Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Fefo
Mensagens: 1799
Registrado em: 13 Jun 2014 20:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Fefo » 18 Nov 2014 10:37

Opinião da dona Rousey sobre isso:
"Vão destruir o Judô."
http://bjjforum.com.br/ronda-rousey-sob ... ir-o-judo/" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
O poderoso Satan Goss, tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis.

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 18 Nov 2014 12:04

Muito bem pontuado, Nuno.
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 13:15

Este post está colocado no meu grupo do Judo da UMinho no Facebook, de modo a que os meus alunos fiquem a perceber e consigam interiorizar de maneira mais fácil o nome das técnicas.
Espero que vos seja útil :)

Meus caros, muita da terminologia técnica do Judo não é nada mais do que a agregação de duas ou mais palavras em japonês.

Desta forma, se vocês conseguirem memorizar alguns destes termos, ser-vos-á mais fácil memorizar as técnicas ou pelo menos saberem a técnica que vos é pedida para ser executada.
Vou deixar aqui três exemplos de técnicas, dos três grupos (Te-Waza / Koshi-Waza / Ashi-Waza) que são exigidos no exame para 1º Dan (Nage-No-Kata) e que nós já aprendemos nos treinos:

Técnica de Braços:
Ippon-Seoi-Nage: Ippon (Um) + Seoi (Braço) + Nage (Projeção)

Técnica de Ancas:
Uki-Goshi: Uki (Flutuante) + Goshi (Anca)

Técnica de Pernas:
Uchi-Mata: Uchi (Interior) + Mata (Coxa)

Terminologia a estudar:

Te – Mão
Kata – Ombro, Forma
Ude – Braço
Seoi - Braço
Goshi - Anca
Ashi - Perna, Pé
Mata - Coxa
Waki - Axila
Hiza – Joelho
Kubi – Pescoço
Yubi – Dedos
Hiji - Cotovelo
Eri – Lapela
Sode – Manga
Obi – Cinto
Mae - Frente
Ushiro - Trás
Yoko – Lado
Tomoe – Circulo
Ippon – Um
Osaekomi - Imobilização
Shime - Estrangulamento
Kansetsu - Luxação, Chave
Sukui - Colher
Nage - Projeção
Waza – Técnica
Kuzure – Variante
Kuzushi - Desiquilibrio
Gaeshi – Contra-ataque
Sutemi - Sacrifício
Sasae – Sustentar, Suportar
Tsurikomi – Puxar para cima
Harai – Varrimento
Otoshi – Queda
Tai – Corpo
Tani - Vale
Gari - Ceifa
Gake - Gancho
Okuri - Deslizante
Soto - Exterior
Uchi – Interior
Hane – Mola
O - Grande
Ko – Pequeno
Morote – Ambas as mãos
Guruma - Grande Rotação
Uki - Flutuante
Gyaku - Inverso
Yama – Montanha
Arashi – Tempestade
Gatame - Sempre que virem a palavra "gatame" ou é uma imobilização ou luxação
Jime - Sempre que virem a palavra "jime" é um estrangulamento
Kumikata – Pega
Sabaki – Fuga
Ukemi – Queda
Migui – Direita
Hidari – Esquerda

Termos importantes:

Sensei – Professor
Seito – Aluno
Hajime – Iniciar/Começar
Mate – Parar/Terminar
Hansoku-Make – Derrota por falta grave
Ippon-Sore-Made: Ordem dada pelo arbitro para terminar a luta
Sono-Mama – Não se mexam / manter as posições
Yoshi – Continuem (após sono-mama)
Toketa – Imobilização desfeita
Sore-Made – Terminou o tempo
Ippon – Ponto completo
Waza-Ari – Grande vantagem técnica
Yuko – Vantagem técnica de valor moderado
Shiai – Competição
Randori – Combate em treino
Uchikomi – Treino de repetição
Nagekomi – Repetição de técnicas, projectando
Renraku-Waza – Combinação encadeamento de várias técnicas
Za-Rei - Cumprimento ajoelhado
Ritsu-Rei - Saudação em pé
Jigo-Hontai – Postura defensiva de pé
Shinzen-Tai – Postura natural
Tatami – Tapete
Tori – Aquele que ataca ou projeta
Uke – Aquele que é projetado
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 13:17

Sanshiro escreveu:Muito bem pontuado, Nuno.
Harigato :D
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 13:32

Fica aqui uma imagem para perceberem melhor a sinalética durante um combate de Judo.
Destas imagens, apenas a da pontuação de Koka e de Hantei (decisão) é que já não estão em vigor, visto já não existirem no Judo.

Imagem
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Hall
Mensagens: 4692
Registrado em: 13 Jun 2014 20:57
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Hall » 18 Nov 2014 15:22

Nuno, chuto q seja oq move o mundo $$.

Algum judoca deve ter recebido uma boa oferta para lutar o Metamoris
Imagem

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 18 Nov 2014 15:51

Será que não tem como processar a federação? Não vejo como eles podem proibir alguém que não é funcionário deles nem tem contrato. É discriminação não aceitar a inscrição de um atleta que também compete outra modalidade.

Uma coisa e proibir golpes outra é barrar pessoas.

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 18:27

Gus, ai é que está o busilis da questão, e quero ver como a IJF vai descalçar a bota caso atletas como o Travis avancem para os tribunais!

Em Portugal, quem entra no Alto Rendimento, assina um contrato com o Estado e passa a receber uma verba conforme o seu rendimento rendimento desportivo... mas mesmo ai julgo não existir uma clausula deste género. Eu tenho um miudo amigo meu que é Campeão Europeu e já foi Vice-Campeão Mundial de Taekwondo e está no Alto Rendimento e vou-lhe perguntar.

Isto é importante pois a IJF pode pressionar as Federações nacionais para exercerem esse direito caso ele esteja nos seus contratos com os atletas.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 18 Nov 2014 18:57

Hall escreveu:Nuno, chuto q seja oq move o mundo $$.

Algum judoca deve ter recebido uma boa oferta para lutar o Metamoris
Não faço ideia... mas gostava de saber :)
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 18 Nov 2014 19:48

Sacrilégio é banir o Kata-guruma, criado por Jigoro Kano, cristalização do conceito de máxima eficiência com o mínimo de esforço.

Mas se a galera que pratica tá feliz em vez Judo virar Nage-do ''da cintura pra cima'', quem sou eu pra criticar...

http://www.bjjee.com/featured/ronda-rou ... troy-judo/" onclick="window.open(this.href);return false;


Ronda jogando a real!
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 19 Nov 2014 00:35

Nuno, talvez a desculpa seja que os atletas possam se machucar. Tenho um amigo que foi até lutar na olimpíada e praticava certos esportes no fim de semana que poderiam causar uma lesão e prejudicar o treinamento dele e ele me falou que se os treinadores soubessem talvez ficassem chateados. Perto das competições importantes ela dava uma maneirada, e no ano olímpico se dedicou 100% sem se arriscar. Ainda mais com o atual sistema de ranking, o orgão local pode exigir exclusividade para prevenir um problema deste.

Avatar do usuário
Sanshiro
Mensagens: 119
Registrado em: 12 Ago 2014 13:13
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Sanshiro » 19 Nov 2014 00:43

N acho, gus. Ainda acho que é pela quesão de não misturar as artes e não deixar que outras atrapalhem o caminho do judô, por mais que eu critique os meios e as limitações
Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 19 Nov 2014 07:42

O Grande Prix de Qingdao (China) já teve inicio e quem quiser pode assistir aos combates em directo na Ippon Tv.

Fica aqui o link, que neste momento em o bloco final do primeiro dia, ou seja, os combates das medalhas! :)

Dia 1
Categorias: -48kg, -52kg, -57kg (feminino) / -60kg, -66kg (masculino)

http://134.213.29.25/live/" onclick="window.open(this.href);return false;
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 19 Nov 2014 09:46

ska4fun escreveu:Sacrilégio é banir o Kata-guruma, criado por Jigoro Kano, cristalização do conceito de máxima eficiência com o mínimo de esforço.

Mas se a galera que pratica tá feliz em vez Judo virar Nage-do ''da cintura pra cima'', quem sou eu pra criticar...

http://www.bjjee.com/featured/ronda-rou ... troy-judo/" onclick="window.open(this.href);return false;


Ronda jogando a real!
Provavelmente, eu devo ser o fã nº1 da Ronda aqui neste forum, mas isso não implica que eu concorde com tudo o que ela diga ou faça... como é o caso neste assunto (da proibição dos ataques abaixo do cinto).

O que eu li, foi mais uma vez a Ronda a aproveitar-se - de forma inteligente - para criticar a Federação Norte-Americana de Judo (com toda a razão), a IJF e o Comité Olimpico Internacional... mas como todos bem nós sabemos, em qualquer grande Federação/Organização/Corporação, existem poderes instalados e lobbies de pressão com agendas bem definidas. Nem sempre os interesses de quem deveria ser mais importante (atletas/individuos/cidadãos) vêm em primeiro lugar quando estas forças se movimentam, como bem sabemos.

Sendo objectivo e não querendo ir atrás da choradeira da Ronda relativamente ao pouco apoio que os atletas olimpicos de Judo nos EUA têm, o que nós estamos aqui a discutir é a retirada de algumas técnicas do Judo enquanto desporto de combate, para o tornar mais dinâmico, seguro e popular. Como arte marcial, está tudo lá e esta discussão podia-nos remeter para outra que é debatida neste e noutros foruns relativamente à "desportivização" do JJB. Mas alguém no seu perfeito juizo acha que "taparia" deveria existir num torneio desportivo de JJB? Ou que algumas chaves com torção de tornozelos e joelhos também deveriam continuar a ser permitidas?

Eu vejo muita gente a criticar o berimbolo e alguns se podessem até o proibiriam... acho que aqui não é dificil estabelecer um padrão de comparação com certas medidas tomadas pela IJF, pois não?

Relativamente ao outro assunto, o da proibição de atletas de Judo rankeados na IJF competirem em outras modalidades, isso é uma coisa que ainda temos de esperar para perceber as reais razões desta proibição. O Gus apresentou uma válida, o Sanshiro também, e eu agora coloco aqui dois comentário retirado de uma conversa do Facebook para vocês analisarem e tirarem as vossas conclusões:

"If it is true info, not because of BJJ, Sambo or grapling. Last month kazakh wrestling organized international kazakh wrestling tournament in Kazakhstan. Bryson (CUBA) won this tournament and got 100,000 USD prize! Krpalek (CZE) got 5000 USD for the best tecnique."

"And this weekend they are organizing international team competition and 50,000 USD is the prize for the 1 place. I know that one contry is sending team and everyon and they are very famous judo competitors from IJG ranking list."

P.S.

O Jigoro Kano não criou o Kata-Guruma. Essa técnica já existia (Fireman's Carry) e ele importou-a do wrestling (foi para a biblioteca e pesquisou em livros de greco-romana, wrestling e afins) devido a um aluno deve que era pesado e grande, sendo que era dificil aplicar-lhe as técnicas de Judo até então existentes.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 19 Nov 2014 17:13

1- Quem manda em federação são pessoas geralmente com pouca história no Judo. Alguém duvida da importância de Gene Lebell para o Judo americano? Ele participa da federação americana de Judo? George Kastriot Mehdi? Será que ele é menos importante do que os Mamedes?

2- Como tirar newaza e catada de perna torna mais dinâmico e popular? Judo está sim perdendo popularidade, por causa dessas patacoadas. Kani Basami nunca matou ninguém e foi banido. Já o Ippon Seoi... Onde fica a caracterização do que é ou não seguro?

3- Taparia não faz parte do currículo oficial do BJJ, muito menos é exclusividade da nossa arte. O Judo do Alentejo não tem taparia? Torções de joelho, tornonzelos e hiperextensão de pé foram banidos no contexto da primeira década do século XX, onde era impossível tratar lesões ligamentares dos joelhos. Hoje não faz sentido manter o banimento de algumas, como a chave de pé reta e as torções no sentido interno, pelo menos nas faixas roxas, marrom e preta.

4- Se proibissem o berimbolo iria ser uma atitude extremamente covarde, no melhor estilo do que tem acontecido no Judo. O que vemos sendo punido é o abuso e amarração com essa posição. Ao contrário do Judo, a descentralização do BJJ (nossa ''federação'' mundial é uma empresa privada) faz com que não haja uma pressão com interesses pessoais, como as feitas pelos japoneses, que em vez de terem vergonha na cara e treinarem defesas de ataques nas pernas, apelam para a covardia das regras escrotas. Enquanto isso, no BJJ, vemos o pessoal se focando nesses jogos específicos, gerando contra-ataques, contra-berimbolos e afins.

5- Jigoro Kano criou o Kata-guruma, acrescentando o conceito de Kuzushi, para diminuir a força necessária para içar o oponente. O fireman`s carrier é pura força bruta.


Engraçado é que tudo continua no currículo oficial. Proibir em shiai não é matar. Mas quantos faixas-pretas de Judo conseguem abrir uma guarda fechada, do-jime? Ou dar uma raspagem diagonal? Ou passar o que chamamos de guarda-aranha, que por sinal é bem usada nos torneios Nanatei?
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes