Musculação é essencial para o Jiu-Jitsu?

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
JP Bernardo
Contato:

Re: Musculação é essencial para o Jiu-Jitsu?

Mensagem por JP Bernardo » 28 Abr 2016 01:12

EngSantosBJJ escreveu:Na opinião de vocês para o praticante de Jiu-Jitsu é essencial fazer musculação em paralelo? ou apenas os exercícios de aquecimento (Flexões e outros exercicios) já são suficientes para a prática do Jiu-Jitsu, embora o Jiu-Jitsu seja a arte suave, em alguns momentos precisamos fazer uma forcinha, para sair de posições desfavoraveís, principalmente contra adversários mais fortes, para aprimorar a pegada, quais exercícios vocês fazem? Qual o grupo muscular que vocês acham que devemos exercitar mais para melhorar nossa performance?

Abraços a todos!!!!!

Essencial, para eu deveria ser , mas fatores genéticos, morfológicos , fisiológicos entre outros, fazem com que algumas pessoas não dependam da musculação por si só mas em maior parte de treinamentos derivados e/ou inerentes a ela.
Dessa forma, como o Jiu Jitsu é um esporte acíclico, a condução física é muito sincrética, na parte de metabólica as vias energéticas podem ser tanto de solicitação da parte aeróbia quanto anaeróbia por exemplo, mas e um assunto para outra abordagem.Como depende de um sincretismo de movimentos muito grande o paralelo com a musculação é de evidente benefício, para maximizar e edificar valências físicas, maior rapidez na recuperação pós treino, prevenção de lesões como muitos aqui mencionaram , pois fortalecem e adaptam os ligamentos às cargas e movimentos,outro fator é a idade após os trinta anos o corpo naturalmente descende fisicamente e a musculação é um grande aliado para conter isso, portando só vejo benefícios.
Quanto aos grupos musculares, os mais exigidos são da parte tronco-lombar, paravertebrais e costas para região posterior e abdômen e peitorais para região anterior, raspagens, quedas, movimentos de quadril a biomecânica dos movimentos mais utilizados solicitam em demasia estes grupos musculares, glúteos entram também nesse quadro, para pegada exercícios de preensão palmar , e sugiro também trabalhar flexibilidade, mas de fato todos os grupos musculares são exigidos você deve trabalhar o corpo por completo mas esses grupos supramencionados entram em voga.
Ademais você deve conhecer seu corpo e
avaliar essa consciência corporal e definir qual melhor opção para um paralelo com o jiu Jitsu, existem várias opções a musculação sem dúvida é uma excelente.

Abraço espero ter ajudado.
Edit: primeiro post desculpe o textão.

jorge.ibs
Contato:

Mensagem por jorge.ibs » 05 Jul 2016 14:37

Eu sou barrigudo e quando intercalava jiu-jitsu com musculação sentia me desenvolver mais. Mas precisei optar entre um e outro e claro optei pelo Jiu-jitsu.

Sinto que estou evoluindo mais lentamente, às vezes sinto nem evoluir... o que tem melhorado um pouco foi que passei a ir para os treinos de bike, acabou ficando como um exercício complementar aos treinos.
O chão é só o começo! Oss

Imagem

jorge.ibs
Contato:

Mensagem por jorge.ibs » 11 Jul 2016 15:42

Pessoal, ainda nesse aspecto de outra atividade complementar aos treinos de BJJ.
Alguém pode me indicar um site, canal no youtube ou algo do tipo que apresente treinos de musculação com utilização do próprio treino do corpo?
Uma vez vi no face uma daquelas postagens de propaganda, mas acabei não acessando e não recordo o nome pra poder pesquisar.
Lembro que eram treinos movidos a agachamentos, flexões, etc.
treino 3x na semana (seg, qua e sex) então queria implementar na rotina esses treinos às ter, qui e sáb.
O chão é só o começo! Oss

Imagem

fethai
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por fethai » 12 Jul 2016 00:07

MH92 escreveu:Comecei duas semanas atrás a musculação. Uma coisa que to achando bom é que quando chega nos rolas, me falta força. Hoje mesmo eu tava sofrendo pra segurar um cara na minha guarda, porque as minhas pernas não tavam com a mesma força de sempre. Acho que isso vai ajudar a evoluir a minha técnica.

Então o efeito da musculação ta sendo o contrário do esperado, ao invés de ganhar força tá perdendo, não entendi :-?

fethai
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por fethai » 12 Jul 2016 00:40

MH92 escreveu:Não é que eu não esteja ganhando força, mas é que eu malho antes de treinar, aí eu já vou desgastado pro treino.

Mas o ideal MH eh vc fazer musculação nos dias em que não treina jiu jitsu, mas caso treine jiu todos os dias da semana, de segunda à sexta, então faz as atividades em turnos diferentes, tipo musculação logo cedinho antes de sair pro trabalho ou faculdade e jiu à noite.

-meph-
Contato:

Mensagem por -meph- » 13 Jul 2016 10:38

Tenho lesões no ombro, joelho e pulso. Musculação melhora sensívelmente minha "blindagem", fazendo com que sinta muito menos dores.

Nem faço pela força, faço mais pra não me quebrar mesmo.
Podcast Papo no Tatame, primeiro podcast de Jiu-Jitsu em português do Brasil!

Acesse: Papo no Tatame

Imagem

RodrigoBJJ
Contato:

Mensagem por RodrigoBJJ » 13 Jul 2016 17:23

Eu tento manter uma rotina de musculação pelo menos 4 dias na semana. E treino de segunda a sexta.
Sinto uma melhora boa no desempenho, na recuperação e diminuição das lesões.
Imagem
Fight Sports Pantanal

jr.dea
Contato:

Mensagem por jr.dea » 14 Jul 2016 17:40

Ajudar deve ajudar, com resistência, força, etc.

Dureza treinar com pessoal que faz preparo físico, compete, etc...

Problema é que é chato pra cacete, não tenho paciência pra malhação

Dillan Grau
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Dillan Grau » 16 Jul 2016 21:54

O que dá para fazer e não custa muito é fazer as avaliações em cima da RM ( 1 repetição máxima ), pede para o professor ou um colega de treino ajudar. Por exemplo, coloca um peso X no supino e faz o teste, se conseguir repetir o movimento mais de uma vez, pode aumentar o peso, até achar o peso em que consiga repetir o movimento apenas uma vez. Claro que entre as tentativas pode dar um intervalo de até 5 minutos.

A especificidade do aparelho influência bastante, por exemplo faz o teste de RM no leg press e depois quer trabalhar esses grupos musculares em aparelhos diferentes, pode acontecer de que na reavaliação no leg press o peso possa diminuir em relação ao primeiro teste, é difícil mas já vi acontecer. O ideal é testar em um aparelho e depois se exercitar nele, assim vc tem nas mãos o seu progresso.

Faz o cálculo em cima de 80 a 90% do peso total e vai trabalhando nos exercícios. O intervalo entre as séries pode ser de tranquilamente 3 minutos ou mais se precisar, afinal é força e precisa do músculo recuperado para a próxima série.

As séries podem ser no máximo 3, o que é difícil pq trabalhando com tanto peso a segunda deve deixar vc exausto. Repetições de 4 a 5, fez mais do que isso errou no teste da RM ou não está colocando peso suficiente.

Dá para trabalhar força em 2 dias na semana, a recuperação é tão importante quanto o treino, pode dar de 2 a 3 dias de intervalo, vai da disponibilidade de tempo.

Os músculos podem ser trabalhados de maneiras variadas, como as relações agonista vs antagonista, um grupo do membro superior vs grupo do membro inferior, esse último meu preferido pq logo depois de trabalhar um grupo, por exemplo flexores do cotovelo, vou para o próximo, extensores do joelho, o tempo de intervalo do primeiro grupo está passando enquanto treino o segundo grupo e o treino torna-se mais dinâmico.

O tempo total de treino de força, de 30 a 45 min no máximo.

Os músculos profundos das costas merecem uma atenção especial, pq eles têm mais característica de resistência do que força, então para esses os testes de Sorensen e ou Ito são muito bons. Nestes a avaliação vai ser em cima do tempo que vc mantém a postura, o peso será do seu tronco.

Reavaliar a cada 6 ou 8 semanas, e ver o progresso. Em caso de retrocesso ver os sintomas de overtraining, falta de descanso, ou mau planejamento do treinamento.

Lembrar que os treinos de força são diferentes dos treinos de hipertrofia que são diferentes dos treinos de resistência que são diferentes dos treinos de explosão. Cada um deles tem demandas de peso, séries, repetições, intervalos diferentes.
Imagem

VBM
Contato:

Mensagem por VBM » 17 Jul 2016 08:45

Olá, pessoal. Eu fiz um vídeo de uma parte da minah preparação física (não funcional) para o Jiu Jitsu. Da uma olhada lá, se gostarem da joinha e se inscrevam no canal. :)

phpBB [video]
@vitormerolajj
Imagem

jj4life
Contato:

Mensagem por jj4life » 19 Jul 2016 09:37

Estou com 29 anos.

Treino desde os 8.

Cheguei em um ponto, que se eu não malhar, eu vou machucar.

Então, musculação se tornou item básico para continuar treinando.
Imagem

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiit´s time!
Pegaleve escreveu:Nossa , ja vi buceta acabar com muita coisa , com um forum de lutas eh a primeira vez !

Responder