Limite da Creontagem

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Ozz
Contato:

Limite da Creontagem

Mensagem por Ozz » 30 Mar 2016 21:39

Todos sabemos o que é um creonte dentro do mundo do jiu jitsu. Mas a partir de quando um praticante da arte suave deixa de ser um simples cara que trocou de academia e se torna um creonte (azul, roxa...)?

Existe desculpa válida (que não seja mudança, trabalho ou coisa do tipo)? Fazer alguns treinos em outras academias caracteriza a creontagem? Em outras artes marciais isso é aceito na boa ou existe o mesmo pensamento do jj?
Imagem

gui_sp
Contato:

Re: Limite da Creontagem

Mensagem por gui_sp » 30 Mar 2016 23:01

Achei que era o Belfort que tinha aberto o tópico, pode trocar de boas de academia de estilo.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 30 Mar 2016 23:08

Se formos pensar a maioria e creonte. Shogun e Ninja saíram da Chute Boxe para tentar outra coisa. AS tbm saiu da Chute Boxe. Cigano abandonou Dórea, voltou, saiu de novo, voltou novamente. Até o Carlson q treinava com Hélio saiu para buscar coisa melhor...
Belfort leva a fama , mas se não fosse assim talvez não tivesse ficado tanto tempo no topo é levando o nome do Carlson querendo ou não. E hoje isso se tornou normal.

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 30 Mar 2016 23:16

Tem que ver se quem chama de creonte paga as contas do cara....

Se não é normal o cara procurar outras academias para treino, ainda mais sendo profissional.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

RDSANTOS
Contato:

Mensagem por RDSANTOS » 30 Mar 2016 23:44

Tem atletas que são bancados pela equipe/professor e quando sentem uma oportunidade melhor sai fora, ou quando estão no topo se acham melhores e mete o pé na bunda de quem ajudou a chegar lá, seja azul, roxa, marrom e até preta é creonte. Por motivo egoísta, não que um atleta que seja sustendo tenha que morrer na equipe de o projetou mas o minimo que ele pode fazer é dar valor a tudo que fizeram por ele e se tiver que sair que seja por um motivo realmente relevante não por ego.

Mas como falaram, se o cara/academia nunca pagou tuas contas, mensalidade, competições e viagens basicamente tu não deve nada a ninguém a não ser respeito, sair com respeito é o minimo e não significaria que o cara é creonte.

Sobre treinar em outras academias acho que hoje em dia é algo normal, a galera até gosta quando vem gente de fora, não existe rivalidade nenhuma, as pessoas se ajudam na competições, já vi cara de equipe diferente ficando em hotel junto, jantando e almoçando juntos,segurando mochila etc, nesse ponto não acho que ainda tenha academias que proíbe alguém de visitar academias.
Imagem
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”

sawadee-krap
Contato:

Mensagem por sawadee-krap » 31 Mar 2016 00:29

Não sou dou jiu, mas o termo é usado em várias artes... Mas pra mim, creonte é o cara que sai da academia e começa a tacar o pau. Não curto muito, treino com meu primeiro professor até hj, mas não vejo nada de mais o cara ir buscar novos conhecimentos em outras academias, mas sempre mantendo o respeito e o reconhecimento de passou.

MeuGibsonBJJ
Contato:

Mensagem por MeuGibsonBJJ » 31 Mar 2016 00:35

Tirando os profissionais que tem que pensar no melhor pra ele mesmo e eu entendo
O cara que faz por hobby faz amigos na academia e trocar de academia fica bem chato até pra nova que ele tiver indo se n tiver motivo pra mudança acho falta de carater
Sempre entre como um gatinho e saia como um leão, mas nunca entre como um leão e saia como um gatinho

RodrigoSilva
Contato:

Mensagem por RodrigoSilva » 31 Mar 2016 01:19

Acho que cada caso é diferente. Depende muito da situação.

Eu saí em dezembro da unica equipe de jiu jitsu que participei desde 2007, ainda não entrei em outra para deixar a poeira baixar. Quando você sai e de imediato vai pra outra, acaba parecendo que o motivo da sua saída foi trocar de equipe (principalmente se essa outra for melhor e mais estruturada), mas no meu caso, por exemplo, foi por não ter mais amizade com meu antigo mestre. Passamos a ter constantes desentendimentos e isso culminou em minha decisão, a princípio, de me afastar. Algumas semanas após eu soube que ele vivia falando mal de mim pelas costas e decidi por sair em definitivo, não havia clima favorável a mim por lá.

Não considero nem de longe creontagem minha, apenas acho que se não há mais um ambiente em que você considera amigável, você tem todo direito de sair. Mas sei que muitos de mente arcaica e sem informação do caso, acabam interpretando de maneira precipitada e lhe julgando um creonte.

O problema muitas vezes é que o pessoal santifica os "mestres" e praticamente isenta-os de erros e mentiras. Vejam bem, eu tomei um calote de 600 dilmas desse mestre que eu considerava, até outro dia, uma lenda no estado. Pois é .. acontece!
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport

✰ 1987 ✰ 2008

Imagem

Violence
Contato:

Mensagem por Violence » 31 Mar 2016 01:26

Eu penso que a partir do momento que vc paga sua mensalidade, vc pode ir pra onde quiser.

Só acho que é creontagem no caso do atleta sustentado pela academia desde os tempos da pindaíba, e que quando começa a prosperar, troca de academia.

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 31 Mar 2016 08:44

Maluquinho chegou na academia sem saber dar um jab direto. Treinou, começou a participar de campeonatos amadores, depois lutas pequenas. Primeira vez que chegou num evento importante já trocou de academia pra uma famosa que tem caras de nome.

Creontagem?
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

The Joker
Contato:

Mensagem por The Joker » 31 Mar 2016 08:48

Creontagem é você ser obrigado a pagar uma academia, porque começou a treinar na sua vida por lá. Você está creontando seus desejos, seus direitos e sua própria vida.

Quem paga academia pode treinar onde achar melhor e fim de papo...

Templo Jiu Jitsu
Contato:

Mensagem por Templo Jiu Jitsu » 31 Mar 2016 09:20

PHDookie escreveu:Se formos pensar a maioria e creonte. Shogun e Ninja saíram da Chute Boxe para tentar outra coisa. AS tbm saiu da Chute Boxe. Cigano abandonou Dórea, voltou, saiu de novo, voltou novamente. Até o Carlson q treinava com Hélio saiu para buscar coisa melhor...
Belfort leva a fama , mas se não fosse assim talvez não tivesse ficado tanto tempo no topo é levando o nome do Carlson querendo ou não. E hoje isso se tornou normal.
Que topo o Belfort ficou? Nunca esteve nele.

Pinhão
Contato:

Mensagem por Pinhão » 31 Mar 2016 10:02

Creonte pra mim é só quem é profisissional, e teve ajuda da academia pra alguma coisa, seja em divulgação, viagem, grana...
Agora, um mero praticante, que paga mensalidade, é um consumidor, que pode de uma hora pra outra, por conveniência mudar de time, simples assim...a meu ver... eu mesmo mudei da minha primeira equipe por que mudei de trabalho e casa, e ficava péssimo o lugar onde eu treinava antes...

Mas hoje, tenho um sentimento de equipe onde treino, me sentiria muito mal de sair, não tenho apego a bandeira da GB (que hoje é minha equipe) por questões que não vou explanar aqui, mas sim ao mestre e aos colegas, que são amigos!
Imagem
OSS!!!
Só o Jiu-Jitsu salva!

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 31 Mar 2016 10:04

Depois q começou a ter cross training, a palavra creonte era pra ter saido do dicionário

Codeço
Contato:

Mensagem por Codeço » 31 Mar 2016 11:07

Imagem
#SOMOSTODOSCREONTES
Imagem

Responder