Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
MeuGibsonBJJ
Contato:

Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?

Mensagem por MeuGibsonBJJ » 27 Mar 2016 17:17

Qual a opnião de vcs sobre isso, a faixa preta ser igual um diploma de faculdade

E queria saber tb a opnião sobre viver de jiu jitsu atleta/professor/dono de academia
Sempre entre como um gatinho e saia como um leão, mas nunca entre como um leão e saia como um gatinho

viniciusfs
Contato:

Re: Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?

Mensagem por viniciusfs » 27 Mar 2016 18:33

Como um diploma a faixa preta representa nível de conhecimento em um assunto. Só acho que talvez a faixa preta signifique um nível de conhecimento maior no assunto do que um diploma de graduação. Seria um mestrado ou doutorado.
Imagem

MeuGibsonBJJ
Contato:

Mensagem por MeuGibsonBJJ » 27 Mar 2016 18:38

viniciusfs escreveu:Como um diploma a faixa preta representa nível de conhecimento em um assunto. Só acho que talvez a faixa preta signifique um nível de conhecimento maior no assunto do que um diploma de graduação. Seria um mestrado ou doutorado.
Sim sim, pergunto no sentindo profissional da coisa, como ganha pão
Sempre entre como um gatinho e saia como um leão, mas nunca entre como um leão e saia como um gatinho

Matemático

Re: RE: Re: Uma faixa preta vale tanto quanto um diploma?

Mensagem por Matemático » 27 Mar 2016 18:47

.
Editado pela última vez por Matemático em 04 Jan 2019 01:34, em um total de 1 vez.

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 27 Mar 2016 20:09

MeuGibsonBJJ escreveu:Sim sim, pergunto no sentindo profissional da coisa, como ganha pão
No sentido financeiro, vai estudar! Viver do Jiu-Jitsu é meio frustrante.
Editado pela última vez por Tartaruga em 28 Mar 2016 16:14, em um total de 1 vez.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

rumshot
Contato:

Mensagem por rumshot » 27 Mar 2016 20:14

Faixa preta de qualquer modalidade, entendo como uma especializacao no assunto e Pode no meu entendimento ser comparado a um Grau tecnico ou de tecnlogo, Mas nao substitui o ensino de graduacao.
No Brasil o ensino continuado é muito novo, desse jeito, temos um longo caminho a percorrer e guardado as devidas proporcoes e no caso especifico do Brasil, nem a faixa preta substitui um Grau tecnico dada a baixa qualidade de ensino no sentido geral.... Inclusive e principalmente pedagogico.

NOGI
Site Admin
Site Admin
Contato:

Mensagem por NOGI » 27 Mar 2016 21:42

Uma faixa roxa de jiu jitsu equivale ao de preta das outras artes marciais.Jiujitsu se não equivale a um mestrado equivale a uma faculdade longa como medicina pelo menos.Atletas de ponta que pegam a preta em 5, 6 anos alem dos 2 turnos de jiu jitsu tem musculaça e funcional, então quem pega a preta em 5,6 anos treina 5,6 horas diárias.Tecnologo é como faculdade, é curso superior.As faculdades brasileiras tem um fortíssimo conteúdo teórico, inclusive acho totalmente desnecessário.Elas deveriam ter 2,5 ou 3 horas teóricas e o restante deveria ser pratica.
Imagem

rockit

Mensagem por rockit » 27 Mar 2016 22:08

Não.
aos mestres com carinho: kozak (RIP), molotov (RIP), brunologo (RIP), blake (RIP)

MeuGibsonBJJ
Contato:

Mensagem por MeuGibsonBJJ » 27 Mar 2016 23:25

rockit escreveu:Não.
Muito esclarecedor

MeuGibsonBJJ
Contato:

Mensagem por MeuGibsonBJJ » 27 Mar 2016 23:26

NOGI escreveu:Uma faixa roxa de jiu jitsu equivale ao de preta das outras artes marciais.Jiujitsu se não equivale a um mestrado equivale a uma faculdade longa como medicina pelo menos.Atletas de ponta que pegam a preta em 5, 6 anos alem dos 2 turnos de jiu jitsu tem musculaça e funcional, então quem pega a preta em 5,6 anos treina 5,6 horas diárias.Tecnologo é como faculdade, é curso superior.As faculdades brasileiras tem um fortíssimo conteúdo teórico, inclusive acho totalmente desnecessário.Elas deveriam ter 2,5 ou 3 horas teóricas e o restante deveria ser pratica.
Em carga horaria concordo com vc
Mas n sei se isso vale tb pra segurança que a faixa preta te da caso fique desempregado por exemplo e precise trabalhar, nesse caso ela vale como um diploma? Segundo o tartaruga não

RZCJJ
Contato:

Mensagem por RZCJJ » 28 Mar 2016 17:53

Depende da maneira de ver as coisas...considero a minha faixa preta tão importante quanto o meu diploma da graduação ou minha formação do MBA...são titulos pro resto da vida!!! Nunca deixarei de ter minhas titulações profissionais assim como nunca deixarei de ser faixa preta e ambos me auxiliam em diversos momentos e aspectos da minha vida e do meu dia a dia...mas vou confessar que fiquei muito mais feliz e realizado com a minha faixa preta ( apesar de te-la conquistado em momento distinto do momento da graduação profissional, tanto bacharelado quanto o mba)
Imagem

rumshot
Contato:

Mensagem por rumshot » 28 Mar 2016 22:28

Nao adianta ter uma faixa preta e morrer de fome. Estuda a graduacao tradicional ou faz um ead e continua o JJ....
Serve pelo menos pra voce ter uma cela individual Se Voce fizer alguma besteira....

Crosss
Contato:

Mensagem por Crosss » 29 Mar 2016 12:50

MeuGibsonBJJ escreveu:Qual a opnião de vcs sobre isso, a faixa preta ser igual um diploma de faculdade

E queria saber tb a opnião sobre viver de jiu jitsu atleta/professor/dono de academia
Bicho, eu tenho mestrado, e uns anos atrás fui chamado para dar aulas de defesa pessoal para os alunos do curso de formação de soldados e para o curso de formação de oficiais da polícia militar. Um coronel amigo meu, que também dava aulas nestes cursos, me zuava: po, vc faz mestrado e dá aula de defesa pessoal. Eu respondia: o mestrado me tomou 2 anos, o jiu-jitsu está há 20 na minha vida.

Tempos depois, comecei a dar aulas de direito penal e criminologia nos cursos citados. Encontrei esse mesmo coronel, que falou: ah, agora sim vc está fazendo jus ao seu mestrado.

Tipo, pra mim, minha faixa preta vale tanto quanto meu título de mestrado, e tive que me sacrificar por muito mais tempo até conquistar o direito de usá-la. Mas para a sociedade não tem jeito, é só o título acadêmico que conta, a faixa preta acaba sendo apenas uma curiosidade, tipo ah, ele também é faixa preta de jiu-jitsu. Haja vista que se voce estiver procurando um emprego formal, que não seja na área do esporte, a faixa preta não vai te acrescentar em nada.

Só exemplificando, nas aulas de defesa pessoal, se eu fosse apenas graduado em algum curso superior, mesmo se fosse preta campeão mundial, não poderia dar aulas, pq a escolaridade mínima exigida era pós graduação.

Quanto a viver do jiu-jitsu, os atletas de competição de nível mundial conseguem tirar uma grana boa em seminários e aulas particulares, principalmente la fora, onde já vi caras ganhando 400 dólares por uma hora de aula particular. Claro, isso é para a elite da elite.

Ser dono de academia é outra história, principalmente aqui no Brasil. Mesmo que vc tenha muitos alunos tem que estar preparado para os meses de férias, julho, dezembro e janeiro, onde o número de alunos cai bastante. Tenho amigos que são bem sucedidos dando aulas, mas são a exceção, e não a regra.

Lá fora é um pouco mais fácil, quer dizer, mais comum vc ver professores terem uma vida confortável dando aula. Lá é comum as associações, onde um professor é o cabeça e tem várias filiais, onde os associados tem que usar seus kimonos, fight wear, isso tudo geralmente é feito no paquistão onde os custos são bem baixos. Além disso, regularmente o cabeça da associação tb dá seminários e aulas particulares nas suas filiais, tenho muitos amigos que vivem bem lá fora desse jeito.

Vou te contar a minha experiência: eu dei aulas de 1995 até 2007. Tinha uma equipe grande, com 120 alunos que na época pagavam 80 reais de mensalidade. Para a época eu tirava um dinheiro muito bom, pois além de mensalidades eu vendia kimonos, camisetas, bermudas, chaveiros e adesivos. Mas detestava os meses de férias, onde minha renda caía muito, e justo no natal e ano novo. Decidi prestar um concurso, passei, fiz mestrado, e hj em dia dou aulas e tenho meu salario. E tenho liberdade financeira para treinar como aluno, apenas com o compromisso com a minha própria evolução, e tenho liberdade para viajar para competir e treinar no mundo todo.

Ás vezes sinto falta de dar aula, penso em montar um projeto social para a molecada carente, mas viver do jiu-jitsu nem passa mais pela minha cabeça

Alm
Contato:

Mensagem por Alm » 29 Mar 2016 13:33

Hoje dei uma aula de jiujitsu,é gratificante,mas viver de jiujitsu no Brasil,pode esquecer,nada cobrei dessa aula de hoje,sabe ontem ali no ringue Leitão dando uma aula,0800,e o lutador de MMA ainda debochava do velho,dizia...."com esse gancho você não sai"....e o velhinho meteu uma chave nos pé dele com seus pés que o cara viu estrelas de dor.....Brasil....um país sem educação....sem respeito....sem tradição.....para mim mais vale meu diploma de faixa preta de jiujitsu que qualquer outro diploma que eu tenho.....o jiujitsu me deu a inteligência emocional para viver....sobreviver nessa sociedade!
Sou um lutador.

Krlos Eduardo
Contato:

Mensagem por Krlos Eduardo » 29 Mar 2016 13:44

Alm deu o papo.
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Responder