A USP e os calouros mais ricos do Brasil

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Hans de Sulivan
Contato:

Re: A USP e os calouros mais ricos do Brasil

Mensagem por Hans de Sulivan » 10 Nov 2014 06:44

Lucao escreveu:

Entao man, no topico sobre produtividade eu disse que falta ao brasileiro pincipalmente patriotismo, o senso de coletivo.
É óbvio que o sensato é cobrar de quem pode e reverter ao ensino basico, mas se alguem propuser isso sera linchado pelas Unes e partidos de esquerda da vida. Se esse politico dizer que isso eh melhor para o brasil no medio longo prazo, ninguem ta nem ai, pq nego que ver vantagem pra si e já. Em suma fazer isso tira votos de que se favorece do sistema e nao ganha votos de quem ira se favorecer disso no longo prazo. Ninguem pensa "isso vai ser bom pra nacao" todos só pensam em si.
Concordo com vc meu caro.

As pessoas só pensam em seu umbigo. Não há solidariedade e senso coletivo quando se trata de dividir recursos.

E digo mais. Isso e endêmico. E uma questão social. Obviamente se reflete na política.

Por exemplo, são rarissimos os casos de políticos que estão exercendo seu mandato em prol da coletividade como um todo. 97%, ou até mais está em busca de interesses próprios ou de seus grupo.

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 10 Nov 2014 08:33

Andarilho escreveu:
Esse é um pensamento tecnocrata, o qual bebe da fonte do utilitarismo. Mudou a prioridade do país então, por algum motivo global, climático, etc, muda-se então todo o sistema de ensino? Eu tenho bastante cautela com este tipo de pensamento, pois o sistema como um todo pode se rearranjar e a batata quente cair na mão de quem defendia o rearranjo. E aí como ficaria a situação então? Rawls já vem cantando essa bola a muito tempo. Tornar o sistema mais justo para quanto houver uma reorganização não ferrar com geral, sem dar oportunidade. Dividir corretamente o bolo.

Alguns comentários que li por aqui, e vou tentar comentá-los, desculpe-me por não quotar a todos.
Em relação aos ricos cursando universidade pública. Concordo que é um contra-senso, mas daí a afirmar que estudam menos ou tem um desempenho fraco, é uma falácia enorme. A mesma falácia em afirmar que o cotista terá um desempenho pior. Quem é bom, esforçado, vocacionado (muitas vezes encontrada durante o curso), focado, o é simplesmente.

Escola pública x particular. Em ambas encontro semi-analfabetos, e analfabetos funcionais. O que não quer dizer que isto é um julgamento do sistema de ensino como um todo. De forma alguma. Para mim tem um imaginário, um ideal de que estudar é perda de tempo. É um problema geracional, sustentado por um sistema falho, injusto e que tá pouco se lixando pro cidadão comum. É como li de um nobre forista aqui no fórum, que esta será a geração mais imbecil que já existiu. Em outras palavras, eles estão contentes em serem apenas uma parte do maquinário, um bolso que consome, uma boca que caga. E sipá, esse é um problema mundial. Me lembrei desse filme

http://www.imdb.com/title/tt0387808/?re ... lmg_act_43" onclick="window.open(this.href);return false;
Os recursos públicos, mesmo com a restrição orçamentária, devem ser aplicados no presente baseado em incertezas futuras?

Mesmo que o resto do mundo siga políticas diferentes, mesmo que divulguem pesquisas obvias, relatando que a maior parte dos estudantes são de famílias com condições de pagar pelo ensino superior?

É isso mesmo?

Até da para entender que alguns cursos, devido a uma série de combinações de fatores, como a importância para economia do país, baixa demanda/oferta, deficiência do setor privado, etc Tenham que ter a presença do Estado.

Mas para que raios parte do ICMS (que incide sobre outros impostos, e muitas vezes com base de calculo maluco) tem que ser destinado para um curso de antropologia da vida? Direito, cursos da FEA, etc São cursos que a iniciativa privada consegue oferecer com qualidade.

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 10 Nov 2014 10:31

Esse conceito de elite é distorcido. Quem ganha 10 mil reais brutos no Brasil é considerado rico, mas vamos ser sinceros, que porra de rico é esse? Qualquer norte-americano mediano compra um Corolla, mas aqui vc tem que ser um dos ricos para poder adquirir um. Além disso, você é obrigado a bancar escola privada e plano de saúde, por exemplo, o que diminui consideravelmente a renda.

Minha filha estuda em um colégio considerado de elite. Eu tbm acho sacanagem uma pessoa passar a vida inteira estudando em uma escola cara e depois não precisar pagar um real de mensalidade em uma univ. pública. Por outro lado, as pessoas buscam a univ. pública por causa da qualidade. Sou um cara realista. Com exceção de medicina, se a minha filha quiser estudar em uma univ provada de qualidade, como PUC-RJ, Ibmec ou FGV, pagarei a mensalidade numa boa. Pelo menos sei que ela terá uma educação de qualidade, sem se preocupar com greves ou a falta de papel higiênico no banheiro.

Comprei um livro de umas 170 páginas para a minha filha no sábado. Ela iniciou a leitura no sábado à noite e, por volta da meia-noite do domingo, já havia terminado. Não basta ir para uma escola de elite. Se a criança não estudar, ela será reprovada.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 10 Nov 2014 12:18

Andarilho escreveu: Escola pública x particular. Em ambas encontro semi-analfabetos, e analfabetos funcionais. O que não quer dizer que isto é um julgamento do sistema de ensino como um todo. De forma alguma. Para mim tem um imaginário, um ideal de que estudar é perda de tempo. É um problema geracional, sustentado por um sistema falho, injusto e que tá pouco se lixando pro cidadão comum. É como li de um nobre forista aqui no fórum, que esta será a geração mais imbecil que já existiu. Em outras palavras, eles estão contentes em serem apenas uma parte do maquinário, um bolso que consome, uma boca que caga. E sipá, esse é um problema mundial. Me lembrei desse filme

http://www.imdb.com/title/tt0387808/?re ... lmg_act_43" onclick="window.open(this.href);return false;
Não entendi o ponto que quis chegar :? Mas acredito que se fizermos uma analise de regressao onde um dos eixos seja o valor da mensalidade e o outro seja nota do enem ( sou velhaco e nao entendo nada de enem) e desconsiderarmos os colegios publicos de qualidade, ( tecnica federal e outros - alias existe ainda a tecnica federal? )
acredito que encontraremos um r² bem elevado, ou seja a preco é uma proxy de qualidade de estudo. Se tivesse esses dados faria na planilha, mas n pode postar eu acho.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 10 Nov 2014 12:26

Andarilho escreveu:Lucão, concordo com vc que é uma conjunção de fatores, mas eu acho que a sociedade alemã sabia sim do que ocorria e fazia vistas grossas. Afinal, haviam trens lotados de judeus e que voltavam vazios. Para uma colônia de férias na Baviera é que não estavam sendo levados. Só preciso de uma referência bibliográfica em relação a isso pois eu não sei se há algum estudo sobre isso.
Eu mantenho a posicao que a sociedade alema n sabia, obviamente alguns figuroes sabiam. Para o alemao comun eles estavam indo para os guetos ou campos de trabalho forcados. Nem a wermatch, tbem tinham suas excessoes quem sabia do genocidio era a SS e membros do partido.

Claro que posso estar enganado, mas ja vi isso de varias fontes e todas sao meio que convergem, sem falsa modestia eu confesso que ficaria surpreso.
Editado pela última vez por Lucao em 10 Nov 2014 12:27, em um total de 1 vez.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 10 Nov 2014 12:30

Andarilho escreveu:
Que mesmo em escola particulares existem alunos e não são poucos com o mesmo baixo nivel, intelectual e/ou motivacional de alunos do estado. Atribuo a isso uma tendência a desvalorizar a própria educação, em decorrência de outros valores e interesses superficiais.
Entendi. Sim mas creio eu que isso vai caindo em funcao do preco ( nivel ) do colegio.
Eu n tenho dados pra afirmar isso, e apenas uma suposicao minha.

Lucao
Contato:

Mensagem por Lucao » 10 Nov 2014 13:39

Artigo interessante Andar, de uma fonte imparcial e séria
Realmente novas teorias sobre o conhecimento e participacao da populacao alema dizem que "eles sabiam de tudo", mas a grande maioria do historiadores n levam a serio nao, até chacotaram um dos livros.

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.p ... d=10007273" onclick="window.open(this.href);return false;

liverblow
Contato:

Mensagem por liverblow » 10 Nov 2014 14:29

Andarilho escreveu:
Sim, po, os alemães odiavam a República de Weimar e o contexto histórico era esse mesmo. Mas ainda assim, qual foi o principal bode expiatório escolhido? A sociedade da época não foi conivente, cúmplice, complacente? E tenho quase certeza que existem tantos outros exemplos históricos como esse ao longo da história da civilização.

Requintes, como já disse, não dá pra engessar um sistema de ensino focado em uma coisa só. Seja voltado á aspirações puramente tecnocráticas, filosóficas, corporais e sei lá o que o mais. Não seria melhor trabalhar a interdisciplinaridade? Mudança no currículo escolar? Um sistema "erasmus" brasileiro, ou latino-americano? Po tem tanta opção mais plural que essa.

Nesse video o Profº Rodolfo Neves fala um pouco sobre isso.

phpBB [video]
“Eu e meu público nos entendemos perfeitamente. Eles não ouvem o que digo, e eu não digo o que eles desejam ouvir”. - Karl Kraus

“A única diferença entre a educação brasileira e o crime organizado é que o crime é organizado” - Olavo de Carvalho

Gardenal_JJ
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Gardenal_JJ » 10 Nov 2014 15:08

Ta brincando q faculdade publica e pra elite?

Jimmy Luckless

Mensagem por Jimmy Luckless » 10 Nov 2014 15:36

Gardenal_JJ escreveu:Ta brincando q faculdade publica e pra elite?
Não é pra elite, é pra quem conseguir. Seja rico ou pobre.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 10 Nov 2014 15:46

Jimmy Luckless escreveu:
Ou negro.. .
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 10 Nov 2014 15:52

Jimmy Luckless escreveu:
O problema é que em geral, somente os mais bem preparados entram, sobretudo nos cursos mais disputados. Para estar bem preparado, o sujeito estudou em uma boa escola (pública ou privada). Mesmo nas escolas públicas de elite, raramente existem pessoas muito pobres. Uma coisa é vir de uma escola pública ruim e passar em pedagogia ou letras, cursos com nota de corte mais baixa. Não estou desmerecendo esses cursos, mas o que quero dizer é que raramente os alunos mais bem preparados optam por esses cursos citei. Só para ilustrar um exemplo, tenho um amigo que passou no ano de 1992 no curso de geologia na UERJ. O mercado estava em baixa e o curso despertava pouco interesse. Eram praticamente 2 candidatos por vaga e, se vc tirasse o mínimo, em virtude das desistências, seria provável que entrasse. Atualmente, com o boom do petróleo, esses cursos são muito disputados. Atualmente são quase 18 candidatos por vaga no curso de geologia. Dificilmente um aluno que estudou em uma escola fraca e não é cotista conseguirá entrar para Geologia na UERJ.

rei gabiru
Contato:

Mensagem por rei gabiru » 10 Nov 2014 16:45

liverblow escreveu:Alguem responda por favor. Essa bizarrice de ricos fazerem faculdade de graça só existe no Brasil ou tem em outros lugares?

Obs: Ja sei que nos EUA tem o bolsa atleta e outras bolsas.

Nos EUA é muito difícil fazer universidade de graça, alguém sempre paga.
Claro, como tu mesmo falou, se um atleta do high school for considerado promissor, ele recebe uma bolsa, mas não é a universidade que dá, e sim algum fundo não governamental.

Nos EUA o que existe também são as "adoções".
Alguns figurões como George Soros, Bill Gates, Warren Buffet, Michael Jordan, etc, "adotam" alunos e assumem os custos.
Caras nem tão renomados, mas que são ricos também fazem o mesmo, como médicos, advogados, etc.

Há também umas faculdades noturnas públicas, mas tem de pagar.
Elas saem bem mais em conta, mas obviamente não darão o mesmo status que uma universidade particular.
Team Tabajara

Rei Gabiru, o "Maldito"

Responder