História do Grappling-Rivalidades, treinos a portas fechadas

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Hall
Contato:

Re: Rivalidades, histórias e causos do Jiu Jitsu e afins.

Mensagem por Hall » 10 Nov 2014 13:28

Histórias e causos de mestre Carlson Gracie

viewtopic.php?f=4&t=2207&p=68747#p68747" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

-meph-
Contato:

Re: Duelo entre Hélio Gracie e Kimura para o Rio em 51

Mensagem por -meph- » 10 Nov 2014 15:08

malaca escreveu:posso dar uma sugestão ao dono do tópico?

pede a adm para alterar o nome do topico para alguma coisa voltada a pesquisa das origens do grappling brasileiro.

só uma sugestao, ja que o topico tomou um rumo bem interessante!
Boa!
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

ska4fun
Contato:

Mensagem por ska4fun » 10 Nov 2014 18:32

Gardenal_JJ escreveu:Se um Gracie praticou a LLE no passado devido ao catch trazido por japoneses, a historia da origem da LLE no Brasil fica ainda mais complicada de se entender, logicamente nao tendo duvida de qm mais praticou e a aperfeicoou.
A história da LLE está sendo esclarecida. Tem uma série de reportagens no blog do Guga Noblat, material muito. Um certo senhor que se considera ''O Hélio Gracie'' da LLE deve estar pirado.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

ArmDrag
Contato:

Mensagem por ArmDrag » 10 Nov 2014 19:41

`Hélio Gracie era macho pra kralho, sem dúvida nenhuma será o nome do meu primeiro filho.

Hall
Contato:

Mensagem por Hall » 10 Nov 2014 21:35

Boa sugestão galera.

Bora alterar: história do grappling brasileiro.

Fica bom?

Juntamos com as pesquisas da biblioteca nacional começada pelo armlock?
Imagem

malaca
Contato:

Mensagem por malaca » 10 Nov 2014 21:42

boa hall!!!
Imagem

"Talk low, talk slow and don´t talk too much..."
John Wayne

"Onde a força de vontade é grande, as dificuldades não podem sê-lo."
Nicolau Maquiavel

"Nós somos o que fazemos repetidamente."
Aristóteles

Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Re: História do grappling brasileiro

Mensagem por Marcel Firefighter » 11 Nov 2014 09:59

Lawyer tinha que ser general...Eu seguiria esse cara!
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
Imagem

LAWYER
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LAWYER » 11 Nov 2014 10:20

Marcel Firefighter escreveu:Lawyer tinha que ser general...Eu seguiria esse cara!
Irmão, você não precisa seguir a ninguém... Já é o Mestre de um considerável exército que precisa de você!

Esse ano tá difícil em termos de agenda, mas ano que vem espero estar com você e o resto da turma em Sampa. Vou me organizar pra isso, pois é o tipo de privilégio do qual não posso mais abrir mão!
Um forte abraço Guerreiro!

Força e Honra!
"Acorde pela manhã e se olhe no espelho, fale contigo mesmo: "- Sou forte, sou digno, tenho inteligência, tenho equilíbrio, vou ter um excelente dia! Saia de casa para seu trabalho, estudo, seja lá o que for, com estes pensamentos e neste dia e em qualquer dia você será um vencedor!"
Mestre Rickson Gracie
11/10/08, durante seminário ministrado no Rio de Janeiro no ginásio do Flamengo.

“God bless and protect my sons and best friends. I love you guys so fucking deep. All my energy, my waves, my fights, my best feelings and energy, Jesus Christ please take care of them.”
Mestre Marcelo Behring
1994, frase em sua prancha de surf.

Imagem

Hall
Contato:

Re: Rivalidades, histórias e causos do Jiu Jitsu e afins.

Mensagem por Hall » 11 Nov 2014 16:52

Com vocês mestre Kimura em carne e osso:

phpBB [video]

phpBB [video]
Imagem

Motaro

Mensagem por Motaro » 12 Nov 2014 11:10

Não se refere à história (direta) do grapling brasileiro, mas compartilho aqui o "pai" das técnicas de queda do Sambo Russo: O Bökh
Conhecido como Mongolian Wrestling, tem técnicas de queda que são claramente semelhantes às do Fedor, e características parecidas com as do sumo...
Neste vídeo aparecem as técnicas, e sua influência no wrestling e judo da Mongólia

phpBB [video]

Aqui um doc interessante que tá pra sair: encontro entre o grapling tradicional escocês e o Bökh

phpBB [video]

Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Marcel Firefighter » 12 Nov 2014 12:06

Motaro escreveu:

LLE mesmo...
Na realidade o Mestre George Gracie praticava o Catch Wrestling com o Mestre Tatu e a galera...portanto,na minha opinião, é um dos precursores da LLE.

link da materia do blog do guga: http://oglobo.globo.com/blogs/mma/posts ... 549888.asp" onclick="window.open(this.href);return false;
link de um blog de um amigo com material sobre como o Catch influenciou a LLE: http://www.gladiatorium.com.br/catch-as ... rasileira/" onclick="window.open(this.href);return false;
Editado pela última vez por Marcel Firefighter em 12 Nov 2014 12:12, em um total de 1 vez.
Imagem

Marcel Firefighter
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por Marcel Firefighter » 12 Nov 2014 12:13

LAWYER escreveu:
Irmão, você não precisa seguir a ninguém... Já é o Mestre de um considerável exército que precisa de você!

Esse ano tá difícil em termos de agenda, mas ano que vem espero estar com você e o resto da turma em Sampa. Vou me organizar pra isso, pois é o tipo de privilégio do qual não posso mais abrir mão!
Um forte abraço Guerreiro!

Força e Honra!
Organizando com antecedência pra eu pedir penico pro comando, eu vou também!! Permissão, Sr. General!
Imagem

jr.dea
Contato:

Mensagem por jr.dea » 12 Nov 2014 15:07

PHDookie escreveu:Fui procurar mediante a informação dos colegas daki e transcrevi o texto do jornal da época para cá. Não quero desmerecer ninguem mas è impressionante que mesmo puxando para o lado do Brasil o jornal descreve como o Kimura foi superior a luta inteira. Não sou niguem no jiu jitsu mas acho que não foi apenas a força ou diferença de peso(coisa que sempre é ressaltada em vez da grande habilidade do japones), Helio ja tinha lutado com caras bem maiores. tenho a impressão pelo que li que Hélio so se defendeu não esboçou nada. Acho que Kimura era melhor não só fisicamente mas tecnicamente. Apenas me interesso pela história não quero desmerecer o grande homem que foi Helio Gracie nem qualquer outro, nem tenho sindrome de vira-lata. A história da luta dos dois é fantastica digna de filmes e repercusão pela história.
Mesma impressão, o artigo, possivelmente escrito por leigo e ainda que pendendo passionalmente pro lado do Hélio, dá a entender que o Kimura, além de muito mais forte, tinha uma técnica apurada. No mais, achei impressionante a descrição da luta, para a época, varias menções a movimentos, circunstâncias e técnicas que, de regra, quem é leigo não tem tanto conhecimento (passagens de guarda, alavanca, joelho na barriga e até o famoso botar pressão num ponto, para incomodar o adversário e conseguir brecha em outro).

Não vejo como tal luta possa ser utilizada para desmerecer qualquer dos guerreiros, foi épica e o Mestre Hélio deu a cara a tapa. Um marco histórico.

Motaro

Mensagem por Motaro » 12 Nov 2014 18:48

De herança nipônica à paixão local: O elo centenário entre Jiu-jitsu e Manaus

No aniversário de 345 anos da capital, conheça a trajetória local de um dos esportes mais amados pelos manauaras e que teve na cidade a 1ª academia da arte no Brasil

Não foi em Belém, apesar da terra ter papel fundamental nessa história. Tampouco foi no Rio de Janeiro, que só foi presenteado anos depois. Foi no cantinho do Norte das terras tupiniquins, em Manaus, que um grupo de japoneses confiou, por ordem qualquer do destino, a semente de uma das maiores riquezas esportivas do Brasil: o jiu-jitsu. Pelas ruas, pelo histórico de campeões "lapidados" em solo baré, ou pelo simples sorriso de canto de uma lenda viva, não é difícil perceber que Manaus e a arte suave cultivam uma forte relação, ainda pouco contada, e quase centenária.

Sabe-se, por infindáveis relatos, que a arte suave brasileira teve início em Belém a partir do jovem Carlos Gracie, que foi pupilo de Conde Koma e aperfeiçoou a modalidade. E é verdade. Mas, parafraseando um dos marcantes personagens da trajetória do esporte, Osvaldo Alves, “para começar essa história, é preciso voltar ao Japão”. Ou melhor, aos japoneses. Em dezembro de 1915, uma excursão de lutadores nipônicos aportou em Manaus para dar início à missão liderada por Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma, de disseminar o jiu-jitsu no Brasil.

Restante da matéria aqui
http://globoesporte.globo.com/am/notic ... urn false;

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 12 Nov 2014 19:39

Motaro escreveu:De herança nipônica à paixão local: O elo centenário entre Jiu-jitsu e Manaus

No aniversário de 345 anos da capital, conheça a trajetória local de um dos esportes mais amados pelos manauaras e que teve na cidade a 1ª academia da arte no Brasil

Não foi em Belém, apesar da terra ter papel fundamental nessa história. Tampouco foi no Rio de Janeiro, que só foi presenteado anos depois. Foi no cantinho do Norte das terras tupiniquins, em Manaus, que um grupo de japoneses confiou, por ordem qualquer do destino, a semente de uma das maiores riquezas esportivas do Brasil: o jiu-jitsu. Pelas ruas, pelo histórico de campeões "lapidados" em solo baré, ou pelo simples sorriso de canto de uma lenda viva, não é difícil perceber que Manaus e a arte suave cultivam uma forte relação, ainda pouco contada, e quase centenária.

Sabe-se, por infindáveis relatos, que a arte suave brasileira teve início em Belém a partir do jovem Carlos Gracie, que foi pupilo de Conde Koma e aperfeiçoou a modalidade. E é verdade. Mas, parafraseando um dos marcantes personagens da trajetória do esporte, Osvaldo Alves, “para começar essa história, é preciso voltar ao Japão”. Ou melhor, aos japoneses. Em dezembro de 1915, uma excursão de lutadores nipônicos aportou em Manaus para dar início à missão liderada por Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma, de disseminar o jiu-jitsu no Brasil.

Restante da matéria aqui
http://globoesporte.globo.com/am/notic ... urn false;
Interessante essa matéria. Tem um depoimento do Rildo Heros que eu considero a chave para entender a disseminação do estilo no Brasil:

"À época, ao contrário do cenário atual, o jiu-jitsu era um esporte elitizado. Com a crise da borracha, boa parte dos financiadores e praticantes da arte foi à falência, outros tantos deixaram Manaus e, por conseguinte, o jiu-jitsu na cidade adormeceu. Segundo Rildo Heros, Satake viveu os últimos anos na capital trabalhando como massagista.
- Com o declínio do Ciclo da Borracha, muitas famílias ricas acabaram deixando Manaus e outras não tinham mais dinheiro para manter a prática. Com isso, a queda de movimentação do esporte foi forte. Satake chegou a deixar de dar aulas e passou a trabalhar com massagem durante os últimos anos que passou morando em Manaus, antes de voltar para o Japão em 1932 - explica Rildo".

Acredito que os japoneses que vieram pra cá viam o seu jiu-jitsu/judô como uma das formas de sobreviverem, como a massagem e outras artes/conhecimentos nipônicos.
Vale o mesmo para aqueles que aportaram em São Paulo, na região Sul e em outros rincões do País. Provavelmente, se dependesse deles, haveria a submissão à Kodokan.
Mas Carlos Gracie não via o jiu-jitsu como "uma" forma de sobreviver, mas como "a" forma de viver. Passou perrengue, rodou por BH e São Paulo, mas não desistiu da arte.
Marketing? Influência na alta roda? Com certeza, mas tudo isso usado para promover seu estilo de jiu-jitsu como arte marcial, sem a regra do "encostamento de espáduas".
Fosse ele um arrivista, e não um visionário, jamais teria empenhado o esforço de uma vida para construir sua filosofia e seu clã de lutadores, principalmente depois de rico.

Responder