Fedor Machida escreveu:Pô bróder tu deve jogar bem hein!!!
Eu tô começando a treinar tática. Quero melhorar pq meu nível de jogo tá muito fraco. Quero jogar direitinho.
Estou seguindo aquele treinamento de 400 pontos em 400 dias de um tal de De La Maza... Consiste em separar 1000 exercícios de tática e repetí-los em 7 ciclos. No primeiro vc vai até o final dos 1000 e depois vc vai acelerando a resolução para no ultimo ciclo resolver todos os 1000 exercícios num único dia!!! É uma espécie de imersão total em táticas.
http://www.masschess.org/Chess_Horizons ... Part_2.pdf
Para atingir esse objetivo eu baixei pro celular a versão completa do CT-Art 4.0 (R$30,00) e estou resolvendo em ordem de dificuldade.
Juntamente com isso estou jogando xadrez postal. Gosto muito do postal pra treinar aberturas. Pra atingir esse objetivo instalei o chesstime pra android (gratuito) e tb o aplicativo chess.com. O aplicativo do chess.com serve tanto para o postal como para o ao vivo.
E por último estudo de tática/estratégia. Essa é a parte em que tenho falhado miseravelmente. O meu intuito era estudar diariamente o Art of Attack do Vukovic e após isso ir para Meu Sistema do Nimzovitch. Mas ainda tô no primeiro capítulo do Vukovic. Tenho que dar um up nessa parte.
Em resumo, mesmo que eu falhe nas outras áreas do treinamento, treinar táticas já vai dar uma melhorada no meu jogo pq pior que tá não fica!!
Como te falei antes, esse metodo do De LaMAza é muito contestado justamente pq há suspeitas de q ele trapaceou em alguns torneios de xadrez. Usando sempre manga comprida e tal, algumas pessoas acham q ele tinha algum tipo de dispositivo no seu corpo com alguma engine funcionando.
Olha ele ai.
No caso, existe um metodo de treino em taticas parecido com o do De La Maza, mas este foi citado pelo hj GM Axel Smith, q se chama "Woodpecker Method". Ele descreve esse metodo no seu livro "Pump your Rating". Ele disse q quem desenvolveu esse metodo foi o GM Hans Tikkanen. Aqui um trecho traduzido pelo google:
"treinamento tático
Hans Tikkanen é interessados em estudar o cérebro humano, a sua estrutura e função. sua formação
programa foi concebido para se adaptar a maneira que os seres humanos aprendem a reconhecer intuitivamente padrões.
Tikkanen começou resolvendo exercícios táticos bastante simples. Quando ele terminou, depois de cerca de 1 000
exercícios, ele fez uma pausa curta, e depois começou tudo de novo sobre os mesmos exercícios. E quando
ele terminou pela segunda vez, ele começou uma terceira vez, e assim por diante.
Os resultados da Tikkanen foram convincentes - seus três GM normas no verão seguinte ele ganhou mais
de 1 00 pontos Elo. Tenho, portanto, chamado o programa de treinamento depois dele: O Woodpecker
Método. Isto vem do significado de "Tikkanen 'em sua língua original, finlandesa.
No entanto, como Tikkanen é uma pessoa um tanto misteriosa e modesto, ele não quer explicar
as teorias subjacentes ou exatamente como ele fez isso. O que escrevi neste capítulo é, portanto,
minha interpretação, mas como eu segui-lo de perto, é esperançosamente perto o suficiente!
Há uma outra história ensolarado sobre a eficácia deste método - o jogador dinamarquês Andreas Skytte
Hagen, que também joga no Lunds ASK. Desde 2006 ele tem sido um jogador de xadrez grave: de jogo,
analisando aberturas, ler livros e resolução de exercícios. No entanto, seu progresso foi modesto até
ele conheceu Tikkanen em um torneio. De repente, Hagen aumentou de 2290, em 20 de março 1 1, para
Descobriu-se que tanto Tikkanen e Hagen tinha lido o mesmo livro: talento de Geoff Colvin é
sobrestimado (20 10). Colvin propõe um programa de treinamento duro com exercícios repetidos. Comentários
Deve ser dada depois de cada sessão de treinamento, o que significa utilizar um sistema de cronometragem e pontos.
Dessa forma, o progresso pode ser visto de dia para dia."
Eu venho usando o Chessimo, um programa do GM Milos. Esse programa tem uma caracteristica muito similar a esse metodo woodpecker, cada exercicio é resolvido 6x pq diz ele q só assim pra de fato aprender. O problema é q o chessimo é enorme, tem uns 5 mil exercicios, foda, demora demais. Eu mesmo estou no exercicio 31 do modulo 2. Cada modulo tem 50 exercicios e existe 6 modulos! Eu levei 6 meses pra terminar o modulo 1, o modulo 2 é mais dificil e eu estou empacando, mas pelo menos passei da metade. O woodpecker parece q diz pra resolver exercicios simples pra q o padrão fixe na memoria, já o chessimo tem tanto exercicios simples como outros muito difíceis. Eu achei muito legal o modulo 1 de estrategia, muitas dicas uteis.
Uma coisa ruim do chessimo é q ele não identifica os motivos, vc resolve sem saber do q se trata, tem q descobrir. Ja o CT Art já é diferente, ele diz os motivos de cada lição. A vantagem do chessimo pro CT ART é q o programa brasileiro vem com repetições, já o CT Art nao.