FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
Avatar do usuário
Gregory
Mensagens: 915
Registrado em: 22 Nov 2014 19:31
Contato:

Re: RE: Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Gregory » 26 Jul 2016 00:26

Valdez escreveu:Cara, isso É REGRA SIM. Te informa direito.

Sent from my SM-G920I using Tapatalk
Acabei de voltar do treino, perguntei pra um e chamei outro para treinar. Mais uma vez ninguém invocou essa regra. Um já tinha sido chamado por um marrom. Lutei com ele em seguida. Na próxima eu pergunto para o Ataíde direto e vejo o que ele me diz. Faixa preta do Armando, não é possível que não saiba as tradições de academia.
Caso me falem que é regra "esquecida" da casa, volto aqui e falo que errei a vida toda sobre isso. Não tenho nenhum orgulho de ganhar debates sobre isso.
Só para constar, não quero bater de frente com ninguém. Se falo que nunca ouvi falar dessa regra em uma academia de jiu jitsu, estou sendo sincero. Inclusive citei com quem já treinei logo acima, só não te quotei.

Alm
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Out 2014 15:22
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Alm » 26 Jul 2016 16:51

Estou muito cético sobre muitas coisas e tenho certeza que minha opinião é decorativa.Somente como um dado histórico:
1)Nunca vi Helio cumprimentar tatame,isso é totalmente fora de qualquer sentido.
2)Não cumprimento tatame.
3)Cumprimento todos que estão no tatame,não gosto de cumprimentar quem está treinando,atrapalha,aquilo requer raciocínio.
4)Paguei pago e pagarei por qualquer treino,por qualquer academia,isso não me isenta de ter respeito pelo dono da academia,ou pelo preposto do dono que está ali comandando o treino.
5)Normalmente hoje,sou o mais graduado em um tatame,somente Roberto Leitão onde treino é mais graduado que eu em qualquer hipótese.
6)Isso não me traz nenhuma responsabilidade,não me traz nenhum peso,entro em um tatame desde os 6 anos de idade,sinto alegria adrenalina.
7)Fora muito poucos amigos,em geral não suporto ser chamado para treinar,nunca chamaria um mais graduado para treinar,fui sempre convocado por eles,olho de forma grave e nego,não treino com qualquer um,hoje a legião de pessoas ruins,mal intencionadas sem educação e respeito é muito maior que os BONS!
8)Um sujeito pouco graduado me chamou recentemente para treinar,olhou pra mim em tom de desafio e disse "Faço muita força"......esse era o resumo do jiu-jitsu dele.
9)Nunca cumprimente ninguém abaixando sua cabeça,olhe para seu oponente,seu companheiro de treinos nos olhos,com respeito,somente isso,o resto é besteira.
10)Esqueçam essa expressão osss,fizeram o velho repetir isso na televisão,nunca tinha visto isso,é bobagem,o jiu-jitsu tem que ser informal,existir o respeito sem esses formatos que norteiam outras artes,Rolls Gracie treinava em vários lugares,treinava judo,treinava sambo e wrestling há 40 anos atrás,nunca foi considerado traíra ou creonte,era um inovador,existe muita ignorância e apelos comerciais para prender um aluno em determinado grupo,esqueçam isso também,você fica em uma academia pela amizade,pela valorização de sua pessoa,pelo seu progresso técnico.
11)Treinem jiu-jitsu pelo bem estar próprio,consumam isso ao máximo,com humildade e sempre prontos para aprender,lembrem sempre haverá alguém melhor e mais treinado que você!
Sou um lutador.

Alekson lima
Mensagens: 990
Registrado em: 22 Dez 2015 15:33
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Alekson lima » 26 Jul 2016 17:38

O tatame é o reflexo da sociedade brasileira.

Avatar do usuário
Krlos Eduardo
Mensagens: 3100
Registrado em: 07 Dez 2014 08:28
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Krlos Eduardo » 26 Jul 2016 17:50

esse negócio de osss me irrita pra caralho...sabe Deus daonde saiu essa merda... direto nego vem com osss pra mim, quando não respondo mando "opa, tudo bom"

e eu lá sou cachorro...

Enviado de meu RAZR HD usando Tapatalk
"Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana." Chico Science

Alm
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Out 2014 15:22
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Alm » 27 Jul 2016 12:58

Vou tentar explicar,de forma simples,o Brazilian jiu-jitsu,o Gracie jiu-jitsu,CRIADO por Helio Gracie,idealizado por ele,sempre teve uma vida própria,bem afastada desses comportamentos dessas artes japonesas ou coreanas,Helio era bem claro sobre isso,não se pronunciava nenhuma palavra em japonês em seus tatames,era um comportamento alheio à essas tradições,mas realmente não vale à pena ficar tentando esclarecer isso,Helio viu o jiu-jitsu tomar rumos que o contrariaram,Helio foi enterrado de kimono com sua bela faixa vermelha décimo grau,ao lado de seu corpo estava uma faixa azul,que ele costumava usar como uma espécie de protesto pelos rumos e pela proliferação de dezenas de faixas pretas despreparados por aí,essa conexão com os japoneses é melhor eu não citar o que penso!
Sou um lutador.

Alm
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Out 2014 15:22
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Alm » 27 Jul 2016 14:10

Helio era avesso aos padrões japoneses da luta,ele acreditava na sua criação,Helio foi um gênio,sem nunca ter estudado biomecânica ele construiu uma maneira de usar o corpo lutando que ninguém havia feito,essa é a genialidade de Helio,portanto ele mesmo lutou contra japoneses e venceu todos eles,menos Kimura que era um homem muito mais pesado e mais jovem e tinha uma técnica aliada à uma admirável força física.Como ele mesmo dizia se for preciso usar a força a técnica não é boa,mas Helio era um atleta exímio,com uma saúde fantástica,o fenomenal nisso era ver um homem comum aprendendo o jiu-jitsu e conseguindo se defender na rua de uma situação de agressão contra ele de forma eficaz,essa era a essência do jiu-jitsu de Helio.A formatação do jiu-jitsu como desportivo,para campeonatos com tempo e uma porrada de regras conduziu à deformações da filosofia Gracie,deformando a idéia principal,a auto defesa,o mais fraco contra o mais forte,a luta sem tempo,entendo que esta padronização para atrair mais simpatizantes,atrair mais praticantes quebrou a filosofia principal da família Gracie pasteurizando o jiu-jitsu,transformando em um desporto,jiu-jitsu é uma arte marcial de guerra,de auto defesa e está sendo formatado para campeonatos assim como fizeram com o judo e com o karatê.
Sou um lutador.

WeedBJJ
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Fev 2016 23:10
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por WeedBJJ » 27 Jul 2016 22:31

Sinceramente e sem querer causar nenhuma confusão
Jiu jitsu sempre foi uma luta com mto ego envolvido, se na sua academia não tem ok, mas na raiz é assim sempre com muita marra e confusão e dentro do tatame muita resenha e zoação que gera intriga quem pode mais chora menos
E isso de não chamar mais graduado pra rolar, pelo menos pra mim, é muito obvio que começou por faixa preta fugindo de rola contra menos graduado com medo de perder e já que tem muito mais em jogo pra ele e a obrigação é dele em vencer eu até entendo mas como eu disse Jiu jitsu quem pode mais chora menos
Eu desafio mesmo qualquer mestre, quero ver se é bom mesmo se me amassar tem meu respeito se der qualquer desculpa ou tomar um amasso aí eu acho estranho

WeedBJJ
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Fev 2016 23:10
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por WeedBJJ » 27 Jul 2016 22:39

E bem sem noção o moderador judoca que deu um gancho em um seguidor da filosofia Old school por discordarem do comportamento devido no tatame...
Você pode ser moderador no fórum e "cagar regras" aqui mas no mundo do jiujitsu n é assim que funciona, veja que n falei nada de mais apenas citei o termo usado pelo moderador intolerante espero não levar um gancho tb e que os outros floristas tb dêem um puchão de orelha nessa atitude

Avatar do usuário
Gregory
Mensagens: 915
Registrado em: 22 Nov 2014 19:31
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Gregory » 27 Jul 2016 23:45

Eu não compartilho dessa ideia, WeedBJJ. Entendo sua revolta, mas realmente tem essa maldade citada pelo Alm. Sujeito da faixa marrom, 100 kg, competidor, quer levantar a própria moral escovando um faixa preta que já não compete, mais magro, que está lá para curtir um treino. Eu já vi esse tipo de maldade e realmente é sacanagem (embora seja um caso raro e o sujeito nunca sai impune).

O que eu questionei com os colegas foi a generalização da regra. Proibir qualquer um de chamar um mais graduado para treinar. O branca não pode chamar o azul, o azul não pode o roxa, o roxa não pode o marrom e o marrom não pode o preta. Fica um negócio truncado. Não vejo como poderia fazer meu treino melhor sem usar desse recurso que os mestres não gostam.

Hoje eu falei com o mestre. Ele sabia dessa restrição, que existe, mas que ele mesmo não aplica. Falou que se pedir com educação, tá liberado para chamar qualquer um. Eu repito o que disse dias atrás aqui: chamar educadamente, tem que chamar todo mundo para treinar. Afinal, são amigos do treino, pessoas que estão ali para te ajudar a melhorar seu jogo. Talvez por já saber disso e ter isso em mente, nunca ninguém achou ruim de ser chamado por mim.

Eu agradeço o "puxão de orelha" dos mestres aqui do Forúm. Vou ficar atento caso visite uma academia daqui para frente.

Ah, muito legal a discussão sobre as tradições no BJJ. Pelo menos essa discussão serviu para alguma coisa.

Abraço a todos.

WeedBJJ
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Fev 2016 23:10
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por WeedBJJ » 28 Jul 2016 00:02

café c/ leite escreveu:Quando isso?
Não sei em que tópico foi vi os quotes aqui nesse tópico uma duas ou 3 páginas atras

WeedBJJ
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Fev 2016 23:10
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por WeedBJJ » 28 Jul 2016 00:04

Gregory escreveu:Eu não compartilho dessa ideia, WeedBJJ. Entendo sua revolta, mas realmente tem essa maldade citada pelo Alm. Sujeito da faixa marrom, 100 kg, competidor, quer levantar a própria moral escovando um faixa preta que já não compete, mais magro, que está lá para curtir um treino. Eu já vi esse tipo de maldade e realmente é sacanagem (embora seja um caso raro e o sujeito nunca sai impune).

O que eu questionei com os colegas foi a generalização da regra. Proibir qualquer um de chamar um mais graduado para treinar. O branca não pode chamar o azul, o azul não pode o roxa, o roxa não pode o marrom e o marrom não pode o preta. Fica um negócio truncado. Não vejo como poderia fazer meu treino melhor sem usar desse recurso que os mestres não gostam.

Hoje eu falei com o mestre. Ele sabia dessa restrição, que existe, mas que ele mesmo não aplica. Falou que se pedir com educação, tá liberado para chamar qualquer um. Eu repito o que disse dias atrás aqui: chamar educadamente, tem que chamar todo mundo para treinar. Afinal, são amigos do treino, pessoas que estão ali para te ajudar a melhorar seu jogo. Talvez por já saber disso e ter isso em mente, nunca ninguém achou ruim de ser chamado por mim.

Eu agradeço o "puxão de orelha" dos mestres aqui do Forúm. Vou ficar atento caso visite uma academia daqui para frente.

Ah, muito legal a discussão sobre as tradições no BJJ. Pelo menos essa discussão serviu para alguma coisa.

Abraço a todos.
Não sei se vc n é entendeu o que eu falei
Ou eu que n entendi o que vc falou
Mas parece que vc está discordando de mim comigo mas temos a mesma opniao

Alm
Mensagens: 80
Registrado em: 10 Out 2014 15:22
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por Alm » 28 Jul 2016 12:04

como lembrou Gregory é ingrato quando um cara faixa preta,que treina 3 vezes por semana com uns 70 quilos encara um marrom de 100 quilos competidor,mas esse cara o marrom tem que treinar para tirar o melhor do treino,não o pior,amassar por amassar é melhor chamar pra porrada,então o valente tem que se testar com os caras que estão na ponta dos cascos,treinando todos os dias,fazendo preparação física,competindo,o treino com companheiros da mesma academia,é para qualificar as pessoas,você ali tem que se testar e fazer o melhor pelo seu companheiro de treino,se você vai pra amassar,espere amasso de todos e em pouco tempo você será devidamente exonerado do grupo,eu tenho ali na minha equipe um galo velho,40 anos faixa marrom,75 quilos,boto pra correr com qualquer um,o cara treina 3 vezes por dia,ele faz a refrigeração da academia,vive o dia inteiro lá dentro,refrigerando e treinando.Jiu-jitsu é um estilo de vida,treinar,fazer preparação física se alimentar bem,fazer amigos.
Sou um lutador.

Avatar do usuário
RDSANTOS
Mensagens: 959
Registrado em: 09 Jul 2014 20:02
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por RDSANTOS » 28 Jul 2016 12:29

WeedBJJ escreveu:Sinceramente e sem querer causar nenhuma confusão
Jiu jitsu sempre foi uma luta com mto ego envolvido, se na sua academia não tem ok, mas na raiz é assim sempre com muita marra e confusão e dentro do tatame muita resenha e zoação que gera intriga quem pode mais chora menos
E isso de não chamar mais graduado pra rolar, pelo menos pra mim, é muito obvio que começou por faixa preta fugindo de rola contra menos graduado com medo de perder e já que tem muito mais em jogo pra ele e a obrigação é dele em vencer eu até entendo mas como eu disse Jiu jitsu quem pode mais chora menos
Eu desafio mesmo qualquer mestre, quero ver se é bom mesmo se me amassar tem meu respeito se der qualquer desculpa ou tomar um amasso aí eu acho estranho

Tu só respeita o cara se ele te escovar? kkkkkk
Imagem
“Os ideais são pacíficos. A História é violenta”

WeedBJJ
Mensagens: 59
Registrado em: 14 Fev 2016 23:10
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por WeedBJJ » 28 Jul 2016 13:17

RDSANTOS escreveu:Tu só respeita o cara se ele te escovar? kkkkkk
Não não
Eu respeito todos e qualquer um dentro do tatame e fora
Digo no sentindo de
Visito uma academia e pego os alunos do cara e ele se recusa a rolar ou mesmo ganho dele tb, aí eu já n considero essa uma academia Boa
Agora quando eu visito uma academia e só tem cara duro e tomo um esfrega do mestre aí um lugar que eu considero e vou querer visitar mais vezes

thalesafra
Mensagens: 42
Registrado em: 12 Jan 2016 20:12
Contato:

Re: FAIXA BRANCA - PRECONCEITO

Mensagem por thalesafra » 28 Jul 2016 16:45

Essas paradas de treino são complicadas , querendo ou não, chamar um mais graduado e passar o carro pode gerar um desconforto geral , porém se for competidor beleza é normal, eu em dia de treino aberto so chamo graduados que tenho mais amizade para fazer um rola... Se não fico de canto esperando , porém como a azul se aproxima todos querem te testar. Normal, mais o respeito é e tem que ser reciproco.
Imagem

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 81 visitantes