Ateísmo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
fundamentos
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Mar 2016 01:22
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por fundamentos » 16 Abr 2016 11:28

marofa escreveu:Sei la, to entendendo nada

Alguns profetas consideram o homossexualismo imoral, dai tu usa a reproduçao que nao tem nada a ver como um argumento pra explicar a seleção natural. Tu misturou as coisas e quando falo que nao tem sentido vc da um jeito de falar que nao é nada disso.
sim, você não está entendendo nada. por partes, novamente, para ver se esclarece:

1. a bíblia considera o homossexualismo imoral (e várias outras religiões também, mas não todas);

2. eu não "expliquei a seleção natural" em momento algum, gostaria que você mostrasse onde eu fiz isso;

3. eu citei um fato, não opinião ou juízo de valor moral, que é o fato da seleção natural colocar em patamares completamente distintos de importância para a reprodução das espécies, os atos homo e heterossexual. enquanto o primeiro é completamente irrelevante e supérfluo, o segundo é essencial e necessário.

talvez sua confusão se dê pelo fato de eu ter posto o fato 3 após ter comentado o ponto 1. note, contudo, que nem eu e nem a bíblia dissemos em momento algum que 1 é verdadeiro pois 3 é verdadeiro, que foi o que você afirmou que eu ou a bíblia teríamos alegado.

o que algumas pessoas religiosas inferem (mas não todas), é que a relação inversa é verdade: o ponto 3 segue do ponto 1, no seguinte sentido: deus consideraria o homossexualismo imoral. portanto, teria "tunado" as leis físicas e condições iniciais do universo para que a seleção natural se desse de modo tal que, para que se reproduzissem, os seres humanos não precisassem pecar, de modo que a reprodução se daria por meio do ato heterossexual e não do ato homossexual.

talvez tenha ficado claro agora. note, contudo, que eu não estou dizendo se concordo ou não com a inferência acima.
SALINHO escreveu:Entendi, você acredita que existiu a pessoa Jesus de Nazaré, no indivíduo histórico, como qualquer outro ser humano que já existiu.

Mas você acredita no Jesus Cristo como uma divindade também? Isso não ficou muito claro (até porque uma coisa não exclui a outra).
particularmente, eu acho bastante difícil de crer que jesus tenha sido uma encarnação humana de uma entidade transcendente ao próprio universo. mas, como você disse, não é impossível que isso tenha sido verdade. de um modo ou de outro, eu acho que o mais relevante foi a contribuição dos pensamentos dele para a humanidade (que deve ser distinguida da contribuição dos cristãos em si, que dada a sua diversidade, deram contribuições boas, mas também malévolas para a humanidade).
this is a time of reduced awareness.

Avatar do usuário
fundamentos
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Mar 2016 01:22
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: Ateísmo

Mensagem por fundamentos » 16 Abr 2016 11:38

Derfel escreveu:Indiretamente você colocou como a perpetuação da espécie como algo importante, tanto que esse deus teria que "tunar"/melhorar a espécie para que ela se reproduza através de práticas homossexuais. A consequência do seu argumento é que a seleção natural ditaria o que é importante e moral.

De outra forma, se o fim (perpetuação da espécie) é irrelevante, porque o heterossexualismo teria alguma importância sobre o homossexualismo a ponto de qualquer divindade impor alguma moralidade sobre a prática?
não. dentro da visão religiosa cristã, quem dita o que é importante e moral é deus e não um processo natural. dentro dessa visão, moral não é algo relativo, mas absoluto, imposta por uma entidade superior. dentro dessa visão, novamente, a consequência é que a seleção natural foi tunada de modo que, para se reproduzir, o ser humano não precisasse pecar. como consequência, o processo natural se adequaria ao desígnio divino e não o oposto (o que seria um tanto quanto absurdo).

abrindo mão de suposições religiosas, conceitos como importante e moral não tem valor absoluto. e como te disse, só faz sentido falar se algo é ou não importante como um componente dentro de um dado esquema. nesse caso, o fato é que a seleção natural estabeleceu o ato heterossexual como importante e o homossexual como irrelevante para a reprodução das espécies.

a importância da reprodução das espécies (importância com respeito a que?) é um tema que você trouxe a tona, e o qual eu não preciso responder pois em momento algum falei sobre isso. e, talvez já tenha ficado claro a esta altura, não é possível me fazer achar que eu disse algo que não disse ou que, talvez, alguém esperava que eu tivesse dito. ;)
this is a time of reduced awareness.

marofa
Mensagens: 13087
Registrado em: 20 Dez 2014 22:36
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por marofa » 16 Abr 2016 11:47

Existem pessoas incapazes de manter relação sexual com o sexo aposto (a menos que seja forçada a isso), é uma questão natural, nao existe o tesao em pessoas do sexo oposto. Considerando isso, essas pessoas nasceram imorais e devem levar uma vida forçando a fazer o que nao lhe agrada apenas para ser uma pessoa moral?

Avatar do usuário
fundamentos
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Mar 2016 01:22
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por fundamentos » 16 Abr 2016 11:55

marofa escreveu:Existem pessoas incapazes de manter relação sexual com o sexo aposto (a menos que seja forçada a isso), é uma questão natural, nao existe o tesao em pessoas do sexo oposto. Considerando isso, essas pessoas nasceram imorais e devem levar uma vida forçando a fazer o que nao lhe agrada apenas para ser uma pessoa moral?
se você perguntar ao papa ou a qualquer pastor protestante, a orientação deles é que homossexuais sejam abstêmios, justamente para não pecar. nenhum deles sugeriria forçar uma relação heterossexual, até porque o pecado, de acordo com eles, está no homossexualismo, e não na abstemia.

a visão de outras religiões sobre isso pode ser completamente diferente. se não me engano, por exemplo, os kardecistas não vêem o homossexualismo como algo intrinsecamente ruim ou imoral, embora eu já tenha lido alguns autores considerando que o homossexualismo é uma desordem relacionada a assuntos mal resolvidos em encarnações anteriores.

no islã e também no judaísmo levado ao pé da letra (que não existe como prática de estado em israel nos dias de hoje), o homossexual que não abrir mão da prática, deve ser apedrejado até a morte.

na minha visão pessoal, as pessoas devem ter o direito assegurado pelo estado de se relacionar com quem bem entenderem, respeitados limites escusos como a pedofilia e outras parafilias.
this is a time of reduced awareness.

Avatar do usuário
Derfel
Mensagens: 1724
Registrado em: 30 Nov 2014 09:37
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: Ateísmo

Mensagem por Derfel » 16 Abr 2016 13:56

fundamentos escreveu:
não. dentro da visão religiosa cristã, quem dita o que é importante e moral é deus e não um processo natural. dentro dessa visão, moral não é algo relativo, mas absoluto, imposta por uma entidade superior. dentro dessa visão, novamente, a consequência é que a seleção natural foi tunada de modo que, para se reproduzir, o ser humano não precisasse pecar. como consequência, o processo natural se adequaria ao desígnio divino e não o oposto (o que seria um tanto quanto absurdo).

abrindo mão de suposições religiosas, conceitos como importante e moral não tem valor absoluto. e como te disse, só faz sentido falar se algo é ou não importante como um componente dentro de um dado esquema. nesse caso, o fato é que a seleção natural estabeleceu o ato heterossexual como importante e o homossexual como irrelevante para a reprodução das espécies.

a importância da reprodução das espécies (importância com respeito a que?) é um tema que você trouxe a tona, e o qual eu não preciso responder pois em momento algum falei sobre isso. e, talvez já tenha ficado claro a esta altura, não é possível me fazer achar que eu disse algo que não disse ou que, talvez, alguém esperava que eu tivesse dito. ;)
Como assim, cara, você trouxe a questão da reprodução sexuada "para preservação da espécie". Eu só fiquei na dúvida e te questionei. E essa dúvida surgiu por inúmeros fatores. Um deles é que a reprodução sexuada existe mesmo em espécies monóicas (onde não há sexos separados/macho e fêmea). Nesse caso todos os indivíduos seriam "homossexuais" e bastante relevantes "para preservação da espécie".

Outro conceito absurdo é esse de " preservação da espécie". O próprio conceito de espécie é uma forma humana de classificação de seres vivos. E esses seres mudam muito com o passar do tempo. A seleção natural não atua preservando espécie nenhuma e nenhum indivíduo está preocupado com isso. No máximo, está preocupado com o sucesso da sua prole e parentes próximos. A SN atua sobre indivíduos, não sobre espécies.

Sem contar que reprodução assexuada é de longe muito mais frequente que a sexuada. Então a seleção natural não estabeleceu absolutamente nada disso.

Cara, é muito complicado essa história de inventar uma justificativa científica para os dogmas religiosos. É um buraco sem fundo. Você não vai encontrar nada lá.
Por outro lado entendo que essa conflito interno entre a razão e a religião acabe forçando esse tipo de coisa.

Avatar do usuário
fundamentos
Mensagens: 48
Registrado em: 25 Mar 2016 01:22
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: RE: Re: Ateísmo

Mensagem por fundamentos » 16 Abr 2016 16:24

Derfel escreveu:Como assim, cara, você trouxe a questão da reprodução sexuada "para preservação da espécie". Eu só fiquei na dúvida e te questionei. E essa dúvida surgiu por inúmeros fatores. Um deles é que a reprodução sexuada existe mesmo em espécies monóicas (onde não há sexos separados/macho e fêmea). Nesse caso todos os indivíduos seriam "homossexuais" e bastante relevantes "para preservação da espécie".
agradeço pela explicação. esse é o caso da minhoca, por exemplo, onde todos os indivíduos são hermafroditas, certo?

mas como você deve saber, dentro da visão cristã, apenas o homem está sujeito ao pecado, não outras espécies animais (se não me engano, não há sequer consenso nos diferentes credos cristãos sobre se animais outros que não o homem possuem ou não uma alma, por exemplo). portanto, na visão cristã, o homem incorre em pecado ao praticar o ato homossexual, não sendo o mesmo aplicável a um cachorro. como na visão cristã o ser humano é o ápice da criação (não à toa acreditam ter o próprio deus se encarnado para salvar espiritualmente esta espécie do pecado e não qualquer outra), acreditam os seus adeptos que a evolução foi tunada de modo a permitir que a espécie humana se reproduzisse sem incorrer em pecado.

deste modo, substitua minha imprecisão sobre reprodução sexuada por reprodução sexuada em espécies com sexos separados, ou mais especificamente, na espécie humana, já que o conceito de moral cristã se aplica apenas e tão somente ao homem.
Derfel escreveu:Outro conceito absurdo é esse de " preservação da espécie". O próprio conceito de espécie é uma forma humana de classificação de seres vivos. E esses seres mudam muito com o passar do tempo. A seleção natural não atua preservando espécie nenhuma e nenhum indivíduo está preocupado com isso. No máximo, está preocupado com o sucesso da sua prole e parentes próximos. A SN atua sobre indivíduos, não sobre espécies.
quando você afirma que "nenhum indivíduo está preocupado em preservar espécie" você está se referindo aos animais de um modo geral, e não especificamente a indivíduos humanos, certo? neste caso, concordo contigo.

com relação à sua alegação de que a seleção natural não atua para preservar espécie alguma, você simplesmente não tem como provar esta afirmação (se quiser tentar, fique a vontade, eu vou gostar bastante de ver isso!). suponha que deus tenha tunado as leis da natureza de modo que a espécie humana estivesse destinada a aparecer em algum ponto do universo (que é exatamente o que crêem os cristãos). devido ao credo cristão e ao teatro da salvação, no mínimo essa espécie deveria durar o suficiente para receber o próprio deus encarnado como um de seus membros (coloca aí centenas de milhares de anos desde o aparecimento do homo sapiens até cristo). como é que você vai provar ou desmentir esta hipótese, sendo que ela não é falseável?

note que a seleção natural, bem como qualquer lei da biologia (não sei se vocês usam esse termo como usamos na física), não é uma lei fundamental, tanto quanto leis termodinâmicas não são leis fundamentais. eu particularmente não sei quais são as leis fundamentais do universo, pois seja lá quais forem, elas devem ser o bloco mínimo a partir do qual, idealmente, você conseguiria descrever quaisquer fenômenos observado no universo (incluindo o mais complicado deles, que é a consciência). no momento, o conjunto mais fundamental de leis físicas conhecidas são o modelo padrão da física de partículas + a teoria da relatividade geral para a gravitação. absolutamente quaisquer leis ou tendências macroscópicas observadas no universo estão sujeitas a estas leis mais básicas (as quais muito provavelmente estão subordinadas a leis mais fundamentais). se você muda a forma como qualquer uma das 4 interações fundamentais funcionam, bem como qualquer valor dos acoplamentos do modelo padrão, você elimina completamente a possibilidade de formação de estruturas no universo e eventos que só apareceram bem posteriormente, como a vida e a seleção natural das espécies.

o fato é que a seleção natural (e tudo o que veio antes dela) se deu de modo tal que a procriação humana ocorresse por meio do ato heterossexual. ou seja, a seleção natural colocou os atos homo e heterossexual em patamares completamente distintos de importância para a perpetuação da espécie humana, exatamente como eu havia dito antes. é impossível negar isso, obviamente, pois se as relações heterossexuais fossem extintas (ao menos até antes da invenção da fertilização in vitro, ou seja, período que abarca a maior parte da existência do homem), extinguiria-se junto com ela a espécie humana, enquanto que se fossem extintas as relações homossexuais, absolutamente nada mudaria na espécie humana. se por alguma razão, no passado, tivesse sido extinto o tesão entre homens em mulheres, não estaríamos tendo esta conversa agora. sem pensar em hipóteses religiosas, isso não seria problema algum, dadas as várias espécies já extintas, nós seríamos apenas mais uma. na visão do cristianismo, contudo, a perpetuação da espécie humana é importante simplesmente porque é um desejo de deus.

note, novamente, que dentro do credo cristão, deus "decidiu primeiro" (na verdade, sendo onisciente no credo cristão, deus simplesmente sempre teve essa postura) que o homossexualismo era pecado, e então tunou as leis da natureza de modo que o homem pudesse se reproduzir sem praticar qualquer pecado. tal afirmação é logicamente possível, embora obviamente não esteja sujeita ao escrutínio científico por não ser falseável.
Derfel escreveu:Sem contar que reprodução assexuada é de longe muito mais frequente que a sexuada. Então a seleção natural não estabeleceu absolutamente nada disso.
novamente, a seleção natural estabeleceu exatamente que o ato heterossexual fosse essencial para a perpetuação da espécie humana, enquanto o ato homossexual fosse completamente desnecessário e irrelevante para tal fim. isso não é uma opinião ou interpretação de absolutamente nada, é um fato.

talvez o problema seja semântico. não sei se é o termo perpetuação que estou usando, que poderia denotar literalmente algo "perpétuo" (se for isso, entenda "perpetuação" como prosseguimento da espécie humana por um dado intervalo de tempo, ou algum vocábulo reduzido que denote esta ideia, o que me foge à mente no momento). pode ser também o fato de eu ter falado de reprodução sexuada de modo impreciso anteriormente, neste caso, como falei acima, substitua isso por estritamente reprodução humana, já que apenas o ser humano é objeto de análise moral no cristianismo.
Derfel escreveu:Cara, é muito complicado essa história de inventar uma justificativa científica para os dogmas religiosos. É um buraco sem fundo. Você não vai encontrar nada lá.
você poderia me dizer que justificativa científica eu inventei para qual dogma religioso? eu não me lembro de ter feito isso, até porque uma tentativa deste tipo não faz absolutamente nenhum sentido. um dogma religioso é um dogma religioso justamente por não ser objeto de análise científica. acredito que eu não cometeria um erro de lógica tão básico, mas se o cometi, você poderia me trazer os quotes exatos, já que realmente não me lembro de tê-lo feito?

eu me lembro de ter posto 3 pontos:

1. (dogma religioso cristão). deus considera o ato homossexual moralmente errado.

2. (fato empírico). seres humanos só se reproduzem via ato heterossexual e não homossexual, o que coloca estes atos naturalmente em patamares completamente distintos de importância para a "perpetuação" da espécie humana.

3. (conjectura religiosa). 2 é uma consequência de 1.

note, contudo, que o ponto 3 não é falseável, portanto, não está sujeito ao escrutínio científico, embola obviamente possa ser falso ou verdadeiro (apenas é impossível checar a veracidade de tal conjectura usando o método científico). portanto, em momento algum "usei justificativas científicas para justificar dogmas religiosos", já que isso é logicamente inconsistente.
Derfel escreveu:Por outro lado entendo que essa conflito interno entre a razão e a religião acabe forçando esse tipo de coisa.
qual conflito interno? de quem?

você propõe que haja algum conflito intrínseco entre razão e religião? eu não gosto de discussões semânticas, pois são inúteis, mas me permita apenas te inquirir se posso substituir o entendimento do termo "razão" usado por você por "ciência". já que, qualquer religião, certa ou errada, é obviamente uma construção racional. neste caso, você propõe que exista um conflito intrínseco entre ciência e religião? se sim, poderia discorrer sobre isso, fiquei bastante interessado em conhecer tal conflito.

note que estou falando de conflito intrínseco entre ciência e religião, e não de conflitos pontuais entre ciência e uma dada religião, até por que eu já mencionei anteriormente que a narrativa do mito da criação no gênesis bíblico está completamente errada (e que, os católicos, por exemplo, apesar de seguirem a bíblia, não tomam mais o gênesis como literal faz anos).
this is a time of reduced awareness.

Avatar do usuário
SALINHO
Mensagens: 4727
Registrado em: 01 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por SALINHO » 17 Abr 2016 20:01

fundamentos escreveu:particularmente, eu acho bastante difícil de crer que jesus tenha sido uma encarnação humana de uma entidade transcendente ao próprio universo. mas, como você disse, não é impossível que isso tenha sido verdade. de um modo ou de outro, eu acho que o mais relevante foi a contribuição dos pensamentos dele para a humanidade (que deve ser distinguida da contribuição dos cristãos em si, que dada a sua diversidade, deram contribuições boas, mas também malévolas para a humanidade).
Mas como questão de fé individual, você acredita ou não (independente de lógica, de racionalidade de probabilidade)? Você sente e acredita em Jesus como Deus, você reza?
BÓ VOVÔ!!!!

Avatar do usuário
Arbiter
Mensagens: 449
Registrado em: 26 Out 2014 00:42
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Arbiter » 23 Mai 2016 16:08

café c/ leite escreveu:
phpBB [video]
Pior que isso é bem realístico ainda mais com essa crise.

Em um espaço de 2 anos muitos espaços comerciais próximos a minha casa se transformaram em igrejas. :dunno:
"O segundo lugar fede"

Pavão
Mensagens: 3747
Registrado em: 01 Dez 2014 14:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Pavão » 23 Mai 2016 16:41

KKKKKKKKKKKKKKKK
Muito bom esse video!!!

Avatar do usuário
Jorginic
Mensagens: 976
Registrado em: 27 Jun 2014 16:44
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Jorginic » 10 Jun 2016 10:45

Livro - Variedades da Experiência Científica
Mais de vinte anos antes do atual movimento ateísta, o astrofísico Carl Sagan questionava a visão tradicional de Deus num tom bem-humorado, de sólidas bases científicas, nas Palestras Gifford, promovidas pela Universidade de Glasgow em 1985 para discutir a "teologia natural". A relevância do tema na atualidade, marcada pelo extremismo religioso de todos os matizes, fez com que sua viúva e colaboradora Ann Druyan recuperasse as transcrições perdidas das conferências e as transformasse no livro Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus.

Como grande divulgador da ciência, Sagan tinha o dom de falar simples, mesmo se estivesse explicando mecânica quântica.Nas palestras, ressalta a predisposição do ser humano para acreditar nas coisas e relata equívocos históricos como a descrição dos enormes canais de Marte, no início do século XX.

Mesmo refutando a visão de Deus como um "homem grande de barbas brancas e compridas sentado num trono no céu e controlando o vôo de cada andorinha", o astrônomo não descarta a existência de alguma forma de inteligên-cia superior, e abre uma detalhada discussão sobre a inteligência extraterrestre.

Ao contrário dos líderes do movimento ateísta, Sagan não menospreza toda e qualquer forma de religião. Para ele, as religiões podem desempenhar o útil papel de orientar o comportamento humano. O que critica é o fato de elas fazerem afirmações sobre ciência sem usar o método científico do ceticismo e da autocorreção.

Segundo sua viúva, Ann Druyan, organizar a edição das palestras ofereceu-lhe a "maravilhosa impressão de que havíamos de alguma maneira sido transportados de volta para as duas sublimes décadas em que pensávamos e escrevíamos juntos". Variedades da experiência científica estende ao leitor a oportunidade de voltar a aprender com Sagan, um homem que foi, em sua própria descrição, um cidadão do cosmos.

---

Carl Sagan é demais. Na minha visão coloca religiosos e ateístas no bolso numa tacada só.
Imagem

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 10 Jun 2016 11:06

Jorginic escreveu:Livro - Variedades da Experiência Científica
Mais de vinte anos antes do atual movimento ateísta, o astrofísico Carl Sagan questionava a visão tradicional de Deus num tom bem-humorado, de sólidas bases científicas, nas Palestras Gifford, promovidas pela Universidade de Glasgow em 1985 para discutir a "teologia natural". A relevância do tema na atualidade, marcada pelo extremismo religioso de todos os matizes, fez com que sua viúva e colaboradora Ann Druyan recuperasse as transcrições perdidas das conferências e as transformasse no livro Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus.

Como grande divulgador da ciência, Sagan tinha o dom de falar simples, mesmo se estivesse explicando mecânica quântica.Nas palestras, ressalta a predisposição do ser humano para acreditar nas coisas e relata equívocos históricos como a descrição dos enormes canais de Marte, no início do século XX.

Mesmo refutando a visão de Deus como um "homem grande de barbas brancas e compridas sentado num trono no céu e controlando o vôo de cada andorinha", o astrônomo não descarta a existência de alguma forma de inteligên-cia superior, e abre uma detalhada discussão sobre a inteligência extraterrestre.

Ao contrário dos líderes do movimento ateísta, Sagan não menospreza toda e qualquer forma de religião. Para ele, as religiões podem desempenhar o útil papel de orientar o comportamento humano. O que critica é o fato de elas fazerem afirmações sobre ciência sem usar o método científico do ceticismo e da autocorreção.

Segundo sua viúva, Ann Druyan, organizar a edição das palestras ofereceu-lhe a "maravilhosa impressão de que havíamos de alguma maneira sido transportados de volta para as duas sublimes décadas em que pensávamos e escrevíamos juntos". Variedades da experiência científica estende ao leitor a oportunidade de voltar a aprender com Sagan, um homem que foi, em sua própria descrição, um cidadão do cosmos.

---

Carl Sagan é demais. Na minha visão coloca religiosos e ateístas no bolso numa tacada só.
de que ateísta vc tá falando!!! não coloque todo mundo no mesmo bolo cara.

Avatar do usuário
Jorginic
Mensagens: 976
Registrado em: 27 Jun 2014 16:44
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Jorginic » 10 Jun 2016 11:12

alexvozao escreveu:de que ateísta vc tá falando!!! não coloque todo mundo no mesmo bolo cara.
Calma, eu quis dizer filosoficamente. Ser "comparado" com um religioso te deixou ofendido? kkk

Não foi a intenção...

Só quis dizer que compartilho da visão dele, sendo cético sem extremismos, sem vislumbrar uma verdade aristotélica. Afinal sabemos tão pouco...

Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 10 Jun 2016 11:44

Jorginic escreveu:Calma, eu quis dizer filosoficamente. Ser "comparado" com um religioso te deixou ofendido? kkk

Não foi a intenção...

Só quis dizer que compartilho da visão dele, sendo cético sem extremismos, sem vislumbrar uma verdade aristotélica. Afinal sabemos tão pouco...

Abraço.
tranquilo, a questão não é colocar no mesmo bolo, inclusive nem podemos generalizar as religiões na visão do seu post, Sagan é foda mesmo, já li duas vezes seu livro "um mundo assombrado por demônios", do jeito que vc escreveu foi bem generalista e extremista, não parecia ter a mesma visão dele, :)

Avatar do usuário
Jorginic
Mensagens: 976
Registrado em: 27 Jun 2014 16:44
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Jorginic » 10 Jun 2016 14:11

alexvozao escreveu:tranquilo, a questão não é colocar no mesmo bolo, inclusive nem podemos generalizar as religiões na visão do seu post, Sagan é foda mesmo, já li duas vezes seu livro "um mundo assombrado por demônios", do jeito que vc escreveu foi bem generalista e extremista, não parecia ter a mesma visão dele, :)
Desculpe, não quis parecer prepotente nem dar "patada" em ninguém hehe

A intenção era somente dizer que no meu ponto de vista a forma que o Sagan aborda o tema está acima do tipico posicionamento de crédulos ou mesmo ateus.

Obs: "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é show de bola, foi através dele que conheci melhor os pensamentos do Carl Sagan e automaticamente virei fã do cara.
Imagem

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Paulo J. » 10 Jun 2016 15:56

Jorginic escreveu:Desculpe, não quis parecer prepotente nem dar "patada" em ninguém hehe

A intenção era somente dizer que no meu ponto de vista a forma que o Sagan aborda o tema está acima do tipico posicionamento de crédulos ou mesmo ateus.

Obs: "O Mundo Assombrado pelos Demônios" é show de bola, foi através dele que conheci melhor os pensamentos do Carl Sagan e automaticamente virei fã do cara.
Muito bom esse livro, mas dizem que o Carl Sagan fazia vistas grossas para a questão dos óvnis, principalmente por ser ligado a NASA.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Austin-Flint, Vitorino e 187 visitantes