Submission é esporte ???
Submission é esporte ???
Já é comum ouvir esse termo por aí, mas submission é um esporte ou uma modalidade de competição?
Uns dizem que é jiu jitsu sem kimono, outros que é um esporte.
Eu na minha leiguice de faixa branca já acho que JJ sem kimono é luta livre. Seria a mesma coisa que o pessoal da luta livre botar o kimono e dizer que estão fazendo LL de kimono.
Uns dizem que é jiu jitsu sem kimono, outros que é um esporte.
Eu na minha leiguice de faixa branca já acho que JJ sem kimono é luta livre. Seria a mesma coisa que o pessoal da luta livre botar o kimono e dizer que estão fazendo LL de kimono.
Re: Submission é esporte ???
não vejo o Submission como Luta Livre e está longe de ser. A Luta Livre é o moderno MMA, não tem como Submission ser Luta livre pq não efetua golpes contra o oponente e sim finalizações do JJ e talvez quedas do judo e wrestling, no meu ponto de vista o Submission é uma divisão interna do JJ.
Aguardo ponto de vista dos mais experientes
- RicardoBJJ
- Contato:
Sei não se é isso que vc disse. Tem um post do Marcel (F. Nietzsche), que é faixa preta tanto de Jiu quanto de LL, muito esclarecedor, talvez o mais esclarecedor acerca dessa diferença entre Luta Livre, Jiu Jitsu sem quimono, Submission e Vale Tudo. Só não lembro onde foi que ele postou, aqui ou no PVT.renatomp escreveu:não vejo o Submission como Luta Livre e está longe de ser. A Luta Livre é o moderno MMA, não tem como Submission ser Luta livre pq não efetua golpes contra o oponente e sim finalizações do JJ e talvez quedas do judo e wrestling, no meu ponto de vista o Submission é uma divisão interna do JJ.
Basicamente ele diz que hoje, a LL quase não se diferencia do JJ no gi, isso na prática, pois na teoria a LL tem regras diferenciadas do JJ, apensar que quase não haver competições em suas regras hoje em dia. Já Submission é um termo genérico, não um esporte em si.
O termo Submission é usado lá fora para designar qualquer modalidade de luta agarrada (grappling) sem quimono, cujo o objetivo principal da luta seja a finalização (diferente da luta greco-romana, por exemplo, em que chaves de articulações e estrangulamentos não são permitidos).
O que acontece é que cada competição tem sua regra própria. ADCC segue uma regra, JJ no gi outras, torneios do NAGA (organização de grappling americana) outras etc. Mas no fim, é tudo submission. Sendo assim, pode-se dizer que a tanto a Luta Livre quanto o Jiu sem quimono podem ser classificadas como tipos de submission.
Vlw RicardoBJJ! Gostaria de ler esse post que vc falou. Vou procurar.
Submission não é nada mais que modalidades de grappling (modalidades de luta agarradas) sem a vestimenta!
"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
- RicardoBJJ
- Contato:
De fato, a colocação do colega ao dizer que jiu jitsu sem quimono é luta livre foi indevida. Mas também não acho de todo errado dizer que jiu jitsu sem quimono é submission. Como e postei acima, é sim um tipo de submission.Molotov escreveu:Submission no brasil é o termo que usam para o jiu jitsu sem kimono o que eu acho errado, tendo em que vista que submission é torneio de grappling (ADCC), por exemplo nos Estados Unidos se fala NOGI (sem kimono) que é o certo, luta livre arte marcial não tem nada haver com ''lutar livre'' de vestimenta (kimono), se tu afirmar que sem kimono é luta livre, seria certo afirmar que roger gracie é preta de luta livre ?, tendo em vista que ele ja lutou e ganhou o ADCC que é sem kimono,ou então os torneios da IBJJF NOGI na verdade são torneios de luta livre ?, o que faz a arte marcial são suas técnicas, a luta livre tem a suas e se treina sem kimono, o jiu jitsu tem as suas e se treina com e sem kimono...
Achei uma definição mais bem fundamentada sobre o termo, a qual eu acredito que seja bem sensata, que descreve o submission não como pertencente desta ou daquela arte marcial, mas sim, uma fórmula de competição e termo geral para este tipo de luta:
"Submission wrestling (lit. luta de submissão) também conhecido como submission fighting, submission grappling, sport grappling, luta livre esportiva ou simplesmente como jiu jitsu “no-gi”, é uma fórmula de competição e um termo geral que descreve o aspecto das artes marciais e dos esportes de combate que se concentram na luta agarrada – clinch e na luta no solo, com o objetivo de obter uma submissão usando submission holds. É conhecido como combat wrestling no Japão. O termo “submission wrestling” geralmente se refere apenas à forma de competição e de treino que não usa um “casaco”, “gi”, ou “quimono de combate”, muitas vezes usados com cintos que estabelecem a graduação por cor."
Leia o texto todo, vale a pena:
https://mslutas.wordpress.com/2013/12/0 ... n-parte-1/
- RicardoBJJ
- Contato:
perfeito, é mais ou menos isso que o texto diz. Não é uma arte marcial própria, é apenas uma forma, ou seja, um conjunto de regras de combate. Por isso digo que é um termo genérico pra luta agarrada sem quimono, assim como o colega Malaca também bem colocou.Molotov escreveu: Submission pra mim é apenas as regras em que se luta um torneio de grappling, se eu faço jiu jitsu independente de ser um torneio com ou sem kimono da IBJJF ou sem kimono nas regras do ADCC pouco importa, no final eu irei usar o jiu jitsu tendo em vista que treino essa arte marcial..
Obrigado pelo link Ricardo!
"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne
"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel
"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles
Eu faço submission. a maioria é regido pela CBLA(Confederação Brasileira de Lutas Associadas).Alguns dos meus colegas além dos campeonatos de submission também vão nos NOGI de jiujitsu.mas é outra federação. Não sei se no resto Brasil seja igual ao daqui.As regras fazem muita diferença pois a pessoa não é obrigada a lutar em pé.Tenho vário colegas que não conhecem a luta livre esportiva.
Geralmente quem compete em submission compete em luta (wrestling) e também e não gostam(muitos detestam) de pano(eu particularmente não gosto muito de treinar de pano)
estão tentando reunir os atletas das mais variadas competições em Grappling(Beach wrestling, ou qualquer forma de luta regional)
Geralmente quem compete em submission compete em luta (wrestling) e também e não gostam(muitos detestam) de pano(eu particularmente não gosto muito de treinar de pano)
estão tentando reunir os atletas das mais variadas competições em Grappling(Beach wrestling, ou qualquer forma de luta regional)
respondendo a pergunta eu considero como esporte.São parecidos mas mesmo as entradas(quedas) jiu é jiu, submission é submission e wrestling é wrestling.
Editado pela última vez por NOGI em 28 Jul 2014 21:21, em um total de 1 vez.
Pra mim submission é uma modalidade de luta agarrada.
Eu não vejo pórque considerar o jiu jitsu um esporte(sei que tem a parte de defesa pessoal, que por sinal foi a primeira coisa que aprendi(a chamada gangorrinha) e o submission não.
Sim existe como esporte e inclusive da direito ao bolsa atleta. http://www.tatame.com.br/brasileiro-de- ... sa-atleta/.
Até pouco tempo atrás os os campeonatos se chamavam submission, muitos ainda chamam.O nome do esporte em questão se chama FILA Grappling.É sansionado pela FILA NO Brasi quem cuida disso é CBLA Confederação Brasileira de Lutas Associadas.
FILA International Federation of Associated Wrestling Styles (French: Fédération Internationale des Luttes Associées, A) e foi inspirado nos mais variados estilos, Catch wrestling, Beach wrestling, Folk wrestling/Luta tradicional.
folk wrestling.
EU acho que seria melhor continuar chamando de submission(pelo menos no Brasil, pra não confundir com Grappling.Se bem que ia dar confusão igual.COMO ja coloquei em spoilers muitas tribos desenvolverão formas regionais degrappling, não da pra "catologar"(não sei se é erro de tradução).
Como ainda não tem muitos atletas em muitos lugares só tem amdor(faixa branca e azul) e profissional(roxa, marrom e preta).
Não da praconsiderar só como "regra" e inclusive acho be mmais fácil o submission virar esporte olímpicoque o jiu.
Até pouco tempo atrás os os campeonatos se chamavam submission, muitos ainda chamam.O nome do esporte em questão se chama FILA Grappling.É sansionado pela FILA NO Brasi quem cuida disso é CBLA Confederação Brasileira de Lutas Associadas.
FILA International Federation of Associated Wrestling Styles (French: Fédération Internationale des Luttes Associées, A) e foi inspirado nos mais variados estilos, Catch wrestling, Beach wrestling, Folk wrestling/Luta tradicional.
folk wrestling
Spoiler:
EU acho que seria melhor continuar chamando de submission(pelo menos no Brasil, pra não confundir com Grappling.Se bem que ia dar confusão igual.COMO ja coloquei em spoilers muitas tribos desenvolverão formas regionais degrappling, não da pra "catologar"(não sei se é erro de tradução).
Como ainda não tem muitos atletas em muitos lugares só tem amdor(faixa branca e azul) e profissional(roxa, marrom e preta).
Não da praconsiderar só como "regra" e inclusive acho be mmais fácil o submission virar esporte olímpicoque o jiu.
Vai ter aula de submission numa academia aqui perto. Vou vê qual é
"Christmas it's over, No more presents"
Lobov, Artem
Lobov, Artem
Respondendo as perguntas, não, tirar o quimono não transforma em submission, catch wrestling, luta livre esportiva ou qualquer modalidade que for.Mesmo se tiver regras identicas cada esporte foi desenvolvido de maneira diferente.
E sim submission(que não é JIu noGI) é um esporte
E sim submission(que não é JIu noGI) é um esporte