Raul Nutti escreveu:Compreendo e concordo, mas essa situação em que você exemplificou está BEM longe do drama que o pessoal está fazendo aqui.
Mas não é preciso ir muito longe, em qualquer literatura (E isso já vi até em livros de judô muito antigos) existem os princípios (Ou muita distância ou quase nenhuma, evitar ao máximo a situação de contato físico, preferir estrangulamentos a chaves de articulação, etc)
Ou, caso tenha mais experiência que eu nessa área (Muito provável que tenha, não é ironia, dificil se manifestar por texto) acha que justifica todo esse marketing sobre as aulas online, JiuJitsu Gracie e etc?
Pois, no meu ponto de vista, alguém que treina JiuJitsu, faz alguns treinos de contato total (Ou treina alguma arte striking em conjunto) e tem noção de conceitos básicos de defesa pessoal pode estar bem preparado pra situações reais. Lógico que vídeos com a didática deles, que é incrível, seria um excelente COMPLEMENTO a tudo que ele sabe. Você acha que eles tem algum grande diferencial a ponto das pessoas nesse tópico endeusarem o método e descrerem por completo no caráter pessoal do JiuJitsu esportivo, achando que um "faixa-roxa das grandes academias" é um mero desprotegido nas ruas?
Eu não quis defender esse sistema de ensino online, eu não concordo em nada com ele. O que eu quis defender é que treinar defesa pessoal em suas diferentes situações ( na academia), é diferente de treinar apenas o jiu jitsu esportivo, devido as diversas situações que existem por ai na rua, não uma conduta simples, mexeu comigo eu derrubo e quebro o braço, ou derrubo e boto pra dormir.