Ateísmo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Batman
Mensagens: 8115
Registrado em: 01 Out 2014 16:29
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Batman » 18 Jun 2016 00:08

Sensui Shinoba escreveu:Suponho que você esteja tomando como objeto de discussão o Deus da perspectiva cristã, certo? Porque nada impede de um ser com poder pra criar o universo ser um benevolente incondicional, mas vou me ater ao "Deus cristão"
O que impede de um Deus bondoso querer que sua criação pensante tenha a consciência do bem e do mal? Da luz e das trevas? Da generosidade e do egocentrismo? Ter a possibilidade de rejeita-lo? Afinal, como exercitaríamos certos dogmas propostos como a misericórdia e compaixão à um necessitado em uma realidade em que ninguém possui carência material, moral ou afetiva? Como exerceríamos a justiça em um sistema sem injustiças? Como praticaríamos o perdão se não houvesse a quem perdoar, pois todos são perfeitos?
É como aquele cristão que sabe que Jesus o mandou amar o próximo, mas só consegue fazê-lo com pessoas que seguem os seus costumes, que não ofendem a sua moral. Muito fácil, não? Mas quando é pra amar o homossexual, o viciado, o macumbeiro,o caldo engrossa...
"Darei o sopro da vida apenas as almas que eu sei que não desviarão do caminho do bem, que não me desobedecerão e que nunca me rejeitarão e assim lhe mostrarei as trevas para que valorizem a luz em sua plenitude" não me parece uma alternativa adequada para satisfazer o desejo inicialmente proposto, seria a mesma coisa que Jesus dizer "ame todo o próximo que te ame e que compactue com seus preceitos morais".
mas vc n precisaria exercer tais dogmas se o deus cristão já soubesse q vc exerceria mesmo assim

qnt a seu ultimo ponto, a alternativa é criar esses seres e os punir por toda a eternidade. Isso sim vai contra o negócio de dar a outra face e amar ao proximo.

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Paulo J. » 18 Jun 2016 00:52

Ou os deuses podem eliminar o mal do mundo e não o querem ou querem fazê-lo e não o podem; ou podem e querem; ou nem podem nem querem. Se querem, mas não o podem, então não são onipotentes. Se podem, mas não querem, então não são benévolos. Se nem podem nem querem então não são nem onipotentes nem benévolos. Finalmente, se podem e querem, como explicar que o mal continue a existir?

(Epicuro)

Isso acaba com o argumento de deuses bonzinhos. Não adianta falar que eles não querem controlar a gente e coisa e tal. Livre-arbítrio não existe para mortais, pois todas as escolhas são limitadas(se é que existem realmente escolhas num mundo feito de partículas impessoais).Ficar testando mortais também não cola(e pode usar todos os planetas do universo e de quantos universos existirem por aí), pois isso não provaria nada que faça sentido. Selecionar puxa-sacos de deuses?Não basta criar eles?Agora se aceitarmos a natureza maligna dos deuses ou a indiferença deles(inclusive moral), a coisa passa a fazer sentido.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Sensui Shinoba
Mensagens: 769
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Jun 2016 02:08

DarkFallz escreveu:

Mas é exatamente esse meu ponto, partindo da premissa que no céu nunca haverá maldade, seja por qualquer motivo que seja, essa é uma configuração de mundo que deus PODERIA ter feito indiscutivelmente, considerando os seus poderes descritos na bíblia... ele não fez pq não quis e não pq não pode.

Ele poderia ter criado seres dotados de livre arbítrio e que simplesmente não optam por faze-lo.. afinal ele é onipotente e seria isso que aconteceria no paraíso não?

.
E se Ele quisesse que passássemos por um processo antes de receber a vida celestial, uma espécie de campo de treinamento para algum determinado fim? E se fosse de sua vontade que não fôssemos playboys filhos de alguém poderoso que nos dá tudo na mão e nos poupa/esconde de toda a oposição negativa? Qual seria a diferença de humanos pra anjos, por exemplo, se esses já nascessem prontos, treinados, incorruptíveis, com uma noção moral perfeita, bondade sublime e caráter irreparável? Sem qualquer vulnerabilidade, tendências odientas, vaidades, egoísmos, preconceitos e etc? Deus seria como aquele usuário de Facebook que bloqueia todo e qualquer ser que pense diferente dele, criando o seu clubezinho particular de pessoas com a mesma opinião e tornando o seu mural um mundo virtual perfeito onde só se lê pensamentos em concordância com aquilo que valora.

A diferença desse Deus em sincronia com a onipotência e benevolência que vcs acham paradoxal, comparado aquele usuário mimado do facebook, pro Deus que eu acredito é que na minha visão ele não precisou manipular o pensamento de ninguém ou privar a criatura da chance de fazer uma escolha contrária a sua vontade; ele simplesmente deixa o empirismo da pessoa convencê-la de que que o caminho da salvação é o amor ao próximo e à justiça. E eu também acredito que se a pessoa estiver aberta Deus promove uma mudança de caráter na mesma.

Eu sinceramente não consigo compreender a conclusão imediata de que se um ser poderoso não cria algo como um mundo dos ursinhos carinhosos, com proteção 24h à qualquer noção maligna que possa acessar a sua mente e de dor a sua alma , esse deus é sádico, indiferente, bobo e etc. Creio que a nossa interpretação moral não seja suficiente pra entender os procedimentos e as projeções de uma divindade, é como andar em círculos.
Editado pela última vez por Sensui Shinoba em 18 Jun 2016 03:10, em um total de 2 vezes.

Sensui Shinoba
Mensagens: 769
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Jun 2016 02:36

Paulo J. escreveu:Ou os deuses podem eliminar o mal do mundo e não o querem ou querem fazê-lo e não o podem; ou podem e querem; ou nem podem nem querem. Se querem, mas não o podem, então não são onipotentes. Se podem, mas não querem, então não são benévolos. Se nem podem nem querem então não são nem onipotentes nem benévolos. Finalmente, se podem e querem, como explicar que o mal continue a existir?

(Epicuro)

Isso acaba com o argumento de deuses bonzinhos. Não adianta falar que eles não querem controlar a gente e coisa e tal. Livre-arbítrio não existe para mortais, pois todas as escolhas são limitadas(se é que existem realmente escolhas num mundo feito de partículas impessoais).Ficar testando mortais também não cola(e pode usar todos os planetas do universo e de quantos universos existirem por aí), pois isso não provaria nada que faça sentido. Selecionar puxa-sacos de deuses?Não basta criar eles?Agora se aceitarmos a natureza maligna dos deuses ou a indiferença deles(inclusive moral), a coisa passa a fazer sentido.
E a possibilidade de um deus poder e querer eliminar o mal do mundo, porém no tempo que achar melhor ou quiser, deve ser descartada? Qual seria o problema nessa teoria? A tendência natural é inferir que se um deus "demora" a agir é porque está com preguiça, tá de férias ou simplesmente tá brincando com a nossa cara rsrs

Claro que o livre arbítrio existe, a não ser que o que vc entenda por isso é autonomia total e ilimitada. Mas dentro de nossas limitações nós fazemos escolhas, temos o poder de alterar pequenas situações.

Provavelmente nem todos aqui já tentaram "se cegar" por uns instante fazendo o exercício da cogitação pra realidade da existência de um arquiteto universal sem entrar em negações imediatas. Mas experimente fazer o seguinte questionamento: "se alguém poderoso pra criar o universo com toda a sua complexidade realmente existir, totalmente desvencilhado do sistema linear de tempo e espaço, eu conseguiria estabelecer regras a ele? reduzi-lo a minha sistemática positivista? entender os seus métodos a partir do que eu conheço? interpretá-lo moralmente com a minha noção humana de moral?"
Editado pela última vez por Sensui Shinoba em 18 Jun 2016 03:04, em um total de 1 vez.

Sensui Shinoba
Mensagens: 769
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Jun 2016 02:52

Batman escreveu:
mas vc n precisaria exercer tais dogmas se o deus cristão já soubesse q vc exerceria mesmo assim
só que aí só deus te conheceria né? vc não saberia nada a seu próprio respeito visto que nunca se deparia situação extrema alguma, tampouco conheceria o caráter de deus
além do que vc me parece partir de um pressuposto que todo ser vivo já nasce com a moral já definida, com uma tendência natural a só fazer o bem o tempo todo, o que é um equívoco tremendo. há uma série de variáveis que constrói o caráter de um sujeito, de modo que muitas pessoas são lapidadas no decorrer da vida
qnt a seu ultimo ponto, a alternativa é criar esses seres e os punir por toda a eternidade. Isso sim vai contra o negócio de dar a outra face e amar ao proximo.
E qual seria a alternativa, controlar a fecundação de modo a garantir que só pessoas com tendência a serem boas fossem geradas?
Mais fácil criar robozinhos programados pra obedecerem, só pra evitar o sofrimento

DarkFallz
Mensagens: 1647
Registrado em: 10 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por DarkFallz » 18 Jun 2016 08:29

Sensui Shinoba escreveu:E se Ele quisesse que passássemos por um processo antes de receber a vida celestial, uma espécie de campo de treinamento para algum determinado fim? E se fosse de sua vontade que não fôssemos playboys filhos de alguém poderoso que nos dá tudo na mão e nos poupa/esconde de toda a oposição negativa? Qual seria a diferença de humanos pra anjos, por exemplo, se esses já nascessem prontos, treinados, incorruptíveis, com uma noção moral perfeita, bondade sublime e caráter irreparável? Sem qualquer vulnerabilidade, tendências odientas, vaidades, egoísmos, preconceitos e etc? Deus seria como aquele usuário de Facebook que bloqueia todo e qualquer ser que pense diferente dele, criando o seu clubezinho particular de pessoas com a mesma opinião e tornando o seu mural um mundo virtual perfeito onde só se lê pensamentos em concordância com aquilo que valora.

A diferença desse Deus em sincronia com a onipotência e benevolência que vcs acham paradoxal, comparado aquele usuário mimado do facebook, pro Deus que eu acredito é que na minha visão ele não precisou manipular o pensamento de ninguém ou privar a criatura da chance de fazer uma escolha contrária a sua vontade; ele simplesmente deixa o empirismo da pessoa convencê-la de que que o caminho da salvação é o amor ao próximo e à justiça. E eu também acredito que se a pessoa estiver aberta Deus promove uma mudança de caráter na mesma.

Eu sinceramente não consigo compreender a conclusão imediata de que se um ser poderoso não cria algo como um mundo dos ursinhos carinhosos, com proteção 24h à qualquer noção maligna que possa acessar a sua mente e de dor a sua alma , esse deus é sádico, indiferente, bobo e etc. Creio que a nossa interpretação moral não seja suficiente pra entender os procedimentos e as projeções de uma divindade, é como andar em círculos.
Qual seria a real diferença entre Deus criar todos os seres diretamente no paraíso ou então criar um processo onde no meio tempo bilhões de almas vão sofrer eternamente? O resultado final seria exatamente o mesmo, sem por nem tirar, só que em um caso bilhões de pessoas sofreram e no outro caso não.

Eu acho que é nesse ponto em que o cérebro de um ateu e de um crente se diferencia, o crente sempre vai tentar encontrar uma razão para justificar o mundo do jeito que é enquanto que o ateu nunca vai achar esses argumentos convincentes ou morais.

Eu nunca vou achar razoável Deus mandar alguém para o inferno por toda eternidade pelo simples motivo de não acreditar nele e não aceitar Jesus como salvador, já a maioria dos crentes acha isso normal. Mina moral é muito diferente da bíblica

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Paulo J. » 18 Jun 2016 08:44

Sensui Shinoba escreveu:E a possibilidade de um deus poder e querer eliminar o mal do mundo, porém no tempo que achar melhor ou quiser, deve ser descartada? Qual seria o problema nessa teoria? A tendência natural é inferir que se um deus "demora" a agir é porque está com preguiça, tá de férias ou simplesmente tá brincando com a nossa cara rsrs

Claro que o livre arbítrio existe, a não ser que o que vc entenda por isso é autonomia total e ilimitada. Mas dentro de nossas limitações nós fazemos escolhas, temos o poder de alterar pequenas situações.

Provavelmente nem todos aqui já tentaram "se cegar" por uns instante fazendo o exercício da cogitação pra realidade da existência de um arquiteto universal sem entrar em negações imediatas. Mas experimente fazer o seguinte questionamento: "se alguém poderoso pra criar o universo com toda a sua complexidade realmente existir, totalmente desvencilhado do sistema linear de tempo e espaço, eu conseguiria estabelecer regras a ele? reduzi-lo a minha sistemática positivista? entender os seus métodos a partir do que eu conheço? interpretá-lo moralmente com a minha noção humana de moral?"
Livre arbítrio não existe para humanos, pois a maior parte da nossas decisões é inconsciente. Somos apenas cobaias reagindo a um labirinto com mais opções, mas ainda assim limitados as circunstancias e sequer temos consciência total das nossas decisões.Sim, ele pode deixar o mal ficar o tempo que quiser(afinal é um Deus), mas parar o mal depois não é um mérito e sim uma possibilidade do fato de ser um Deus(ou o resultado de não ser onipotente).Ou seja, ele pode parar o mal agora ou deixar por mais um bilhão de anos, isso não o torna bom e nem faz esse "teste" dele ter sentido.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

DarkFallz
Mensagens: 1647
Registrado em: 10 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por DarkFallz » 18 Jun 2016 08:53

Paulo J. escreveu:Livre arbítrio não existe para humanos, pois a maior parte da nossas decisões é inconsciente. Somos apenas cobaias reagindo a um labirinto com mais opções, mas ainda assim limitados as circunstancias e sequer temos consciência total das nossas decisões.
Inclusive temos um monte de programações biológicas que nos ajudam a sobreviver, traços evolutivos da nossa espécie os quais não temos controle nem escolha sobre eles.

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Paulo J. » 18 Jun 2016 10:37

DarkFallz escreveu:Inclusive temos um monte de programações biológicas que nos ajudam a sobreviver, traços evolutivos da nossa espécie os quais não temos controle nem escolha sobre eles.
Exato. Alguém julga algum animal? Faz teste morais para eles? Uma cobaia num labirinto pode ser julgada pelas escolhas que faz? O que é a natureza senão um labirinto complexo?Agora pega o ser humano e por esse achar que é totalmente racional, ele pode ser julgado por uma entidade onipotente?Faz sentido?Nem inteiros nós somos. Somos um monte de partículas vibrando caoticamente.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Sensui Shinoba
Mensagens: 769
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Jun 2016 11:52

DarkFallz escreveu:Qual seria a real diferença entre Deus criar todos os seres diretamente no paraíso ou então criar um processo onde no meio tempo bilhões de almas vão sofrer eternamente? O resultado final seria exatamente o mesmo, sem por nem tirar, só que em um caso bilhões de pessoas sofreram e no outro caso não.

Eu acho que é nesse ponto em que o cérebro de um ateu e de um crente se diferencia, o crente sempre vai tentar encontrar uma razão para justificar o mundo do jeito que é enquanto que o ateu nunca vai achar esses argumentos convincentes ou morais.

Eu nunca vou achar razoável Deus mandar alguém para o inferno por toda eternidade pelo simples motivo de não acreditar nele e não aceitar Jesus como salvador, já a maioria dos crentes acha isso normal. Mina moral é muito diferente da bíblica
Reforço que não creio em um sofrimento eterno, o lago de fogo é descrito como um lugar de extinção. Ou seja, no máximo a pessoa voltará ao estado de inexistência que se iniciou, não é como pensar que não nascer teria sido lucro pras pessoas que serão condenadas. Acho que mesmo pessoas más têm o direito de terem uma vida em algum momento, ainda que o seu final seja a morte.
Uma pessoa que nunca passou fome, não conviveu com a miséria humana e nem com o desamor coletivo, nunca precisou conviver com a incapacidade de se deslocar sem uma cadeira de rodas, não sabe o que viver com medo num fogo cruzado, pode ter a mesma noção da importância de ter alimento todos os dias, vestimentas, vida com dignidade, dar uma corrida na praia sem precisar de nenhuma ajuda, viver com a mente em paz sem se preocupar com doenças e violência humana? O Deus que vc acha que faria o mínimo de sentido é aquele que cria tudo pronto, o humano bonzinho, num mundo perfeito, com pensamentos perfeitos, já doutrinado sobre a importância da cooperação, conhecendo a justiça sem nunca ter conhecido a injustiça, com a consciência total da importância daquilo tudo sem ter nunca estado do outro lado. É que nem eu sendo heterossexual achar que sei como é viver na pele de um homossexual, ou um branco ocidental achar que tem a real noção dos anseios e conflitos internos de um árabe vivendo em Israel. Eu tenho certeza que qualquer um aqui valorizaria cem vezes mais a sua casa, por mais humilde que seja, se passasse 1 semana morando na rua, encarando o frio da madrugada de inverno. O conhecimento empírico não pode simplesmente ser substituído.

Assim como você eu também não vejo sentido uma pessoa ser condenada simplesmente por falta de fé, que é algo que depende de inúmeras variáveis, inclusive genéticas (algumas pessoas possuem maior pré disposição a serem céticas que outras por nascença). Por creio que todos, absolutamente todos terão a oportunidade de conhecerem Jesus e decidirem se o reconhece ou não. Não acho que ateus rejeitam Jesus porque tecnicamente você não pode rejeitar alguém que na sua mente não existe. Rejeitar a ideia de existência é muito diferente de rejeitar a pessoa, ciente da existência dela. Essa passagem ilustra isso "Com toda a certeza vos afirmo que haverá mais tolerância para Sodoma e Gomorra, no dia do juízo, do que para aquelas pessoas. 'Aquelas' pessoas se refere ao povo de Cafarnaum, onde Jesus passou um bom tempo pregando e realizando milagres. Ali sim ele poderia ser rejeitado, todos os conheciam e testemunhavam a sua imponência.
Em contrapartida as cidades de Sodoma e Gomorra cometiam todo o tipo de atrocidades, estupros, sonegações, exploração, no entanto não tiveram qualquer contato com Cristo, e é dito de forma cristalina que a tolerância será maior. Só nessa passagem você já joga no ralo todo o mecanismo religioso que reduz a salvação ou não à uma dicotomia simplista, com critérios exatos e inflexíveis. No meu modo de ver o julgamento de Deus é muito mais minucioso e sofisticado que simplesmente "quem aceitar Jesus tá salvo, quem nao tá ferrado pra sempre".
Tem versículos que indicam que Jesus chama para sentar-se com a mesa com ele até mesmo os que fizeram o bem sem ter a ciência da existência dele.

DarkFallz
Mensagens: 1647
Registrado em: 10 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por DarkFallz » 18 Jun 2016 12:06

Sensui Shinoba escreveu:Reforço que não creio em um sofrimento eterno, o lago de fogo é descrito como um lugar de extinção. Ou seja, no máximo a pessoa voltará ao estado de inexistência que se iniciou, não é como pensar que não nascer teria sido lucro pras pessoas que serão condenadas. Acho que mesmo pessoas más têm o direito de ter uma vida, ainda que o seu final seja a morte.
Uma pessoa que nunca passou fome, não conviveu com a miséria humana e nem com o desamor coletivo, nunca precisou conviver com a incapacidade de se deslocar sem uma cadeira de rodas, pode ter a mesma noção da importância de ter alimento todos os dias, vestimentas, vida com dignidade, dar uma corrida na praia sem precisar de nenhuma ajuda? O Deus que vc acha que faria o mínimo de sentido é aquele que cria tudo pronto, o humano bozinho, num mundo perfeito, com pensamentos perfeitos, já doutrinado sobre a importância da cooperação, conhecendo a justiça sem nunca ter conhecido a injustiça, com a consciência total da importância daquilo tudo sem ter nunca ter estado do outro lado

Assim como você eu também não vejo sentido uma pessoa ser condenada simplesmente por falta de fé, que é algo que depende de inúmeras variáveis, inclusive genéticas (algumas pessoas possuem maior pré disposição a serem céticas que outras por nascença). Por creio que todos, absolutamente todos terão a oportunidade de conhecerem Jesus e decidirem se o reconhece ou não. Não acho que ateus rejeitam Jesus porque tecnicamente você não pode rejeitar alguém que na sua mente não existe. Rejeitar a ideia de existência é muito diferente de rejeitar a pessoa, ciente da existência dela. Essa passagem ilustra isso "Com toda a certeza vos afirmo que haverá mais tolerância para Sodoma e Gomorra, no dia do juízo, do que para aquelas pessoas. 'Aquelas' pessoas se refere ao povo de Cafarnaum, onde Jesus passou um bom tempo pregando e promovendo milagres. Ali sim ele poderia ser rejeitado, todos os conheciam e testemunhavam a sua imponência.
Em contrapartida as cidades de Sodoma e Gomorra cometiam todo o tipo de atrocidades, estupros, sonegações, exploração, no entanto não tiveram qualquer contato com Cristo, e é dito de forma cristalina que a tolerância será maior. Só nessa passagem você já joga no ralo todo o mecanismo religioso que reduz a salvação ou não à uma dicotomia simplista, com critérios exatos e inflexíveis. No meu modo de ver o julgamento de Deus é muito mais minucioso e sofisticado que simplesmente "quem aceitar Jesus tá salvo, quem nao tá ferrado pra sempre".
Tem versículos que indicam que Jesus chama para sentar-se com a mesa com ele até mesmo os que fizeram o bem sem ter a ciência da existência dele.
Como eu disse antes, ai já entra na parte de interpretação bíblica. Essa é a sua interpretação, não é necessariamente a correta e nem é a minha.

E mesmo por essa interpretação mais branda igual a sua, mesmo assim eu não concordo. Não acho que devemos seguir um ser cegamente apenas pq ele é super poderoso e realiza milagres.

Aliás, se surgisse alguém hoje em dia realizando milagres e com super poderes, clamando para as pessoas o seguirem que ele é a verdade, sabe o que aconteceria? A grande maioria das pessoas rejeitariam esse ser alegando que ele é um falso profeta ou então que é o demônio tentando enganar as pessoas.

Por esses motivos acho muito trivial você ser obrigado a seguir e amar alguém para ter uma suposta recompensa que você nem sabe se é verdade ou não.

Sensui Shinoba
Mensagens: 769
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Jun 2016 12:15

Paulo J. escreveu:Livre arbítrio não existe para humanos, pois a maior parte da nossas decisões é inconsciente. Somos apenas cobaias reagindo a um labirinto com mais opções, mas ainda assim limitados as circunstancias e sequer temos consciência total das nossas decisões.Sim, ele pode deixar o mal ficar o tempo que quiser(afinal é um Deus), mas parar o mal depois não é um mérito e sim uma possibilidade do fato de ser um Deus(ou o resultado de não ser onipotente).Ou seja, ele pode parar o mal agora ou deixar por mais um bilhão de anos, isso não o torna bom e nem faz esse "teste" dele ter sentido.
Logo, pra que existe a lei dos homens? Se a maior parte das nossas decisões é inconsciente e não temos controle sobre elas, como podemos condenar alguém por furto, latrocínio, estupro, homicídio? Afinal é culpa das circunstâncias e reações biológicas, nossa racionalidade é apenas uma marionete dessas reações irracionais

Sensui Shinoba
Mensagens: 769
Registrado em: 21 Fev 2016 16:12
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Sensui Shinoba » 18 Jun 2016 12:22

DarkFallz escreveu:Como eu disse antes, ai já entra na parte de interpretação bíblica. Essa é a sua interpretação, não é necessariamente a correta e nem é a minha.

E mesmo por essa interpretação mais branda igual a sua, mesmo assim eu não concordo. Não acho que devemos seguir um ser cegamente apenas pq ele é super poderoso e realiza milagres.

Aliás, se surgisse alguém hoje em dia realizando milagres e com super poderes, clamando para as pessoas o seguirem que ele é a verdade, sabe o que aconteceria? A grande maioria das pessoas rejeitariam esse ser alegando que ele é um falso profeta ou então que é o demônio tentando enganar as pessoas.

Por esses motivos acho muito trivial você ser obrigado a seguir e amar alguém para ter uma suposta recompensa que você nem sabe se é verdade ou não.
Sendo que o Velho Testamento já apontava como Cristo nasceria, onde nasceria, como seria tratado, como morreria...
Pra pessoa acreditar em qualquer zé roela que surgir nos dias de hoje fazendo coisas assombrosas e dizendo ser a salvação ela vai ter que escolher entre crer nessa figura e ou continuar crendo na bíblia
Mas eu não exijo que um ateu creia em algo sem ter a experiência antes, longe de mim.

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Paulo J. » 18 Jun 2016 13:23

Sensui Shinoba escreveu:Logo, pra que existe a lei dos homens? Se a maior parte das nossas decisões é inconsciente e não temos controle sobre elas, como podemos condenar alguém por furto, latrocínio, estupro, homicídio? Afinal é culpa das circunstâncias e reações biológicas, nossa racionalidade é apenas uma marionete dessas reações irracionais
A leis dos homens são construções abstratas(por isso são leis dos homens) tal qual a religião, o dinheiro, a propriedade, a família, o Estado, etc, que permitem que sociedades complexas como a nossa possam existir(falando especificamente de primatas). Elas não são uma verdade natural em si mesmas e sim resultado da nossas relações sociais, relações essas só possíveis em razão da configuração do nosso cérebro, em última analise, permitir isso. Essas " reações irracionais" foram úteis a nossa espécie, os neandertais muito possivelmente por terem uma configuração cerebral levemente diferente(teoria defendida pelo autor Yuval Noah Harari no livro Um Breve História da Humanidade)não eram capazes de abstrações tão complexas e por conseguinte não formavam grupos tão extensos (dificilmente passariam de 150 pessoas) o que pode ter causado a extinção deles ao ficarem no nosso caminho. É fato comprovado que a maior parte do tempo não temos consciência das nossas decisões. Aceitar um Deus onipotente e julgador é aceitar um Deus que julga animais que passam a maior parte do tempo sem consciência de suas decisões e que vivem em sociedades mantidas por conceitos abstratos meramente consensuais. A guerra é um exemplo de como esses conceitos podem ser violados facilmente em prol de uma necessidade biológica maior(a sobrevivência).
Editado pela última vez por Paulo J. em 18 Jun 2016 13:32, em um total de 1 vez.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Paulo J. » 18 Jun 2016 13:29

Sensui Shinoba escreveu:Sendo que o Velho Testamento já apontava como Cristo nasceria, onde nasceria, como seria tratado, como morreria...
Pra pessoa acreditar em qualquer zé roela que surgir nos dias de hoje fazendo coisas assombrosas e dizendo ser a salvação ela vai ter que escolher entre crer nessa figura e ou continuar crendo na bíblia
Mas eu não exijo que um ateu creia em algo sem ter a experiência antes, longe de mim.

Não faltavam "messias" na época dele. Na verdade até hoje nasce gente que se diz "o salvador". Os judeus mesmo não viram nele um salvador, isso já é coisa dos seguidores dele divulgando a religião. Tem quem diga que misturaram vários "salvadores" daquele período para gerar a figura de Jesus no Novo Testamento. Eu já vi um documentário muito interessante sobre isso.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Aquaman, Austin-Flint e 127 visitantes