ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Eh_ nois
Mensagens: 371
Registrado em: 23 Out 2014 14:18
Contato:

Re: RE: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por Eh_ nois » 06 Ago 2016 17:50

netto escreveu:Fala galera manjadora de tudo. Alguém bom no assunto pode me dar um help relacionado a ITBI?

Seguinte, estou comprando um AP por consorcio. Pelo o que eu pesquisei consorcio paga ITBI como se fosse como recurso próprio e nao se entende como financiamento SFH, ou seja, não tenho desconto nenhum. O foda é que a cidade que vou comprar cobram 5% do valor de compra e venda escrito no contrato que a Embracon vai fazer.

Pergunta, existe uma brecha na lei que eu possa achar e pagar uma valor menor de ITBI? Pensei em meter o louco, pagar a guia como SFH (1% sobre o valor financiado) e ver oq vai dar, se colar colou, se não pago a diferença.

Desde de ja, agradeço!!
Depende da lei municipal. A princípio, consórcio não se enquadra como SFH não, então não teria direito a benefícios fiscais que na maioria das vezes os municípios dão pra quem usa do SFH.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Eh_ nois
Mensagens: 371
Registrado em: 23 Out 2014 14:18
Contato:

Re: RE: Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por Eh_ nois » 06 Ago 2016 17:50

netto escreveu:

Bixo, como doação não se paga imposto eu acho. Ai vc paga pra sua mae aos poucos. Agora se vc for financiar, tem varios descontos quando é primeiro imovel.
Doação paga sim, senão ficava muito fácil se burlar o itbi. É o itcd, imposto estadual.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Eh_ nois
Mensagens: 371
Registrado em: 23 Out 2014 14:18
Contato:

Re: RE: Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por Eh_ nois » 06 Ago 2016 17:52

Turbo escreveu:Ja que estamos falando sobre imoveis, estou com uma duvida, moro em um ap que ganhei dos pais e esta no nome da minha mae.
Estou querendo comprar uma casa, pelo que eu sei se for o 1 imovel no meu nome tenho direito a alguns beneficios, como nao pagar certos impostas/taxas ... alguem pode me dar uma luz sobre o assunto?
Tem várias coisas aí.
Se for primeiro imóvel, tu vai precisar ver se tem desconto na escritura e registro do imóvel, o que depende de legislação estadual. Pode ter tb no itbi, aí precisa era a legislação do Município onde está o imóvel. E pode ter também no financiamento, que vai depender o banco.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por Renan26 » 06 Ago 2016 19:22

Blagoi Ivanoff escreveu:A base de cálculo do ITBI é o valor venal, pode ser superior ao valor da aquisição, presumindo a lei que o negócio pode ter sido excepcionalmente altou ou baixo.


Sua chance seria discutir o valor venal atribuído pelo Município, procure um BOM advogado, tem mtas variáveis aí.
A questão é que tem uma casa enorme (270 m), porém inabitável em um terreno de 310m. A prefeitura avaliou por metragem vezes valor da região, o que faz dar um valor acima do de mercado e da própria Caixa.

Isso é argumento válido?

Obrigado pela ajuda!!
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

netto
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Ago 2014 14:17
Contato:

Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por netto » 07 Ago 2016 11:11

Galera, eu criei esse tópico para que pudessem me ajudar. Da até desanimo escrever aqui por conta dos falsos moralistas. Mas agradeço aos que tentaram me ajudar sem ficar me julgando, queria citar todos, mas da muito trampo. Realmente os impostos são roubos, pois se fossem usados para fazer a coisa certa, eu pagaria com vontade. Mas moramos em um país de políticos corruptos que estão em busca do poder e dinheiro.

Enfim, não criei esse tópico para discutir isso. Ja existem tópicos para isso. Quem não puder colaborar positivamente aqui, pode vazar!


Sobre o ITBI, não posso usar a pratica corriqueira de divulgar um valor baixo para o cartório e pagar por fora para o vendedor, pois no meu caso é consorcio e quem faz o contrato não sou eu. Então o valor desse contrato vai estar o valor cheio, isso pq ja consegui tirar o valor que tive que pagar em dinheiro para o atual dono do imóvel.

Abraço ai galera, quem me ajudou ai positivamente, mande MP ai pra mandar o convite de inauguração do AP. Aos demais que me julgaram, tbm mande! hahaha

netto
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Ago 2014 14:17
Contato:

Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por netto » 07 Ago 2016 11:15

Tonho escreveu:Seguinte, essa questão tem duas pontas:
1 vc registra por um valor menor e paga menos itbi, sim em algumas cidades é possivel, em outras nao, em SP por exemplo tem uma tabela baseada no iptu, entao nao rola fazer isso, mas caso seja possivel vc tem uma boa economia
2 na hora da venda seu imovel esta no ir por um valor irrisorio entao vc paga uma paulada de ganho de capital qdo vender ( 15% sobre a dif entre a compra e a venda), entao se vc pretende vender esse imovel em alguns anos pense bem.
Algum advogado especializado no assunto pode te assessorar melhor.
Qto aos boçais de sempre, sao os mesmos que nao tem nem o cu pra cagar e adoram criticar a tudo e a todos, nem ouça, faça oq eh melhor para vc e sua familia, se existem brechas na lei as use pq se um dia vc precisar do estado nao tenha duvidas que ele nao vai te ajudar em nd.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Ola tonho, contrato quem faz é o consorcio. Ai não tem como

Essa segunda citação ai eu não conhecia. Valeu por informar. Caso eu pagasse 100% com meu dinheiro eu ia usar essa primeira opção e ia me foder qnd vendesse. hahaha

phoenix
Mensagens: 8059
Registrado em: 09 Out 2014 12:04
Contato:

Re: RE: Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por phoenix » 07 Ago 2016 12:11

netto escreveu:
Ola tonho, contrato quem faz é o consorcio. Ai não tem como

Essa segunda citação ai eu não conhecia. Valeu por informar. Caso eu pagasse 100% com meu dinheiro eu ia usar essa primeira opção e ia me foder qnd vendesse. hahaha
Talvez

Se declarar com um valor baixo. Quando for vender a pessoa que comprar tem que fazer a mesma coisa. Muitas pessoas fazem isso. É uma prática comum, ainda mais nesse país de lixo que nós não somos donos de nada

Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7942
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por Turbo » 09 Ago 2016 09:50

leo-laranjeiras escreveu:Seu pai é falecido, certo?

Então o imóvel não é seu nem o da sua irmã é dela. Quando sua mãe falecer vcs terão que fazer o inventário e pagar o imposto de transmissão. Cada um terá 50% do imóvel.
Quer matar meu velho leo ??
kkkkkk
Coroa esta firme e forte!!
Acabei complicando a pergunta com essa informacao.
A minha duvida é nao tenho nada no meu nome e esse seria meu primeiro imovel, tenho direito a descontos sobre impostos ?
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Avatar do usuário
Turbo
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7942
Registrado em: 01 Out 2014 22:49
Contato:

Re: RE: Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por Turbo » 09 Ago 2016 09:53

Eh_ nois escreveu:Tem várias coisas aí.
Se for primeiro imóvel, tu vai precisar ver se tem desconto na escritura e registro do imóvel, o que depende de legislação estadual. Pode ter tb no itbi, aí precisa era a legislação do Município onde está o imóvel. E pode ter também no financiamento, que vai depender o banco.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Ok.
Enta os beneficios de um primeiro imovel seriam:
desconto na escritura/ registro do imobel
desconto no itbi
desconto financ do banco

Eu achei que pro primeiro imovel registro do imovel ou itbi fossem gratis
It's time for us as a people to start making some changes. Let's change the way we eat, let's change the way we live. And let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do what we gotta do, to survive.

Avatar do usuário
leo-laranjeiras
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 1877
Registrado em: 13 Out 2014 18:29
Contato:

Re: ITBI - Tributação compra e venda de imoveis.

Mensagem por leo-laranjeiras » 10 Ago 2016 12:20

Turbo escreveu:Quer matar meu velho leo ??
kkkkkk
Coroa esta firme e forte!!
Acabei complicando a pergunta com essa informacao.
A minha duvida é nao tenho nada no meu nome e esse seria meu primeiro imovel, tenho direito a descontos sobre impostos ?
Se não tiver nada no seu nome pode sim. Achei que o imóvel tava no seu nome.

Vida longa ao seu pai =)) =))
Sucesso é sucesso!!!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: FernandoFS e 138 visitantes