Judô

Tudo sobre a arte suave e outras artes está aqui !
eduardom
Mensagens: 215
Registrado em: 17 Jun 2014 02:01
Contato:

Re: Judô

Mensagem por eduardom » 21 Nov 2014 10:40

ska4fun escreveu:Fireman`s carry tem o içamento do oponente na portura ereta. No kata-guruma, quebra-se a postura do oponente, mudando desequilibrando centro de gravidade, pro içamento já ser feito com maior facilidade. O nome disso é Kuzushi.

Acho que a única piada até agora é teu post ''cheio'' de conteúdo. Mas já suspeito da razão da birra.

phpBB [video]


phpBB [video]


phpBB [video]


*Editado porque postei o video errado.

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 21 Nov 2014 10:51

1- Kataguruma em pé com menos Kuzushi, que ele fez utilizando o próprio movimento/passada pra frente do oponente aos 6s. Imagino um bombeiro pegando o oponente, andando pra trás e pra frente, pra poder suspender. Seria lógico?

2- Kata-guruma de joelho, com o kuzushi já estabelecido. Como disse antes, os wrestlers se renderam ao Kata-guruma, por causa do menor esforço necessário.

3- Acho uma variação do Kata-guruma, que de fireman`s carry não tem é nada, pois está ajoelhado.


A partir de 1:39 do vídeo abaixo podemos ver o que seria um fireman`s carry.

phpBB [video]
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 21 Nov 2014 16:53

Esta semana tem sido complicada em termos de trabalho, mas em breve vou responder e pronunciar-me acerca de alguns assuntos aqui debatidos.

Ah, e a minha mãe sempre me disse uma coisa: "As atitudes ficam sempre com quem as tomam"... pensem bem nisso antes de escrever.

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
malicia
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 7735
Registrado em: 14 Jun 2014 00:32
Contato:

Re: Judô

Mensagem por malicia » 21 Nov 2014 18:38

Judo Pitbull escreveu:Esta semana tem sido complicada em termos de trabalho, mas em breve vou responder e pronunciar-me acerca de alguns assuntos aqui debatidos.

Ah, e a minha mãe sempre me disse uma coisa: "As atitudes ficam sempre com quem as tomam"... pensem bem nisso antes de escrever.

Abraço
Opa aguardo ansiosamente a sua opnião, apesar de alguns ocorridos bestas no topico acho que a discussão tem pontos de vistas interessantes de todos os lados, tenho certeza que vc vai adcionar muito nessa discussão com seu conhecimento e experiencia no judo..


valeu!!!! :punk:
veni, vidi, vici

#BolsoLula 2030

Avatar do usuário
Carioca SP
Mensagens: 300
Registrado em: 14 Jun 2014 19:15
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Carioca SP » 21 Nov 2014 19:16

Me considero com sorte, pois apesar de nunca ter treinado Judô em academia, quando comecei no Jiu, tive contato estreito com judocas da família Matsuda, que possuíam um chão apuradíssimo, chão esse que eu inocentemente achava não existir.
Acho que a maior lição, foi ter ótimos judocas como parceiros do Jiu, o que facilitou o entendimento e o aprendizado em adaptar as quedas do Judô, ao chão do Jiu Jitsu.
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]


Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 22 Nov 2014 14:35

ska4fun escreveu:1- Quem manda em federação são pessoas geralmente com pouca história no Judo. Alguém duvida da importância de Gene Lebell para o Judo americano? Ele participa da federação americana de Judo? George Kastriot Mehdi? Será que ele é menos importante do que os Mamedes?

2- Como tirar newaza e catada de perna torna mais dinâmico e popular? Judo está sim perdendo popularidade, por causa dessas patacoadas. Kani Basami nunca matou ninguém e foi banido. Já o Ippon Seoi... Onde fica a caracterização do que é ou não seguro?

3- Taparia não faz parte do currículo oficial do BJJ, muito menos é exclusividade da nossa arte. O Judo do Alentejo não tem taparia? Torções de joelho, tornonzelos e hiperextensão de pé foram banidos no contexto da primeira década do século XX, onde era impossível tratar lesões ligamentares dos joelhos. Hoje não faz sentido manter o banimento de algumas, como a chave de pé reta e as torções no sentido interno, pelo menos nas faixas roxas, marrom e preta.

4- Se proibissem o berimbolo iria ser uma atitude extremamente covarde, no melhor estilo do que tem acontecido no Judo. O que vemos sendo punido é o abuso e amarração com essa posição. Ao contrário do Judo, a descentralização do BJJ (nossa ''federação'' mundial é uma empresa privada) faz com que não haja uma pressão com interesses pessoais, como as feitas pelos japoneses, que em vez de terem vergonha na cara e treinarem defesas de ataques nas pernas, apelam para a covardia das regras escrotas. Enquanto isso, no BJJ, vemos o pessoal se focando nesses jogos específicos, gerando contra-ataques, contra-berimbolos e afins.

5- Jigoro Kano criou o Kata-guruma, acrescentando o conceito de Kuzushi, para diminuir a força necessária para içar o oponente. O fireman`s carrier é pura força bruta.


Engraçado é que tudo continua no currículo oficial. Proibir em shiai não é matar. Mas quantos faixas-pretas de Judo conseguem abrir uma guarda fechada, do-jime? Ou dar uma raspagem diagonal? Ou passar o que chamamos de guarda-aranha, que por sinal é bem usada nos torneios Nanatei?
Ponto 1

Essa afirmação de que quem manda nas Federações são pessoas com pouca história no Judo terá apenas algum sentido se ao te referires a história estiveres a falar de história em termos de resultados competitivos. Mas o facto de o Maradona ter sido quem foi não faz dele um bom treinador, muito menos um bom dirigente. Quem chega ao cargo de liderança numa Federação Nacional ou Internacional deste género tem de ter muiiiiiita história na modalidade para conseguir os apoios e consensos necessários a ocupar o topo da pirâmide. Se o teu ponto é mostrar que quem é bom no tatami ou ama a modalidade pode e deve vir a ser um bom dirigente, isso meu caro, garanto-te que não é assim, pois o caminho até chegar ao topo em qualquer grande organização é tortuoso, complicado e repleto de alianças que um dia mais tarde vão cobrar a sua dizima. É o preço do poder. Eu sei bem o que isso é, pois o Judo na minha cidade sofre por causa de uma dessas cobranças... a coisa é tão complicada que até nem no tribunal se resolveu.

Ponto 2

Desculpa usar este termo, mas não o entendas como ofensa pessoal. Afirmar que se está a retirar o trabalho de Newaza do Judo só revela uma grande ignorância relativamente ao que se está a passar atualmente, bem como o mediatismo que esta direção da IJF tem conseguido. Quando houve esta ultima alteração de regras, uma das instruções dadas aos árbitros foi precisamente para darem mais tempo e deixarem os judocas trabalharem mais no chão, mesmo quando por vezes fazem a transição sem controle! Queres um bom exemplo? A final do Campeonato do Mundo de Judo por equipas femininas, que foi ai no Brasil em 2013 e no qual vocês perderam para o Japão por 3-2. A final esteve 2-0 para o Japão com ambos os combates a serem vencidos em trabalho de Newaza. Em termos de mediatismo e popularidade, bem, gostava de recordar a final dos JOs de 2012 nos -100kg onde estava o Putin nas bancadas e veio cumprimentar pessoal os seus campeões olímpicos. A isto, junto por exemplo a criação da Ippon Tv, que dá todas as provas do circuito mundial em streaming HD, com comentários e opção de escolha, por exemplo do tatami a que queres assistir. Mas se isto não chegar, aponto-te por exemplo os mais de 600.000 judocas federados que a França tem e o número cada vez maior de judocas que o Brasil tem, sendo que hoje é uma das 5 maiores potências mundiais, com clubes brasileiros a darem-se ao luxo de irem buscar campeões olímpicos para disputar os nacionais! O Judo continua a estar no top 10 dos desportos com mais praticantes em todo o Mundo!

Uma coisa é eu concordar que estas mudanças amputaram o Judo como um desporto de combate, outro é eu concordar que elas vieram tirar popularidade ao Judo, quando vieram foi torna-lo mais dinâmico e popular. Eu vou contar agora aqui uma história que se passou comigo recentemente e que alguns aqui puderam acompanhar pelo meu facebook ou mesmo pelo post que aqui coloquei. O mês passado tive uma demonstração de Judo na minha universidade, em plena cantina com aquilo cheio de gente. Foi um sucesso, mas sabem o que foi engraçado? É que sempre que havia um projeção, um impacto, era ver aquelas caras e ouvir os "uiiiis" e "aiiiis" e ver as expressões de toda aquela gente. Sempre que a coisa ia para o chão, eu tinha de explicar o que se passava e mesmo assim nem todos estavam a perceber o que se passava. Qual é moral da história? Toda a gente percebe o que é uma boa uma queda, mas nem toda a gente percebe o que é um estrangulamento ou uma chave.

Com estas novas alterações o número de grandes projecções aumentaram (aqui há tempos vi uma noticia num site qualquer que indicava mesmo os números percentuais), o Judo ficou mais bonito e não o podem negar! Queres outro bom exemplo? Neste momento a categoria mais "animal" do Judo são os -66kg... é incrível a qualidade que aquela categoria tem, chega a ser absurdo, e o nº1 do ranking é o vosso Chibana com aqueles incríveis Ura-nages. Os mesmos -66kg que antes eram terríveis de se ver porque aquela malta era quase sempre na base do Kata-guruma de enrolamento e nos Kibisus-gaeshis e afins.

Relativamente aos outros pontos, amanhã vou comenta-los, mas agora a minha namorada acabou de tirar do forno uns biscoitos fantásticos e está a chamar para eu ir comer e ver mais uns episódios de Gotham... isto de só namorar ao fim-de-semana tem destas coisas ;)

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Alemartins
Mensagens: 912
Registrado em: 13 Jun 2014 20:43
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Alemartins » 22 Nov 2014 14:51

Olha, dependendo da aranha você conta nos dedos quantos lutadores de jiu jitsu passam...

:))

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 22 Nov 2014 15:39

1- Aí é questão de definição do que realmente é história. Pra mim é sucesso competitivo, formação de alunos, responsabilidade social e afins. Não conheço o presidente da federação portuguesa, mas afirmo nem medo de errar que na CBJ, nunca houve um presidente assim nos últimos 20-30 anos. Aliança se constrói com dinheiro, o qual fica acima de qualquer relação pessoal.

2- O meu ponto de vista é compartilhado por alguns judokas, como Ron Tripp, Jimmy Pedro, Gene Lebell, Flavio Canto, Ronda Rousey... Na teoria o que vc fala é até interessante, mas quando vou assistir uma competição de Judo, raramente vejo newaza de alto nível (osaekomi puro pra mim não o é). A situação do newaza continua tão deplorável, que tivemos um exemplo emblemático com a judoka Yarden Gerbi. Se o newaza supostamente está vivendo uma primavera no Judo, por que diachos baniram o estrangulamento de lapela (suso-jime)? A israelense deu uma das mais bonitas demonstrações de Judo, combinando nage e newaza, pra ser alvo de críticas por causa dos ratos de federação.

3- Newaza é mais popular do que nage-waza devido à popularização do MMA. O cidadão médio, que acompanha superficialmente MMA, tem capacidade de identificar uma chave de braço reta, um triângulo... Acho até que vc teria os uis e ais com qualquer golpe, até deashi barai. Tanto é verdade, que a muito tempo vem se cogitando um circuito de newaza na FIJ, com resistência de alguma federações.

Quanto aos kibisu-gaeshis e kata-gurumas... Os praticantes já mostraram que concordam com a mutilação do Judo. Pessoalmente eu prefiro o Judo de Kyuzo Mifune, Masahiko Kimura, Joine ''T.'' Oda, Gene Lebell e afins... Não vou me queimar por causa disso.

Oss.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Codeço
Mensagens: 868
Registrado em: 18 Jul 2014 16:58
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Codeço » 22 Nov 2014 15:55

Osaeokomi, nage-waza...
Alguém explica oque são essas coisas?
Imagem

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 22 Nov 2014 16:07

Osaekomi são as imobilizações, que a gente do BJJ, chama de 100kg, norte-sul, gravata lateral. Se um judoka imobilizar o outro por 30s, ganha a luta. nage, são as quedas.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
Carioca SP
Mensagens: 300
Registrado em: 14 Jun 2014 19:15
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Carioca SP » 22 Nov 2014 16:11

Vitor Codeço escreveu:Osaeokomi, nage-waza...
Alguém explica oque são essas coisas?
Osaeokomi = tecnicas de imobilização
Nage-waza = tecnicas de projeção
[iViva a Old School!
Você pode sair do Jiu Jitsu, mas o Jiu Jitsu não sai de você!
Muito orgulho de ter sido um dos primeiros brasileiros á ensinar o Gracie Jiu Jitsu no Japão. Todos nós ajudamos a escrever a história do Jiu Jitsu, cada um de uma forma.[/i]


Imagem

Avatar do usuário
Judo Pitbull
Mensagens: 261
Registrado em: 18 Jun 2014 12:33
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Judo Pitbull » 22 Nov 2014 18:49

ska4fun escreveu:
2- O meu ponto de vista é compartilhado por alguns judokas, como Ron Tripp, Jimmy Pedro, Gene Lebell, Flavio Canto, Ronda Rousey... Na teoria o que vc fala é até interessante, mas quando vou assistir uma competição de Judo, raramente vejo newaza de alto nível (osaekomi puro pra mim não o é). A situação do newaza continua tão deplorável, que tivemos um exemplo emblemático com a judoka Yarden Gerbi. Se o newaza supostamente está vivendo uma primavera no Judo, por que diachos baniram o estrangulamento de lapela (suso-jime)? A israelense deu uma das mais bonitas demonstrações de Judo, combinando nage e newaza, pra ser alvo de críticas por causa dos ratos de federação.

Oss.
Relativamente a só assistires a Osaekomi-waza, deixo-te estes dois videos:

phpBB [video]


phpBB [video]


Relativamente ao banimento, estás confundido:

1 - os estrangulamento de lapela (eri) são e sempre foram válidos.

2 - o susi-jime, que não é uma técnica oficial do Kodokan, sempre foi proibido, não é de agora. O termo Suso é relativo à parte de baixo do kimono (casaco).

Competition rules IJF artiicle 27, shido, nr. 18
To apply shime-waza using the bottom of the jacket or belt, or using only the fingers.

Os estrangulamentos com a parte debaixo do kimono são proibidos em grande parte porque quando esta parte do kimono está por dentro do cinto e é usada para estrangular cria-se uma alavanca muito forte, e esta é a principal razão pela proibição do uso da parte de baixo do kimono para realizar estrangulamentos.

O que a Gerbi fez, não foi Suso-Jime, o estrangulamento que ela fez foi com a lapela (apesar de não poder ser considerado um okuri-eri-jime). Esse combate foi na meia-final e com análise de video, e como ela continuou até se sagrar campeã olímpica, o estrangulamento foi visionado e considerado válido.

Ska,

Apesar de reconhecer que os teus posts tem qualidade, por vezes deixas-me a impressão que, por vezes, parte do conhecimento provém de buscas no Google feitas para contrariar, para levar a tua avante, pois cometes erros como dizer que o suso-jime é um estrangulamento de lapela, quando lapela é Eri, ou quando afirmas que o tempo de ippon para imobilização é de 30 segundos, quando este tempo já foi alterado para 20 segundos... posso estar enganado, mas essa foi a impressão com que fiquei.

Eu compreendo que não gostes destas novas regras, parte de mim também não gosta, mas a vida é mesmo assim.

Eu não sou ninguém para dar conselhos a homem adulto (e que nem mos pediu), se calhar até mais velho e vivido que eu, mas de qualquer dos modos deixo-te aqui um:
Não sejas tão belicoso nas tuas palavras, as pessoas reconhecem o valor de muitos dos teus posts, mas cada um desses posts, a forma como os fazes, parece sempre procurar o conflito.

Já reparaste que são inúmeros os usuários que partilham da mesma opinião que eu... vais querer ser uma ilha?

Abraço
"If they could see on my face what I feel in my heart, no one would ever fight me"
Yasushiro Yamashita

Avatar do usuário
ska4fun
Mensagens: 1444
Registrado em: 15 Out 2014 19:11
Contato:

Re: Judô

Mensagem por ska4fun » 22 Nov 2014 20:11

Rapaz, eu vi o estrangulamento descrito assim gravata peruana com a lapela. Se for assim, tem uma infinidade de fontes erradas.

Por sinal, o golpe que ela fez foi considerado ilegal, teve até um aditivo da FIJ pra auxiliar a arbitragem, segundo o comissário da federação Sheldon Franco-Rooks. Então, se tornaram ilegal, não era okure-eri-jime, qual seria a técnica? Fica até fácil confirmar pq esse comissário é notório participante no mundo on-line. Meus colegas praticantes de BJJ devem conhecer bem a técnica, serve como uma bom contra ataque contra single-legs mal-feitos. Eu já fiz a técnica, com uma pequena variação. As duas pernas no mesmo lado, com uma mão estrangulando e a outra na calça do oponente, pra não deixar girar. Geralmente é golpe de uma vez só. Todavia, me corrijam se estiver errado, nunca que o golpe entraria se não fosse com a parte de baixo da lapela.

Se eu não pratico a arte regularmente, só vou pra treinar ashi-waza. vou buscar conhecimento onde? É uma fonte válida, poxa através dela eu vejo Tsunetane Oda fazendo De La Riva, Jegueplata, Anaconda e algo fenomenal que duvido que vc até conheça: uma saída de kata-gatame lateral, finalizando o oponente em gyaku-ude-garami. Coisa finíssima, que mesmo eu que tenho o Judo em altíssima estima, não esperava. Newaza de altíssima qualidade, assombroso pra ser sincero. Por sinal, teve professor de BJJ, dizendo que inventou a saída, sem dizer como aprendeu.


Certamente a maioria vai concordar com vc, ou pelo menos uma maioria vai se manifestar, pq gosta do esporte, ou pelo menos essa nova versão. Em relação a ser uma ilha, pra mim que não sou praticante costumaz, não faz a mínima diferença, embora este seja o rumo de todos os judokas tradicionalistas, desde muito tempo, começando com Yaichibei Kanemitsu, passando por Kastriot Mehdi, Lebell, Jimmy Pedro, Gokor Chivichyan, dentre outros. Quem perde é a arte, não eles.
Imagem
Twice The Pride, Double The Fall...
Dutch escreveu:Sobre arrogância e soberba, desculpe-me se não fico passando açúcar no que escrevo, não sabia que num fórum de homens isto seria necessário.
Dutch (2014).

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Judô

Mensagem por gus77 » 23 Nov 2014 16:31

Pode ser viajem minha, mas eu achava que não valia estrangulamento com a parte de baixo do paletó para não incentivar que os judocas tirassem ele de dentro da faixa e comessassem a inventar golpes meio "artificiais" usando o quimono como garrote por falta de explicação melhor. Um dos estrangulamentos que eu mais gosto de fazer no jj é uma variação do gyaku juji jime da guarda que usa a parte de baixo do paletó adversário para pegar de surpresa. No Judo pode já que não estábusando a parte de baixo como garrote, mas é mais difícil ter tempo para uma oportunidade e o adversário estar com o quimono desarrumado.

Hefe
Mensagens: 1353
Registrado em: 09 Ago 2014 15:10
Contato:

Re: Judô

Mensagem por Hefe » 23 Nov 2014 17:02

Ano que vem devo começar a treinar judo pra competir pela faculdade nos jogos. Botar a branca e cair pra dentro, acho judô legal demais. Já era pra eu ter começado esse ano, mas o time ja tava completo ou sei lá eu o que.

Bom que vai dar uma melhorada no meu jogo em pé no Jiu Jitsu também, já que só sei quedar catando perna.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes