American Jiu Jitsu? Como o Jiu Jitsu Brasileiro se mudou para os EUA?
Re: American Jiu Jitsu? Como o Jiu Jitsu Brasileiro se mudou para os EUA?
o judo não da dinheiro, o MMA da, e pode dar muito dinheiro .Como o jiujitsu é essencial pro MMa ele vai se tornar popular em muitos países..E muito difícil saber o quanto tempo vai demorar mas acredito que o jiujitsu vai ser popular no mundo todo e qualquer pessoa de qualquer país pode se tornar campeão assim como no futebol.
café c/ leite escreveu:Cristiano, essa tua linha de raciocínio tá muito simplória, as coisas não funcionam desse jeito.
Vamos tentar explicar de forma mais detalhada:RDSANTOS escreveu:Não vejo dessa forma, ser filho de quem for não muda em nada, cada atleta faz seu caminho ser filho de fulano ou ter sobrenome não significa nada em termos de competição.
Brasil é o centro de formação e EUA é a galinha dos ovos de ouro. Existe pelo menos 1 academia em cada bairro de uma grande cidade, existe milhares de projetos sociais, muitos bons atletas e vivem pra isso e levam isso como profissão que sonham em ir pra fora do pais e mudar de vida.
A tendencia no brasil é totalmente o contrario do que estão pintando, o jiu jitsu nunca teve melhor, os campeonatos estão lotados, brasileiro esgotou na primeira semana, já não somos vistos de forma negativa, viramos um esporte reconhecido.
Enquanto um professor puder formar um campeão mundial numa sala de 50m² o brasil sempre vai ser competitivo.
Quando o atleta migra para os Estados Unidos, geralmente vai para garantir um futuro melhor para seu cônjuge e seus descendentes, ou seja o atleta vai para construir sua vida por lá, geralmente montando sua própria academia ou se associando a de um parceiro, neste caso estamos falando de empresas e a ligação das mesmas com o Brasil só dura até uma próxima geração.
Hoje nós temos o seguinte fenômeno:
O BJJ vive em função do UFC, tanto aqui quanto lá nos EUA, nós só temos um cinturão, que além de não ser conhecido, o cara já se mudou faz tempo, isso reflete nas matrículas das academias, esporte vive de heróis.
As maiores, melhores e mais bem sucedidas empresas familiares de Jiujitsu estão migrando para os Estados Unidos, os melhores professores, os melhores atletas, então logicamente a tendência é que os campeonatos nacionais se tornem menos atraentes do ponto de vista financeiro, para atletas academias e patrocinadores, em comparação com os campeonatos americanos que é onde está a grana e os campeões do UFC, e isso tudo reflete no nível técnico dos atletas do Jiujitsu nacional que com raras exceções vão ter que trabalhar 40 horas por semana para pagar as contas e treinar no tempo que sobrar.
Por outro lado nos EUA teremos Xande Ribeiro, Galvão, Buchecha, Mackenzie e etc..., nas suas escolas ensinando aos seus atletas americanos entupidos de patrocínio, durante 24 horas por dia 7 dias por semana o "berimbolo."
Os Campeonatos de lá serão de alto nível, para a maioria dos atletas brasileiros, por conta da estrutura financeira, que arrasta, apoio técnico, cientifico, motor e etc...
Por isso o BJJ para quem ficar por aqui, vai viver seus piores dias...
O Fórum http://bjjforum.com.br/forum
Cristiano escreveu:Vamos tentar explicar de forma mais detalhada:
Quando o atleta migra para os Estados Unidos, geralmente vai para garantir um futuro melhor para seu cônjuge e seus descendentes, ou seja o atleta vai para construir sua vida por lá, geralmente montando sua própria academia ou se associando a de um parceiro, neste caso estamos falando de empresas e a ligação das mesmas com o Brasil só dura até uma próxima geração.
Hoje nós temos o seguinte fenômeno:
O BJJ vive em função do UFC, tanto aqui quanto lá nos EUA, nós só temos um cinturão, que além de não ser conhecido, o cara já se mudou faz tempo, isso reflete nas matrículas das academias, esporte vive de heróis.
As maiores, melhores e mais bem sucedidas empresas familiares de Jiujitsu estão migrando para os Estados Unidos, os melhores professores, os melhores atletas, então logicamente a tendência é que os campeonatos nacionais se tornem menos atraentes do ponto de vista financeiro, para atletas academias e patrocinadores, em comparação com os campeonatos americanos que é onde está a grana e os campeões do UFC, e isso tudo reflete no nível técnico dos atletas do Jiujitsu nacional que com raras exceções vão ter que trabalhar 40 horas por semana para pagar as contas e treinar no tempo que sobrar.
Por outro lado nos EUA teremos Xande Ribeiro, Galvão, Buchecha, Mackenzie e etc..., nas suas escolas ensinando aos seus atletas americanos entupidos de patrocínio, durante 24 horas por dia 7 dias por semana o "berimbolo."
Os Campeonatos de lá serão de alto nível, para a maioria dos atletas brasileiros, por conta da estrutura financeira, que arrasta, apoio técnico, cientifico, motor e etc...
Por isso o BJJ para quem ficar por aqui, vai viver seus piores dias...
- EUA tem bons investimentos e incentivos em esportes olímpicos e em esportes populares, e não acho que jiu jitsu vai se tornar popular a ponto de competir com esses esportes que rende aos atletas bolsa em faculdade e um futuro como profissional.
- Ser campeão mundial é bom e te da reconhecimento, mas honestamente não acho que faça falta não ter eles por aqui dando aula e formando competidores, afinal temos vários atletas lá a mais de 10 anos e nenhum formou um americano campeão faixa preta.
- O projeto que está sendo feito nos Emirados é bem mais sólido que essa migração que é feita lá nos EUA.
Enfim, pra mim a migração de tantos atletas pra lá é por questão financeira e qualidade de vida e isso não vai afetar o desenvolvimento do jiu jitsu no Brasil.
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”
- RodrigoSilva
- Contato:
Infelizmente o Brasil não tem estrutura pra sediar o mundial. Antes que falem, não basta ter um ginásio grande, bom e bonito. Estamos falando de turismo, de atrair mais de 1.000 atletas estrangeiros (acredito até que ultrapasse os 2.000).
Mas seria válido se alguém influente no governo do Rio, de SP (estadual) ou até em Brasília (Federal), pudesse fazer algo para trazer o mundial 1 vez a cada 4 anos. Com transmissão em rede nacional, mas é utopia.
Sei que seria recorde de inscritos, sem duvidas. Muitos gringos gostariam de vir disputar aqui, sem falar que para eles é MUITO mais fácil vir pro Brasil devido a valorização da sua moeda.
Mas seria válido se alguém influente no governo do Rio, de SP (estadual) ou até em Brasília (Federal), pudesse fazer algo para trazer o mundial 1 vez a cada 4 anos. Com transmissão em rede nacional, mas é utopia.
Sei que seria recorde de inscritos, sem duvidas. Muitos gringos gostariam de vir disputar aqui, sem falar que para eles é MUITO mais fácil vir pro Brasil devido a valorização da sua moeda.
"O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará."
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport
✰ 1987 ✰ 2008
— Guilherme de Aquino Fonseca, fundador do Sport
✰ 1987 ✰ 2008
Essa ida dos professores para os EUA, fez a Alliance se destacar tanto nos ultimos mundiais. Muitos atletas se sentiran orfaos abandonados, aqui no Brasil e foram treinar com o general.
Cicero, GFteam e Novao Uniao criaram uma nova safra, mas ainda nao tem dimensoes pra disputar com eles, nos campeonatos grandes.
Cicero, GFteam e Novao Uniao criaram uma nova safra, mas ainda nao tem dimensoes pra disputar com eles, nos campeonatos grandes.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?
- Judo Pitbull
- Contato:
Tony, os EUA estão longe de ser fortes no Judo... eles basicamente têm a Kayla Harrison que é "creme de lá creme", a Marty Malloy que é excelente e o Travis que é bom.Tony Ferraz escreveu:Um bom parâmetro é olhar pro Judô. Eles são fortes no judô, mas o japão ainda domina.
O Judo dos EUA em termos internacionais resume-se a três judocas que basicamente são os que fazem o circuito mundial... está muito, muito longe de ser uma potência mundial.
Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita
Yasushiro Yamashita
-
- Contato:
Vocês tão batendo boca com um cara que nem treinar treina, sei lá a troco de que. Tão batendo palma pra maluco dançar, e ele vai acabar vendendo módulo online pra vocês de jiu jitsu.
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Se a questão é sobre o nome, não acredito que vá mudar. O muay thai mais forte do mundo hj é o holandes e nem por isso virou muay netherland...
Se a questão é o nivel técnico, norma e desejável que cresça no mundo todo, que é o que se ve, com bons nomes não apenas nos Brasil e EUA...O que eu acredito que pode vir a acontecer é que, como o Christiano diz, o fato do UFC estar em evidencia no mundo todo, vai divulgar o jiu jitsu o tempo todo, pois ele é parte indispensável da tríade troca/derruba/finaliza. Mas a gente não pode negar que o jiu jitsu ja criou pernas pra andar sozinho e ja ta enorme...o Brasileiro teve 4.400 inscritos, o Europeu mais de 3000. Os campeonatos tão lotando e encerrando inscrição antes do tempo.
O Jiu Jitsu tem uma grande vantagem sobre todas as outras artes que é o fato de poder ser praticado de maneira segura e intensa ao mesmo tempo. Judo não é assim, Wrestling não é assim, Muay Thai tb não. O Jiu Jitsu pode ser uma ativade extenuante, mesmo vc não sendo um super atleta...e ainda tem o bonus de ser uma terapia, quase o banquete de Platão. A hora que vc ta rolando, é a hora que vc é mais livre de todos seus problemas...Ao mesmo tempo é um puta jogo de estratégia. E ainda é um estilo de vida.
Mas, como li em algum lugar, ninguem fala de Judô Japones, Kung Fu Chines e nem de Sambo Russo...e pode ser que, com o crescimento,não falem mais de Jiu jitsu Brasileiro, mas sim de Jiu Jitsu.
Se a questão é o nivel técnico, norma e desejável que cresça no mundo todo, que é o que se ve, com bons nomes não apenas nos Brasil e EUA...O que eu acredito que pode vir a acontecer é que, como o Christiano diz, o fato do UFC estar em evidencia no mundo todo, vai divulgar o jiu jitsu o tempo todo, pois ele é parte indispensável da tríade troca/derruba/finaliza. Mas a gente não pode negar que o jiu jitsu ja criou pernas pra andar sozinho e ja ta enorme...o Brasileiro teve 4.400 inscritos, o Europeu mais de 3000. Os campeonatos tão lotando e encerrando inscrição antes do tempo.
O Jiu Jitsu tem uma grande vantagem sobre todas as outras artes que é o fato de poder ser praticado de maneira segura e intensa ao mesmo tempo. Judo não é assim, Wrestling não é assim, Muay Thai tb não. O Jiu Jitsu pode ser uma ativade extenuante, mesmo vc não sendo um super atleta...e ainda tem o bonus de ser uma terapia, quase o banquete de Platão. A hora que vc ta rolando, é a hora que vc é mais livre de todos seus problemas...Ao mesmo tempo é um puta jogo de estratégia. E ainda é um estilo de vida.
Mas, como li em algum lugar, ninguem fala de Judô Japones, Kung Fu Chines e nem de Sambo Russo...e pode ser que, com o crescimento,não falem mais de Jiu jitsu Brasileiro, mas sim de Jiu Jitsu.
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
- NoFunAtAll
- Site Admin
- Contato:
Eu já discordo, acho que a tendência é cada vez mais o Jiu Jitsu de dissociar do MMA/UFC.
Nos primórdios, o Vale Tudo e o Jiu Jitsu eram ambos amadores, e todo mundo se aventurava nos dois. O que aconteceu foi que o Vale Tudo virou MMA e se profissionalizou muito antes do Jiu Jitsu. Então você podia ser o melhor do Mundo no JJ, mas provavelmente não ganharia quase nada como atleta. Então precisava migrar pro MMA. Assim foi com Werdum, Napão, Jacaré, Demian e vários outros que fizeram a transição mas voltaram (Galvão, Marcelinho, Terere, etc).
Mas hoje o Jiu Jitsu já é profissional a ponto de te dar uma condição de vida melhor, tendo sua academia, bons patrocínios, fazendo seminários a 4 ou 5 mil reais (ou mais, se for em dólar). E por isso nós vemos cada vez menos Tops do pano migrando pro MMA. Os Mendes, Caio Terra, Malfacine, Lepri, Langhi, Lo, Buchecha, Galvão, Bernardo, Barral e vários outros pouco ou nada falam sobre lutar MMA. Claro que se você pensa em ficar multimilionário, como um campeão do UFC, o MMA ainda é um caminho. Mas se vc acha que não tem talento pra tomar soco na cara, pode fácilmente se manter no Jiu.
E tem outro ponto. O MMA evoluiu a um nível que dificilmente você vai conseguir se destacar caso tenha treinado só Jiu até seus 29, 30 anos, e depois migrar e começar os treinos do zero. Os tops de hoje ou começaram muito cedo com um crosstraining, ou estão há MUITO tempo nesse meio e simplesmente acompanharam a evolução do esporte. Eu realmente acho que o Rodolfo (e outros que tentem migrar agora), vão sofrer um choque de realidade como o Roger sofreu. Pegar umas porradas fortes e reconsiderar a ideia de voltar pro pano. Aliás, eu tenho pra mim que a mudança do Rodolfo pode ter rolado muito por uma frustração de ter perdido tantas vezes pro Buchecha.
Então acho que isso vem levando a uma profissionalização do BJJ cada vez maior, que vai cada vez mais desvincular nosso esporte do MMA.
Nos primórdios, o Vale Tudo e o Jiu Jitsu eram ambos amadores, e todo mundo se aventurava nos dois. O que aconteceu foi que o Vale Tudo virou MMA e se profissionalizou muito antes do Jiu Jitsu. Então você podia ser o melhor do Mundo no JJ, mas provavelmente não ganharia quase nada como atleta. Então precisava migrar pro MMA. Assim foi com Werdum, Napão, Jacaré, Demian e vários outros que fizeram a transição mas voltaram (Galvão, Marcelinho, Terere, etc).
Mas hoje o Jiu Jitsu já é profissional a ponto de te dar uma condição de vida melhor, tendo sua academia, bons patrocínios, fazendo seminários a 4 ou 5 mil reais (ou mais, se for em dólar). E por isso nós vemos cada vez menos Tops do pano migrando pro MMA. Os Mendes, Caio Terra, Malfacine, Lepri, Langhi, Lo, Buchecha, Galvão, Bernardo, Barral e vários outros pouco ou nada falam sobre lutar MMA. Claro que se você pensa em ficar multimilionário, como um campeão do UFC, o MMA ainda é um caminho. Mas se vc acha que não tem talento pra tomar soco na cara, pode fácilmente se manter no Jiu.
E tem outro ponto. O MMA evoluiu a um nível que dificilmente você vai conseguir se destacar caso tenha treinado só Jiu até seus 29, 30 anos, e depois migrar e começar os treinos do zero. Os tops de hoje ou começaram muito cedo com um crosstraining, ou estão há MUITO tempo nesse meio e simplesmente acompanharam a evolução do esporte. Eu realmente acho que o Rodolfo (e outros que tentem migrar agora), vão sofrer um choque de realidade como o Roger sofreu. Pegar umas porradas fortes e reconsiderar a ideia de voltar pro pano. Aliás, eu tenho pra mim que a mudança do Rodolfo pode ter rolado muito por uma frustração de ter perdido tantas vezes pro Buchecha.
Então acho que isso vem levando a uma profissionalização do BJJ cada vez maior, que vai cada vez mais desvincular nosso esporte do MMA.
O que existe é JiuJitsu, trazido ao Brasil pelo Mitsuyo Maeda, ninguém inventou nada por aqui, os alunos do mestre Fada, o pessoal de São Paulo, dentre muitos outros, não treinaram com os Gracies, na própria família real do JiujItsu brasileiro não existe entendimento na hora de contar o Storytelling. O Rorion e os demais filhos do Mestre Hélio vendem que "tudo foi criação do mestre Hélio". Já os filhos do Carlos Gracie, dizem que Carlos aprendeu com Mitsuyo Maeda.café c/ leite escreveu:Mas Cristiano, isso não significa o surgimento de um AJJ ou a queda da qualidade do jiu-jitsu no Brasil, o que dá pra ter certeza é que o nível vai subir nos States, o resto é achismo.
BJJ e Gracie JiuJitsu, são "marcas" comerciais e como tal outras podem ser criadas, por isso que acredito que vá surgir a "marca" AJJ, Eddie Bravo logo-logo começa a dizer que o JiuJitsu dele é diferente e vai chamá-lo de AJJ.
A tendência é essa mesmo.Marcel Firefighter escreveu:Se a questão é sobre o nome, não acredito que vá mudar. O muay thai mais forte do mundo hj é o holandes e nem por isso virou muay netherland...
(....)
- Marcel Firefighter
- Apoiador
- Contato:
Pode não, café...sou shodan de Judô tb..pratico desde criança. Machuca pra caramba. To pra te dizer machuca mais que trocação.café c/ leite escreveu:Não sei quanto ao wrestling, mas judô pode ser praticado de maneira segura e intensa da mesma forma que o jiu-jitsu.
Tem outro detalhe com relação ao Judô: Eu acredito que ninguem aprende judo depois de velho....um fenomeno ou outro. Tem que começar criancinha. Já o jiu jitsu, realmente não tem idade. Inclusive essa era a logica do Kosen.
"Melhor viver um dia como um leão que cento e um como uma ovelha"
café c/ leite escreveu:
Surgirão novas marcas sem dúvida, só que uma coisa é surgirem novas marcas(como surgem aos montes), outra é a certeza que essas marcas vão sobrepujar o BJJ, esse cenário é imprevisível. Pode ser, por exemplo, que a 10th Planet fique maior que o BJJ ou pode ser que não.
Embora eu ache que o cenário seja um pouco preocupante nesse sentido, porque entre esse modelo da IBJJF com regras pouco marciais e lutas extremamente chatas, e a 10th Planet com um sistema que foca o MMA, o Submission Only e o No Gi, a tendência é que as futuras gerações prefiram a segunda opção.
Concordo com você, mas estamos no local mais adequado para conjecturas, um fórum.
Até agora essa tendência, não "apareceu" com muita força, por exemplo o pessoal que você citou, posso até está enganado, mas todos eles treinam atletas de MMA e ganham pra isso, ou seja, ainda vivem da sombra do UFC, o que não é ruim, pelo contrário. Na minha opinião é isso que estimula essa galera a tentar migrar para o MMA, buscam o protagonismo conquistado no BJJ.NoFunAtAll escreveu:Eu já discordo, acho que a tendência é cada vez mais o Jiu Jitsu de dissociar do MMA/UFC.
(...)
(...)
O que pode tornar o JiuJitsu independente do MMA são os torneios de Grappling, os campeonatos da ibjjf dentre outros não fazem muita diferença na vida dos atletas ao ponto de vista financeiro ao ponto de garantir uma vida tranquila.
-
- Contato:
Campeão mundial IBJJF que tem um mínimo de articulação e habilidade social vive o resto da vida de dar seminário.