American Jiu Jitsu? Como o Jiu Jitsu Brasileiro se mudou para os EUA?
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
American Jiu Jitsu? Como o Jiu Jitsu Brasileiro se mudou para os EUA?
Galera, estou rascunhando aqui mais um artigo pro site, e queria trazer pra discussão/ideias.
Percebi que até hoje em 2016, rolaram 12 torneios da IBJJF nos EUA, 8 na Europa e só 3 no Brasil. E que apenas o menor dos Grand Slams atualmente é disputado no Brasil (o Brasileiro).
E uma coisa que ainda vou levantar, mas me parece que uns 70% ou 80% dos campeões mundiais nos últimos 3 ou 4 anos moram nos EUA ou Europa.
O que vocês acham disso? Acham que foi um movimento natural pela economia deles ser mais forte e acabar atraindo a galera que busca ganhar dinheiro com o Jiu? Ou acham que é reflexo de o Mundial ter ido pra lá há muito tempo?
Ou ainda acham que é uma mistura de tudo isso com o fato de a CBJJ investir pouco em campeonatos aqui pelo Brasil?
E acham que isso vai acabar levando a um desenvolvimento maior de lutadores nos EUA? Que em alguns anos o domínio de campeões brasileiros na faixa preta pode acabar?
Opinem aí, quero ouvir vocês antes de seguir escrevendo.
Percebi que até hoje em 2016, rolaram 12 torneios da IBJJF nos EUA, 8 na Europa e só 3 no Brasil. E que apenas o menor dos Grand Slams atualmente é disputado no Brasil (o Brasileiro).
E uma coisa que ainda vou levantar, mas me parece que uns 70% ou 80% dos campeões mundiais nos últimos 3 ou 4 anos moram nos EUA ou Europa.
O que vocês acham disso? Acham que foi um movimento natural pela economia deles ser mais forte e acabar atraindo a galera que busca ganhar dinheiro com o Jiu? Ou acham que é reflexo de o Mundial ter ido pra lá há muito tempo?
Ou ainda acham que é uma mistura de tudo isso com o fato de a CBJJ investir pouco em campeonatos aqui pelo Brasil?
E acham que isso vai acabar levando a um desenvolvimento maior de lutadores nos EUA? Que em alguns anos o domínio de campeões brasileiros na faixa preta pode acabar?
Opinem aí, quero ouvir vocês antes de seguir escrevendo.
Re: American Jiu Jitsu? Como o Jiu Jitsu Brasileiro se mudou para os EUA?
Tem o internacional master e o Sul- Americano aqui tambem, esse segundo vai ser em Barueri, no final do ano.
IBJJF tambem ta tao descarada que tem o internacional master aqui, o mundial master la fora e foda-se a logica. Paga no pay pal, pega uma medalha e uma camiseta e ja era.
IBJJF tambem ta tao descarada que tem o internacional master aqui, o mundial master la fora e foda-se a logica. Paga no pay pal, pega uma medalha e uma camiseta e ja era.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
[quote="NoFunAtAll"
O principal além do dinheiro e viver nos EUA e Europa .O ADCC é muito importante mas não tem muita gente querendo ir pros Emirados quanto gente querendo ir pros EUA.Mas tem uma coisa.No Brasil as seletivas do mundial são muito mais difíceis que as do EUA.Acredito que seja mais fácil chegar ao mundial nos EUA que quando era no Brasil.
Tende a se nivelar.Quanto maior o número de praticantes mais provável de o esporte ser de alto nível no pais.Mas vai demorar muito ainda.Não é todo os EUA que tem jiu forte.Sem quimono Os americanos tem a vantagem de ter wrestling no pais deles.Com quimono o Judo no Brasil é forte pelo menos.Eu tenho uma opinião pessoal do jiu jitsu.Se o esporte crescer mundialmente pode ser que as a diferença de com ou sem quimono se tornem tão diferentes quanto Judo e Wrestling.
O principal além do dinheiro e viver nos EUA e Europa .O ADCC é muito importante mas não tem muita gente querendo ir pros Emirados quanto gente querendo ir pros EUA.Mas tem uma coisa.No Brasil as seletivas do mundial são muito mais difíceis que as do EUA.Acredito que seja mais fácil chegar ao mundial nos EUA que quando era no Brasil.
Tende a se nivelar.Quanto maior o número de praticantes mais provável de o esporte ser de alto nível no pais.Mas vai demorar muito ainda.Não é todo os EUA que tem jiu forte.Sem quimono Os americanos tem a vantagem de ter wrestling no pais deles.Com quimono o Judo no Brasil é forte pelo menos.Eu tenho uma opinião pessoal do jiu jitsu.Se o esporte crescer mundialmente pode ser que as a diferença de com ou sem quimono se tornem tão diferentes quanto Judo e Wrestling.
Sem dúvida a questão financeira é o que mais pesa, quem quer viver como atleta de jiu jitsu precisa sair do país por falta de apoio, patrocínio. O Panza falou basicamente isso na carta aberta em que justifica sua saída da B9
Nossa formação é muito forte, acho que a competitividade vai aumentar mas pela popularização do que pela migração de atletas, o foco fora do Brasil é ganhar dinheiro e viver bem, aqui o foco é ter campeão mesmo levando uma vida bem ruim.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
O foco dos atleta daqui é ser campeão para poder abrir sua acadêmia em outro país e viver bem. Estão certíssimos !RDSANTOS escreveu:Nossa formação é muito forte, acho que a competitividade vai aumentar mas pela popularização do que pela migração de atletas, o foco fora do Brasil é ganhar dinheiro e viver bem, aqui o foco é ter campeão mesmo levando uma vida bem ruim.
O Fórum http://bjjforum.com.br/forum
Daqui há mais uma ou duas gerações, não vai mais existir BJJ e sim AJJ, os atletas top's, quase toda velha guarda, os Gracies e etc...migraram para os Estados Unidos e os seus filhos são e serão americanos e vão construir sua própria história na América. A história se repete mais uma vez, o JiuJitsu Japonês virou BJJ e vai terminar como AJJ.
O Fórum http://bjjforum.com.br/forum
Se chamarem de jiu-jitsu, ainda ta de bom tamanho.
Nao existe judo japones, sambo russo, kung fu chines, boxe ingles, etc, embora todos saibam a origem.
Nao existe judo japones, sambo russo, kung fu chines, boxe ingles, etc, embora todos saibam a origem.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
Cristiano escreveu:Daqui há mais uma ou duas gerações, não vai mais existir BJJ e sim AJJ, os atletas top's, quase toda velha guarda, os Gracies e etc...migraram para os Estados Unidos e os seus filhos são e serão americanos e vão construir sua própria história na América. A história se repete mais uma vez, o JiuJitsu Japonês virou BJJ e vai terminar como AJJ.
Não vejo dessa forma, ser filho de quem for não muda em nada, cada atleta faz seu caminho ser filho de fulano ou ter sobrenome não significa nada em termos de competição.
Brasil é o centro de formação e EUA é a galinha dos ovos de ouro. Existe pelo menos 1 academia em cada bairro de uma grande cidade, existe milhares de projetos sociais, muitos bons atletas e vivem pra isso e levam isso como profissão que sonham em ir pra fora do pais e mudar de vida.
A tendencia no brasil é totalmente o contrario do que estão pintando, o jiu jitsu nunca teve melhor, os campeonatos estão lotados, brasileiro esgotou na primeira semana, já não somos vistos de forma negativa, viramos um esporte reconhecido.
Enquanto um professor puder formar um campeão mundial numa sala de 50m² o brasil sempre vai ser competitivo.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
Irmão, o Panza está morando na américa?? Qual é a equipe que o Panza representa? valeu pela atenção, ossssfethai escreveu:Sem dúvida a questão financeira é o que mais pesa, quem quer viver como atleta de jiu jitsu precisa sair do país por falta de apoio, patrocínio. O Panza falou basicamente isso na carta aberta em que justifica sua saída da B9
minhoca escreveu:Irmão, o Panza está morando na américa?? Qual é a equipe que o Panza representa? valeu pela atenção, ossss
Sim Minhoca, já faz mais de um ano que ele foi pra Califórnia, treina na Checkmat. Saca essa entrevista em que lá no final tem essa carta na qual ele fala sobre sua saída do Brasil, esse trecho especificamente
“Desde o momento em que decidi viver do Jiu-Jitsu venho me dedicando 100% nos treinos, pois meus sonhos estão ligados a poder viver tranquilamente. Não me refiro a luxo, quero poder oferecer um futuro digno para a família que quero formar. No Brasil, por uma série de fatores, infelizmente os atletas não recebem o devido valor e respeito que merecem. Acompanhamos muitos talentos, em diversas modalidades, não apenas no Jiu-Jitsu, que são obrigados a desistir de seus sonhos por falta de incentivo e dificuldades financeiras”.
http://bjjmag.com.br/luiz-panza-comenta ... abu-dhabi/
Da hora mano, valeu pelas informações fethai, daqui a pouco os EUA vai ser o centro do jiu jitsu mesmo, pois a velha guarda ainda é apegada ao jiu jitsu, mas a galera mais nova é mais americanizada ehehehe, abrassssfethai escreveu:Sim Minhoca, já faz mais de um ano que ele foi pra Califórnia, treina na Checkmat. Saca essa entrevista em que lá no final tem essa carta na qual ele fala sobre sua saída do Brasil, esse trecho especificamente
“Desde o momento em que decidi viver do Jiu-Jitsu venho me dedicando 100% nos treinos, pois meus sonhos estão ligados a poder viver tranquilamente. Não me refiro a luxo, quero poder oferecer um futuro digno para a família que quero formar. No Brasil, por uma série de fatores, infelizmente os atletas não recebem o devido valor e respeito que merecem. Acompanhamos muitos talentos, em diversas modalidades, não apenas no Jiu-Jitsu, que são obrigados a desistir de seus sonhos por falta de incentivo e dificuldades financeiras”.
http://bjjmag.com.br/luiz-panza-comenta ... abu-dhabi/
- Tony Ferraz
- Contato:
Lógico que é pela possibilidade maior de fazer grana lá. Isso foi o propulsor, inclusive o motivo do Mundial ter mudado pra lá (mais grana pro Carlinhos ). O Jiu Jitsu vai ser muito popular na américa e acho que que os americanos vão ser muito competitivos em relação aos Brasileiros, mas não acho que vão nos superar. Um bom parâmetro é olhar pro Judô. Eles são fortes no judô, mas o japão ainda domina.
Meu blog sobre Jiu Jitsu:
http://tonyferraz.wordpress.com/" onclick="window.open(this.href);return false;
Acredito que os americanos podem superar os brasileiros, pois eles têm um elemento adicional que nós não temos, o wrestling, que no judô não faz tanta diferença, pois não é permitido catada de pernas etc, e sem contar os elementos como suplementação, melhores preparadores físicos, patrocínios, acesso aos melhores treinadores por causa do alto poder aquisitivo, na minha opinião em 10 anos os americanos vão estar no mesmo patamar dos brasileiros, o que pode dificultar isso é a vontade dos americanos em migrar para o MMA por causa do dinheiro.Tony Ferraz escreveu:Lógico que é pela possibilidade maior de fazer grana lá. Isso foi o propulsor, inclusive o motivo do Mundial ter mudado pra lá (mais grana pro Carlinhos ). O Jiu Jitsu vai ser muito popular na américa e acho que que os americanos vão ser muito competitivos em relação aos Brasileiros, mas não acho que vão nos superar. Um bom parâmetro é olhar pro Judô. Eles são fortes no judô, mas o japão ainda domina.
No judô fizeram varias regras para favorecer os japoneses.Muitas pessoas de outros estilos de wrestlers regionais, tanto com ou sem quimono estavam se adptando muito bem ao judo. Dai decidiram proibir uma série de golpes no judô.Tony Ferraz escreveu:Lógico que é pela possibilidade maior de fazer grana lá. Isso foi o propulsor, inclusive o motivo do Mundial ter mudado pra lá (mais grana pro Carlinhos ). O Jiu Jitsu vai ser muito popular na américa e acho que que os americanos vão ser muito competitivos em relação aos Brasileiros, mas não acho que vão nos superar. Um bom parâmetro é olhar pro Judô. Eles são fortes no judô, mas o japão ainda domina.