Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 17 Nov 2014 10:22

Bom, só respondendo: as tais catadas não foram banidas do randori. Randori com elas pode e deve.

Foram banidas de competição. Há quem treine só pra competir, e faça randori sem elas. Mas o judô permanece com elas.

As técnicas realmente proibidas como kani basami, o foram porque podem machucar até em treino, é fácil fraturar algum osso caindo com elas, então é complicado manter...

O jiu jitsu hoje tem muita coisa proibida também, até pegadas (!!), nas regras de competição.

Em relação a "ser mais fácil aprender quedas no jiu jitsu do que ne waza no judô", acho que vc deveria analisar melhor. O ne-waza dos dois é parecidíssimo, e o jiu jitsu também tem um arsenal de quedas muito próximo ao do judô. Eu vejo ambos como muito semelhantes, até porque são irmãos gêmeos originados no judô do kodokan que veio através de pessoas como o conde Koma, e aqui se ramificou. E em TODO treino de judô tem ne waza, enquanto que já vi muito treino de jiu sem quedas.

No mais, eu acredito que estamos chovendo no molhado, todo esporte tem proibições, o judô tem umas (e eu volto a repetir pela terceira vez: não necessariamente concordo com elas), o jiu jitsu hoje tem outras... Você fala em defesa pessoal: hoje eu digo sem medo de errar: nenhum dos dois vai te preparar pra se defender se você não procurar treinar de maneira direcionada pra isso. O judô ou o jiu jitsu de kimono, de torneio, vão te dar uma falsa impressão de que você está pronto pra encarar alguém que realmente quer te machucar. Defesa pessoal se aprende como defesa pessoal, usando essas artes marciais como instrumento.

Ambas as artes estão gradualmente deixando de ser treinadas como artes marciais que são, para serem treinadas como esportes, e desse modo vão perdendo a marcialidade. Isso é um fenômeno que está acontecendo, gostemos ou não. Um e outro eram, até algumas décadas atrás, postos à prova contra karatecas, capoeiristas, boxeadores, e tal. Faz tempo que o judô adotou uma postura infensa a essas coisas, e o jiu jitsu esportivo está cada vez mais seguindo o mesmo caminho.

E seguimos praticando o que gostamos mais... Acho que esta discussão já deu. Fica parecendo que estamos comparando os dois esportes ou desmerecendo algum dos dois... o que não é o caso.

Abraços!
Imagem

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 17 Nov 2014 10:39

Jovem, nem precisa repetir essa questão de origem do Judo, pois pra mim BJJ é um estilo de Judo.

Como eu disse, Seoi também machuca e deixa aleijado. Qual o critério pra banir então??

Banir em shiai equivale a banir em randori. Qual judoka preta recém-formado sabe dar um Kawazu-gake, por exemplo? Ude-gaeshi??? Suso-jime??? Só em sonho.

Qual pegada no BJJ é proibida??? Fiquei muito curioso, visto que podemos pegar até na faixa e atacar com ela.

O que eu estou vendo hj é o pessoal do BJJ despertando pra necessidade de aprender a quedar, usar shizen-tai, pq tudo hj é diferencial em competição. E como eu disse antes, não existe complô contra quedas no BJJ.

http://www.bjjee.com/bjj-news/internati ... petitions/" onclick="window.open(this.href);return false;

A desmoralização tão limites. Dói ver acontecer algo assim.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Kueka
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 1064
Registrado em: 15 Jun 2014 20:54
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Kueka » 17 Nov 2014 10:48

Viram que a federação internacional de Judo proibiu a participação de atletas ranqueados em competições de JJ e grappling ??
Valar Morghulis

Avatar do usuário
BrunoJJ
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 6771
Registrado em: 14 Jun 2014 15:16
Contato:

Re: Judô

Mensagem por BrunoJJ » 17 Nov 2014 11:40

Kueka escreveu:Viram que a federação internacional de Judo proibiu a participação de atletas ranqueados em competições de JJ e grappling ??
Mas eles parecem que vão criar um circuito de campeonatos focados em newaza para compensar.
Imagem

Avatar do usuário
PortugaBJJ
Mensagens: 294
Registrado em: 25 Jul 2014 11:56
Contato:

Re: Judô

Mensagem por PortugaBJJ » 17 Nov 2014 12:55

Judo Pitbull escreveu:
Boas!

Eu não vivo em Lisboa por isso não te posso dar uma opinião :)
Eu tenho um amigo, tirei o curso de treinador de Judo conjuntamente com ele, e que treina na Coimbra, o Pedro Freitas... conheces?
O Jorge Fernandes de certeza que conheces, já entrou em pelo menos numa prova dessas, tendo vencido da faixa azul.

Aqui em Braga há dois sitios onde se treina JJB e conheço ambos os professores, sendo que até tenho alguns alunos de um deles a treinarem Judo comigo e já treinei na academia do outro.

Abraço
Acabei de me meter num problema mto sério ao chamar alfacinha a um Bracarense... com certeza o Mestre irá fazer-me ganhar asas no dia em que pisar o seu tatame.
Claro que conheço o Pedro... Pelf para os amigos... gente boa de ultimo grau...
O Jorge creio que ganhou uma competição feita ao ar livre na Figueira da Foz...
Do pessoal de Judo de Coimbra a pessoa com quem me dou melhor é o Philippe Reis, estudavamos na mesma escola...
O Mestre conhece o Philippe?
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 17 Nov 2014 13:25

PortugaBJJ escreveu:
Acabei de me meter num problema mto sério ao chamar alfacinha a um Bracarense... com certeza o Mestre irá fazer-me ganhar asas no dia em que pisar o seu tatame.
Claro que conheço o Pedro... Pelf para os amigos... gente boa de ultimo grau...
O Jorge creio que ganhou uma competição feita ao ar livre na Figueira da Foz...
Do pessoal de Judo de Coimbra a pessoa com quem me dou melhor é o Philippe Reis, estudavamos na mesma escola...
O Mestre conhece o Philippe?
Boas!

Conheço o Philippe sim senhor, o homem do Tomoe-nage :)
O Pedro é daquelas pessoas de quem ficas facilmente amigo... do pouco contacto que tive com ele, apenas tenho a dizer coisas boas e tenho-o como amigo.

Relativamente ao voar no tatami e ser bracarense, nem uma coisa nem outra, não te procupes ;)
Quando um dia quiseres treinar cá em Braga, já sabes, basta avisares que as portas estão abertas :)

Relativamente ao assunto acima discutido, das regras do Judo e da sua evolução, é um assunto polarizador, que não deve ser analisado de forma leve e no qual devemos ter em consideração factores, quer de ordem politica, desportiva, mediática e de segurança.

Eu hoje vou tentar colocar a minha opinião acerca deste tópico.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
RicardoBJJ
Mensagens: 1873
Registrado em: 24 Jun 2014 19:07
Contato:

Re: Judô

Mensagem por RicardoBJJ » 17 Nov 2014 13:47

BrunoJJ escreveu:
Mas eles parecem que vão criar um circuito de campeonatos focados em newaza para compensar.
Porra, que merda isso aí, hein? mas nessas competições de newaza só vão poder disputar judokas?
Imagem

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 17 Nov 2014 13:56

Pelo que eu entendi, não. Vai ser um circuito em que vai poder usar mais técnicas de chão, assemelhando ao BJJ, e atletas de outras modalidade que queira, podem lutar. O que não vai poder é judoka competidor federado competir em outras modalidades. (o que eu tb acho equivocado, mas...)
Imagem

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 17 Nov 2014 18:35

Vergonhosa esta medida da IJF. Qual é a justificativa? Na catada de perna falaram que era para ficar mais bonito.

Vsf, e muda logo o nome para balé então.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 17 Nov 2014 18:51

A justificativa? Como eu disse antes, é política desportiva da FIJ prejudicar o newaza.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 17 Nov 2014 21:21

gus77 escreveu:Vergonhosa esta medida da IJF. Qual é a justificativa? Na catada de perna falaram que era para ficar mais bonito.

Vsf, e muda logo o nome para balé então.

Sobre limitar técnicas, ok... Contraindico.

Mas se isso aqui é balé pra você, parabéns.

phpBB [video]
Imagem

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 17 Nov 2014 22:10

Desculpe se ofendi alguém, mas fiquei muito chateado com a federação que mais um em vez de caminhar na direção de integrar e aumentar a amplitude do combate vai na direção contrária.

Neste excelente video que o colega postou, quantas técnicas não podem mais ser utilizadas. Aquele Kata Gatame excepcional não pode mais entre outros.

Claro que um Seoi também é bonito, como os do Koga, mas limitar só a isto é frustrante.

A favor do Judo oldschool.

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 17 Nov 2014 23:01

Sem problemas, velho, eu entendi sua postagem...

Só quis mostrar um pouco mais de vídeos de ippons pq muita gente acha que porque boa parte das lutas em tatames não acaba com a projeção elas são molezinha... Quedas nocauteiam, quando no chão duro, por isso que ressaltei que chamar de balé era forçar um pouco a barra...

Tamo junto, brother!
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 08:55

Imagem

É verdade, o Travis Stevens já confirmou no Twitter dele:

"It's not a Hoax the IJF has banned ranked athletes from competing in any international competition of any Combat Sport other than Judo"

Fico a aguardar a "justificação" oficial da IJF relativamente a este caso, mas após uns comentários no Facebook suponho que sei qual é um dos motivos...
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 09:53

Ora bem, vamos lá por partes:

A IJF quando decidiu terminar de uma vez por todas com qualquer tipo de pegas abaixo do cinto, oficialmente foi para tornar o Judo mais dinâmico (o que veio a acontecer), para termos mais "grandes" projeções (entenda-se, uchimatas, o-goshis, tai-otoshis, etc - algo que também veio a acontecer) e para terminar com qualquer ligação ou semelhança que existisse com a Greco-Romana.

Não oficialmente, isto foi (também) uma medida de lobby para por travão aos paises do antigo bloco de leste e da extinta URSS que vinham ganhando algum ascendente no panorama internacional. É um facto que a queda da URSS originou o surgimento de paises como a Geórgia, Ucrânia, Kazaquistão, etc, que hoje são grandes forças do Judo mundial, e é um facto que o Judo nestes paises caminha de mão dada com o Sambo, que por sua vez caminha de mão dada com a Greco-Romana. É comum entrar-se num clube de Judo da Rússia e ver malta do Sambo a treinar e vice-versa.

O que é certo, por exemplo, é que a Georgia conseguiu adaptar-se a estas mudanças e até se tornou mais poderosa (está no top 5 das nações mais fortes) e com os seus judocas a ganharem reputação pelas suas grandes projeções de anca.

Antes destas proibições, o Judo estava mais parado, mais feito, pois os ataques às pernas, para além de serem mais fáceis de defender, levavam a que muitos judocas quando estivessem sem gás ou em apertos, se "refugiassem" neles, havendo muitos ataques que roçavam o limite do falso ataque. Outro motivo é que num ataque às pernas, um judoca não fica tão exposto a contra-ataques.

O Judo tornou-se mais fluido, mais bonito, mais agradável e fácil de compreender para o grande público, e outra medida que dai proveio, e que muita gente não fala, é que neste momento está-se a dar mais tempo ao trabalho de newaza em parte devido a isso.

Se eu tenho pena de não ver mais aqueles belos Te-gurumas? Tenho, muita pena, pois era uma técnica muito plástica e muito funcional em contra-ataques.
Se eu tenho pena de o Judo como desporto de combate de combate (sim, como desporto de combate e não como arte marcial) ter sido “amputado”? Tenho, mas por vezes temos de deixar certas coisas para trás para evoluir e nos tornarmos maiores.

Aqui falaram da retirada de algumas técnicas, como o Kani-basami, como se fosse um sacrilégio. Nas técnicas inicialmente propostas, ensinadas e utilizadas no tempo de Kano, e nas primeiras competições do Kodokan, estavam (por exemplo) as chaves às pernas, mas no entanto a partir de certa altura elas foram proibidas, conforme o tempo do combate e as regras para determinar o vencedor foram alteradas. Estava já ai o criador do Judo a desvirtuar a sua obra? Não, não me parece… estava sim a evitar que mais judocas morressem (sim, era normal naquele tempo haverem mortes em prova) ou ficassem gravemente lesionados (se hoje operar um joelho já coisa complicada e que por vezes deixa mazelas, imaginem naquele tempo… acabava-se com uma carreira ou com um vida profissional e válida!)

Isto faz-me lembrar a facada no peito que foi para os japoneses a questão do Judogi azul, mas teve de ser! Ficou tudo bem mais fácil para quem está a ver e mesmo para quem está lá dentro do tatami a ajuizar!

Eu na altura, e a quente, também critiquei esta medida, mas hoje, mais a frio, vejo que foi a atitude mais acertada para o crescimento do Judo a nível mundial e para este solidificar a sua posição nos Jogos Olímpicos (para além do que já referir atrás em termos de ter ficado mais dinâmico e espectacular).

Muitos dos que criticam estas alterações esquecem-se que o Judo foi criado com um objetivo que ultrapassava o “simples” facto de ser arte marcial. O judo foi destinado à formação e preparação integral do homem através das atividades físicas de luta corporal e do aperfeiçoamento moral. A palavra judo significa "caminho suave".

Por alguma coisa foi integrado no currículo escolar japonês entre 1910 e 1920 e tornou-se num dos desportos recomendados pela UNICEF para o desenvolvimento das crianças e dos jovens… isso não acontece “apenas olhando para o lado marcial da coisa”.

Todos temos as nossas opiniões e nem sempre vamos estar em sintonia ou concordar uns com os outros, mas a forma como as apresentamos, sobretudo quando não temos contacto/relacionamento próximo com quem está do outro lado, deve ser mais cordial de modo a evitar situações “tensas” como já aconteceram no passado em outro lugares de debate e troca de ideias.

Jita Kyoei
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes