Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por LAWYER » 11 Nov 2014 14:18

Fefo escreveu:
Eu comento até hoje no treino algumas das técnicas de defesa pessoal, que você passou aquele dia pra gente em SP.
Você nunca mais vai esquecer, porque não são posições, são conceitos. Eu nem sou louco de ensinar posições... Vocês hoje sabem muito mais posições do que eu! São ajustes, detalhes que aprendi com os Antigos, posicionamento do corpo e isso não é só para defesa pessoal, funciona perfeitamente na hora do aperto, no rola...
Um amigo policial, desses faca na caveira mesmo, me disse que não conseguia aplicar o triângulo. Falei com ele, olha, na rua triângulo é perigoso - a não ser que você esteja por cima. Se o cara for forte, você pode ser esbagaçado de cabeça no asfalto... Mas vamos lá, me mostra que vc não consegue!
Fiquei dentro do triângulo e realmente ele não conseguia botar pressão nas pernas, cansava logo... Ensinei o cara a escalar o máximo, e principalmente, a sair o quadril de lado, como no armlock da guarda: Pronto! Tive que bater... É simples, é uma sensibilidade, um ajuste da posição, que deixará vocẽ confortável e seu adversário com o máximo desconforto possível!
Treino que eu saio sem estar com a orelha ardendo, eu logo penso, caramba... ninguém me deu pressão hoje, ninguém usou o ombro do jeito certo!
O cara quando está no cem kilos tem que fazer outro ter vontade de bater dali mesmo, de tanto desconforto... ou o cem kilos está errado! E por aí vai...
Está faltando um link entre os Antigos e a nova geração. Ninguém é melhor que ninguém, mas juntos... permaneceríamos invencíveis!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 545
Registrado em: 23 Jun 2014 10:44
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por LAWYER » 11 Nov 2014 14:55

A honra será minha, amigo!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Avatar do usuário
Aquaman
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1405
Registrado em: 18 Ago 2014 15:04
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Aquaman » 11 Nov 2014 15:46

-meph- escreveu:
Para quem tiver interesse:

http://forum.portaldovt.com.br/forum/in ... pic=160678
Tem como colocar o conteúdo neste tópico? É que eu fui banido de lá e não tenho acesso. Vlw :2handed:
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos, o segundo melhor é agora.

Moicano wants MONEY!

[img]http://i.imgur.com/l1mI9Se.png[/img]

Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Fefo » 11 Nov 2014 15:55

Reler esse post meu ... me trás ótimas lembranças !!!
Postou 28 July 2013 - 03:51 PM
Po galera, agora consegui sentar no sofá, e acho que conseguirei reunir as idéias.
Ontem foi um dia intenso pra mim, me exigiu demais fisicamente, então pode ser que eu deixe de escrever algo, ou algo se perca na minha cabeça. Então peço a quem participou que pontue o que foi relevante, e o pessoal faça perguntas relevantes, assim dá pra desenrolar melhor o assunto.

Vou dividir o post em algumas partes, assim espero, elucidar melhor os pontos desse momento único.

Porém ainda antes de começar a falar do encontro propriamente dito, gostaria de começar pedindo desculpas ao pessoal do fórum.
Sei que muita gente gostaria de compartilhar conosco esse encontro, e com certeza, deveriam estar junto de nós, porém, como nosso convidado, o mestre Lawyer, necessita de algumas restrições, não pudemos deixar de maneira aberta.
Explicando ...
Mestre Lawyer (como diz o nick), é um advogado, que trabalha exclusivamente na área.
Ele como pessoa jurídica, não poderia ter seu nome associado as maravilhosas histórias que ele nos conta aqui no fórum, por mais que nós entendamos que isso são outras épocas, aos olhos de um leigo, isso não teria um impacto positivo na profissão dele.
Por último, o fórum é aberto inclusive a quem não tem cadastro, e existem doidos em tudo quanto é lugar, infelizmente tivemos alguns casos aqui no fórum.
Então dessa vez, tivemos que marcar com o pessoal já conhecido de outros encontros, e por fora do fórum.
De novo, desculpa a todos, muita gente aqui deveria estar junto da gente, mas infelizmente não foi possível.

Assim que nos encontramos, mestre Lawyer nos comprimentou como todo carioca "vagabundo" !!! Dando um abraço caloroso na galera, e ali se existia algum gelo, o mesmo foi quebrado.
O Nofun citou o nome seminário, e pelo formato do encontro, até poderia ser ... mas, pelo intimismo da conversa, não foi seminário coisa nenhuma, foi um bate papo entre amigos, com muita resenha, olho no olho, muita risada, e várias histórias !!! Algumas que o próprio soltou por aqui, com alguns detalhes a mais, outras novas, e o mais importante pra TODO mundo, muito Jiu-Jitsu.

Jiu-Jitsu/Porrada/Defesa Pessoal

Lawyer nos deu uma intro, sobre a formação dele, um pouco de como tudo começou, e começamos o treininho com uma analogia pra lá de interessante.
A evolução dos porteiros de boate !!!
O bicho pegava nas boates do Rio de Janeiro, e grande parte do Jiu-Jitsu se criou nessa época. Quando rolavam as tretas, quem colocava a galera pra fora ? Os porteiros/seguranças. Ali estavam, os sparrings para se treinar o Jiu-Jitsu na época !!!
Então mestre Lawyer nos ensinou como inverter, escapar de situações, que porventura poderiam acontecer.
Como escapar da gravata de porteiro ? (não chamem de guilhotina perto de um jiujiteiro oldschool)
A evolução dos porteiros ...
Como escapar da chave de braço e inverter ...
Como escapar do double-nelson ...
Inverter agarramentos por trás, com ou sem os braços ...

No final ele comentou sobre as mãos de oração, (que ele tabém já tinha comentado aqui).
Treinamos a defesa do cruzadão de um possível agressor, pra encurtar, botar pra baixo ... e aí, estamos em casa.

Ou seja, coisas de defesa pessoal, que todo mundo deveria saber. Não faz mal pra ninguém ... hahaha, muito pelo contrário.

Depois dessa pequena aula e treinarmos os movimentos, entramos em algumas posições do Jiu-Jitsu mais esportivo, porém, sempre visando a praticidade e se precisar usar o mesmo pra porrada ... tá valendo também.

Ajuste da gravata (de novo galera, não é guilhotina !!! hahaha)
Apesar de ser a primeira coisa que ele nos passou no treino, achei melhor colocar aqui. Tivemos nosso primeiro contato com o Jiu-Jitsu invisível, um pequeno detalhe com o ombro, e pimba !!! É botar o adversário pra dormir ou ... 3 tapinhas.

Ajuste de armlock ...
Quanta gente perde armlocks !!! Mestre Lawyer fica puto !!! hahahaha
Então tem 2 ajustes que ele nos passou, um estouro usado pelo próprio Rickson, outro pelo Medhi, mestre du Judô.
Galera, não tem erro !!!
Não tem gente que segure a pegada, particularmente gostei da técnica usada pelo Medhi, mas testei a outra em outro momento mais tarde ... já era !!! Não tem quem segure !!!

Katagatame ...
Não consegue ajustar ... dá soquinhos porra !!!
Eu aguento bem dentro do Katagatame, me viro bem ... mas o RicardoBJJ quase me bota pra dormir usando o ajuste do mestre Lawyer ... fenomenal.

4 apoios ...
Não pode deixar o adversário levar vantagem porra !!!
Se ele estiver em 4 apoios, faça sua base, e faça o invisível.
A base toda apoiada pro lado oposto, e dependendo da reação do adv, ou você cambalhota com ele, ou varia chutando a perna pro alto indo pras costas ... coisa linda de ver !!!

Omoplata ...
Um detalhe que a gente nunca se ligou. Muita gente perde omoplatas pois o adv levanta.
Lawyer nos passou uma inversão do cadeado que distribui o peso do golpe de maneira que espalha o adv no chão. Testado e comprovado !!!

Agora pra mim, a parte mais importante do nosso bate papo.

Eu sempre discordei desse lance da porrada, da intimidação, o Jiu-Jitsu começou assim, mas, por mim, isso não deve continuar.

Porém, há de convir que, pra gente estar treinando hoje, de kimono bonitinho, numa academia de estrutura, muita gente tomou e deu muita porrada pra levantar o nome do Jiu-Jitsu.
Mas meu amigo, se um dia um figura invadir seu treino e dizer que o Jiu-Jitsu não presta ... é sua obrigação mostrar o contrário !!! Se o pessoal defendeu o Jiu-Jitsu com unhas e dentes no passado, devemos defender hoje, é nossa obrigação.

Eu digo isso, porquê, o mestre Lawyer, nos passou com tanta propriedade, tanta paixão no olhar, com tanta empolgação, que dá pra ver que isso tá longe de ser demagogia.

Ainda estou meio atordoado por tudo que rolou, tive muita informação para absorver o pessoal que participou, pode lembrar de mais coisas.

Só sei que foi uma honra imensa, de ter uma cara tão simples, tão amigo, tão "vagabundo" como o Lawyer compartilhando um pouco desse mundo gigantesco que é o Jiu-Jitsu conosco.
Não sobram palavras pra agradecer e mensurar o quão engradecedor foi pra gente aqui ter acesso a isso !!!

Imagem
RicardoBJJ, FefoBubble, Alemartins, gardenal e NoFunAtAll.
A frente ... o "cavaleiro sem cabeça" mestre Lawyer !!!
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Avatar do usuário
Leco_BJJ
Mensagens: 132
Registrado em: 23 Out 2014 08:57
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Leco_BJJ » 12 Nov 2014 05:13

Fefo escreveu:Reler esse post meu ... me trás ótimas lembranças !!!
Muito bom, nesses treinos aprendemos detalhes que fazem muita diferença na hora dos rolas!!!!

Bem que vocês poderiam fazer mais treinos desses para a galera do forum

Abraço
Leco_BJJ
Imagem

"O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar - Socrates"

Avatar do usuário
PortugaBJJ
Mensagens: 294
Registrado em: 25 Jul 2014 11:56
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por PortugaBJJ » 13 Nov 2014 07:25

LAWYER escreveu:
Você nunca mais vai esquecer, porque não são posições, são conceitos. Eu nem sou louco de ensinar posições... Vocês hoje sabem muito mais posições do que eu! São ajustes, detalhes que aprendi com os Antigos, posicionamento do corpo e isso não é só para defesa pessoal, funciona perfeitamente na hora do aperto, no rola...
Um amigo policial, desses faca na caveira mesmo, me disse que não conseguia aplicar o triângulo. Falei com ele, olha, na rua triângulo é perigoso - a não ser que você esteja por cima. Se o cara for forte, você pode ser esbagaçado de cabeça no asfalto... Mas vamos lá, me mostra que vc não consegue!
Fiquei dentro do triângulo e realmente ele não conseguia botar pressão nas pernas, cansava logo... Ensinei o cara a escalar o máximo, e principalmente, a sair o quadril de lado, como no armlock da guarda: Pronto! Tive que bater... É simples, é uma sensibilidade, um ajuste da posição, que deixará vocẽ confortável e seu adversário com o máximo desconforto possível!
Treino que eu saio sem estar com a orelha ardendo, eu logo penso, caramba... ninguém me deu pressão hoje, ninguém usou o ombro do jeito certo!
O cara quando está no cem kilos tem que fazer outro ter vontade de bater dali mesmo, de tanto desconforto... ou o cem kilos está errado! E por aí vai...
Está faltando um link entre os Antigos e a nova geração. Ninguém é melhor que ninguém, mas juntos... permaneceríamos invencíveis!


Lawyer mandei-lhe uma mensagem... dp qd tiver um tempinho de uma checada...
Imagem

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por RicardoBJJ » 13 Nov 2014 08:25

Saudades dessa minha faixinha azul aí da foto... é difícil explicar mesmo como alguns detalhes fazem tanta diferença, como o jiu jitsu esportivo pode ser melhorado com simples técnicas de alavancas provindas da defesa pessoal. Ontem mesmo, ao repassar as posições com um faixa branca que vai fazer exame para azul, em determinado momento ele disse "ah, sei dar kimura da guarda, essa tá tranquila". Aí eu disse, "ah é, então faz aí"... ele tentou, e antes que ele jogasse meu braço em direção às minhas costas, num movimento sutil, "invisível", escondi minha mão atacada a frente do meu peito e, como Lawyer nos ensinou, "enfiei a mão no bolso da camisa"...

o rapaz não entendeu nada, como que ele estava me atacando a kimura e num instante era ele quem estava batendo? :lol:
Imagem

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por RicardoBJJ » 13 Nov 2014 13:33

Filipe escreveu: Não entendi bem cara, tu finalizou ele na mão de vaca foi isso?
Não. É mais ou menos isso aqui, só que com mais elegância hehe

phpBB [video]


A analogia à enfiar a mão no bolso seria referente a este gesto:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
-meph-
Mensagens: 527
Registrado em: 25 Jun 2014 11:29
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por -meph- » 13 Nov 2014 13:51

Essas técnicas marotas aí...

Imagem
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

Avatar do usuário
Jupiter JJ
Mensagens: 29
Registrado em: 22 Fev 2015 19:49
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Jupiter JJ » 28 Fev 2015 18:37

Senhores, em primeiro lugar, foi mal por ressuscitar o tópico, mas acho esse um assunto de extrema relevância pra quem pratica a arte. Estou atualmente parado no JJ, por atribulações do cotidiano. Pretendo muito voltar, é uma coisa na qual penso todos os dias, a paixão pelo esporte é muito grande mesmo. :ympeace:

Como me mudei da cidade onde era a academia onde treinava,conversei com meu Mestre e expliquei a ele o motivo da mudança (trabalho). Meu respeito e admiração continuam lá e, quando voltar a cidade, mesmo que a passeio, darei uns treinos por lá, com toda a certeza.

Hoje em dia moro na zona sul do rio de janeiro, o "berço" da arte suave, digamos assim. Estou a duas ruas da sede da Nova União, de uma filial da Gracie Barra, a algumas ruas facilmente cobertas a pé até a Gracie Humaitá (Sede) e a duas estações de metrô da Checkmat, Carlson Gracie, Relson Gracie, Tererê, Alliance Rio e outras..

Já tenho 28 anos e não tenho tanta intenção de viver de campeonatos, apesar de ser algo que me anima bastante, e ainda pretendo muito lutar à vera, nem que seja de master. :punk:
Mas me vejo como um "defensor" da prática de um JJ Old School. Desde que passei a me interessar por JJ, início dos anos 2000, sempre admirei o jogo de Mestres como Rickson, Royler, Roger, Pé de pano, Margarida, Tererê, Marcelinho, e mais recentemente, Buchecha e Rodolfo. Ainda que admire caras como Irmãos Mendes e Keenan Cornelius, acho o jogo destes últimos meio assim pra um eventual problema do mundo real.

Não tem muito tempo, vi um camarada recém graduado à faixa marrom de JJ tomar um pau de um cara mais magro porém mais rápido que estava praticando Muai Thai há não mais que uns meses. E foi o cara do MT quem iniciou a confusão por tentar dar ideia na mina do marrom de JJ, mesmo sem saber que eles estavam juntos. Imagina a cena: Um cara mexe com tua mulher, vc vai tirar satisfação com orelha estourada e ainda assim toma um sacode. Eu fiquei com vergonha alheia. Sei daquela história de quem luta não briga e sou extremamente contra a violência gratuita, mas ainda mais pra quem mora no RJ, existem situações que simplesmente fogem ao controle. Sei tbm que JJ e MT têm propósitos diferentes, mas isso vêm pesando muito na minha escolha de em qual academia treinar. De que adianta saber berimbolo na faixa branca se não sei me livrar de um soco?

Eu gostaria de saber, pra quem treina nessas ou em outras filiais dessas academias, qual seria a academia mais equilibrada na prática desses dois aspectos. Boa de JJ pra competição e ao mesmo tempo não esquece das tradicionais aulas de Defesa pessoal, bloqueio, taparia e etc.

Qualquer opinião será muito bem vinda.

Ainda que exista um tópico específico pra academia na zona sul do Rio, por achar que o assunto é mais pertinente à defesa pessoal, postei aqui. Se não for o lugar correto, me avisem que edito para o lugar correto. Desculpem tbm pelo longo texto, mas acreditem, resumi ao máximo que pude. :dunno:

Abraços!
"Empty your mind, be formless. Shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend." (Bruce Lee)

"Shungo Oyama, Shungo Oyama...Eu vou quebrar a sua cara, Shungo Oyama. Você parace até uma mulé." (Ryan Gracie)

Vasco da Gama - Gracie Jiu-Jitsu - Real Madrid

Avatar do usuário
Codeço
Mensagens: 868
Registrado em: 18 Jul 2014 16:58
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Codeço » 28 Fev 2015 21:26

Fala júpiter!
Pelo que eu sei o Reylson Gracie no.shopping da Gávea é focado em defesa pessoal.
Mas lá é bem caro, vai pagar uns R$ 400,00.

Se quiser fazer uma visita na Carlson me manda uma MP que a gente combina.
Imagem

Avatar do usuário
Jupiter JJ
Mensagens: 29
Registrado em: 22 Fev 2015 19:49
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Jupiter JJ » 04 Mar 2015 23:25

Vitor Codeço escreveu:Fala júpiter!
Pelo que eu sei o Reylson Gracie no.shopping da Gávea é focado em defesa pessoal.
Mas lá é bem caro, vai pagar uns R$ 400,00.

Se quiser fazer uma visita na Carlson me manda uma MP que a gente combina.
Valeu pelo convite, meu camarada. Mandarei a MP pra combinar esse treino aí.
Mestre Reylson que me perdoe, mas $400 está totalmente fora de cogitação. Mesmo Aqui na Zona Sul têm academias muito mais baratas e de grife de Alliance, Gracie Humaitá e Carlson Gracie.
"Empty your mind, be formless. Shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend." (Bruce Lee)

"Shungo Oyama, Shungo Oyama...Eu vou quebrar a sua cara, Shungo Oyama. Você parace até uma mulé." (Ryan Gracie)

Vasco da Gama - Gracie Jiu-Jitsu - Real Madrid

Avatar do usuário
GBcomp72
Mensagens: 199
Registrado em: 16 Out 2014 23:33
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por GBcomp72 » 05 Mar 2015 11:58

Eu vejo o BJJ hj cada dia mais proximo do Judo, totalmente voltado para a pratica esportiva, e deixando de lado a questao de defesa pessoal, no dias atuais essa questao de defesa pessoal é irrelevante, os menor infratores andam mais armados do que a policia militar, no auge da minha ignorancia, se o camarada quiser defesa pessoal, deveria entrar em uma escola de tiro ao alvo, BJJ hoje esta se consolidando como uma arte desportiva e nao auto defensiva. O que eu concordo, o mundo e as coisas evoluem!
Imagem
Provérbios 21.31

Avatar do usuário
Codeço
Mensagens: 868
Registrado em: 18 Jul 2014 16:58
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Codeço » 05 Mar 2015 12:08

Acho que quem quer fazer alguma arte marcial pra defesa pessoal deve procurar o Krav-Magá ou o Kombato. Foram desenvolvidas exclusivamente pra isso.

Sobre a eficiência do jorgite eu acho que fica claro que funciona quando chegam caras novos fortes e pesados na academia.
Agora com um pouco mais de um ano de treino fui rolar com um cara desses. Um uruguaio que tava de férias no Brasil e deve assistir muito UFC e acha que sabe alguma coisa.
O cara veio igual maluco pra cima, até tentar estrangular com as duas mãos no pescoço o cara tentou.

Resultado: Armlocks, estrangulamentos e na primeira pressãozinha no 100kg se debateu todo desesperado e pediu pra parar.
Imagem

Avatar do usuário
Jupiter JJ
Mensagens: 29
Registrado em: 22 Fev 2015 19:49
Contato:

Re: Treinos de Defesa Pessoal - Jiu Jitsu

Mensagem por Jupiter JJ » 05 Mar 2015 17:37

O negócio não é se especializar em defesa pessoal, mas saber um mínimo pra não tomar atraso em uma situação específica na rua. O que quero dizer é que vi lutadores sendo forjados de baixo de porrada, que se garantiam. Principalmente os da Carlson, na época. Faziam treino de boxe e tal, mas o de bloqueio era onde o bicho pegava. Bebeo, Busta, Wallid. Devia ser um treino foda. Hj vc sabe que tem faixa preta famoso que não se garante na mão. Não duvido da eficiência do JJ, assim como não fecho os olhos pra evolução da coisa. Dá pra mesclar Jiu-Jitsu e Defesa pessoal, e a academia que mantém um currículo em que passa pelas duas áreas como uma GB, uma Gracie Humaitá, uma Carlson Gracie, tendem a se destacar. Quando uma coisa evolui muito, acaba que aquele que sabe o básico se destaca.

Só acho que não tem que dissociar tanto o JJ "antigo" do moderno. Carlos Gracie e Hélio Gracie agradecem.
"Empty your mind, be formless. Shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle and it becomes the bottle. You put it in a teapot it becomes the teapot. Now, water can flow or it can crash. Be water my friend." (Bruce Lee)

"Shungo Oyama, Shungo Oyama...Eu vou quebrar a sua cara, Shungo Oyama. Você parace até uma mulé." (Ryan Gracie)

Vasco da Gama - Gracie Jiu-Jitsu - Real Madrid

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 66 visitantes