Crise na USP

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
YAMAZAK1
Mensagens: 775
Registrado em: 11 Out 2014 15:38
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por YAMAZAK1 » 18 Nov 2014 08:09

A Usp com todos os seus problemas responde por 1/4 da produção científica brasileira, os halteres piram.

Mas agora analisando a situação, é insustentável gastar 105% do orçamento em folha de pagamentos, antes eu pensava q o problema era só a quantidade de funcionários, mas pelo jeito os vencimentos também estao fora da realidade. Um prof nunca poderia ganhar 60 pratas mensais da universidade, poderia tirar isso com bolsas mas com salário nao. Um funcionário tirando 30k também é um absurdo.

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 08:12

Pra quem tá com preguiça de conhecer melhor... só a FAPESP (não estou considerando CNPq, CAPES e outras agências de fomento regionais) tem esses números atualizados na Biblioteca Virtual:

http://www.bv.fapesp.br/pt/" onclick="window.open(this.href);return false;

82.735 Auxílios à pesquisa
107.406 Bolsas no país
6.819 Bolsas no exterior

Não sei se são só os "em andamento", provavelmente são, olhem a listagem de tudo que só a FAPESP oferece e boa parte são as universidades públicas que utilizam e criam coisas bacanas. É óbvio que não é 100% utilizado de maneira eficiente, mas a FAPESP cobra cada centavo de volta se a pesquisa não foi bem desenvolvida. Até a prestação de contas dos caras é chata pra caramba, eu digo isso por experiência própria, já que trabalho com essa parte financeira. Às vezes mesmo quando o gasto foi feito corretamente, eles ainda mandam um memorando pedindo maiores explicações sobre como foi realizado, ou seja, funciona realmente.

Mas é mais fácil sair vendendo tudo, certo? Pra que governar se é possível largar tudo na mão dos empresários e eles realizarem só o que interessa pro próprio bolso e quando a coisa quebrar irem lá pedir ajuda no BNDES, né? Eles não vão te convidar pro clubinho por ficarem defendendo eles gratuitamente não.

Reclamam que o povo brasileiro espera tudo do governo, mas só trocam de "deus", esperando tudo do mercado.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
Carrapeta
Mensagens: 10513
Registrado em: 20 Out 2014 14:51
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Carrapeta » 18 Nov 2014 08:14

YAMAZAK1 escreveu:A Usp com todos os seus problemas responde por 1/4 da produção científica brasileira, os halteres piram.

Mas agora analisando a situação, é insustentável gastar 105% do orçamento em folha de pagamentos, antes eu pensava q o problema era só a quantidade de funcionários, mas pelo jeito os vencimentos também estao fora da realidade. Um prof nunca poderia ganhar 60 pratas mensais da universidade, poderia tirar isso com bolsas mas com salário nao. Um funcionário tirando 30k também é um absurdo.
Com certeza! A solução seria esperar esse pessoal morrer ou tem como rever isso ai? Se se tratar de direito adquirido eu acho dificil.

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 08:15

YAMAZAK1 escreveu:A Usp com todos os seus problemas responde por 1/4 da produção científica brasileira, os halteres piram.

Mas agora analisando a situação, é insustentável gastar 105% do orçamento em folha de pagamentos, antes eu pensava q o problema era só a quantidade de funcionários, mas pelo jeito os vencimentos também estao fora da realidade. Um prof nunca poderia ganhar 60 pratas mensais da universidade, poderia tirar isso com bolsas mas com salário nao. Um funcionário tirando 30k também é um absurdo.
Perfeito.

É uma situação que tem de ser sanada.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 08:18

Carrapeta escreveu:
Com certeza! A solução seria esperar esse pessoal morrer ou tem como rever isso ai? Se se tratar de direito adquirido eu acho dificil.
Carrapeta, entrou em vigência esses dias o Programa de Demissão Voluntária... visando atingir justamente esse pessoal das antigas. Se der certo, parece que logo já conseguem dar uma reduzida, não lembro quanto agora porque li esses dias.

A ideia pelo jeito é só deixar o pessoal mais novo que ainda não ganha salários altos e vai rolar correção de salários dos professores parece. Agora até onde é verdade ou não, estou aguardando o desenrolar.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 08:22

Só que assim, tem gente dos mais novos que converso (mais novos = que entraram nos últimos 5 anos) e muitos nem pensam em fazer carreira na USP.

No começo quando entraram até pensavam na hipótese, mas quando começaram a ver como o jogo funciona, mudaram drasticamente o pensamento. Eu mesmo me incluo nessa, entrei em 2009, faço 5 anos de USP agora dia 01/12.

Gosto da USP, é bom trabalhar nela, mas é um caminho com pedras demais pra conseguir subir... e eu não levo o menor jeito pra puxa saco.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 08:41

Beleza então, fique aí com as vozes da sua cabeça que eu tô indo pro meu cotidiano, que é bem real.

Não vou ficar batendo palma pra maluco dançar.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
Thiago RS
Mensagens: 1023
Registrado em: 15 Ago 2014 13:20
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Thiago RS » 18 Nov 2014 08:55

Privatizar (tanto a USP quanto as federais) eu sou contra, mas cobrar mensalidade dos alunos eu sou a favor - criando mecanismos de isenção para os alunos aprovados no vestibular aos que declarem insuficiência financeira (e de punição àqueles que fraudem essa condição, visto que estamos tratando com huehue brbr).

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 09:00

RequintesDePuberdade escreveu:
cara, se alguém trabalha em um setor publico e alguém reclama que o serviço publico é uma merda você vai se sentir ofendido.

Claro que sai coisas boas e tem bons funcionários e professores. Mas simplesmente não se paga. Não vale a pena.

A UFES em vitoria/ES só o campus de goiabeiras é um puta de um terreno que poderia ter mil outras utilidades pra cidade. Só o terreno tem um valor inestimável e entra na conta.

EU vou falar que tudo é merda. Não. Mas o retorno que ela da pro cidade, pro estado e pro país é uma merda comparado ao que se gasta com ela.

E não se consegue mudar isso. Nem vai se conseguir melhorar o retorno que ela da pra sociedade. Só de se falar isso um monte de gente lá da chilique, mercado malvado é bla bla bla.

O jeito é privatizar, na minha opinião. Não tem outra maneira.

Se a PUC da prejuízo que se dane. Que o governo não ajude. Quebre.
A educação tá uma merda? Vende.
A saúde tá uma merda? Vende.
A segurança tá uma merda? Vende.
A justiça tá uma merda? Vende.

Pronto, estamos no paraíso do livre mercado, que de livre nada tem e só o clubinho de sempre ganha.

Entreguem tudo para os super homens da iniciativa privada, que na primeira crise vão pedir arrego pro que sobrou do governo, já que não privatizarão o BNDES, justamente pra socializar a próxima cagada que fizerem.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
Dolan
Mensagens: 1025
Registrado em: 11 Nov 2014 12:55
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Dolan » 18 Nov 2014 09:07

Thiago RS escreveu:Privatizar (tanto a USP quanto as federais) eu sou contra, mas cobrar mensalidade dos alunos eu sou a favor - criando mecanismos de isenção para os alunos aprovados no vestibular aos que declarem insuficiência financeira (e de punição àqueles que fraudem essa condição, visto que estamos tratando com huehue brbr).
Pode até ser que funcione, mas quais seriam os critérios? Dependendo o critério, vai conseguir cobrir uma boa parte dos alunos ou não.

E outra, qual seria o parâmetro do valor pra mensalidade? Se cobrarem igual a uma PUC por exemplo, a maioria dos alunos vai embora, já que não teria condições de pagar, pelo menos aqui no interior seria assim. Vão querer criar uma turma de endividados com financiamento estudantil igual ao que tem nos EUA? Tem de ver tudo isso.

Não digo que é uma ideia não válida, tem gente que poderia pagar, mas os alunos realmente de famílias ricas somente não faria nem cócegas na arrecadação da Universidade, mesmo com mensalidades do nível PUC.
"A minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro." (Cícero)

"Ó homem, quem quer que tu sejas e de que parte tu venhas, pois eu sei que virás: Eu sou Ciro, aquele que conquistou o império dos persas, e rogo-te que não tenhas inveja deste pouco de terra que cobre meu pobre corpo." (Plutarco - "Vidas Paralelas - Alexandre", lápide do rei persa Ciro, o Grande).

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por ska4fun » 18 Nov 2014 09:19

Privatizar resolve tudo. Hj temos telefonia de primeiro mundo em termos de qualidade. Internet 4G, tudo top.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Fu Manchu » 18 Nov 2014 09:21

Dolan escreveu:
A educação tá uma merda? Vende.
A saúde tá uma merda? Vende.
A segurança tá uma merda? Vende.
A justiça tá uma merda? Vende.

Pronto, estamos no paraíso do livre mercado, que de livre nada tem e só o clubinho de sempre ganha.

Entreguem tudo para os super homens da iniciativa privada, que na primeira crise vão pedir arrego pro que sobrou do governo, já que não privatizarão o BNDES, justamente pra socializar a próxima cagada que fizerem.
Se comparar as faculdades privadas com as públicas em relação às pesquisas o negócio fica feio.

Tirando instituições religiosas, que têm ajuda do governo, quase nenhuma presta.

Privatizar não é solução pra ingerência, enquanto não percebermos que o problema está em nós e não nas instituições a coisa vai continuar a merda que tá.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Fu Manchu » 18 Nov 2014 09:24

Agora professor deve ser bem pago, mas 60k é brincadeira.

Tudo bem que isso é o bruto, mas o cara tira líquido meio milhão por ano.

É muita coisa.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por Anônimo » 18 Nov 2014 09:27

CObrar mensalidade de quem pode pagar ou estabelecer critérios para que alunos que não concluem o curso tenham que indenizar a instituição, seria meio caminho andado. Já vi pessoas que começaram 3 cursos em univ. pública e não concluíram nenhum. Isso acontece porque não são cobradas mensalidades. Quero ver um FDP ficar "filosofando" sobre o que quer fazer da vida, na casa dos 30 anos, se tiver que pagar 2k de mensalidade.

Quando o Paul Mc Cartney veio ao Brasil pela primeira vez (1990), ao voltar de ônibus para casa, conheci um doido que estava estudando letras na UERJ desde 1976. Isso mesmo colegas floristas, o sujeito estava há 14 anos matriculado e não tinha se formado. Eis que um dos meus melhores amigos, na mesma UERJ, levou 16 anos para se formar em geologia. Não cobrar mensalidade gera esse tipo de distorção.

Avatar do usuário
kyeran
Mensagens: 31
Registrado em: 11 Out 2014 11:11
Contato:

Re: Crise na USP

Mensagem por kyeran » 18 Nov 2014 09:29

ska4fun escreveu:Privatizar resolve tudo. Hj temos telefonia de primeiro mundo em termos de qualidade. Internet 4G, tudo top.

kkkk

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Anom, Djair Ferreira, Marcial, The Griot e 176 visitantes