Dumog escreveu:Prezados, nem sei se é aqui o melhor lugar pra postar.
Estou pensando em entrar no bjj. Nunca fiz nada de luta agarrada.
Meu dilema é: Submission ou treino com pano?
Meu foco é treinar (me divertir, não ser competidor) mas em tudo que treino gosto de pensar nas aplicações em defesa pessoal. Por isso a minha dúvida. Eu não vejo como aplicar um estrangulamento que se usa o kimono numa situação de defesa pessoal. Já no submission, dá pra aplicar tudo (pelo menos no que imagino).
Não sei se ficou claro, mas gostaria da ajuda dos praticantes.
Se só falei merda, me corrijam
Se eu posso te dar um concelho, eu iria sugerir você começar com o pano, você começa treinando com kimono vai evoluindo e o treino sem kimono vai surgir espontaneamente (dependendo da academia eles fazem alguns horários de sem kimono) e vc irá buscar este tipo de treino para aperfeiçoar suas técnicas e evoluir no jiujitsu.. Quanto a se divertir, você estando em uma academia boa, com parceiros de treino legais, um ambiente legal, vc estará se divertindo... Quanto a defesa pessoal, independente da modalidade quando vc se aperfeiçoar ( tempo de treino ) irá aprender a " se virar" caso alguma situação dessas aconteça (claro que agindo com prudência, não vá partir pra cima de assaltante armado, que nem adianta.. Kkkk bandido armado vira leão)
Espero poder ter ajudado e não ter falado nenhuma besteira
Oss