uma faculdade top. Imagina quantos anos demorariam para se formarem e quantos professores seriam mortos.

Tenho alguns amigos que vieram do ensino publico e são formados. Muitos desses não sabem escrever.
serio manolo????? :o :o :o
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 09 Nov 2014 14:09

cardonelli escreveu: serio manolo????? :o :o :o
Parece piada mais é serio. Veja sua time line do face e veja o quanto de nego formado e burro

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 09 Nov 2014 15:13

Deveriam acabar com todos os cursos que não são prioridades para o país

Vários cursos saturados, com as universidades privadas conseguindo oferecer o mesmo...

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 09 Nov 2014 15:35

Andarilho escreveu:Hans, só discordo do ponto em que você cita que a classe média, por ser supostamente mais instruída (deve-se ver que tipo de instrução é essa) é mais dificil de ser manipulada, coagida ou sei lá o que. O nível de instução do alemão médio da década de 40 não evitou a ascensão nazista.

Além disso, no pós-eleições, de onde vieram os ataques preconceituosos contra os nordestinos? Instrução não é sinônimo de bom senso. Muitos "instruídos" não tem a miníma noção de alteridade e nem de etnocentrismo. Aliás, eles tão cagando e andando pra isso aí.
Preciso concordar com você. Isso e a mais pura verdade. O pai de um amigo, que e um engenheiro com várias pós, conceituado, postou a seguinte frase. "Vamos parar de fazer turismo para o nordeste", após a vitória da Dilma.

Mas penso que mt desse preconceito das redes sociais se deve ao anonimato. Outra parte, mais moderada um pouco, se deve ao fato do sujeito querer fazer as piadas que faz nos seus ambientes de intimidade, nas redes. Quanto mais anônimo, maior tende a ser o insulto discriminatório. No entanto, acredito que muito disse se deve à pura trollação e filhadaputagem.

Pinel
Contato:

Mensagem por Pinel » 09 Nov 2014 16:12

phoenix escreveu: Parece piada mais é serio. Veja sua time line do face e veja o quanto de nego formado e burro
Como se fosse exclusividade de quem estuda em escola pública e se vc for pensar assim tem bastante gente daqui que deve ter estudado no município e no estado.

phoenix
Contato:

Mensagem por phoenix » 09 Nov 2014 16:43

Pinel escreveu:
Como se fosse exclusividade de quem estuda em escola pública e se vc for pensar assim tem bastante gente daqui que deve ter estudado no município e no estado.
Parece que estou generalizando . mas dá tristeza de ver as escolas sucateadas. Ver que os alunos não estão ligando para o futuro . culpa dos pais que não cobram . por isso vemos cada vez mais seres humanos que são verdadeiros bichos. O nível cultural do brasileiro é vergonhoso . nego só quer saber de futebol e funk . olha as meninas de 12 anos sua grande maioria tendo relação sexual. Como já disse essa nova geração de 1995 pra cá me assusta. Tenho medo de ter filhos e colocar nesse país de merda

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 17:38

phoenix escreveu: Parece que estou generalizando . mas dá tristeza de ver as escolas sucateadas. Ver que os alunos não estão ligando para o futuro . culpa dos pais que não cobram . por isso vemos cada vez mais seres humanos que são verdadeiros bichos. O nível cultural do brasileiro é vergonhoso . nego só quer saber de futebol e funk . olha as meninas de 12 anos sua grande maioria tendo relação sexual. Como já disse essa nova geração de 1995 pra cá me assusta. Tenho medo de ter filhos e colocar nesse país de merda
Também tenho essa sensação, mas olhando os indicadores sócio economicos do ano 2000 pra cá, tivemos uma melhora significativa.
Editado pela última vez por Lucao em 09 Nov 2014 18:24, em um total de 1 vez.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 17:42

YAMAZAK1 escreveu:hahaha com o nível do discurso populista/paternalista que temos no Brasil qualquer político que ousar mudar a forma de ingresso nas universidades cobrando mensalidades será taxado de privatizador e que destruidor da educação brasileira.
No Brasil tudo o que é dado nunca mais é tirado.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 18:02

Andarilho escreveu:Hans, só discordo do ponto em que você cita que a classe média, por ser supostamente mais instruída (deve-se ver que tipo de instrução é essa) é mais dificil de ser manipulada, coagida ou sei lá o que. O nível de instução do alemão médio da década de 40 não evitou a ascensão nazista.

Mas no caso da Alemanha ela vinha de uma hiperinflacao em 1923 seguida do crash da bolsa de NY em 1929 e a recessão que veio por seguir.
A classe media alema estava furiosa com o onus que o tratado de Versailhes* impunha a nacao e valores diferentes dos de hoje, nao se matavam judeus mas desde o seculo 18 havia um certo anti-semitismo. Dentro desse contexto a ideia de alguem com pulso firme para encarar os desafios nao chega irracional, pelo contrario. Nas eleicoes de 1933 os nazistas tiveram uns 30%* dos votos e fizeram algo* de forma que hitler foi nomeado primeiro ministro mesmo sem a maioria dos votos. Ainda era a republica de weimar* e um velhinho* era o presidente, ele morreu pouco depois e hitler acumulou as duas funcoes.

* nao lembro de cabeca/nao lembro como se escreve

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 20:48

Andarilho escreveu:
Sim, po, os alemães odiavam a República de Weimar e o contexto histórico era esse mesmo. Mas ainda assim, qual foi o principal bode expiatório escolhido? A sociedade da época não foi conivente, cúmplice, complacente? E tenho quase certeza que existem tantos outros exemplos históricos como esse ao longo da história da civilização.

Andar, acho q n existe um trigger para o nazismo mas a somatoria dos fatores acima + o desejo da sociedade alema por mudancas + a fraqueza das instituicoes democraaticas facilitavam uma guinada tanto a direita como a esquera. O incendio do Reichstag foi ridiculo.
Nao vejo a sociedade alema como coadjuvante de qualquer uma das mazelas do nazismo pq em primeiro lugar o fuher foi um dos lideres mais "magneticos" da humanidade, a propaganda de goebels escondia toda a parte podre, a grande maioria dos alemaes se sentiam raciamente superior, sim, mas os negros eram discriminados com separatismo nos EUA. Nossa sociedade era bem menos evoluida do que hoje.
Outra coisa, o pior feito de todos do nazismo, o holocausto, era de conhecimento doalto escalao do partido, das waffen ss de Himmler e pouca gente na whermatch sabia. A sociedade muito menos ainda. Comentario final, acho que naquela epoca hitler só nao se criaria como lider em paises com instituicoes democrativas mais sólidas, como Eua, Gra Bretanha e Franca.
escrevo e revisao de texto que e bom nada :D

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 09 Nov 2014 21:00

YAMAZAK1 escreveu:hahaha com o nível do discurso populista/paternalista que temos no Brasil qualquer político que ousar mudar a forma de ingresso nas universidades cobrando mensalidades será taxado de privatizador e que destruidor da educação brasileira.

Entao man, no topico sobre produtividade eu disse que falta ao brasileiro pincipalmente patriotismo, o senso de coletivo.
É óbvio que o sensato é cobrar de quem pode e reverter ao ensino basico, mas se alguem propuser isso sera linchado pelas Unes e partidos de esquerda da vida. Se esse politico dizer que isso eh melhor para o brasil no medio longo prazo, ninguem ta nem ai, pq nego que ver vantagem pra si e já. Em suma fazer isso tira votos de que se favorece do sistema e nao ganha votos de quem ira se favorecer disso no longo prazo. Ninguem pensa "isso vai ser bom pra nacao" todos só pensam em si.

Responder