Parabéns!razorback escreveu:Galera, no inicio do mês ganhei minha amarelinha no Judô!!

Parabéns!razorback escreveu:Galera, no inicio do mês ganhei minha amarelinha no Judô!!
Meu sensei, que também é 6º dan, partilha da mesma opinião. Sem contar que o Judô tava muito catada de perna, até as competições agora ficaram mais bonitas de se ver, sem contar que o nível de solo dos praticantes só aumentou!Sanshiro escreveu:Vou aproveitar pra comentar umas impressões que tenho tido ao trocar idéia com amigos faixas-pretas e com meu sensei, que é faixa coral 6º Dan.
Eu já tive muita raiva das regras que vêm sendo implementadas nas competições, pela IJF, dizem que por pressão dos dirigentes no Japão, proibindo as "catadas de perna", até em contra-ataque...
Eu criticava ferrenhamente essas proibições, achava muito estúpido um judoca ser desclassificado por derrubar com morotegari (baiana) ou coisa assim...
Só que parando com calma pra analisar... Essas regras na prática estão melhorando o nível do judõ como um todo, porque estão forçando os atletas a utilizarem as técnicas que na prática são mais difíceis de realizar em luta, como o ippon seoi nage, ou o o-goshi, além das de perna. As demais como morote-gari, kata-guruma, kibisu-gaeshi, não foram "suprimidas" do judô, elas continuam lá e você precisa demonstrar que domina essas técnicas pra passar de faixa, assim como para pegar a preta você tem que demonstrar várias que são proibidas até em treinos, como kani-basami por exemplo, além de chaves de joelho. Muitas delas não são difíceis de realizar (qual é o faixa-branca de jiu jitsu ou judô com 6 meses de treino que não saberia baianar?)...
Pensando por esse ângulo, o judô vinha se adequando a uma realidade mais de luta de solo, com atletas puxando a luta pra baixo ou simplesmente voando nas pernas do outro, quando a excelência do judô é mais a luta em pé com o adversário.
Revi outro dia o video do ippon seoi nage espetacular que o Leo Vieira aplicou num ADCC, quedaço... E justamente isso é que mal ou bem está sendo resgatado no judô atual...
Estou meio dividido sobre minha opinião. Mas pelo menos um lado bom existe, e estou enxergando mais isso agora.
Boas!PortugaBJJ escreveu:Parabéns pela graduação Sanshiro...
Nuno eu antes de vir para o Brasil viver morava em Coimbra... como deves saber a comunidade de Jiu Jitsu lá ainda é pequena e a de Judo tem enorme tradição... a nossa relação com os Judocas era bastante próxima e era normal recebermos vários na provas organizadas pela Coimbra MMA... em Lisboa como é essa relação?
P.S: Essa é uma barba e bigode de um BLACK BELT!!!!!
Oss
Como já te disse, um cinto castanho é basicamente um cinto preto... agora é limar arestas e preparar o Nage No Kata ;)Sanshiro escreveu:
Espero um dia merecer a preta.
Discordo visceralmente. As regras não fazem o nível técnico aumentar, mas apenas facilita para os preguiçosos não buscarem aprimorar contra-ataques as catadas de perna. Existe tawara-gaeshi pra que, no caso das catadas de perna???Sanshiro escreveu:Vou aproveitar pra comentar umas impressões que tenho tido ao trocar idéia com amigos faixas-pretas e com meu sensei, que é faixa coral 6º Dan.
Eu já tive muita raiva das regras que vêm sendo implementadas nas competições, pela IJF, dizem que por pressão dos dirigentes no Japão, proibindo as "catadas de perna", até em contra-ataque...
Eu criticava ferrenhamente essas proibições, achava muito estúpido um judoca ser desclassificado por derrubar com morotegari (baiana) ou coisa assim...
Só que parando com calma pra analisar... Essas regras na prática estão melhorando o nível do judõ como um todo, porque estão forçando os atletas a utilizarem as técnicas que na prática são mais difíceis de realizar em luta, como o ippon seoi nage, ou o o-goshi, além das de perna. As demais como morote-gari, kata-guruma, kibisu-gaeshi, não foram "suprimidas" do judô, elas continuam lá e você precisa demonstrar que domina essas técnicas pra passar de faixa, assim como para pegar a preta você tem que demonstrar várias que são proibidas até em treinos, como kani-basami por exemplo, além de chaves de joelho. Muitas delas não são difíceis de realizar (qual é o faixa-branca de jiu jitsu ou judô com 6 meses de treino que não saberia baianar?)...
Pensando por esse ângulo, o judô vinha se adequando a uma realidade mais de luta de solo, com atletas puxando a luta pra baixo ou simplesmente voando nas pernas do outro, quando a excelência do judô é mais a luta em pé com o adversário.
Revi outro dia o video do ippon seoi nage espetacular que o Leo Vieira aplicou num ADCC, quedaço... E justamente isso é que mal ou bem está sendo resgatado no judô atual...
Estou meio dividido sobre minha opinião. Mas pelo menos um lado bom existe, e estou enxergando mais isso agora.
Dutch (2014).Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Eu acho sua maneira de se expressar meio agressiva, e as vezes não fica legal no fórum. Mas cada um, cada um ...ska4fun escreveu:Se qualquer um sabe defender um morote-gari, pq proibir?
Seoi ou qualquer outra técnica pode ou poderia ser dado a qualquer momento, independentemente das regras. Teve até um vídeo, cuja origem sinceramente eu não lembro, acerca da segurança das quedas na rua. O autor recomendou apenas o (de)ashibarai sem pegada, atacando o agressor com socos e fitando chutes.
Se vc limitar o BJJ a puxar pra guarda, realmente fica complicado. Porém posso afirmar sem medo de errar que é mais fácil um lutador de BJJ aprender quedas dentro da própria arte, do que Judoka aprender newaza além de osaekomi, só no Judo. Isso apenas pq não existe um complô, travestido de regra, no BJJ, contra as quedas.
Banir em randori é matar a técnica. Queria ver um judoka dando um sankaku-garami em um randori, pq conseguiu fazer um exame de faixa.
Pobre do Kani Basami, banido, pq um xodózinho japa de machucou ao vivo nessa queda... Dezenas já morreram ou ficaram tetraplégicos por causa de Seoi e suas variações...
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes