XADREZ - OFICIAL

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Fedor Machida
Mensagens: 2006
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 06 Mai 2016 17:28

Carrapeta escreveu:Ótimo post. Tenho o CT art no note, devo ter resolvido uns 40% dele, tava com uns 2330 de rating nele, mas não tava mais conseguindo subir esses pontos pq qdo errava caia muito e qdo acertava não ganhava quase nada de pontos.

Tava lendo sobre o de lá Maza hj, coincidência kkkk. Existe uma suspeita de q a evolução q ele teve foi fruto de trapaça. Ele jogava os torneios sempre deb manga comprida ou de capa, aí existe essa dúvida sobre os tinha embaixo da sua roupa.

Depois comento mais, to no trampo
Não quis comprar a versão pra PC do CT-Art pq se eu for pro Pc não vou treinar. No celular dá pra treinar quando eu to de bobeira sem ter que esperar chegar em casa, ligar o PC, etc... dá pre treinar cagando, na fila do banco, qd um mala fica falando, etc.... E mesmo apesar dessa confusão toda com o De La Maza gosto muito da ideia de dominar uma quantidade de posições e de resolvê-las o mais rápido possível, afinal xadrez é exatamente o domínio de padrões. Vou experimentar. Vou melhorar o xadrez.. não tem como não melhorar... a física não permite!!! - by Galvão... rsrs

Dei preferência pro Art of Atack por estar treinando tática e vai ser muito bom aprender sistematicamente como atacar um fianqueto, como atacar em alas opostas, como atacar um rei que fez o roque...enfim... tática ao extremo!! Do primeiro capítulo já foi bom ver que se um rei não roca é preciso atacar na coluna E ou então ataca o "focal point" em f2 (brancas) ou f7 (pretas). É basico mas ter isso na cabeça te faz joga sempre "na maldade".
Carrapeta escreveu:Há sim, ultimamente tenho perdido muitas partidas no tempo, foda isso. Estou superior, mas perco ainda assim.
Eu tô assim. Fico feliz por ter posições ganhadoras mas perder no tempo é horrível pq o rating nunca sobe!!! E fico com a impressão de que sou um escrotinho no xadrez... quero jogar bem, ganhar de bons jogadores, ter um rating de gente e não de uma ameba!!! rsrs
Nem ligo tanto pra rating pq pode variar muito mas gostaria de ter a força real de um bom jogador de xadrez... 2000 de rating em partidas rápidas tava bom demais!!!! Sonhar não custa nada!!

Fedor Machida
Mensagens: 2006
Registrado em: 15 Out 2014 07:43
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Fedor Machida » 06 Mai 2016 17:37

Carrapeta escreveu:Vc vai estudar estratégia pelo Meu Sistema? Pq n vai de Seirawan?
Pq eu não tenho o Seirawan.... tenho o Meu Sistema versão em português... aliás tb tenho o Modern Strategy do Pachman mas ler aquele sistema antigo eh um saco!!! Enfim, tenho uma boa biblioteca de xadrez mas que nunca li!!! Comprava os livros só na empolgação achando que possuir livros de xadrez te fazem jogar melhor automaticamente!!! Acho que isso é mais comum do que a gente imagina...

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: RE: Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por ophoda » 06 Mai 2016 22:26

RGracie escreveu:Eu sou péssimo em jogos rápidos, e no momento que estava vendo o primeiro teste a primeira coisa que pensei foi "Se isso fosse um jogo real e eu com <1s no relógio eu empatava" :mf_depressed:
Me lembrou a época que eu acompanhava o Jerry em jogos rápidos e ele com damas/torres no tabuleiro, e tendo que fazer os pré moves pra não perder por causa do tempo ficava falando "No stalemate , no stalemate ..."
Eu já tentei jogar jogos rápidos no playok mas sem chance, não consigo pensar rápido, e mesmo em jogos lentos eu sou ruim, principalmente em tática. Meu nível é "peladeiro".

Mas tenho noção do jogo e gosto de ver partidas dos grandes mestres e saber como eles fazem aqueles movimentos, tipo mover o bispo pra c5 no meio jogo que a gente que é leigo nem sabe pra que serve, mas eles que enxergam vários movimentos à frente sabem. Também gosto desses probleminhas de mate em 2, mate em 3, stalemate e por aí vai.

Mais um probleminha: brancas jogam e dão mate em 3:

Imagem
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 06 Mai 2016 22:43

Fedor Machida escreveu:Pq eu não tenho o Seirawan.... tenho o Meu Sistema versão em português... aliás tb tenho o Modern Strategy do Pachman mas ler aquele sistema antigo eh um saco!!! Enfim, tenho uma boa biblioteca de xadrez mas que nunca li!!! Comprava os livros só na empolgação achando que possuir livros de xadrez te fazem jogar melhor automaticamente!!! Acho que isso é mais comum do que a gente imagina...
Eu tenho alguns livros fisicos, li a maioria. Tenho os 3 do Seirawan, li estrategia e tatica, so n li o de finais. Finais é chato pra caralho, mas é com certeza o buraco no meu jogo. Tenho um fino do Kaspa q li todo, um do Paulo giusti q li todo e uma apostila enorme q li tb, alem do Pachman.

Já livros em pdf eu tenho uma porrada, não li quase nenhum deles :D

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 06 Mai 2016 23:55

Vai uma partidinha q joguei agora, com vitoria agradavel das brancas. A analise do programa diz q joguei num bom nivel, mas ainda assim teve umas taticas q deixei passar...complicado num jogo de 5min

http://pt.lichess.org/eXridUuU#52 (com analise)

Aqui o jogo sem analise: http://pt.lichess.org/gqBl4zP3Ra6K

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 07 Mai 2016 00:04

ophoda, esse enigma tow achando dificil eim...Ja tenho uns 10 min analisando e nada...muitas possibilidades

Avatar do usuário
Mineiro82
Mensagens: 3104
Registrado em: 10 Out 2014 16:30
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Mineiro82 » 07 Mai 2016 08:07

ophoda escreveu: Eu já tentei jogar jogos rápidos no playok mas sem chance, não consigo pensar rápido, e mesmo em jogos lentos eu sou ruim, principalmente em tática. Meu nível é "peladeiro".

Mas tenho noção do jogo e gosto de ver partidas dos grandes mestres e saber como eles fazem aqueles movimentos, tipo mover o bispo pra c5 no meio jogo que a gente que é leigo nem sabe pra que serve, mas eles que enxergam vários movimentos à frente sabem. Também gosto desses probleminhas de mate em 2, mate em 3, stalemate e por aí vai.

Mais um probleminha: brancas jogam e dão mate em 3:

Imagem
Spoiler:
Mate em 2...não?

OPÇÃO 1
Da2
Rc3
D(direita)d2#

OPÇÃO 2
Da2
Rc1
D(direita)d2#

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 07 Mai 2016 11:27

Spoiler:
1.Da2+ Rd3 2.Dfxd2+ Re4 3.Dad5#
Agora q dormi bem consegui resolver

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 07 Mai 2016 11:50

Fedor Machida escreveu:Pô bróder tu deve jogar bem hein!!!

Eu tô começando a treinar tática. Quero melhorar pq meu nível de jogo tá muito fraco. Quero jogar direitinho.

Estou seguindo aquele treinamento de 400 pontos em 400 dias de um tal de De La Maza... Consiste em separar 1000 exercícios de tática e repetí-los em 7 ciclos. No primeiro vc vai até o final dos 1000 e depois vc vai acelerando a resolução para no ultimo ciclo resolver todos os 1000 exercícios num único dia!!! É uma espécie de imersão total em táticas.

http://www.masschess.org/Chess_Horizons ... Part_2.pdf

Para atingir esse objetivo eu baixei pro celular a versão completa do CT-Art 4.0 (R$30,00) e estou resolvendo em ordem de dificuldade.

Juntamente com isso estou jogando xadrez postal. Gosto muito do postal pra treinar aberturas. Pra atingir esse objetivo instalei o chesstime pra android (gratuito) e tb o aplicativo chess.com. O aplicativo do chess.com serve tanto para o postal como para o ao vivo.

E por último estudo de tática/estratégia. Essa é a parte em que tenho falhado miseravelmente. O meu intuito era estudar diariamente o Art of Attack do Vukovic e após isso ir para Meu Sistema do Nimzovitch. Mas ainda tô no primeiro capítulo do Vukovic. Tenho que dar um up nessa parte.

Em resumo, mesmo que eu falhe nas outras áreas do treinamento, treinar táticas já vai dar uma melhorada no meu jogo pq pior que tá não fica!!
Como te falei antes, esse metodo do De LaMAza é muito contestado justamente pq há suspeitas de q ele trapaceou em alguns torneios de xadrez. Usando sempre manga comprida e tal, algumas pessoas acham q ele tinha algum tipo de dispositivo no seu corpo com alguma engine funcionando.

Imagem

Olha ele ai.

No caso, existe um metodo de treino em taticas parecido com o do De La Maza, mas este foi citado pelo hj GM Axel Smith, q se chama "Woodpecker Method". Ele descreve esse metodo no seu livro "Pump your Rating". Ele disse q quem desenvolveu esse metodo foi o GM Hans Tikkanen. Aqui um trecho traduzido pelo google:

"treinamento tático

Hans Tikkanen é interessados ​​em estudar o cérebro humano, a sua estrutura e função. sua formação

programa foi concebido para se adaptar a maneira que os seres humanos aprendem a reconhecer intuitivamente padrões.

Tikkanen começou resolvendo exercícios táticos bastante simples. Quando ele terminou, depois de cerca de 1 000

exercícios, ele fez uma pausa curta, e depois começou tudo de novo sobre os mesmos exercícios. E quando

ele terminou pela segunda vez, ele começou uma terceira vez, e assim por diante.

Os resultados da Tikkanen foram convincentes - seus três GM normas no verão seguinte ele ganhou mais

de 1 00 pontos Elo. Tenho, portanto, chamado o programa de treinamento depois dele: O Woodpecker

Método. Isto vem do significado de "Tikkanen 'em sua língua original, finlandesa.

No entanto, como Tikkanen é uma pessoa um tanto misteriosa e modesto, ele não quer explicar

as teorias subjacentes ou exatamente como ele fez isso. O que escrevi neste capítulo é, portanto,

minha interpretação, mas como eu segui-lo de perto, é esperançosamente perto o suficiente!

Há uma outra história ensolarado sobre a eficácia deste método - o jogador dinamarquês Andreas Skytte

Hagen, que também joga no Lunds ASK. Desde 2006 ele tem sido um jogador de xadrez grave: de jogo,

analisando aberturas, ler livros e resolução de exercícios. No entanto, seu progresso foi modesto até

ele conheceu Tikkanen em um torneio. De repente, Hagen aumentou de 2290, em 20 de março 1 1, para

Descobriu-se que tanto Tikkanen e Hagen tinha lido o mesmo livro: talento de Geoff Colvin é

sobrestimado (20 10). Colvin propõe um programa de treinamento duro com exercícios repetidos. Comentários

Deve ser dada depois de cada sessão de treinamento, o que significa utilizar um sistema de cronometragem e pontos.

Dessa forma, o progresso pode ser visto de dia para dia."

Eu venho usando o Chessimo, um programa do GM Milos. Esse programa tem uma caracteristica muito similar a esse metodo woodpecker, cada exercicio é resolvido 6x pq diz ele q só assim pra de fato aprender. O problema é q o chessimo é enorme, tem uns 5 mil exercicios, foda, demora demais. Eu mesmo estou no exercicio 31 do modulo 2. Cada modulo tem 50 exercicios e existe 6 modulos! Eu levei 6 meses pra terminar o modulo 1, o modulo 2 é mais dificil e eu estou empacando, mas pelo menos passei da metade. O woodpecker parece q diz pra resolver exercicios simples pra q o padrão fixe na memoria, já o chessimo tem tanto exercicios simples como outros muito difíceis. Eu achei muito legal o modulo 1 de estrategia, muitas dicas uteis.

Uma coisa ruim do chessimo é q ele não identifica os motivos, vc resolve sem saber do q se trata, tem q descobrir. Ja o CT Art já é diferente, ele diz os motivos de cada lição. A vantagem do chessimo pro CT ART é q o programa brasileiro vem com repetições, já o CT Art nao.

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 08 Mai 2016 00:28

Spoiler:
O segredo é o lance de espera Bc6, depois qualquer lance q as pretas fizerem é mate no proximo

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por ophoda » 08 Mai 2016 00:54

Tonio Kröger escreveu:Brancas jogam. Mate em 2 jogadas:

Imagem

P.S.: após o primeiro movimento, há mais de uma solução.
Spoiler:
Probleminha complicado, pelo que vi quase todas as peças participam de combinações de mate em 2, exceto o rei branco.

Acho que é 1.Bc6 seguido de
1...exd3 2.e3#
1...e3 2.Cf3#
1...Cxd3 2.e3#
1...qualquer outro movimento do cavalo 2.Cb3# ou 2.Cxb3#
1...Bf3 ou Bf5 2. Dg1#
1...qualquer outro movimento do bispo 2.Txe4#
1...e6 2.Dd7#
1...e5 2.Bb6# (esse último movimento é o motivo do primeiro ser Bc6 e não Bb7, pois se 1.Bb7, 1...e5 e a torre preta ataca b6).
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: RE: Re: RE: Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por ophoda » 08 Mai 2016 00:59

Mineiro82 escreveu:
Spoiler:
Mate em 2...não?

OPÇÃO 1
Da2
Rc3
D(direita)d2#

OPÇÃO 2
Da2
Rc1
D(direita)d2#
Spoiler:
Tente 1.Da2+ Rd3
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 08 Mai 2016 03:15

Brancas dão mate em 6!

Fiquei muito feliz pq isso ai foi dum jogo meu, tempo de 5min a partida e acertei toda a sequencia! Não é dificil nao, os lances sao todos forçados (ja tow dando uma dica :-J )

Imagem

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por ophoda » 08 Mai 2016 15:00

Achei. Já imaginava os 3 primeiros movimentos, daí fui tentando as combinações:
Spoiler:
1.Bxh7+ Rh8 2.Cg6+ Rxh7 3.Cf8+ Rg8 4.Txg7+ Rxg7 5.Dg6+ Rh8 6.Dh7#
Mais dois:

Pretas jogam e dão mate em 3:
Imagem

Brancas jogam e dão mate em 3:
Imagem
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: XADREZ - OFICIAL

Mensagem por Carrapeta » 08 Mai 2016 16:02

ophoda escreveu:Achei. Já imaginava os 3 primeiros movimentos, daí fui tentando as combinações:
Spoiler:
1.Bxh7+ Rh8 2.Cg6+ Rxh7 3.Cf8+ Rg8 4.Txg7+ Rxg7 5.Dg6+ Rh8 6.Dh7#
Boa! Acertou mesmo! Como eu disse, os lances são forcados, ai fica de boa pra calcular.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Amâncio Siqueira, Jeansl, NOGI, Sarruf 84, Sumofan69, The Griot, ViolentFunky e 287 visitantes